Sucralose ou Stevia – Qual é melhor?

atualizado em

Entre todos os produtos que deixam a nossa vida mais doce, a única coisa que todos os nutricionistas, dentistas e médicos podem concordar é que o açúcar refinado é o maior vilão de todos.

O açúcar refinado, também conhecido como açúcar de mesa, passa por um processo de refinamento, no qual todos os nutrientes de sua matéria-prima (cana-de-açúcar) desaparecem, tornando-se apenas algo que será rapidamente digerido e absorvido pelo nosso organismo, promovendo um rápido aumento do nível de glicose no sangue e ainda contribuindo para o acúmulo de gordura em nossas células.

Por essa razão, atualmente é possível encontrar opções mais saudáveis para a substituição do açúcar refinado em nossa dieta e entre os produtos disponíveis no mercado destacam-se a Sucralose e a Stevia. Ambas possuem várias qualidades e defeitos em comum, porém há pequenos detalhes que podem fazer a diferença na sua escolha final.

A seguir, analisaremos as características de ambas, e no final, produziremos uma tabela resumindo as informações descritas. Desta maneira, tentaremos ajudar para que você decida qual seria a sua melhor escolha: Sucralose ou Stevia?

As origens da Sucralose e da Stevia

stevia sucralose
  1. Sucralose: Foi descoberta em 1976 e é o único adoçante artificial cuja composição química é derivada diretamente da molécula do açúcar, por isso é o adoçante cujo gosto mais se assemelha à ele. Na sua produção, basicamente substitui-se uma parte da molécula do açúcar por cloro;
  2. Stevia: Ao contrário da Sucralose, a Stevia é de origem natural. Ela é derivada de uma planta chamada Stevia Rebaudiana, que é nativa de regiões tropicais e subtropicais, como a América do Sul (inclusive o Brasil) e o sudoeste asiático. A Stevia é composta de Steviol glycosides, composto isolado da planta e o seu maior agente adoçante é chamado de Rebaudiosídeo A.

Mas antes de comprar produtos que dizem conter Stevia, preste atenção nos rótulos dos produtos para se certificar que ele é realmente de origem natural e que não há adição de outras substâncias, como o aspartame.

  Continua Depois da Publicidade  

Para quem é recomendado o seu consumo?

Tanto a Sucralose como a Stevia, possuem baixo teor calórico e são indicadas tanto para diabéticos como para quem quer perder peso. A Sulcralose pode ser 600 vezes mais doce que o açúcar e dependendo da marca pode conter de 0 a 5 calorias, enquanto a Stévia pode ter a sua potência doce de 100 a 400 vezes maior que o açúcar e possui zero calorias.

O nosso organismo não absorve estes dois adoçantes, desta forma, a insulina não é produzida. Assim, os dois produtos são amplamente recomendados a diabéticos, e além disso, o uso destas substâncias, pode contribuir para a redução das inflamações ligadas ao pico de produção de insulina e diminuir o armazenamento de gordura no sangue.

Qual gosto e formato é possível encontrá-las?

A Sucralose pode ser encontrada em tabletes, líquido (gotas) ou granular e devido a sua origem, seu gosto é muito semelhante ao do açúcar.

Já a Stevia é recomendada que seja consumida na sua forma natural, sua folha pode ser fresca ou seca, porém, se garantida que ela seja 100% orgânica, ela pode ser consumida em formato granular e líquido concentrado. Ela possui um gosto mais amargo, que até mesmo, pode ser semelhante ao gosto do alcaçuz.

  Continua Depois da Publicidade  

Em quais produtos podemos encontrá-las e como podemos utilizá-las?

adoçantes stevia mascavo torrões

A Sucralose é encontrada em bebidas, sobremesas e como adoçante de mesa e pode ser levada ao fogo ou ao congelador, pois possui uma estrutura estável em altas e baixas temperaturas.

