Suco de Cenoura com Gengibre Emagrece? 5 Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Em 100 g de cenoura, há 41 calorias e dotadas de nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio.

O alimento fornece benefícios como o antienvelhecimento, melhoria da visão, promoção da saúde da pele, auxílio à prevenção do câncer, proteção aos dentes e gengiva e prevenção de infecções, doenças no coração e derrame.

Uma porção de 2,5 cm de diâmetro de gengibre é composta por 9 calorias. O alimento é fonte de nutrientes como potássio, fibras, proteínas, cálcio, vitamina B6, vitamina C, ferro e magnésio.

Entre as vantagens que o gengibre oferece ao organismo, estão a ação anti-inflamatória, o favorecimento aos sistemas digestivo, respiratório e circulatório, o combate ao mau hálito, cólica e ressaca e a ação antioxidante.

Com as informações acima, já é possível entender que os dois alimentos fazem bem à saúde. Mas será que uma receita de bebida que leva os dois ingredientes ajuda a perder peso? Será que o suco de cenoura com gengibre emagrece?

Suco de cenoura com gengibre emagrece?

Para saber se a bebida realmente contribui com a diminuição do peso, vamos analisar um ingrediente de cada vez e verificar se suas propriedades realmente são eficientes nesse sentido.

A cenoura

Um ponto a favor da cenoura em relação ao emagrecimento é que ela é nutritiva e pouco calórica, como vimos no início deste artigo. Alimentos do tipo são vantajosos para quem deseja eliminar os quilos em excesso porque fornecem parte dos nutrientes que o organismo necessita para funcionar corretamente sem causar o acúmulo de calorias.

Outro aspecto que torna a cenoura uma ótima parceira da boa forma é o fato do vegetal ser rico em vitamina A. De acordo com uma revisão publicada no Journal of Biochemistry and Biophysics (Jornal de Bioquímica e Biofísica, tradução livre) no ano de 2015, algumas formas da vitamina A se comunicam com as células de gordura e influenciam questão como o crescimento de novas células gordurosas, o armazenamento de gordura e a obesidade.

Nesse sentido, a revisão explicou que a vitamina A pode exercer um papel na diminuição da obesidade abdominal, um problema que está associado a riscos à saúde como a resistência à insulina, com a elevação dos níveis de açúcar no sangue, que está associada ao diabetes do tipo 2.

Vale ressaltar que o acúmulo de gorduras na região abdominal ainda aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e de morte prematura.

As cenouras ainda são fonte de fibras, um nutriente que promove a saciedade no organismo. Uma vez com a barriga cheia e o apetite diminuído, será mais fácil controlar a quantidade de calorias ingeridas no dia.

No entanto, é importante saber que durante o processo de preparação do suco, o teor de fibras pode diminuir. Para evitar que isso não aconteça, uma alternativa é não coar a bebida.

Além disso, o vegetal também possui vitamina C, um nutriente que está associado à eficiência da queima de gorduras durante a prática de exercícios físicos, conforme indicou uma pesquisa divulgada em 2006 na publicação Nutrition & Metabolism (Nutrição & Metabolismo, tradução livre).

O estudo identificou que adultos com níveis abaixo do ideal de vitamina C queimaram 25% menos gordura com a prática de exercícios aeróbicos do que aqueles que apresentavam taxas normais do nutriente.

O experimento ainda mostrou que quando essas pessoas com reduzidos níveis de vitamina C passaram a ter taxas normais do composto, a quantidade de gordura queimada por elas durante a atividade física também aumentou. 

O gengibre

É possível dizer que o gengibre contribui com o emagrecimento devido ao fato de se tratar de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que como vimos melhora o processo de gasto de gorduras e calorias.

O gengibre é capaz de aumentar o gasto calórico do corpo em até 10%. Tendo em vista que para perder peso é necessário consumir uma quantidade menor de calorias do que a quantia gasta, temos um ingrediente bastante útil na luta contra a balança.

Ok, então se os ingredientes principais da bebida podem ajudar a perder peso, podemos afirmar que o suco de cenoura com gengibre emagrece, certo? Sim, porém, é importante saber que não é o simples consumo da bebida no dia a dia que trará o emagrecimento de forma mágica.

