Suco de Gengibre Emagrece?

Especialista:
atualizado em 29/12/2019

O gengibre é uma raíz muito versátil utilizada em receitas doces, salgadas, sucos e shakes. Em 100g de gengibre nós encontramos 80 calorias, 1.8g de proteína e 0.8 de gordura. Você aprenderá a seguir se o suco de gengibre emagrece, além de conhecer tudo sobre os benefícios desse suco. E você também aprenderá maneiras efetivas e importantes para perder medidas.

Já citamos as propriedades do gengibre e mais para frente falaremos dos seus benefícios. Mas outro alimento que geralmente está associado à ele é o limão. Existem diversas receitas de sucos de gengibre com limão e seus benefícios para saúde são incríveis. Ele melhora a digestão, é diurético, estimula o sistema imunológico, purifica a pele, ajusta o ph do sangue e muitos outros benefícios. Conheça todos os benefícios do suco de limão com gengibre e 8 receitas deliciosas.

O gengibre é um alimento tão incrível que pode ser mesclado com diversas outras frutas e, com isso, somar todos os seus benefícios. Frutas como abacaxi, laranja, melancia e maçã são ótimos exemplos. Aprenda essas e mais 10 receitas de suco para fazer com gengibre.

Além dos sucos, uma bebida milenar que é sinônimo de saúde é o chá. Eles são feitos, basicamente, de infusões dos ingredientes em água quente e podem prevenir ou até mesmo curar doenças. Aprenda a fazer chá de limão com gengibre

O gengibre pode ser encontrado em mercados, feiras e na composição de alguns medicamentos devido à sua ação antiviral, antifungicida, anti-histamínica e anti-inflamatória. Além disso, o suco de gengibre emagrece e, por causa de seus benefícios para a perda de peso pode fazer parte dos compostos de diferentes suplementos que visam o emagrecimento.

O gengibre faz parte da dieta programada para pessoas obesas na alimentação Ayuverda, uma doutrina holística que incide sobre cada tipo de corpo e equilibra ritmos internos do organismo. Para perder peso com gengibre, incorpore remédios ayurvédicos para ajudar na digestão ou consuma o suco de gengibre uma vez ao dia.

Gengibre e limão para perder peso

Ambos os ingredientes têm propriedades que promovem a eliminação de gordura e resíduos do corpo, esses dois alimentos juntos são consideradas uma potente fórmula de emagrecimento natural que pode ajudar a complementar a sua dieta de emagrecimento e as atividades físicas. Um suco de gengibre e limão pode trazer vários ganhos para o emagrecimento, portanto aprenda como preparar mais abaixo.

Faça um suco de limão com água gelada como de costume, mas lembre-se de não usar açúcar refinado para adoçar. Adoce com mel ou açúcar dietético. Em seguida, adicione uma colher de chá de gengibre ralado e se quiser pode adicionar couve picada também para um efeito antioxidante mais eficaz. Beba uma vez por dia, de preferência antes do almoço para inibir o apetite.

Como o suco de gengibre emagrece e outros benefícios

1. Gengibre ajuda a regular o colesterol

Consumir gengibre pode ter um efeito profundo sobre os níveis elevados de colesterol que são frequentemente atribuídos à obesidade entre homens e mulheres. Níveis elevados de colesterol em uma pessoa podem indicar um IMC (índice de massa corporal) mais alto e levar a doenças como a obesidade e problemas cardíacos. Sabe-se que gengibre ajuda a diminuir o colesterol sérico e hepático. Além disso, o gengibre também atua como um anticoagulante e reduz a pressão sanguínea.

2. Melhora o sistema imunológico

O gengibre ajuda a melhorar o sistema imunológico. O gengibre é uma das mais antigas curas naturais para resfriados e gripe, uma vez que possui propriedades antifúngicas e antivirais. Pode atenuar os sintomas da gripe e proporcionar alívio imediato, além de eliminar as bactérias que causam resfriados, imunizando o corpo. Beber gengibre como um chá pode aliviar dor de garganta, tosse excessiva e até mesmo o nariz congestionado.

O gengibre contém cromo, magnésio e zinco, que pode ajudar a prevenir calafrios, febre e suor excessivo. Além disso, ele age como um anti-histamínico e, portanto, é útil no tratamento de alergias. O suco de gengibre emagrece à medida que aumenta o metabolismo, estimula a circulação e excreção de toxinas do corpo.

3. Melhora do funcionamento gastrointestinal

O gengibre é muito eficaz na prevenção de doenças digestivas. Além disso, pode resolver problemas como tonturas, náuseas, vômitos e sudorese. Milhões de pessoas sofrem de azia e indigestão no mundo e o gengibre pode ser uma solução natural para o problema, pois a erva facilita a limpeza do cólon que ajuda na boa digestão e esse inclusive é um dos motivos do porquê o suco de gengibre emagrece. Gengibre tem um efeito benéfico sobre o sistema digestivo em geral, ajudando a regular e agilizar o movimento do alimento através do estômago e intestinos delgado e grosso.

4. Propriedades anti-inflamatórias

O gengibre é muito usado para reduzir inflamações conjuntas, por causa de suas propriedades anti-inflamatórias. Os compostos anti-inflamatórios responsáveis ​​por reduzir significativamente a inflamação são chamados gingerois e, por isso, são constantemente indicados para pacientes com artrite. A raiz do gengibre é a mais conhecida para esta finalidade, pois não permite que os vasos sanguíneos se inflamem e, assim, ajuda a aumentar o fluxo de sangue no corpo e atenuar a dor.

O gengibre também ajuda na expansão dos vasos sanguíneos e aumenta o calor do corpo, o que faz com que o corpo queime mais gordura por causa do metabolismo acelerado.

5. Promove a saciedade

Além de ajudar na eliminação de gorduras e toxinas, o gengibre também traz sensação de saciedade ao organismo, o que por sua vez reduz o consumo de alimentos. Além disso, alguns estudos afirmam que o gengibre funciona como um inibidor de apetite natural, que é a melhor maneira de perder peso. O gengibre é praticamente livre de calorias e quando utilizado na culinária, sucos ou chás pode ajudar uma pessoa a potencializar o processo de emagrecimento. Ele é conhecido por ser um alimento termogênico, assim como a pimenta, por isso, costuma aumentar a temperatura do corpo e ajuda a manter o metabolismo sempre funcionando.

6. Inibição do cortisol

O gengibre suprime a ação do cortisol, o que ajuda também a afirmar que o suco de gengibre emagrece, mesmo que de forma indireta. O cortisol é um hormônio esteroide necessário para a regulação da energia e mobilização. Quando há estresse crônico os níveis de cortisol podem se elevar, o que leva ao acúmulo de gordura na região abdominal e ganho de peso. Assim, ao consumir suco de gengibre a ação do cortisol é interrompida, evitando assim que haja o ganho de peso em decorrência de estresse.

Outras formas de consumir gengibre 

Além de fazer suco de gengibre puro, com mel ou com limão, você pode usar o gengibre de outras maneiras criativas para perder peso e variar o cardápio. Pode ser consumido também em chás quentes com mel (versão mais indicada para quem quer prevenir tosses e gripes), pode ser ralado em saladas ou no arroz, preparado num molho de soja com azeite e alho para tempero de salada, salpicado fresco por cima de legumes salteados ou em molhos para regar carnes e caldas para sobremesa. Use a criatividade e se beneficie do seu sabor inigualável, picante e refrescante para o preparo de vários pratos.

Lembre-se de que o suco de gengibre emagrece, mas que você precisa se esforçar para excluir alimentos calóricos, gordurosos e açucarados em excesso da sua dieta e praticar atividade física para gastar energia e ajudar na perda de peso. O gengibre não pretende ser um alimento milagroso, mas é fundamental para quem quer viver com mais saúde e em forma.

Você já provou algum suco de gengibre? Gostou de seu sabor? Com que combinações você fazia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário