Torrada engorda ou emagrece? E a integral?

Especialista da área:
atualizado em 16/10/2021

Seja pura, com manteiga, requeijão, geleia ou patê, a torrada vai muito bem no café da manhã ou lanchinho da tarde, especialmente quando acompanhada de um cafezinho, um suco natural ou um copo de leite.

  Continua Depois da Publicidade  

Elas são fontes de carboidratos, portanto, fornecem energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo.

Mas será que quem se preocupa com a manutenção do peso ou precisa emagrecer pode consumir torradas à vontade?

Comer torrada engorda ou emagrece?

torradas

Em uma porção de 100 gramas de torrada feita a partir do pão de forma (trigo) encontramos 395 calorias e cada unidade deste alimento (10 g) contém 39 calorias. Já a torrada integral (neste caso a escolhida foi da marca Bauducco) apresenta 398 calorias nesta mesma porção e 39 calorias por unidade, portanto em questão de calorias, as duas se equiparam.

Vale registrar aqui que os valores podem variar de acordo com a marca analisada. É possível que você encontre outras quantidades de nutrientes em torradas produzidas por diferentes empresas. Há inclusive marcas em que a quantidade de calorias na torrada integral é bem menor do que na torrada normal.

Do ponto de vista calórico, se a pessoa comer até três torradas dentro de uma refeição, não podemos afirmar ou esperar que elas causem um aumento de peso significativo.

Por outro lado, se a pessoa consumir uma quantidade excessiva desse quitute, certamente ela irá engordar. Um pacote de torradas contém em média 160 g o que corresponde a 632 calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, não podemos esquecer que dificilmente a torrada é ingerida sozinha, geralmente ela é consumida acompanhada de geleias, pastas, diferentes tipos de queijos e até mesmo frutas, o que pode contribuir, em alguns casos, para um aumento considerável no número calorias.

Portanto, podemos concluir que o ganho de peso decorre do excesso de calorias consumidas e que a torrada, desde que seja consumida com moderação dentro de uma dieta balanceada, não será responsável pelo aumento do seu peso.

A torrada não é mais light que o pão

A torrada nada mais é do que o pão torrado, geralmente pão de forma. Quando colocamos um pão no forno e ele vira torrada, ele apenas perde água e por isso torna-se mais leve.

Como a torrada é mais leve, temos a sensação de que comemos menos, e aí que mora o perigo, porque muitas pessoas que estão em processo de emagrecimento ingerem torrada na mesma quantidade, ou ainda em quantidades muito maiores do que ingerem o pão.

Cada 100 gramas de pão francês equivale a 300 calorias (kcal), ou seja, ele é menos calórico do que a mesma medida de torrada, seja feita com o próprio pão francês ou pão de forma.

Isso ocorre porque a torrada tem menos água em sua composição (é mais seca) do que o pão francês e assim, os nutrientes calóricos (carboidratos, proteínas e gorduras) ficam mais concentrados e, portanto, uma mesma quantidade (em gramas) de torrada vai ter mais calorias em relação ao pão.

  Continua Depois da Publicidade  

Comparando-se o pão de forma com a torrada feita a partir dele, uma fatia de pão de forma (25 g) feito com trigo, tem 60 calorias, e 100 gramas tem 244 kcal. Já a mesma fatia de torrada (10 g) tem 39 calorias, e 100 gramas tem 395 kcal.

QuantidadePão de forma (kcal)Torrada do pão de forma (kcal)
Uma fatia60 kcal (25 g)39 kcal (10 g)
100 gramas244 kcal395 kcal
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Por outro lado, uma unidade de pão francês apresenta 149 calorias, possuindo muito mais calorias do que uma unidade de torrada de pão de forma (39 calorias). 

O grande problema é que somente quatro unidades de torrada superam a quantidade de calorias de um pão francês, então para emagrecer é recomendável substituir um pão francês por no máximo duas a três torradas.

Os acompanhamentos da torrada

Requeijão na torrada

Além do cuidado de controlar as porções, o consumo das torradas também exige precauções em relação aos acompanhamentos, tendo em vista que o acréscimo desses ingredientes aumenta o número de calorias.

A tabela abaixo apresenta uma relação com os valores calóricos de uma série de ingredientes que pode ser utilizados para acompanhar as torradas:

  Continua Depois da Publicidade  

IngredienteCalorias por porção
Requeijão light54 calorias em 1 colher de sopa
Requeijão cremoso tradicional78 calorias em 1 colher de sopa
Manteiga com sal75 calorias em 1 colher de sopa
Manteiga sem sal77 calorias em 1 colher de sopa
Margarina light34 calorias em 1 colher de sopa
Margarina cremosa72 calorias em 1 colher de sopa
Geleia de morango31 calorias em 1 colher de sopa
Geleia diet de frutas vermelhas26 calorias em 1 colher de sopa
Patê de atum46 calorias em 30 g
Patê de frango60 calorias em 30 g
Patê de presunto78 calorias em 30 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Outras considerações 

É importante mencionar que de fato nenhum alimento engorda por si só, contudo, existem sim alguns alimentos que são mais calóricos do que outros. O aumento de peso é causado pelo excesso de calorias consumidas e que não são gastas, acumulando-se no corpo.  

Para alcançar e manter o peso ideal é fundamental que toda a dieta seja balanceada, saudável e nutritiva. Não adianta nada cuidar e controlar o consumo das torradas se o resto da dieta for cheio de comidas pobres em nutrientes e cheias de calorias, gorduras e açúcar.

No entanto, isso não significa que você precisa excluir da sua dieta as suas comidas preferidas, o que você precisa é aprender a consumi-las com moderação, de forma que elas não afetem seu peso e a sua saúde.

Vídeo

Você tem o costume de comer torrada como lanche na sua dieta? Já imaginava que a torrada engorda, dependendo da quantidade consumida e de seu recheio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média 3,80)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Torrada engorda ou emagrece? E a integral?”

  1. Não imaginei que a torrada engordasse, achei que estava fazendo uma mudança ótima,de pão pra torrada, mas vejo que estava bem enganada,vou voltar para o pão francês, amo de paixão…? rsrs

    Responder