Vinho Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas

Especialista:
atualizado em 26/12/2019

Uma boa taça de vinho combina com diversas ocasiões – pode ser em um jantar romântico a dois, um encontro entre amigos ou uma ceia de Natal em família. A bebida cai bem, por exemplo, acompanhada de queijos, fondue, massas, pizzas e peixes.

Mas será que o vinho tem carboidrato?

Entretanto, para quem segue uma dieta low carb, com controle ou restrição na ingestão de carboidratos, a decisão de incluir a bebida ou não em uma refeição pode provavelmente passar pelo seguinte questionamento: o vinho tem carboidrato?

Pois bem, o vinho em uma lista de top 10 das bebidas alcoólicas com baixo teor de carboidratos. Entretanto, observe que o fato do vinho ser classificado como uma bebida com poucos carboidratos não significa que o seu teor do nutriente seja nulo (pelo menos na maioria dos tipos de vinhos).

Ou seja, quem for consumir uma quantidade excessiva de vinho de uma vez só pode acabar consumindo uma quantidade mais elevada e, em alguns casos, bem expressiva de carboidratos, isso sem contar que vai expor o organismo a todos os perigos que o abuso de bebidas alcoólicas provoca.

A lista que você confere a seguir apresenta a quantidade de carboidratos que pode ser encontrada em diferentes tipos de vinho. Dá só uma conferida:

  1. Vinho tinto de mesa: Uma dose com 150 ml de vinho tinto de mesa apresenta 3,84 g de carboidratos e 125 calorias.
  2. Vinho Cabernet Sauvignon: Uma dose com 150 ml do vinho Cabernet Sauvignon é composta por 3,82 g de carboidratos e 123 calorias.
  3. Vinho Merlot: Uma dose que carrega 150 ml do vinho Merlot também contém 3,69 g de carboidratos e 123 calorias.
  4. Vinho branco de mesa: Uma dose com 150 ml de vinho branco de mesa apresenta 3,82 g de carboidratos ao mesmo tempo em que traz 122 calorias.
  5. Vinho Sauvignon Blanc: O vinho Sauvignon Blanc é composto por aproximadamente 3 g de carboidratos e 121 calorias em cada dose de 150 ml.
  6. Vinho Pinot Noir: Por sua vez, o vinho Pinot Noir apresenta 3,4 g de carboidratos e 122 calorias em cada dose de 150 ml.
  7. Vinho rosé: Outra modalidade de vinho é o chamado vinho rosé, que é composto por aproximadamente 6 g de carboidratos e em torno de 104 calorias em uma porção de 150 ml.
  8. Vinho Syrah: Uma dose com 150 ml do vinho Syrah apresenta aproximadamente 3,8 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que carrega 123 calorias.
  9. Vinho branco espumante natural brut (Salton): Esta modalidade de vinho espumante contém 15 g de carboidratos e 105 calorias em uma porção de 150 ml.
  10. Vinho Prosecco: Este vinho espumante possui em torno de 2,8 g de carboidratos e aproximadamente 98,5 calorias em uma porção de 150 ml.
  11. Vinho Lambrusco: Este outro tipo de vinho espumante é composto por 6 g de carboidratos e 90 calorias em cada porção de 150 ml.
  12. Vinho do Porto: Por sua vez, uma porção com 150 ml de vinho do Porto apresenta aproximadamente 20,5 g de carboidratos e 240 kcal.
  13. Vinho branco espumante demi sec (Chandon): Este vinho branco espumante demi sec é composto por zero gramas de carboidratos e aproximadamente 128,5 calorias em uma porção de 150 ml.
  14. Vinho Pinot Gris (Grigio): Uma dose de 150 ml desta modalidade de vinho contém 3,03 g de carboidratos ao mesmo tempo em que carrega 123 calorias.
  15. Vinho Moscatel: Por sua vez, uma dose de 150 ml do vinho Moscatel apresenta 7,84 g de carboidratos e 124 calorias.
  16. Vinho Chianti: Uma porção com 150 ml deste tipo de vinho possui aproximadamente 4 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que traz em torno de 124 calorias.
  17. Vinho Chenin Blanc: Uma dose com 150 ml desta modalidade de vinho é composta por 4,9 g de carboidratos e 120 calorias.
  18. Vinho Pinot Blanc: Uma dose com 150 ml deste tipo de vinho possui 2,85 g de carboidratos e 121 calorias.
  19. Vinho Zinfadel: Uma dose que carrega 150 ml do vinho Zinfadel é composta por 4,2 g de carboidratos e contém 131 calorias.

Atenção: Não foram realizados testes para confirmar as informações nutricionais dos tipos de vinho apresentados acima, portanto, sempre cheque a tabela nutricional do vinho de sua preferência para confirmar a quantidade de carboidratos encontradas no produto em questão.

E quanto ao glúten? Será que o vinho tem glúten?

Agora que já vimos se cada tipo de vinho tem carboidrato, vamos descobrir se essa tem glúten. Essa informação é importante para as pessoas que não podem ingerir a substância devido ao fato de sofrerem com a doença celíaca, com alergias, intolerâncias ou sensibilidades ao glúten ou simplesmente por terem escolhido eliminar a substância da sua dieta.

Segundo informações da Associação dos Celíacos do Brasil (ACELBRA), o vinho pode ser consumido nas refeições de quem sofre com a doença celíaca, o que nos serve de indício para afirmar que a bebida não é composta pelo glúten.

No mesmo sentido, a Associação Portuguesa de Celíacos (APC) informou que o vinho é isento de glúten, como resultado do fato de ser produzido a partir da fermentação da uva.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava que o vinho tem carboidrato? Evita tomar que tipos de bebidas alcoólicas por causa disso? Comente abaixo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário