Você já se perguntou o que são e de onde surgem as verrugas no pescoço? Essas pequenas lesões são mais comuns em algumas fases da vida, principalmente na infância e após os 50 anos.
Mas, justamente por serem tão comuns, normalmente não damos muita atenção para as verrugas, e tampouco procuramos tratamentos para elas.
Então, a seguir vamos entender melhor os tipos, as causas e os tratamentos das verrugas no pescoço, além de conhecer algumas curiosidades sobre estas pequenas lesões de pele.
Veja também: Qual é o melhor tratamento para verruga?
Tipos de verrugas no pescoço
Existem vários tipos de verrugas que podem surgir no pescoço, cada uma com características distintas. Abaixo, separamos os tipos comuns:
- Verrugas comuns: Essas verrugas têm uma aparência áspera e podem variar em tamanho. Elas são geralmente inofensivas e podem aparecer em qualquer parte do corpo, incluindo o pescoço
- Verrugas filiformes: São longas e finas, parecendo com pequenos dedos, muitas vezes aparecendo em áreas sensíveis, como o pescoço
- Verrugas seborreicas: Também conhecidas como verrugas senis, são elevações suaves e geralmente de cor mais escura. Não estão relacionadas ao HPV e são mais comuns em adultos mais velhos
- Verrugas mosaicais: São formadas pela junção de verrugas menores que muitas vezes aparecem em áreas específicas, como o pescoço
- Câncer de pele: O carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma são os três tipos de câncer de pele, que podem se desenvolver em qualquer lugar do corpo, incluindo no pescoço
Lembrando que a identificação correta do tipo de verruga é fundamental para um tratamento adequado.
Causas das verrugas no pescoço
As verrugas no pescoço podem ter diferentes causas, sendo a mais comum o Vírus Papiloma Humano (HPV). É o caso das verrugas comuns e das verrugas filiformes.
Além disso, podem ocorrer também a multiplicação benigna ou maligna de alguns tipos de células da pele. E ainda existem numerosos casos nos quais não é possível definir a causa exata.
Toda verruga no pescoço precisa ser retirada?
Não. A grande maioria das verrugas que surgem no pescoço é benigna, e não precisa ser retirada, caso essa seja a vontade da pessoa.
Mas, caso a verruga cause algum incômodo, como dor, coceira ou atrapalhe o uso de roupas e acessórios, é possível retirar essas pequenas lesões de forma rápida e simples.
Outro ponto a ser levado em consideração é a questão estética, que pode ser um incômodo para muitas pessoas.
Tratamento para as verrugas no pescoço
As verrugas no pescoço podem ser retiradas de diferentes maneiras, todas com resultados e efetividade semelhantes.
Os mais comuns são:
- Retirada cirúrgica
- Eletrocauterização, que utiliza um instrumento para queimar a verruga
- Crioterapia, ou seja, a remoção da verruga pelo congelamento com nitrogênio líquido
No entanto, a escolha do tipo de técnica de retirada vai depender do tamanho, da quantidade e da profundidade da verruga.
Além disso, seu médico pode também enviar a verruga retirada para uma biópsia, para assim verificar se a lesão é benigna ou maligna.
Veja também: Quando é preciso retirar as verrugas? E de que forma?
Verrugas no pescoço são perigosas? Preciso tirar?
Na maioria dos casos, as verrugas são inofensivas e não representam um perigo significativo.
No entanto, é importante ficar de olho em qualquer mudança nas verrugas e procurar a orientação de um médico caso elas mudem de aparência, cresçam ou causem algum incômodo.
Outro ponto importante é que, como vimos mais acima, existem diferentes tipos de verrugas, e cada uma delas possui uma evolução e possíveis complicações específicas.
Cuidado com as soluções caseiras para remover verrugas
É comum buscarmos métodos caseiros para lidar com certas questões de saúde, especialmente quando são coisas pequenas e comuns.
Mas, existem riscos associados a isso, como:
- Infecções, devido ao uso de técnicas ineficazes de higiene
- Mascarar problemas mais graves, já que existe o risco pequeno de uma verruga, na verdade, ser uma lesão mais séria
- Retorno da verruga, que pode ocorrer principalmente quando as lesões são causadas pelo vírus HPV
Por isso, caso deseje remover uma ou mais verrugas, procure um dermatologista.
Fontes e referências adicionais
- Câncer da pele, Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Verrugas, Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde
Fontes e referências adicionais
- Câncer da pele, Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Verrugas, Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde