A discussão se tomar chuva causa gripe e resfriado é antiga. Afinal, muitos se lembram de chegar em casa encharcados de chuva quando eram crianças ou adolescentes e levar uma bronca dos pais ou avós, que alertavam sobre o perigo de adoecer.
Entretanto, esse debate ganhou um tempero a mais por conta da internet. Por exemplo, em março de 2023, um vídeo de pais com um bebê tomando banho de chuva viralizou no TikTok.
O vídeo dizia: “O que gripa é vírus, e não a chuva… A chuva é um lembrete de como é bom estarmos vivos! Deixe sua criança ser criança e seja criança junto com ela! Crie memórias e aproveite”.
Na legenda, o perfil que publicou o vídeo ainda complementou: “Não, tomar chuva não causa resfriado. Como se trata de uma infecção viral, apenas esses patógenos, microrganismos causadores de doenças, podem provocar o quadro”.
Mas será que isso está 100% correto? Não é verdade que tomar chuva causa gripe e resfriado? A chuva é totalmente inofensiva para a saúde? Vamos entender!
O que causa gripe e resfriado?
Por si só, tomar chuva não causa gripe ou resfriado. Afinal, a chuva não transmite vírus. Enquanto a gripe é causada pelo vírus da Influenza, o resfriado pode ser provocado por mais de 200 vírus diferentes, como o rinovírus.
Já a transmissão dessas doenças pode ocorrer, por exemplo, de pessoa para pessoa, ao chegarmos perto de alguém que foi infectado por um vírus causador da gripe ou resfriado e entrarmos em contato com gotículas de saliva contaminadas, que são expelidas através da fala, tosse ou espirro.
Além disso, se a pessoa doente deposita saliva ou muco com vírus em um objeto ao expeli-los pela boca ou tocar esse objeto com as mãos contaminadas, quem encostar nele e levar as mãos aos olhos, nariz ou boca também corre o risco de ser infectado.
Adicionalmente, quando alguém espirra, o vírus fica pairando no ar, podendo ser inalado por outra pessoa. Isso pode acontecer principalmente em ambientes fechados quando não há circulação de ar.
Antes de seguirmos em frente, entenda quais são as diferenças entre a gripe e o resfriado.
De onde vem a crença que tomar chuva causa gripe e resfriado?
De acordo com o pediatra Linus Pauling Fascina do Hospital Israelita Albert Einstein, a crença é antiga e a ideia existe porque o contato com temperaturas mais baixas do que a do corpo humano, como normalmente ocorre durante uma chuva, pode provocar reflexos de espirro e tosse.
Segundo ele, o nariz escorre devido a uma reação ao frio e não a uma infecção. Quando alguém toma chuva ou sai no frio, o organismo tem uma reação local nas mucosas nasais, gerando uma vasoconstrição ou redução do fluxo sanguíneo, completou.
O que acontece é que as células locais entendem que estão mais desidratadas e liberam um muco para proteger contra a perda de calor e umidade, aparecendo assim a coriza, explicou o médico.
Entretanto, Fascina apontou que esses efeitos devem ser temporários, durando apenas o período de exposição à chuva ou ao frio. Ele descreveu que quando a pessoa retorna para um ambiente com a temperatura apropriada, a reação é reduzida e tende a sumir rapidamente.
Já se a pessoa for exposta repetidamente a isso, ela pode ter a sensação de que é um problema contínuo, e se emendar essa exposição a um quadro viral, ela pode acabar culpando a chuva por sua gripe ou resfriado.
Adicionalmente, vale a pena lembrar que em dias chuvosos, as pessoas costumam se reunir em locais fechados. Se houver uma aglomeração de pessoas em um ambiente fechado e algumas estiverem infectadas, os vírus ganham uma chance de se espalhar.
A chuva é inofensiva?
Se tomar chuva não causa gripe e resfriado, isso não significa que ela seja inofensiva, indireta ou diretamente. Mas nem todos os seus riscos estão relacionados à gripe ou resfriado.
A chuva não contamina ninguém com o vírus da gripe ou do resfriado, mas permanecer molhado, o que pode ocorrer quando alguém se vê preso em um temporal, pode tornar difícil a tarefa de regular a temperatura corporal no clima frio.
Isso acontece porque estar coberto de chuva faz com que o corpo perca calor conforme a umidade continuamente evapora da pele.
Pesquisas apontaram que quedas na temperatura corporal podem diminuir a resposta imune das pessoas, que é o que as ajuda a combater os vírus.
Outro estudo indicou que estar com frio pode fazer com que os vasos sanguíneos do nariz estreitem, o que pode impedir que os glóbulos brancos (células de defesa do organismo) cheguem às membranas mucosas e ajudem a combater os germes.
Além disso, há outros motivos que colocam sob suspeita a ideia de que tomar banho de chuva é totalmente seguro. Por exemplo, existe o risco de ser atingido por um raio, de escorregar na água e sofrer uma lesão, e de ser contaminado pela água suja do esgoto.
Fontes e referências adicionais
- The fever paradox, New Scientist.
- Cold exposure impairs extracellular vesicle swarm–mediated nasal antiviral immunity, The Journal of Allergy and Clinical Immunology.
- The association between temperature, rainfall and humidity with common climate-sensitive infectious diseases in Bangladesh, PLoS One . 2018 Jun 21;13(6):e0199579.
- Effects of rain on energy metabolism while running in a cold environment, Int J Sports Med . 2013 Aug;34(8):707-11.
Fontes e referências adicionais
- The fever paradox, New Scientist.
- Cold exposure impairs extracellular vesicle swarm–mediated nasal antiviral immunity, The Journal of Allergy and Clinical Immunology.
- The association between temperature, rainfall and humidity with common climate-sensitive infectious diseases in Bangladesh, PLoS One . 2018 Jun 21;13(6):e0199579.
- Effects of rain on energy metabolism while running in a cold environment, Int J Sports Med . 2013 Aug;34(8):707-11.