Até porque não adiantará nada tomar um suco de cenoura com gengibre ao mesmo tempo que come um x-bacon bem gorduroso ou saboreia uma pizza super calórica. O que a bebida faz é ajudar a perder peso, entretanto, se o seu consumo não estiver aliado a uma dieta saudável, equilibrada e controlada e à prática regular de atividades físicas como forma de aumentar o gasto calórico, provavelmente não haverá emagrecimento.

Também é importante tomar cuidados para não adicionar complementos engordativos na receita do suco, como o açúcar convencional, pois isso poderá deixar a bebida com um alto teor calórico.

5 receitas de suco de cenoura com gengibre

1. Suco de cenoura e gengibre

Ingredientes:

  • 4 cenouras;
  • ½ xícara de chá de gengibre;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo:

  1. Limpar, descascar e cortar a cenoura em pedaços pequenos;
  2. Limpar, descascar e cortar o gengibre em pedaços pequenos;
  3. Adicionar o gengibre e a cenoura junto com a água no liquidificador. Bater bem.

2. Suco de cenoura, gengibre e limão 

Ingredientes:

  • 8 cenouras inteiras;
  • 1 pedaço de 1,25 cm de gengibre descascado e picadinho;
  • ½ limão inteiro.

Modo de preparo:

  1. Limpar, descascar e cortar a cenoura em pedaços pequenos;
  2. Adicionar a cenoura e o gengibre ao liquidificador. Espremer o limão no mesmo recipiente;
  3. Bater bem. 

3. Suco de cenoura, gengibre e hortelã

Ingredientes:

  • 1 copo de suco de cenoura natural não coado e não adocicado;
  • 1 pedaço de 1,25 cm de gengibre descascado;
  • Algumas folhinhas de hortelã;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador;
  2. Bater bem e servir-se.

4. Suco de cenoura, gengibre e mel

Ingredientes:

  • 4 cenouras;
  • ½ xícara de chá de gengibre;
  • 1 colher de chá de mel.
  • 2 xícaras de água. 

Modo de preparo:

  1. Limpar, descascar e cortar a cenoura em pedaços pequenos;
  2. Limpar, descascar e cortar o gengibre em pedaços pequenos;
  3. Adicionar o gengibre e a cenoura junto com a água e o mel no liquidificador. Bater bem.

5. Suco de cenoura, gengibre e erva-doce

Ingredientes:

  • 1 pedaço de 2,5 cm de gengibre;
  • 300 g de cenoura;
  • 50 g de erva-doce;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Limpar, descascar e cortar a cenoura em pedaços pequenos;
  2. Limpar, descascar e cortar o gengibre em pedaços pequenos;
  3. Colocar o gengibre, a cenoura, a erva-doce e o adoçante no liquidificador e bater bem. Passar para um copo e servir-se Outra sugestão é centrifugar o gengibre, a erva-doce e a cenoura, passar o suco para o copo, adicionar o adoçante e então servir-se.

Cuidados com o gengibre

Como vimos, o gengibre é um termogênico. Alimentos termogênicos devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre, pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por causar a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas.

Cuidados com a cenoura 

A cenoura é uma fonte rica em betacaroteno, um carotenoide antioxidante que é convertido em vitamina A pelo organismo. Altos teores de carotenoides pode causar a carotenemia, uma condição caracterizada pelo surgimento de uma coloração amarelada ou alaranjada na pele, especialmente em regiões como as palmas das mãos, nas solas dos pés e nas orelhas.

A boa notícia é que a carotenemia é inofensiva e desaparece mediante a diminuição da ingestão de carotenoide na dieta. Mesmo assim, como não é muita gente que deseja passear por aí com tons laranjas ou amarelos na pele, basta não comer quantidades enormes de alimentos fontes da substância, como é o caso da cenoura.

Você conhece alguém que tome e afirme que o suco de cenoura com gengibre emagrece? Qual destas receitas mais chamou sua atenção? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário