Torrada Engorda ou Emagrece? E a Integral?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Comer torrada engorda ou emagrece? E se for integral? Seja pura, com manteiga, requeijão, geleia ou patê, a torrada vai muito bem no café da manhã ou lanchinho da tarde, acompanhada de um cafezinho, um suco natural ou um copo de leite.

Mas será que quem se preocupa com a manutenção do peso ideal ou precisa emagrecer pode consumir o alimento normalmente, ou será que podemos afirmar que a torrada engorda?

As calorias 

Vamos começar a entender se a torrada engorda ou emagrece dando uma olhada na quantidade de calorias que podem ser encontradas no alimento.

Pois bem, uma porção de 30 g, que corresponde a três unidades de torradas, apresenta 119 calorias. Com isso, temos um total de aproximadamente 39,5 calorias por unidade. Já se estivermos falando da torrada integral, cada unidade apresenta 35 calorias ou 105 calorias se for uma porção de 30 g ou três unidades.

Da mesma forma, a torrada light apresenta 30 calorias por unidade ou 90 calorias a cada porção de três unidades ou 30 g.

Vale registrar aqui que os valores podem variar de acordo com a marca analisada. É possível que você encontre quantidades diferentes em torradas produzidas por diferentes empresas.

Do ponto de vista calórico, se a pessoa comer até três torradas dentro de uma refeição, não podemos afirmar ou esperar que elas causem um aumento de peso, desde que o seu consumo ocorra dentro de uma dieta equilibrada, controlada e saudável.

Por outro lado, se a pessoa se empanturrar de torradas de uma vez só e comer todo o pacote que contém 160 g, ela irá ingerir de 560 calorias a 632 calorias, o que certamente provocará o aumento de peso se feito de forma frequente.

Portanto, podemos concluir que em relação às calorias, não podemos garantir que a torrada engorda, seja em suas versões tradicional, light ou integral, desde que seja consumida de maneira controlada dentro da dieta.

A torrada não é mais light que o pão

A nutricionista Vivian Zollar desmentiu a ideia de que a torrada é mais light do que o pão que algumas pessoas podem ter. De acordo com ela, os dois alimentos encontram-se no mesmo nível que outras fontes de carboidratos na pirâmide alimentar.

Zollar explicou que a diferença da torrada para o pão normal é que ela é mais seca e leve por perder água quando é torrada, porém, ela mantêm os mesmos nutrientes do pão tradicional. Conforme a nutricionista, três torradas equivalem a 50 g de pão francês ou duas fatias de pão de forma.

O pão torrado engorda? 

A nutricionista Kelly de Lima, concordou com sua colega Viviane Zollar e afirmou que quando o pão é torrado, o que acontece é que ele perde água e torna-se mais leve.

Segundo Kelly, por conta disso, muitas pessoas que estão em dieta para emagrecer acabam comendo porções de pão torrado iguais ou até maiores do que as do pão normal, já que por ser mais leve, o pão torrado dá a falsa impressão de que se está comendo menos.

Entretanto, a nutricionista esclareceu que o pão torrado é mais calórico do que o pão tradicional: enquanto 100 g da torrada de pão francês apresentam 433 calorias, as mesmas 100 g de pão francês tradicional contêm 286 calorias.

Kelly explicou que isso acontece justamente por conta da torrada ter menos água em sua composição e ser mais seca do que o pão. Com isso, os nutrientes que possuem calorias – os carboidratos, as gorduras e as proteínas, ficam mais concentrados na torrada do que no pão tradicional, completou ela.

Logo, determinada quantidade de torrada vai apresentar mais calorias do que a mesma quantidade de pão francês normal, explicou a nutricionista, que também esclareceu que somente quatro unidades de torrada de pão francês superam a quantidade de calorias encontradas em um pão francês.

Por isso, nos casos em que o objetivo for perder peso, Kelly aconselha substituir uma unidade de pão francês por somente duas unidades de torrada.

Os acompanhamentos da torrada

Além do cuidado de controlar as porções, o consumo das torradas também exige precauções em relação aos acompanhamentos que podem ser consumidos com elas, tendo em vista que o acréscimo desses ingredientes aumenta o número de calorias.

A tabela abaixo apresenta uma relação com os valores calóricos de uma série de ingredientes que pode ser utilizados para acompanhar as torradas:

IngredienteCalorias por porção
Requeijão light55 calorias em 1 colher de sopa
Requeijão cremoso tradicional78 calorias em 1 colher de sopa
Manteiga com sal74 calorias em 1 colher de sopa
Manteiga sem sal77 calorias em 1 colher de sopa
Margarina light34 calorias em 1 colher de sopa
Margarina cremosa72 calorias em 1 colher de sopa
Geleia de morango31 calorias em 1 colher de sopa
Geleia diet de frutas vermelhas24 calorias em 1 colher de sopa
Patê de atum51 calorias em 30 g
Patê de frango69 calorias em 30 g
Patê de presunto78 calorias em 30 g

Outras considerações 

Mais importante do que saber se a torrada engorda é entender que, para alcançar e manter o peso ideal é fundamental que toda a dieta seja controlada, equilibrada, saudável e nutritiva. Não adianta nada cuidar e controlar o consumo das torradas se o resto da dieta for cheio de comidas pobres em nutrientes e cheias de calorias e açúcar, certo?

Isso não significa necessariamente ter que se afastar para sempre de comidas saborosas que você ama, porém, aprender a consumi-las com moderação, de modo que não afetem o peso e a saúde, e inserir nas refeições alimentos saudáveis e nutritivos que beneficiam não somente a boa forma como também o funcionamento de todo o organismo.

Para se certificar de escolher uma dieta que auxilie a alcançar seus objetivos em relação à perda de peso, ao mesmo tempo em que faz bem e não prejudica a tua saúde, conte com o acompanhamento de um bom nutricionista.

Vídeo: 

Gostou das dicas?

Você tem o costume de comer torrada como lanche na sua dieta? Já imaginava que a torrada engorda, dependendo da quantidade consumida e de seu recheio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Torrada Engorda ou Emagrece? E a Integral?”

  1. Não imaginei que a torrada engordasse, achei que estava fazendo uma mudança ótima,de pão pra torrada, mas vejo que estava bem enganada,vou voltar para o pão francês, amo de paixão…😏 rsrs