Tereré Emagrece Mesmo? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Preparado a partir da mistura de água fria e erva mate, e incrementado em alguns casos com o suco de limão, o tereré é considerado a versão fria do chimarrão. Você aprenderá a seguir se tereré emagrece mesmo, quais os seus principais benefícios, malefícios e dicas de como prepará-lo.

O tereré, por definição, é praticamente um chá que traz inúmeros benefícios para a saúde. Não é de hoje que os chás são utilizados para diversas finalidades e as pesquisas avançam para endossar suas propriedades milagrosas. Ultimamente, muitos chás têm sido utilizados para emagrecer. Você vai gostar de conhecer 10 chás especiais para perder barriga.

Outra função muito útil de alguns chás é a propriedade de aumentar o volume e o grau do fluxo urinário, eliminando líquidos, sódio e potássio acumulados no organismo. Não deixe de testar um dos 7 melhores chás diuréticos para ajudar a emagrecer.

A retenção de líquidos é descrita como a retenção de um excesso de água por parte do organismo. Quando uma pessoa está nessas condições, ela pode sentir-se mais pesada que o habitual, menos ativa e ficar inchada. Se você sofre desse mal, conheça alguns sucos poderosos para retenção de líquidos e volte à sua forma habitual.

Há relatos que indicam que a bebida surgiu durante a Guerra do Paraguai, quando os soldados não podiam fazer fogueira para esquentar a água na hora de fazer o seu chimarrão, pois poderiam ser encontrados por seus inimigos. Já outros afirmam que seu surgimento deve ser creditado aos índios guarani.

Se não podemos negar toda a refrescância e valor histórico e cultural do tereré, também devemos admitir que nem todo mundo conhece os valores nutricionais e efeitos que a bebida pode causar a saúde, nem mesmo parte daquele pessoal que curte se reunir em rodas de “teres” – como o tereré também é chamado.

Por exemplo, você já se perguntou o que o consumo da bebida pode causar aos contornos da silhueta? Será que o tereré emagrece ou ele pode estimular o ganho de peso? Vamos descobrir isso agora!

Tereré emagrece?

É possível dizer que o tereré emagrece por conta de seu efeito diurético e da colaboração que a bebida traz em relação à diminuição da gordura do corpo, conforme explica a nutricionista Carina Trevisan, de Foz do Iguaçu.

Mas não são só esses os aspectos que fazem com que possamos considerar a mistura de erva e água fria benéfica para a perda de peso. A bebida também age como estimulante para a prática de exercícios físicos e estimula o aumento do gasto energético do corpo de seus consumidores.

Sua vantagem em relação ao aumento de força muscular e na resistência do músculo à fadiga pode fazer com que o desempenho no treino seja melhor e que, por consequência, um número ainda maior de calorias seja eliminado.

No entanto, vale ressaltar que não é o simples consumo da versão fria do chimarrão que trará ganhos em relação à boa forma. Por exemplo, para obter resultados positivos em relação ao aumento de gasto energético que a bebida pode proporcionar é necessário ter uma alimentação balanceada e equilibrada, que não abranja uma ingestão muito grande de calorias.

Até porque de nada adiantará ser estimulado a praticar mais atividades, realmente se exercitar mais e conseguir queimar um número maior de calorias, se a quantidade que você consumir for maior do que a que você elimina.

Portanto, por mais que possamos afirmar que o consumo de tereré emagrece para quem já tenha uma dieta de qualidade e o hábito de praticar atividades físicas com frequência, ele não garante o emagrecimento, principalmente nos casos de pessoas com vida sedentária e alimentação fraca, rica em guloseimas e fast food, por exemplo. 

Outros benefícios

Além do benefício de ajudar na eliminação de peso, o tereré também refresca e hidrata o corpo, ainda que não possa ser visto como um substituto da água natural e que atue somente como um auxiliar no processo de hidratação. 

A erva que é utilizada na preparação da bebida possui antioxidantes e também fornece propriedades que contribuem com a memória e concentração e que promovem a diminuição do colesterol ruim – o LDL.

Composta por carboidratos, fibras, cálcio, cafeína, sais minerais, proteínas, lipídeos e pelas vitaminas A, B1, B2, C e E, a erva também é fonte de energia, faz bem aos ossos e colabora com o bom funcionamento do intestino.

