Sucrilhos Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 26/06/2014

Café da manhã é a principal refeição do dia, e é crucial consumir um café da manhã saudável para começar seu dia da maneira certa. Se você come um café da manhã nutritivo, cheio de proteína e fibras, você terá a energia para chegar ao fim do dia e receberá a satisfação de se controlar no almoço. Entretanto, se seu café da manhã é cheio de açúcar e gordura, você sofrerá a consequência de uma queda de energia no meio da manhã e provavelmente se sentirá com fome novamente na hora do almoço.

O sucrilhos pode ser uma ótima opção para o café da manhã, entretanto, você precisa escolher um que tenha os nutrientes certos e sem os açúcares desnecessários, pois uma escolha equivocada de sucrilhos engorda. Uma tigela de sucrilhos é rápida, fácil e barata, e a tigela certa é uma boa fonte de fibras, cálcio e proteína.

Aqui estão algumas formas como sucrilhos engorda:

  • Sua tigela é grande demais: Dependendo do cereal que você escolher, uma porção é de três quartos de xícara a uma xícara e um quarto. Se você usar a maior tigela que tiver e colocar sucrilhos sem pensar, você pode comer mais de 400 calorias ao invés das 120 a 200 normais, e apenas de cereal!
  • Você usa castanhas: Amêndoas picadas, noz-pecã e nozes oferecem gorduras saudáveis e proteína, mas elas também são calóricas. Duas colheres de sopa de nozes têm quase 100 calorias, então tome cuidado com o quanto você come.
  • Você está usando uma tigela sem fundo: Você mede uma porção de cereal, coloca o leite e come. Mas quando você termina, você ainda tem tanto leite na tigela que você tem que colocar mais um pouco de cereal. Mas você coloca demais, então tem que colocar um pouco mais de leite. É um círculo vicioso. Apenas beba o restante do leite e pronto.
  • Você enche de frutas secas para aumentar as fibras: uvas-passas, tâmaras, chips de banana e cereja seca oferecem um pouco de fibras, mas por conterem quase nada de água, frutas secas têm muita densidade calórica. Um quarto de xícara de framboesas secas tem mais de 100 calorias. É melhor usar frutas frescas, já que elas contém menos calorias e mais fibras, e a grande quantidade de água te deixará satisfeito, então você acaba comendo menos.
  • Você está apaixonada por leite semi desnatado: Quanto mais gordura no seu leite, mais calorias. Uma xícara de leite integral contém 150 calorias, e o semi desnatado tem 130. Se você tomar leite desnatado sem gordura, são apenas 90 calorias. Pode não parecer uma grande diferença, mas com o tempo, as calorias aparecem.
  • Você ainda gosta de sucrilhos de crianças: Eles podem ser doces e gostosos, mas contêm muito açúcar e quase nenhuma nutrição. Isso quer dizer que você vai comer sua tigela inteira e uma hora depois, você vai estar com fome de novo, o que acaba adicionando peso. Escolha cereais saudáveis como aqueles que são ricos em fibras e proteína para continuar satisfeita por horas.

Como Sucrilhos Emagrece?

Cereal em moderação

Coma a porção sugerida para ficar dentro da sua quantidade diária de calorias. Uma xícara de cereal tem cerca de 100 calorias, 24 gramas de carboidratos, 1 grama de proteína e 0 gramas de gordura. Alimentos que têm poucas calorias te ajudarão a perder peso desde que sua ingestão calórica diária não seja maior do que você queima.

Cereal com leite desnatado

Adicione leite desnatado ao seu cereal como uma fonte de proteína que te ajudará a ficar satisfeito. Proteína ajuda a estabilizar níveis de açúcar no sangue, prevenindo que você coma demais, o que pode levar a ganho de peso. Combinar carboidratos com proteína é recomendado para prevenir vontades de comer e oferecer uma fonte constante de energia ao corpo.

Cereal com frutas

Adicione frutas frescas ao seu cereal com leite. Pique uma banana, adicione meia xícara de mirtilo ou algumas uvas passas ao seu cereal para oferecer um fator saciante, assim como vitaminas e minerais essenciais. Frutas contêm poucas calorias, nenhuma gordura e são fontes de antioxidantes que podem ajudar a prevenir câncer e doença cardíaca.

Cereal com castanhas

Adicione castanhas picadas ao seu cereal. Castanhas são fonte de gorduras saudáveis e são satisfatórias, além de prevenirem vontades de comer açúcar. Gorduras saudáveis ajudam o corpo a absorver vitaminas, manter o equilíbrio hormonal e promover saúde da pele, entre outras funções. Fique com as porções e evite excessos de calorias e gordura. Opções saudáveis incluem amêndoas, noz pecã, uma colher de manteiga de amendoim ou de semente de girassol.

Comentários Finais

Na verdade, desde que você escolha as opções naturais e não coloque açúcar no seu cereal, sucrilhos são opções saudáveis de café da manhã.

Coma cereal como uma pequena parte de um plano de dieta. Uma dieta bem equilibrada deve focar em frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Inclua proteínas magras em todas as refeições, como peixes, peru ou carnes magras, vegetais, verduras, batatas doces e saladas. Fontes de proteína não animal incluem feijão, castanhas, lentilha, tofu e tempeh. Alterne cereais e alimentos durante sua dieta para ter variedade, assim como a inclusão de todos os nutrientes essenciais para uma boa saúde.

Para você e seu organismo, sucrilhos engorda ou emagrece? Qual a quantidade e frequência com a qual você consome cereais no café da manhã? Comente abaixo.

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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