A Stevia também é vista como adoçante em bebidas comerciais, em sobremesas, e até mesmo em uma nova Coca-cola especial, porém é menos encontrada como adoçante de mesa. Assim como a Sucralose, é um produto que pode ser usado em baixas e altas temperaturas.

Dose diária recomendada

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda as seguintes doses diárias máximas de cada substância por quilo corporal:

  • Sucralose – 18 gotas ou meio envelope por quilo, ou seja, uma pessoa de 60 kg pode consumir até 1080 gotas.
  • Stevia – A dose diária recomendada de Stevia é de 5,5 mg/kg, o equivalente a 7 gotas ou meio envelope, ou seja, uma pessoa de 60 kg pode consumir até 330 mg ou 420 gotas por dia.

É recomendado a mulheres grávidas? 

Tanto a Sucralose quanto a Stevia são recomendadas pela Associação Americana de Gravidez, pois ambos produtos não afetam a quantidade de açúcar no sangue. Podem ser usadas também no período de amamentação.

Efeitos colaterais

Vários estudos, usando cobaias animais e humanas, foram feitos sobre os efeitos colaterais da Sucralose. Todavia, nada muito significativo foi encontrado, apenas um estudo independente feito na Itália que alegou que o consumo de Sucralose pode ter ligação com o aparecimento de leucemia em ratos.

  Continua Depois da Publicidade  

Mesmo assim, a ingestão de Sucralose deve ser feita com moderação e cuidado, pois um estudo feito pela Columbia University reporta que o alto consumo de adoçantes pode levar a diarreia, inchaço e excesso de gases intestinais em algumas pessoas.

Adicionado a este fato, substâncias que possuem cloro em sua composição têm sido ligados ao aumento do risco de câncer e também podem interferir no metabolismo do iodo, assim, pessoas que possuem problemas na tireoide devem evitar o uso de Sucralose.

Já em relação aos efeitos colaterais da Stevia, destacam-se náuseas, tontura, dor muscular e inchaço. Alguns estudos feitos com animais ligaram o consumo de Stevia à diminuição de produção de esperma e, um artigo publicado em 2011 no Journal of Pharmacology & Phamacotherapeutics alega a possibilidade de um aumento do risco de câncer.

Por fim, não há nenhum registro que indique que o uso da Sucralose provoque cáries, porém, há estudos que alegam que o consumo da Stevia pode contribuir para o aparecimento de cáries, então, deve-se tomar muito cuidado com a saúde bucal ao utilizar este adoçante.

Resumo: Sucralose ou Stevia?

Segue abaixo, uma tabela com as principais informações e características destes dois adoçantes:

  Continua Depois da Publicidade  
SucraloseStevia
OrigemArtificialNatural
Doçura600 vezes mais que o açúcar De 100 a 400 vezes mais que o açúcar
Recomendado para diabéticos e grávidas SimSim
Auxilia na perda de peso SimSim
Quantidade de calorias De 0 a 5 kcalZero calorias
Formato Tablete, líquido e granular Folha (fresca e seca), líquido concentrado e granular
Sabor Semelhante ao açúcarUm pouco amargo
Pode ser utilizado em altas e baixas temperaturas SimSim
Pode provocar cáries NãoSim
Dose máxima diária
(por Kg corporal)
18 gotas/kg7 gotas/kg
Possíveis efeitos colaterais
(não efetivamente comprovados)
Diarreia, gases, inchaço, aumenta risco de câncer e piora de problemas na tireoide Náusea, tontura, inchaço, dor muscular, aumenta risco de câncer e diminuição de produção de esperma

Vídeo: Benefícios da stevia

Você gosta de usar stevia? Então, não deixe de conferir o vídeo abaixo!

Fontes e referências adicionais

E então, qual você acredita ser melhor escolha: Sucralose ou Stevia? Já utilizou algum destes adoçantes? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

56 comentários em “Sucralose ou Stevia – Qual é melhor?”

  1. Acredito que o stevia seja melhor pra a saúde, como quero evitar o açúcar, o sucralose contém açucar, aí não seria bom pra quem quer perder peso e ter melhor saúde.

    Responder
  2. Há mais de 1 ano que uso o açúcar normal misturado com Stevie e gosto.Ate para bolos ou pudim…Claro, sem abusar.

    Responder
    • Eu também misturo, assim consegui ter o sabor doce e ao mesmo tempo diminuir até 80% do açúcar que eu consumia antes. Me sinto ótima com isso.

      Responder
  3. O ideal seria comer os alimentoscnatural.ente evitando os sucos que retiram a fibra do alimento e assim diminuir p uso dos adoçantes caso necessite o estévia é o mais natural em relação à suvralose que tem modificação na sua fórmula por usar o cloro.O que acho mais difícil é tirar o açúcar do café,e se precisarmos usar que seja o maiscmatiral como o mascavo.

    Responder
  4. O ideal é não precisa, mais entre pros e contra como exposto vou ficar com sacarose pois o preço é infinitamente melhor

    Responder
  5. Zero cal lançou uma mistura de stevia + sucralose, isso é maléfico? Pode?
    Me respondam por favor..

    Responder
  6. Ja uso sucralose a uns três anos, li esta matéria super interessante e analisando os prós e os contras eu vou continuar com a sucralose mesmo, acho que é o mais indicado,

    Responder
  7. O correto é ler a bula dos adoçantes, coisa que muitas pessoas não fazem. A comparação entre Sucralose e Glicosídeos de steviol (a parte doce da Stevia), chega a ser ridícula. Sucralose é super industrializada, passando por vários processos, inclusive com a adição de verdadeiros “venenos”, assim como o açucar. O Glicosídio de Steviol, mesmo não adoçando como os outros, é, sem dúvida, incomparavelmente, o que promove menos malefícios. Esqueçam os demais, imediatamente, e conformem-se em viver um pouco menos adoçados.

    Responder
    • Faço uso de sucralose a um bom tempo e intercalo com Stevia tbm, mais meu uso é insignificante, quase zero. Vou continuar nessa troca entre eles.

      Responder
  8. A matéria é excelente. Parabéns! Mas, fiquei realmente confusa sobre o que fazer, qual decisão tomar… Se um afeta a tireóide, o outro causa diarréia, os dois causam inchaço e câncer, o que fazer então?? O café até gosto sem açúcar, mas o os outros alimentos, gente? Como desaprender o sabor doce e reeducar o paladar para viver sem açúcar? Oh, céus!!!

    Responder
  9. Tenho 68 anos, consumi espartame desde que entrou no mercado, mas troquei pelo sucralose quando também entrou no mercado, não sofro de nem uma doença como diabete, pressão alta ou outras, consumo quantidade bem inferior ao biologicamente permitido, pois, em excesso até água mata o ser afogado.

    Responder
  10. Olá ! Comecei com a stevia e gostei muito podem resolvi experimentar a sucralose e até que gostei !! adoça bem
    Porém resolvi voltar a usar stevia p q achei mais natural e como eu nunca fui de coisas muito doces a stevia se encaixou melhor no meu paladar. …por isso stevia ou sucralose o importante é se cuidar!!!!

    Responder
  11. A stevia me causou diarreia e a sucralose por ser artificial é péssima escolha , cada organismo reage de forma diferente,então resolvi viver sem adoçante e muito quero açucar prefiro saúde

    Responder
  12. Depois que me informei sobre os malefícios do açúcar decidi abandonar o consumo. No começo foi um pouco difícil, mas com o tempo você percebe que é tudo uma questão de hábito. Os benefícios compensam qualquer sacrifício.

    Responder
  13. O bom mesmo é se acostumar com o sabor natural dos alimentos… mais é tão difícil depois que você conhece o que não presta!

    Responder