Mas não é só isso: ela também age como estimulante mental e da circulação e tonifica o sistema nervoso.

O tereré ainda ajuda na regeneração celular, na regularização da respiração, facilita a digestão, ajuda na regulação das funções sexuais, além de poder prevenir gripes e alergias e fazer bem à pele, oferecendo-a efeitos cosméticos.

Malefícios 

Você já deve ter ouvido falar que tudo que vem em excesso faz mal e com o tereré isso não é diferente, pois a bebida também traz uns efeitos colaterais não tão positivos assim. Um deles é a insônia, que apesar de não ser observada em todas as pessoas, pode ser experimentada por alguns dos usuários da mistura de erva com água fria.

Além disso, a bebida pode causar uma diminuição na absorção de ferro. Outro malefício é que ela pode aumentar a pressão arterial. Portanto, deve ser consumida com bastante cuidado e sem exageros por pessoas com anemia e hipertensão. O tereré ainda pode causar gastrites de intensidade leve, mas que acabam sendo agravadas quando o suco de limão é utilizado no preparo, por elevar o grau de acidez.

Também vale tomar cuidado com o compartilhamento do copo e da bomba de tereré entre um grande número de pessoas. É que esse hábito pode colocar as pessoas em risco de pegar algum tipo de doença contagiosa como hepatite ou a gripe H1N1.

Segundo o que a nutricionista Carina Trevisan esclareceu, a bebida até pode ser tomada todos os dias, mas seu consumo deve ser feito com moderação, e é importante verificar a qualidade e procedência da erva utilizada no seu preparo. Ela também alertou que para as crianças o ideal é beber uma quantidade pequena do tereré e que se for adicionar algum suco à mistura de água fria e erva, é melhor que o suco seja natural.

Dica de como preparar um tereré

Ficou curioso para experimentar a bebida e aproveitar os seus benefícios? Então confira a seguir como preparar o seu tereré e aproveite com moderação!

Ingredientes e utensílios:

  • 1 guampo ou copo de plástico;
  • 1 bomba de chimarrão e/ou tereré;
  • Erva (as marcas recomendadas são Santo Antonio e Flor Verde);
  • Bastante água gelada.

Modo de preparo:

  1. Adicionar a erva no guampo ou copo de plástico, de modo que atinja ¾ do conteúdo do utensílio;
  2. Deitar o guampo ou copo em 45º, deixando a erva em apenas um lado do recipiente (isso serve para deixar o tereré mais bonito e parecido com o tradicional, mas se não quiser você não precisa fazer);
  3. Molhar a erva com um pouco de água, para que ela fique inchada e atinja o topo do utensílio. Continuar com o copo inclinado durante esse passo, que deve durar de 30 segundos a um minuto;
  4. Despejar água gelada, colocar a bomba no guampo ou copo e servir-se. Quando ver que a água está acabando, basta colocar mais um pouco no recipiente.

Você conhece alguém que tome com frequência e afirme que o consumo de tereré emagrece mesmo? Tem vontade de fazê-lo parte da sua dieta para perda de peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (79 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

42 comentários em “Tereré Emagrece Mesmo? Benefícios e Dicas”

  1. Não vou polemizar gente, o importante é que a Erva, ou melhor o tereré emagrece e tem um sabor muy gostoso. Vamos tomar tereré e ser Feliz ok. e deixem de ficar brigando aí pela Internet e cultivar o amor e a compreensão ao próximo mais próximo.. Até breve amigos e fiquem sempre com Yaveh!

  2. Pedir para um sul-mato-grossense tomar com moderação é piada, né? Rsrs. Eu tomo o dia inteiro desde criança. Fora isso, gostei da matéria. Parabéns!

  3. Sou do interior de MG. Tamvem tomo terere todos os dias. Depois q comecei a fazer uso das ervas percebi reducao de medidas. Nos primeiros dias tive muita insonia. Agora evito o uso a noite

  4. Adoro sou de Goiás e pessoal daqui gosta muito do terere e perde peso mesmo já perdi medidas e muito bom tomo ele com suco de limão e água bem gelada……