Sucralose ou Stevia – Qual é Melhor?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

Sucralose ou Stevia? Eis a questão… Entre todos produtos que deixam a nossa vida mais doce, a única coisa que todos os nutricionistas e médicos podem concordar é que o açúcar refinado é o maior vilão de todos eles. Por ele passar por um processo de refinamento, no qual todos os nutrientes de sua matéria-prima (cana-de-açúcar) desaparecem, a única coisa que sobra no açúcar refinado é a sua propriedade de ser rapidamente digerido e absorvido pelo nosso organismo, o que faz com que haja um aumento rápido do nível de glicose no sangue e ainda contribui para o acúmulo da gordura em nossas células.

Entre as opções mais saudáveis para a substituição do grande vilão doce na nossa dieta, podemos encontrar dois produtos que se destacam: a Sucralose e a Stevia. Ambas possuem várias qualidades e defeitos em comum, porém há pequenos detalhes que podem fazer a diferença na sua escolha final.

A seguir, analisaremos as características de ambas, e no final, produziremos uma tabela resumindo as informações descritas. Desta maneira, tentaremos te auxiliar a decidir qual seria a sua melhor escolha para o dilema da vez: Sucralose ou Stevia?

Uma breve biografia das propriedades da Sucralose e da Stevia

  1. Sucralose: Foi descoberta em 1976 e é o único adoçante artificial cuja composição química é derivada diretamente da molécula do açúcar, por isso é o adoçante cujo gosto mais se assemelha a ele. Ela é produzida a partir da molécula do açúcar, mais precisamente substitui-se uma parte da molécula do açúcar por cloro;
  2. Stevia: Ao contrário da Sucralose, a Stevia é de origem natural. Ela é derivada de uma planta chamada Stevia Rebaudiana, que é nativa de regiões tropicais e subtropicais, como a América do sul (inclusive o Brasil) e o sudoeste asiático. Antes mesmo de tomar os mercados nestes últimos anos, sua folha já era amplamente consumida no Paraguai. A Stevia é composta de Steviol glycosides, composto isolado da planta e o seu maior agente adoçante é chamado de Rebaudiosídeo A.

Mas atente-se, antes de comprar produtos que dizem conter Stevia, é bom ler as letras miúdas e ver se há a adição de outras substâncias, como o aspartame. Nunca se esqueça de se certificar que o produto comprado é realmente de origem natural.

Potência doce 

  • Sucralose – Pode ser 600 vezes mais doce que o açúcar.
  • Stevia – Pode ter potência doce de 100 a 400 vezes maior que o açúcar.

Para quem é recomendado o seu consumo?

Sucralose ou Stevia, ambas são indicadas para diabéticos e para quem quer perder peso, por ambas terem calorias reduzidas e ainda assim serem doces.

O nosso organismo não absorve as duas substâncias, desta forma, a insulina não é produzida. Assim, os dois produtos são amplamente recomendados a diabéticos, e além disso pode-se reduzir inflamações ligadas ao pico de produção de insulina e diminuir o armazenamento de gordura no sangue.

Quantas calorias elas possuem?

A Sucralose pode variar, dependendo da marca. No mercado, pode-se encontrar mercadorias que variam de zero calorias até 5kcal.

Já a Stevia possui zero calorias. 

Em qual formato é possível encontrá-las?

  • Sucralose – Seu formato pode ser encontrado em tabletes, líquido (gotas) ou granular.
  • Stevia – Recomenda-se a Stevia em sua forma natural, a folha, seja ela fresca ou seca. Porém, se garantido que o produto seja 100% orgânico, ela pode ser consumida em formato granular e líquido concentrado.

Qual é o gosto?

  • Sucralose – Como elaborado previamente, devido a sua origem, seu gosto é muito semelhante ao do açúcar.
  • Stevia – Ela possui um gosto mais amargo, que até mesmo, pode ser semelhante ao gosto do alcaçuz.

Em quais produtos podemos encontrá-las e como podemos utilizá-las?

  • Sucralose – Ela é encontrada em bebidas, sobremesas e como adoçante de mesa. Pode ser levada ao fogo ou ao congelador, pois possui uma estrutura estável em altas e baixas temperaturas.
  • Stevia – Ela também é vista como adoçante em bebidas comerciais, em sobremesas, e até mesmo em uma nova Coca-cola especial, porém é menos encontrada como adoçante de mesa. Assim como a Sucralose, é um produto que pode ser usado em altas e baixas temperaturas.

Provoca cáries?

  • Sucralose – Alega-se que ela não provoca cáries.
  • Stevia – Estudos alegam que ela pode contribuir para o aparecimento de cáries. Desta forma, deve-se tomar muito cuidado com a saúde bucal ao consumi-la.

Dose diária recomendada

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda as seguintes doses diárias máximas de cada substância por quilo corporal:

  • Sucralose – 18 gotas ou meio envelope por quilo, ou seja, uma pessoa de 60kg pode consumir até 1080 gotas.
  • Stevia – A dose diária recomendada de Stevia é de 5,5mg/kg, 7 gotas ou meio envelope, ou seja, uma pessoa de 60kg pode consumir até 330mg ou 420 gotas.

É recomendado à mulheres grávidas? 

Tanto a Sucralose quanto a Stevia são recomendadas pela Associação Americana de Gravidez, pois ambos produtos não afetam a quantidade de açúcar no sangue. Podem ser usadas também no período de amamentação.

Efeitos colaterais

Variados estudos, usando cobaias animais e humanas, foram feitos sobre os efeitos colaterais da Sucralose. Todavia, nada muito significativo foi encontrado, apenas um estudo independente feito na Itália que alegou que o consumo de Sucralose pode ter ligação com o aparecimento de leucemia em ratos.

Mesmo assim, a ingestão de Sucralose deve ser feita com moderação e cuidado, pois um estudo feito pela “Columbia University” reporta que o alto consumo de adoçantes pode levar a diarreia, inchaço e excesso de gases intestinais em algumas pessoas. Adicionado a este fato, substâncias que possuem cloro em sua composição têm sido ligados ao aumento do risco de câncer e também podem interferir no metabolismo do iodo; assim, pessoas que possuem problemas na tireoide devem evitar o uso de Sucralose.

Já em relação aos efeitos colaterais da Stevia, descatam-se náuseas, tontura, dor muscular e inchaço. Alguns estudos feitos com animais ligaram o consumo de Stevia à diminuição de produção de esperma e, um artigo publicado em 2011 no “Journal of Pharmacology & Phamacotherapeutics” alega a possibilidade de um aumento do risco de câncer.

Resumo: Sucralose ou Stevia?

Colocamos aqui um quadro resumindo as informações das propriedades e características citadas acima para que você decida se vale mais a pena o consumo de Sucralose ou Stevia:

 SucraloseStevia
OrigemArtificialNatural

 

Doçura600 vezes mais que o açúcar

 

De 100 a 400 vezes mais que o açúcar
Recomendado para diabéticos e grávidas

 

SimSim
Auxilia na perda de peso

 

SimSim
Quantidade de calorias

 

De 0 a 5kcalZero calorias
Formato

 

Tablete, líquido e granular

 

Folha (fresca e seca), líquido concentrado e granular

 

Sabor

 

Semelhante ao açúcarUm pouco amargo
Pode ser utilizado em altas e baixas temperaturas

 

SimSim
Pode provocar cáries

 

NãoSim
Dose máxima diária

(por quilo corporal)

 

18 gotas/kg7 gotas/kg
Possíveis efeitos colaterais (não efetivamente comprovados)

 

Diarreia, gases, inchaço, aumenta risco de câncer e piora de problemas na tireoide

 

Náusea, tontura, inchaço, dor muscular, aumenta risco de câncer e diminuição de produção de esperma

 

E então? Qual você acredita ser melhor escolha para você após a leitura de todos esses pontos: Sucralose ou Stevia? Já utilizou algum destes adoçantes? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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48 comentários em “Sucralose ou Stevia – Qual é Melhor?”

  1. O ideal seria comer os alimentoscnatural.ente evitando os sucos que retiram a fibra do alimento e assim diminuir p uso dos adoçantes caso necessite o estévia é o mais natural em relação à suvralose que tem modificação na sua fórmula por usar o cloro.O que acho mais difícil é tirar o açúcar do café,e se precisarmos usar que seja o maiscmatiral como o mascavo.

  2. O ideal é não precisa, mais entre pros e contra como exposto vou ficar com sacarose pois o preço é infinitamente melhor

  3. Zero cal lançou uma mistura de stevia + sucralose, isso é maléfico? Pode?
    Me respondam por favor..

  4. Ja uso sucralose a uns três anos, li esta matéria super interessante e analisando os prós e os contras eu vou continuar com a sucralose mesmo, acho que é o mais indicado,

  5. O correto é ler a bula dos adoçantes, coisa que muitas pessoas não fazem. A comparação entre Sucralose e Glicosídeos de steviol (a parte doce da Stevia), chega a ser ridícula. Sucralose é super industrializada, passando por vários processos, inclusive com a adição de verdadeiros “venenos”, assim como o açucar. O Glicosídio de Steviol, mesmo não adoçando como os outros, é, sem dúvida, incomparavelmente, o que promove menos malefícios. Esqueçam os demais, imediatamente, e conformem-se em viver um pouco menos adoçados.

    • Faço uso de sucralose a um bom tempo e intercalo com Stevia tbm, mais meu uso é insignificante, quase zero. Vou continuar nessa troca entre eles.

  6. A matéria é excelente. Parabéns! Mas, fiquei realmente confusa sobre o que fazer, qual decisão tomar… Se um afeta a tireóide, o outro causa diarréia, os dois causam inchaço e câncer, o que fazer então?? O café até gosto sem açúcar, mas o os outros alimentos, gente? Como desaprender o sabor doce e reeducar o paladar para viver sem açúcar? Oh, céus!!!

  7. Tenho 68 anos, consumi espartame desde que entrou no mercado, mas troquei pelo sucralose quando também entrou no mercado, não sofro de nem uma doença como diabete, pressão alta ou outras, consumo quantidade bem inferior ao biologicamente permitido, pois, em excesso até água mata o ser afogado.

  8. Olá ! Comecei com a stevia e gostei muito podem resolvi experimentar a sucralose e até que gostei !! adoça bem
    Porém resolvi voltar a usar stevia p q achei mais natural e como eu nunca fui de coisas muito doces a stevia se encaixou melhor no meu paladar. …por isso stevia ou sucralose o importante é se cuidar!!!!

  9. A stevia me causou diarreia e a sucralose por ser artificial é péssima escolha , cada organismo reage de forma diferente,então resolvi viver sem adoçante e muito quero açucar prefiro saúde

  10. Depois que me informei sobre os malefícios do açúcar decidi abandonar o consumo. No começo foi um pouco difícil, mas com o tempo você percebe que é tudo uma questão de hábito. Os benefícios compensam qualquer sacrifício.

  11. O bom mesmo é se acostumar com o sabor natural dos alimentos… mais é tão difícil depois que você conhece o que não presta!