3 tratamentos caseiros para tirar verrugas

Especialista da área:
atualizado em 20/01/2022

Verrugas são caroços benignos na pele causados pelo papilomavírus humano (HPV). Normalmente, desaparecem sozinhas em torno de 2 anos, mas esse tempo pode ser reduzido com a utilização de tratamentos caseiros para tirar verrugas.

Muitas vezes, dependendo do local onde surgem, as verrugas podem incomodar pela sua aparência ou até atrapalhar atividades diárias, como andar ou se exercitar, quando surgem na sola dos pés.

  Continua Depois da Publicidade  

Por serem causadas por um vírus, as verrugas são contagiosas, podendo ser passadas de pessoa para pessoa ou se espalhar para outras partes do corpo. Por isso, deve-se evitar tocar as verrugas e, depois, outras partes do corpo sem antes lavar as mãos. 

Veja alguns detalhes sobre as verrugas e opções de tratamentos caseiros para tirar verrugas.

O que são verrugas? 

Verruga
Verrugas são formadas por células da pele que cresceram exageradamente

As verrugas crescem na camada mais superficial da pele, a epiderme. Elas podem ter uma superfície áspera e elevada, ou lisa e plana, como geralmente aparece no rosto. Em algumas, é possível observar pontinhos mais escuros no centro, que são vasos sanguíneos muito finos irrigando-as. 

As verrugas são formadas por células da pele que cresceram exageradamente, devido à infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Existem cerca de 10 cepas do vírus que causam as verrugas na pele, sendo os tipos mais comuns:

  • Comum: caroço áspero marrom-claro ou marrom-escuro, geralmente aparece nas mãos.
  • Plantar: áspera com superfície esponjosa e plana, que aparece na planta dos pés. 
  • Plana: menor do que as outras verrugas, plana, lisa e rosada. São comuns no rosto, mãos e canela. 

Há outras cepas do vírus que causam verrugas anal e genital e requerem tratamento médico. 

  Continua Depois da Publicidade  

Todos já tiveram contato com o vírus HPV, mas algumas pessoas são mais propensas do que outras a desenvolver as verrugas. Elas são contagiosas através do contato, mas é necessário haver uma abertura na pele, para que o vírus se instale, por isso não é tão fácil “pegar” verruga. 

É importante tomar cuidado para não passar lâmina de barbear, lixa ou pedra-pomes sobre a verruga e usá-los em outras partes do corpo, para não espalhar o vírus. 

Tratamentos caseiros para tirar verrugas

As verrugas desaparecem naturalmente entre 1 e 2 anos, então esperar é uma opção. Mas, alguns especialistas recomendam remover a verruga assim que ela aparece, para diminuir as chances dela se espalhar para outros locais ou de retornar no mesmo local, após a sua retirada. 

Existem tratamentos realizados por profissionais para remoção da verruga, como a cauterização química ou criocirurgia, mas também há opções caseiras.

Ácido salicílico

Pomada com ácido salicílico é um dos tratamentos caseiros para verrugas
Pomadas com ácido salicílico podem ajudar no tratamento

O ácido salicílico está presente na aspirina, muito utilizada para o alívio de dores. Quando aplicado sobre a pele, o ácido descama e estimula a produção de novas células, regenerando o tecido onde está a verruga. Além disso, a irritação local causada pelo ácido, estimula o sistema imune a combater o papilomavírus humano. 

O ácido salicílico é encontrado em vários produtos de venda livre em farmácias, como géis, cremes, líquidos e adesivos. Recomenda-se utilizar produtos que contenham concentrações de ácido salicílico entre 17 e 40%. Concentrações mais altas podem ser usadas em verrugas sobre pele mais rígida, como na sola dos pés. 

  Continua Depois da Publicidade  

Para utilizar esse método, mergulhe a parte do corpo com a verruga em água morna por 10 minutos e depois lixe a pele morta com uma pedra-pomes. Aplique o produto que contém o ácido salicílico sobre a verruga e deixe agir. Faça isso de 1 a 2 vezes ao dia, durante 12 semanas. 

Você pode continuar o tratamento por 1 ou 2 semanas após a verruga ter sido removida, para prevenir o seu reaparecimento. 

Fita adesiva 

Foi feito um estudo comparativo utilizando duas técnicas para tirar verrugas, uma com fita adesiva do tipo silver tape, uma fita cinza bem reforçada, e outra com crioterapia. 

Nesse estudo, as pessoas deixaram uma fita adesiva colada sobre a verruga durante 6 dias. Passados os dias, mergulharam a verruga em água, lixaram a pele morta e deixaram-na descoberta durante a noite. Na manhã seguinte, colaram outra fita sobre a verruga, deixando por mais 6 dias. E seguiram esse ciclo por 2 meses ou até que a verruga desaparecesse. 

Você pode aplicar um produto com ácido salicílico antes de colar a fita adesiva sobre a verruga, para potencializar o tratamento. 

A comparação deste estudo mostrou que o método com a fita adesiva do tipo silver tape foi 45% mais eficaz do que a crioterapia. São necessários mais estudos para comprovar a eficácia do método e entender por que ele tira a verruga.

  Continua Depois da Publicidade  

Há hipóteses de que a fita adesiva impeça o oxigênio de chegar às células da verruga ou que a fita retira as células mortas e as partículas do vírus. 

Como é um método simples e já há estudos que o fundamentam, a Associação Americana de Dermatologia recomenda-o como tratamento caseiro para tirar verrugas. 

Crioterapia

A crioterapia é um tratamento médico padrão para tirar verrugas, mas você pode encontrar produtos de venda livre em farmácias, como o Antiverrugas Pointts® e o DermaFreeze®, e utilizá-los em casa.    

Mas, pessoas com alguma comorbidade, como a diabetes, devem buscar recomendação médica antes de usar esse tipo de produto, pois eles podem lesar a pele e causar danos nos nervos.

O ideal é que o tratamento seja feito por um médico, até porque geralmente são necessárias várias sessões de crioterapia para tirar a verruga e, em alguns casos, é necessário aplicar um ácido após o tratamento. 

Quando procurar um médico

Médico analisando verruga
Em alguns casos, é necessário procurar um médico para analisar a verruga

Normalmente, as verrugas não são motivo para preocupação, mas é importante se atentar a alguns sinais que indicam que é necessário agendar uma consulta médica: 

  • Verrugas no rosto ou genital
  • Verrugas em grande quantidade dentro de uma área
  • Verrugas que queimam, coçam ou sangram
  • Verrugas que mudam de cor
Fontes e referências adicionais

Você já fez algum tratamento médico para tirar verrugas? Já testou algum dos tratamentos caseiros mencionados aqui? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário