O atual campeão da NFL, a principal liga de futebol americano nos Estados Unidos, o Kansas City Chiefs, levou milhares de torcedores a assistirem a um jogo que registrou um dos maiores frios da história do torneio.
Agora eles estão sendo instruídos a marcar amputações após passarem por hospitalizações e os seus tecidos necrosarem por congelamento.
O fato é que 70% dos torcedores que procuraram o hospital Grossman Burn Center, do Research Medical Center, em Kansas City nos Estados Unidos tiveram severas queimaduras provocadas pelo frio intenso, com as pontas dos dedos chegando a necrosar e, por isso, estão sendo aconselhados a se submeter ao procedimento, ou seja, a amputação.
Já 30% desses pacientes, no entanto, estão passando por uma outra alternativa de tratamento: são sessões em tanques de oxigênio hiperbárico, embora, as amputações não estejam descartadas.
De qualquer maneira, mesmo que os dedos sejam poupados, as sequelas nos dedos serão permanentes, dizem os médicos.
De acordo com Megan Garcia, diretora do Centro de Queimados: “Os pacientes que sofreram lesões por congelamento, durante o jogo dos Chiefs, chegaram ao ponto em que temos que discutir amputações. As pessoas quando pensam em queimaduras, pensam em fogo, pensam em lesões térmicas quentes. Mas as queimaduras podem ocorrer por diversas causas.”
Só para se ter uma ideia dos efeitos do frio intenso sobre nossa pele, um torcedor que tirou as luvas, por apenas cinco minutos, para montar uma barraca no estacionamento, ficou com as pontas dos dedos vermelhas pouco depois da exposição. Em pouco tempo, as lesões ficaram azuis escuras e roxas.
Boa parte da torcida, hoje em tratamento, estava nas arquibancadas do Arrowhead Stadium, durante a partida realizada em 13 de janeiro, na qual os Chiefs venceram os Dolphins, de Miami, por 26 a 9. O problema, é que eles estavam sem luvas ou com proteção insuficiente.
Vale saber que esse jogo foi o quarto mais frio da história da liga e as temperaturas mais baixas registradas no Arrowhead Stadium, desde a sua inauguração, em 1972, com 70 mil torcedores lotando as arquibancadas para assistir ao início da investida dos Chiefs rumo a novo título do Super Bowl.
Os termômetros marcavam 20 graus negativos, com sensação térmica de 31 graus negativos.