Suco de Gengibre Para Emagrecer – Como Fazer, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/12/2019

Você descobrirá a seguir tudo o que você precisa saber sobre o suco de gengibre para emagrecer, incluindo a forma certa de fazer para aproveitar o máximo possível dos benefícios que o gengibre tem para oferecer.

Porém, essa raíz tão popular, principalmente entre os orientais, serve para inúmeras finalidades. Sendo assim, uma novidade que deve fazer parte da dieta de quem está tentando perder alguns quilos é o suco de gengibre para emagrecer.

Mas, antes de falarmos do suco, saiba que você também pode aproveitar todos os inúmeros benefícios do gengibre através de outras receitas com gengibre para emagrecer que, mesmo não sendo sucos, são excelentes opções para aproveitar tudo o que o gengibre tem para lhe oferecer.

Você pode conferir também as várias receitas de sucos que te ajudam a emagrecer e que você poderá adicionar a sua dieta, como as:

Benefícios do suco de gengibre

  • Termogênico, ou seja, acelera o metabolismo promovendo a queima de gorduras em nosso organismo, portanto, o suco de gengibre para emagrecer é um poderoso aliado;
  • Estimula a circulação;
  • Anti-inflamatório;
  • Previne enjôos e náuseas, inclusive por pacientes em tratamento quimioterápico;
  • Alivia dores reumáticas e musculares;
  • Ótimo para o aparelho digestivo;
  • Ajuda a digerir alimentos gordurosos;
  • Ajuda a combater cólicas menstruais;
  • Alivia os sintomas desagradáveis da TPM;
  • Bactericida;
  • Desintoxicante, traz bons resultados para a pele;
  • Combate halitose;
  • Combate gripes e resfriados; muito utilizado, na forma de chás, para gargarejos, compressas, etc.
  • Expectorante natural;
  • Alivia problemas respiratórios;
  • Vitalidade sexual;
  • É um poderoso suco detox.

Cabe lembrar aqui que os benefícios do gengibre também podem ser explorados por outras bebidas como o chá de gengibre para emagrecer, que é igualmente eficiente e também muito gostoso.

Valores nutricionais do gengibre em 100 gramas 

Para cada 100 gramas de gengibre fresco
Água (g) 78.88
Calorias (kcal) 80
Proteínas (g) 1.82
Lipídios totais (g) 0.75
Carboidratos (g) 17.77
Fibras (g) 2
Cálcio (mg) 16
Ferro (mg) 0.6
Magnésio (mg) 43
Fósforo (mg) 34
Potássio (mg) 415
Sódio (mg) 13
Zinco (mg) 0.34
Cobre (mg) 0.22
Manganês (mg) 0.22
Selênio (mcg) 0.7
Vitamina C (mg) 5
Tiamina (mg) 0.025
Riboflavina (mg) 0.034
Niacina (mg) 0.75
Vitamina B6 (mg) 0.16

Como o suco de gengibre emagrece

Essa raiz possui uma propriedade termogênica. Quando um alimento tem essa função, ele acelera nosso metabolismo, aumentando o gasto calórico.

Obviamente isso não significa que basta ficar comendo gengibre o dia todo. Naturalmente, para perder peso será necessária uma boa reeducação alimentar e exercícios.

O gengibre é um complemento à dieta, não a principal fonte de alimentação.

Sendo assim tão versátil e com tantas propriedades, o gengibre poderá fazer parte da rotina diária através de uma receita simples e fácil de fazer: o suco de gengibre.

As variações dessa receita permitem incluir outros ingredientes que ajudarão a implementar a perda de peso, além de não nos deixar enjoar do sabor rapidamente.

Como fazer o suco de gengibre para emagrecer 

Antes de mais nada, dê preferência à raiz fresca. Em lojas especializadas, há variedades desidratadas e em pó, que obviamente perderam muitas de suas propriedades durante esses processos. Descarte.

Se você encontrar gengibre orgânico, melhor!

Suco de gengibre com água de coco (receita base)

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de gengibre fresco, ralado na hora;
  • 1 copo de água de coco (250 ml aproximadamente);
  • Gelo.

Bata no liquidificador e sirva imediatamente.

Além de deliciosa, esse variação de suco de gengibre para emagrecer traz na água de coco os benefícios dos sais minerais, tão importantes para equilibrar nosso metabolismo.

Essa é uma receita base. A partir dela, acrescente outros ingredientes à sua escolha. Frutas, verduras e legumes. Eles proporcionarão uma gama de opções diferenciadas, permitindo que se tome o suco diariamente sem enjoar do sabor.

Cada um deles trará suas propriedades ao suco de gengibre, contribuindo para elevar os benefícios da bebida.

Gengibre x Massa muscular

Muitos preferem os suplementos para ganhar massa magra, porém, o gengibre não deve ser negligenciado por quem procura atingir essa meta.

Uma vez que é um alimento termogênico, o consumo dessa raiz vai aumentar as taxas metabólicas, ou seja, seu corpo vai queimar mais calorias, e isso significa menor acúmulo de gordura (massa gorda).

Funciona também como um estimulante, o que aumenta o vigor físico e disposição para a prática de exercícios. Ajuda a aliviar dores musculares devido a seus efeitos antiinflamatórios.

Estudos demonstraram que pessoas que consumiam o gengibre em forma de suco ou chá, tiveram suas dores musculares reduzidas em até 30%, quando comparados a outros grupos que não fizeram uso da raiz.

Portanto, além de que o suco de gengibre emagrece, ele ainda deveria entrar na dieta como um coadjuvante no ganho de massa magra.

Situações em que o gengibre deve ser evitado

Faremos a seguir um apanhado de situações onde o gengibre deverá ficar de fora da dieta. Mesmo quem não se enquadrar a nenhuma delas, porém manifestar algum sintoma de desconforto ou algo similar, interrompa o uso da raiz, ou diminua o consumo diário.

Em qualquer das situações, converse com seu médico.

  • Pessoas com distúrbios hemorrágicos, porque o gengibre tem como uma de suas propriedades retardar a coagulação do sangue;
  • Pessoas com hipertireoidismo, justamente por já apresentarem metabolismo acelerado pela doença;
  • Quem for propenso a enxaquecas;
  • Pessoas que sofrem de insônia poderão ter o quadro agravado;
  • Cardiopatas;
  • Histórico de manifestações alérgicas à raiz;
  • Pessoas com úlceras estomacais;
  • Diminui a pressão arterial, desse modo, hipertensos em tratamento com medicamentos de uso contínuo deverão ficar atentos;
  • Gestantes, crianças e idosos.

Efeitos indesejados relacionados ao gengibre

  • Excesso de acidez estomacal;
  • Azia;
  • Enxaqueca;
  • Diarreia.

Dicas

  • Fazer somente a quantidade que for ser ingerida. Nenhum suco deverá ser armazenado, mesmo em geladeira, pois a volatização e oxidação levam embora os principais nutrientes dos ingredientes;
  • O suco de gengibre para emagrecer, a princípio, poderá ser consumido por pessoas saudáveis, mas procure não exceder dois copos diários;
  • Apesar do gengibre elevar em até 10% o metabolismo, isso não significa que os exercícios físicos estão fora da rotina.
  • O suco de gengibre funciona como enxaguatório bucal, podendo ser utilizado como coadjuvante nas inflamações gengivais, bem como para eliminar o mau hálito;
  • Procure se informar com seu médico se interações medicamentosas entre o gengibre e seus remédios poderão ser feitas, sem correr o risco de um anular o efeito do outro.

Você tem vontade de tomar suco de gengibre para emagrecer? Conhece alguém que o tome com esse propósito e tenha tido bons resultados? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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11 comentários em “Suco de Gengibre Para Emagrecer – Como Fazer, Benefícios e Dicas”

  1. fiz seis meses de dieta pesada para queimar gordura no figado, então comecei a usar gengibre, antes nao consumia. uma forma de consumir que peguei na internet e funcionou muito bem comigo foi consumir por 5 ou 7 dias um copo de suco de laranja com gengibre, e tbm uma jarra com um litro de água com gengibre , limão e hortelã,claro tudo isso associado a exercícios físicos , de preferencia caminhada diária, e uma dieta alimentar recomendada pela nutricionista, rapidinho perdi 8 quilos.

  2. A mim não me interessa o emagrecimento, já mete nojo tanta coisa para emagrecer, sem ser solicitado.

  3. Engordei por problemas metabolicos e fui de 50 quilos para 85 quilos em pouco tempo.
    Testei todas dietas, gastei dinheiro com spa, não perdi uma grama.

    Comecei perder peso quando fui a um endocrinologista que me mandou ficar dois meses em REPOUSO, de preferencia na posição horizontal. Sem nenhum exercicio fisico.

    Dieta sem nenhum carboidrato. Qualquer fruta proibida. Sucos de frutas nem pensar, Nenhuma.
    Agua de côco não podia.

    Beber muita agua, goles pequenos durante todo o dia. Tres litros no minimo.

    So carnes de qualquer animal, ovos.
    Não tome leite de soja nem nenhum produto de soja. Eles engordam.

    Pela manha, 200g de queijo ( mozzarella ou queijo prato ) derretido no microondas ou frigideira.

    Fuja das barrinhas de cereais – de qualquer tipo.

    Não coma NADA industrializado. Nada que venha em pacotes, potes, enfim, pare de frequentar o supermercado.

    Não coma nenhum doce ” diet ” nem ” light ” .
    Fuja dos refrigerantes dieteticos. Como ja disse, nada industrializado, nem diet, nem light.

    Esqueça torradas , biscoitos, produtos sem gluten – tudo isso engorda.

    A unica coisa industrializada que você pode consumir é gelatina diet. `A vontade.

    Se tiver fome tarde da noite, repita o queijo derretido do cafe da manhã…..

    Depois de dois meses eu ja tinha perdido 14 quilos. !!!!

    Essa dieta de proteinas não pode ser feita eternamente – inclusive você enjoaria – mas se quiser fazer por tres ou quatro meses pode.

    Exercicios fisicos só depois que você atingir o peso dos seus sonhos – no meu caso são 55 quilos.

    Eu já estou quase lá… estou pesando 57.

    Cuidado com os sucos naturais detox – apesar de fazerem bem pra saúde …. um suco de laranja engorda mais que uma cocacola !!

    O gengibre é maravilhoso ! Desintoxica e emagrece.

    A materia é otima, principalmente os avisos sobre os casos em que o gengibre pode ser prejudicial.

    Só discordo da agua de coco. Já fiz dieta bebendo dois copos de agua de côco por dia e não perdi uma grama ! ( e eu corria 10 quilometros por dia – estava fazendo BESTEIRA).
    Fazer exercicios com sobrepeso prejudica as articulações. Acabei tendo que remover o menisco do joelho por causa disso.

    Use o gengibre em sucos com folhas verdes, chás de ervas… vá testando os sabores até encontrar um que lhe agrade. Dieta que não seja saborosa você vai abandonar mais cedo ou mais tarde.

    Um abraço.

    • parabens Claudia…seu comentario é um dos melhores q eu ja vi..Voce foi sensata ao procurar um profissional e depois disso vc teve algo maravilhoso que é autodisciplina com objetivo…è fundamental consultar um medico especialista em todos os casos porque o que serve pra um pode ser ruim para outro. Eu sei tambem que nesse país nem todos tem acesso à saude…hoje consultar com um especialista na rede publica esta quase impossivel. Mas foi otimo vc ter compartilhado sua experiencia aqui e mais uma vez parabens pelos kilos perdidos…

  4. Eu emagreci muito tomando um suco combinado de abacaxi limão e gengibre e claro fazendo uma alimentação so com verduras e legumes e frutas e exercícios aeróbicos perdi mais de 15 kilos e recomendo o suco mas tem q levar a dieta a sério.