Vitamina Damater Engorda? Para Que Serve e Composição

Damater é um medicamento polivitamínico e poliminerais, fabricado pela Schering-Plough Indústria Farmacêutica, que é encontrado em embalagens contendo 30 cápsulas gelatinosas moles. Seu uso é oral e deve ser feito por indivíduos adultos.

Vamos conferir a seguir para que serve, qual é a composição do polivitamínico e entender se o consumo de Damater engorda ou não, para quem o busca sob esse propósito.

Para que serve? 

De acordo com informações da bula de Vitamina Damater disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o medicamento é recomendado para suprir as necessidades de vitaminas e minerais no organismo durante o período da gestação, da amamentação e da fase periconcepcional – que é o período que vai desde antes da gravidez até o início da gestação.

A bula destaca que o ácido fólico – também conhecido como folato ou vitamina B9 – presente na composição do polivitamínico é importante para a fase pré-concepcional e a etapa inicial da gravidez porque auxilia na prevenção de problemas no tubo neural.

O tubo neural é constituído por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na cabeça e na coluna vertebral do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo.

Composição da vitamina

A seguir você confere os componentes encontrados em Damater, conforme informou a sua bula:

Cada cápsula gelatinosa contém:

Substâncias ativasQuantidade%IDR* Gestantes
%IDR* Lactantes
Vitamina A (betacaroteno)2700 UI101 %95 %
Vitamina D (colecalciferol)400 UI200 %200 %
Vitamina E (acetato de racealfatocoferol)30 mg300 %300 %
Vitamina C (ácido ascórbico)70 mg127 %100 %
Vitamina B1 (nitrato de tiamina)3 mg214 %200 %
Vitamina B2 (riboflavina)2 mg142 %125 %
Vitamina B6 (cloridrato de piridoxina)2,2 mg116 %110 %
Vitamina B12 (cianocobalamina)3 mcg115 %107 %
Ácido fólico2 mg563 %678 %
Ferro (fumarato ferroso)30 mg111 %200 %
Zinco (óxido de zinco)15 mg136 %158 %

* IDR – Ingestão Diária Recomendada

Outros componentes: cálcio (carbonato de cálcio).

Excipientes: óleo de soja, Softisan 378 (mistura de glicerídeos de ácidos graxos saturados), lecitina de soja e simeticona. Componentes da cápsula gelatinosa mole: gelatina, sorbitol, água purificada, glicerol, metilparabeno, propilparabeno, corante amarelo crepúsculo FD&C n°6, corante vermelho Ponceau FD&C n°4R, corante azul brilhante FD&C n°1, dióxido de titânio.

Damater engorda? 

O primeiro lugar que analisamos para verificar se Damater engorda foi a sua bula. E, de acordo com o documento, não é possível afirmar que o polivitamínico e poliminerais esteja associado à elevação dos quilos no corpo das usuárias do produto.

Os suplementos de vitaminas não costumam promover o aumento de peso, eles simplesmente servem para suprir algum tipo de carência nutricional que o corpo do usuário em questão possa apresentar.

Logo, não temos evidências para afirmar que Damater engorda. Portanto, caso você venha apresentar algum tipo de elevação do apetite ou aumento de peso enquanto faz uso do polivitamínico, procure o auxílio do seu médico para descobrir qual a real origem do problema e como lidar com ele.

Principalmente se você estiver gestante ou em período de amamentação de seu bebê, e não deseje engordar, converse com os médicos que acompanham a sua gestação e/ou a saúde do seu bebê para verificar a melhor forma de evitar que isso aconteça, sem que as suas necessidades nutricionais e a do seu filho sejam prejudicadas.

Contraindicações da Vitamina Damater 

O polivitamínico é contraindicado a pessoas que sofrem com alergia a qualquer um dos componentes de sua fórmula, ainda que esses casos sejam considerados raros.

Ele também não deve ser utilizado no tratamento de anemia perniciosa, por indivíduos de tenham hipervitaminose (excesso de vitaminas no organismo) A ou D, insuficiência renal, hemossiderose (absorção excessiva de ferro), hipercalcemia (alta concentração de cálcio no sangue) e hipercalciúria (excesso de cálcio na urina).

O medicamento também não é recomendado para crianças – seu uso é adulto e próprio para mulheres com idade potencial para engravidar ou que já se encontrem gestantes ou estejam amamentando.

Efeitos colaterais

Conforme informações de sua bula, o polivitamínico e poliminerais Damater pode resultar em prisão de ventre, entretanto, tal efeito é experimentado com uma frequência baixa. Caso sofra com esse ou outro tipo de reação adversão, a orientação é que o médico seja procurado.

Cuidados

Damater pode ser comercializado sem a apresentação da receita com a prescrição médica. Entretanto, sua própria bula alerta que as mulheres grávidas não devem fazer uso do medicamento sem que haja orientação médica.

Além disso, antes de começar a fazer uso do produto, é necessário informar ao médico a respeito de qualquer tipo de remédio que esteja utilizando para verificar se não existem riscos de interação entre os dois. Os antiácidos são um exemplo de remédio que interagem com a vitamina em questão.

Você conhece alguém que tenha tomado e percebido que o uso de Damater engorda? Foi receitado pelo seu médico o consumo deste suplemento polivitamínico? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (86 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...

1 comentário em “Vitamina Damater Engorda? Para Que Serve e Composição”

  1. Me dei muito bem com Demater,tomei pq meu cabelo estava caindo muito , parou de cair ficou forte e aumentou o volume , tomei 2 caixas e amei o resultado em todos os sentidos e Demater não engorda.

Deixe um comentário