Tangerina Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

A tangerina nada mais é do que uma fruta saborosa da família da mandarina. Seu nome científico é citrus reticulata e é consumida por muitas famílias no mundo todo. Sua estrutura é um pouco menor do que a laranja e tem um sabor mais suave, menos azedo, mais fácil de descascar, sendo assim uma fruta aliada de algumas pessoas e até mesmo crianças. A origem da fruta vem da China, em que foi cultivada há pelos menos três mil anos atrás pelos nativos que descobriram suas propriedades benéficas para a saúde e aumento da qualidade de vida.

Muitas pessoas se perguntam se a tangerina engorda ou emagrece. Algumas acreditam que por ser fruta e um alimento aparentemente saudável, a tangerina emagrece, outras, ao perceberem seu sabor doce, acreditam que a tangerina engorda. A polêmica sobre o tema pode ser facilmente solucionada prosseguindo com a leitura do artigo, acompanhe a pesquisa desenvolvida pela Universidade de Western.

Pesquisa da Universidade de Western

A tangerina é considerada uma poderosa fruta, pois atua no tratamento e prevenção de uma série de doenças, dentre elas a obesidade. Além disso, a tangerina mantém as artérias sempre saudáveis e desobstruídas e protege contra a diabetes tipo 2.

Essa revelação advém de pesquisas da Universidade de Western Ontario e foi feita da seguinte forma: cientistas alimentaram ratos com alta taxa de gordura e açúcar por um período determinado (a dieta foi baseada no consumo de países ocidentais). Nesse meio tempo, os camundongos tiveram uma transformação, ou seja, tornaram-se obesos e começaram a apresentar alta taxa de colesterol ruim (LDL) e níveis de insulina acima do normal, o que desencadeia a diabetes tipo 2 e aumentam as chances do aparecimento de doenças cardíacas.

Porém, foi determinado que os ratos que receberam uma substância específica encontrada na tangerina conhecida como nobiletin não ganharam peso nem apresentaram problemas de gordura acumulada nas artérias que levam a derrames e infartos. Para se ter uma ideia, esse composto é 10 vezes melhor do que outra substância semelhante encontrada na toranja. Nenhuma pesquisa ainda foi realizada em seres humanos, mas tudo indica que os resultados serão os mesmos, ou seja, tangerina emagrece sim!

Baixa quantidade de calorias e gordura

A tangerina se constitui de baixas calorias, sabe-se que 100 g da fruta (1 tangerina grande) equivalem a somente 53 calorias, o que corresponde a menos de 3% da ingestão da alimentação diária recomendada, que chega a duas mil calorias. Uma tangerina média tem cerca de 45 calorias e uma pequena tem cerca de 37 calorias.

Por isso, a tangerina é uma fruta que pode ser integrada na dieta alimentar diária, pois além de ter poucas calorias, pode ser facilmente queimada através de alguns minutos de corrida ou outra atividade física.

Além da baixa caloria, a tangerina também tem baixo teor de gordura. A cada 100g existe apenas 0,3g de gordura.

Rica em fibras

Tangerinas fornecem 2 gramas de fibra a cada porção de 100g. Essa é uma taxa alta de fibra em uma única fruta. Uma vez que ajuda a regular a quantidade de glicose no organismo e também traz sensação de saciedade, fazendo com que coma menos quantidade de comida (pequenas porções) ao longo do dia, a alta quantidade de fibras também nos permite negar que comer tangerina engorda.

Fonte de Vitamina C

Assim como outras frutas ácidas como a laranja e o limão, a tangerina também é rica em vitamina C, que é um componente fundamental para a saúde e fortalecimento dos ossos, cartilagens e dentes. A cada porção de 100 g verifica-se 27mg de vitamina C. A tangerina emagrece também devido a essa vitamina que, segundo pesquisas, identificou-se que um aumento de consumo desse componente acelera a queima de gordura principalmente durante o treino.

Cálcio no fortalecimento

A presença de cálcio em quantidades que chegam a 37mg em cada porção de 100g denota como a fruta melhora a saúde dos ossos e, somado ao consumo de outros alimentos de baixa caloria, ajuda no emagrecimento de forma direta.

Outros benefícios

Além de conter baixo índice de gordura, baixa calorias, ser rica em cálcio e vitamina C, a tangerina tem proteína, ácido fólico, beta-caroteno, vitaminas do complexo B, potássio e magnésio.

Por mais que achar que tangerina engorda seja equivocado, que as tangerinas sejam saudáveis e tragam benefícios para a estética e a saúde como prevenção de doenças, elas não podem ser o mote principal de uma dieta, ou seja, uma alimentação baseada apenas no consumo de tangerina é restritiva e pode trazer sérios problemas quanto à falta de outros nutrientes.

Outro problema é manter os hábitos alimentares de comidas industrializadas e engordativas ao mesmo tempo que ingere tangerina. Obviamente que a tangerina por si só não é milagrosa, portanto, ela pode se tornar um importante aliado quando o assunto é emagrecimento, mas de nada adiantará se os hábitos quanto à ingestão de outros alimentos saudáveis não forem inseridos na dieta, bem como se não for iniciada uma vida mais ativa com a prática de atividades físicas. Consulte um médico nutricionista e um personal trainer.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Ficou feliz em saber que não é verdade que a tangerina engorda? Você tem alguma receita com tangerina baixa em calorias pra compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “Tangerina Engorda ou Emagrece?”