Suco de Berinjela com Pepino Emagrece Mesmo?

A berinjela é um vegetal que carrega somente 20 calorias em uma porção equivalente a uma xícara e 132 calorias em uma unidade de aproximadamente 550 g ainda com a casca. Por sua vez, o pepino com casca apresenta apenas 16 calorias em uma porção também correspondente a uma xícara e 45 calorias por unidade com casca.

Sendo os dois alimentos de baixas calorias, será que se juntarmos ambos na receita de um suco, teremos uma bebida que favorece o emagrecimento?

O suco de berinjela com pepino emagrece?

Para entendermos se o suco de berinjela com pepino emagrece de verdade, precisamos conhecer os dois ingredientes que fazem parte da receita um pouco melhor.

E vamos começar isso falando sobre a berinjela. A berinjela é considerada um bom alimento para as pessoas que enfrentam processos de perda de peso porque contém altas doses de nutrientes, ao mesmo tempo em que é pobre em calorias e em carboidratos.

Os poucos carboidratos da berinjela – somente 8 g a cada porção equivalente a uma xícara – não causam muito impacto aos níveis de açúcar no sangue. Isso é importante porque a elevação das taxas de açúcar no sangue desencadeia o indesejado armazenamento de gorduras no corpo.

O pepino

O pepino é um fruto com pouquíssimas calorias, mas bastante nutritivo. Graças ao seu elevado teor de água, ajuda na hidratação e a reduzir a fome, além de diminuir a retenção de líquidos no organismo.

Isso significa que ele contribui com o combate ao inchaço do corpo – que nos deixa mais cheinhos – que é causado justamente pela retenção hídrica.

As fibras do pepino também são importantes aliadas para o processo de emagrecimento. Elas também promovem a sensação de saciedade.

As fibras

Tanto a berinjela quanto o pepino servem como fontes de fibras ao organismo, um nutriente que está associado à sensação de saciedade ao organismo e, consequentemente, pode contribuir com o controle do apetite e a ingestão de um número mais baixo de calorias no dia a dia.

Enquanto a berinjela possui 2,8 g de fibras em uma porção correspondente a uma xícara, o pepino com casca apresenta 0,6 g do nutriente a cada porção de uma xícara. Já uma unidade de pepino com casca traz 1,5 g de fibras, ao mesmo tempo em que uma unidade de berinjela (com a casca) carrega 18,6 g do nutriente.

Entretanto, para aproveitar as fibras dos dois ingredientes e ajudar a saciar o organismo, é importante que o suco não seja coado. Isso porque ao coar a bebida, perde-se as suas fibras.

Outra sugestão é adicionar uma colher de chia à bebida já pronta e coada, se assim você preferir, para elevar o teor de fibras do suco, compensando o teor do nutriente que acabou sendo perdido.

Não se trata de uma bebida mágica

Logo, mais exato do que afirmar que o suco de berinjela com pepino emagrece, é dizer que a bebida pode dar uma força para quem deseja perder peso. No entanto, ela não provoca o emagrecimento magicamente.

Isso significa que quem deseja ou necessita perder peso ainda deve seguir toda uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva com foco no emagrecimento e ter uma rotina frequente de atividades físicas como forma de maximizar o gasto calórico.

Para que serve? Outros benefícios do suco de berinjela com pepino

Além de sabermos que o suco de berinjela com pepino emagrece, vamos conferir a seguir outras vantagens que a bebida pode oferecer ao nosso organismo:

  1. Nutrientes da berinjela: de acordo com o Medical News Today, o vegetal serve como fonte de importantes nutrientes para o nosso organismo como fibras, potássio, magnésio, ferro, vitamina B6 e vitamina C.
  2. Nutrientes do pepino: o alimento fornece nutrientes como fibras, fósforo, magnésio, cálcio, potássio, vitamina A, vitamina B9, vitamina C e vitamina K ao corpo humano.
  3. Saúde digestiva: além de estarem associadas à saciedade, as fibras (presentes nos dois ingredientes) também protegem o trato digestivo.
  4. Fonte de vitamina K: o suco de pepino tem vitamina K, um nutriente importante para a nutrição dos rins e a construção de ossos fortes.

Receita de suco de berinjela com pepino

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • ½ pepino fatiado;
  • ½ berinjela fatiada;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem o pepino e a berinjela;
  2. Levar os dois ao liquidificador juntamente com a água e bater;
  3. Misturar o adoçante e servir-se imediatamente.

Atenção: é importante tomar o suco natural berinjela com pepino imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Você conhece alguém que tome com frequência e afirme que o suco de berinjela com pepino emagrece? Tem curiosidade de experimentar esse consumo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,44 de 5)
Loading...

Deixe um comentário