Tomando whey

Whey Protein Faz Mal? Há Efeitos Colaterais?

Suplemento que movimenta milhões de dólares em vendas ao redor do mundo, o whey protein é também um grande sucesso no Brasil, onde 6 em cada 10 suplementos esportivos vendidos são da proteína do soro do leite.

A grande popularidade do suplemento tem levado muitas pessoas a utilizá-lo sem orientação profissional adequada, o que eventualmente pode levantar questões sobre a segurança do whey para a saúde.

Será que o whey protein faz mal? Existem possíveis efeitos colaterais? Confira alguns dos mitos e verdades sobre o whey protein e saiba se você pode utilizar o suplemento sem colocar sua saúde em risco.

Como é feito o Whey Protein

Para entendermos se o whey protein faz mal, é importante saber primeiramente como o suplemento é produzido.

O que conhecemos como whey nada mais é que um subproduto da produção de queijo a partir do leite de vaca. O leite é formado por duas proteínas, a caseína e o whey. Enquanto a caseína possui digestão lenta e constitui cerca de 80% das proteínas do leite, o whey é rapidamente assimilado pelo sistema digestivo e chega rapidamente aos músculos.

Após uma série de filtragens do soro do leite, obtém-se o whey, que pode ser classificado de acordo com seu teor proteico.

O whey protein foi durante muitos anos totalmente descartado pela indústria de laticínios, e somente na última década começou a ser amplamente utilizado como suplemento esportivo.

Tipos de Whey Protein

Quanto mais proteínas no whey, mais “puro” é o produto e maiores serão seus benefícios para o ganho de massa muscular. De acordo com o tipo de processamento e a quantidade de proteínas, o whey pode ser dividido em whey concentrado, whey isolado e whey hidrolisado.

O primeiro tipo de whey é o mais consumido em todo o mundo, pois possui uma alta concentração de proteínas com um bom custo x benefício. O teor proteico do whey concentrado aproxima-se de 70-80%.

O whey isolado pode conter em sua formulação até 99% de proteínas, o que o torna um produto de altíssimo valor biológico e também mais interessante para quem está preocupado com a balança. Isso porque o whey isolado quase não contém carboidratos e gorduras, o que pode facilitar o controle das calorias por quem precisa emagrecer.

Já o whey hidrolisado é um whey isolado só que parcialmente digerido, o que torna sua absorção ainda maior. É o whey mais puro de todos, mas também o mais caro e com menor custo x benefício.

Propriedades do Whey Protein

As proteínas do whey são de altíssimo valor biológico, o que significa que são muito bem aproveitadas pelos músculos e demais tecidos do corpo. Isso torna o whey protein uma ótima opção de suplemento para quem procura manter ou aumentar a massa muscular.

Alguns dos benefícios do whey protein:

  • Preserva a massa magra ao mesmo tempo em que permite a queima de gordura;
  • Traz ganhos de força e resistência;
  • Fornece aminoácidos necessários para a recuperação e o crescimento das células musculares;
  • Ajuda a controlar o apetite (as proteínas possuem digestão mais lenta, o que prolonga a saciedade);
  • Fortalece o sistema imunológico.

Efeitos Colaterais do Whey Protein

Os principais efeitos colaterais do whey protein estão relacionados à presença da lactose no suplemento. Pessoas com intolerância ao açúcar do leite podem sofrer com uma série de problemas digestivos, como diarreia, cólicas, gases e má digestão.

Esse problema pode ser resolvido a partir do consumo do whey protein isolado, que contém no máximo 1% de lactose.

Pessoas com alergia à lactose, no entanto, devem evitar o consumo de qualquer tipo de whey, pois o corpo ainda pode desencadear uma resposta imune após o consumo do suplemento. 

Afinal, Whey protein faz Mal?

13683565_s

Como acabamos de ver, o whey nada mais é do que uma proteína extraída do leite e que foi concentrada em um suplemento hiperproteico. No entanto, como quase todo suplemento voltado para atletas, o whey protein é alvo de muitos mitos.

Mitos ou Verdades

Vamos analisar o que é verdade e o que não procede quanto aos possíveis efeitos colaterais do whey protein:

– Whey protein faz mal para os rins?

Quando alguém diz que ouviu falar que o whey protein faz mal, muito provavelmente está se referindo aos possíveis problemas renais causados pelo suplemento.

Essa na realidade é uma meia verdade, pois não há estudos científicos que comprovem uma ligação entre o consumo de whey e complicações nos rins (como por exemplo os cálculos renais) em pessoas saudáveis.

As pesquisas divulgadas até o momento que afirmam que o whey prejudica os rins foram desenvolvidas com indivíduos que já apresentavam uma predisposição a problemas renais, e não servem portanto como embasamento para todas as outras pessoas com um perfeito funcionamento dos órgãos.

Por outro lado, nós dissemos que a afirmação é uma meia verdade porque o consumo excessivo de qualquer proteína pode sobrecarregar os rins, sobretudo na ausência de uma ingestão adequada de líquidos. Não se trata, portanto, de afirmar que o whey protein faz mal para os rins, mas sim que o excesso de proteínas (sejam elas provenientes da carne, feijão ou whey) pode alterar as funções renais.

Para evitar que isso ocorra, mantenha um registro do seu consumo diário de proteínas, e tente limitá-lo a no máximo 1,5 g de proteína/kg.

– Whey Protein engorda? 

Não, o whey não engorda, a menos é claro que você exagere nas calorias e acabe extrapolando o que precisa para suprir suas necessidades diárias de energia. Entenda por quê:

A fonte principal de energia para as células são os carboidratos, mas na ausência destes as gorduras e proteínas também podem ser utilizadas para manter as funções metabólicas. O contrário também é verdade, uma vez que na presença de carboidratos o excesso de proteínas pode ser estocado na forma de gordura.

Para quem mantém um consumo equilibrado de calorias e se exercita diariamente isso pode não ser um problema, mas quem ingere mais do que gasta pode sim engordar com o whey protein. Isso não significa dizer que o whey engorda, porque isso não seria verdade, mas sim que o excesso de calorias na dieta pode levar ao sobrepeso.

Se você utiliza o whey em substituição a outro alimento mais calórico não vai engordar, mas caso mantenha a alimentação habitual e simplesmente acrescente o whey à dieta é muito provável que você veja o ponteiro da balança subir. Afinal, um shake de whey contém pelo menos 100 calorias.

Para não acabar engordando com a proteína, é preciso ficar atento a algumas marcas de whey no mercado que acrescentam açúcar, aromatizantes e uma série de outros aditivos químicos que podem aumentar as calorias do whey além do que você realmente necessita.

Finalmente, para quem está de olho na balança o ideal é consumir o whey protein isolado, pois este é o tipo que contém um alto teor de proteínas e quase nada de açúcar e carboidratos.

– Whey altera a produção de hormônios?

Um dos principais mitos do whey protein é que ele seria um esteroide anabolizante. Embora tenha função anabólica – ou seja, de estímulo ao crescimento muscular – o whey não é uma droga anabolizante.

E como se trata de um derivado do leite, não há nada de hormonal no whey. Portanto, a afirmação de que o whey protein faz mal ao funcionamento da tireoide e de outras glândulas produtoras de hormônio é um definitivamente mito.

– Whey protein causa osteoporose?

Esse mito não é exclusivo do whey, uma vez que a afirmação é de que dietas com alto teor de proteína podem causar perda de massa óssea. Essa crença se propagou a partir da constatação da presença de cálcio na urina de pessoas que consumiam uma dieta rica em proteínas.

A explicação para o fato seria que o excesso de proteína pode aumentar a acidez do sangue, efeito que por sua vez obrigaria os ossos a equilibrar o pH sanguíneo através da eliminação de cálcio e outros minerais. Evidentemente, esse processo causaria um enfraquecimento dos ossos, condição precursora da osteoporose.

Na prática, no entanto, não só não existem estudos conclusivos a respeito como há evidências que o whey protein pode ajudar a aumentar a densidade óssea. Uma pesquisa publicada no British Journal of Nutrition demonstrou que ratos que receberam frações de whey protein apresentaram uma diminuição da reabsorção óssea, o que resultou em ossos mais densos.

Outros estudos indicam que o excesso de cálcio na urina nas dietas hiperproteicas seria resultado de uma maior absorção do mineral. Ou seja, o whey ajudaria a deixar os ossos mais fortes e saudáveis, pois aumentaria a disponibilidade de cálcio e possivelmente de IGF-1, um fator de crescimento naturalmente presente no leite.

– Whey Protein causa diabetes?

Apesar de menos conhecido, esse mito também costuma circular no meio esportivo, uma vez que o whey de fato altera as taxas de açúcar no sangue.

Estudos sugerem, no entanto, que a proteína do leite pode ajudar a diminuir a glicose sanguínea tanto em pessoas saudáveis como em diabéticos.

Uma pesquisa publicada em 2005 no American Journal of Clinical Nutrition revelou que a adição de whey protein a uma refeição com carboidratos de rápida digestão pode estimular a liberação de insulina e reduzir os níveis de glicose na circulação logo após a refeição.

Por outro lado, há evidências que sugerem que a leucina, um dos aminoácidos responsáveis pelos benefícios do whey, pode aumentar a resistência à insulina.

Quando consumida por longos períodos e em altas doses, a leucina pode retardar a entrada de glicose nas células e diminuir a sensibilidade à insulina. Como resultado, há um grande risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2.

Embora esse efeito não pareça afetar a maioria dos usuários do whey protein, a recomendação é que diabéticos e pessoas com predisposição à doença evitem o uso do suplemento sem orientação médica.

– Whey causa artrite?

O metabolismo das proteínas leva à formação de ácido úrico, que em excesso pode causar gota, artrite e cálculos renais. Novamente, como já analisamos acima, esse efeito ocorre em quem já tem predisposição à doença, que é primariamente hereditária.

Ou seja, se alguém na sua família tem artrite ou gota, é recomendável que você evite o consumo diário de whey protein.

Interações medicamentosas

images

De acordo com a Mayo Clinic, dos Estados Unidos, o whey protein pode aumentar o risco de hemorragia quando consumido em conjunto com medicamentos que também surtem o mesmo efeito, como a aspirina, anticoagulantes e anti-inflamatórios não-esteroides, como o ibuprofeno.

Palavra final

O whey protein é um suplemento seguro e não traz riscos à saúde, salvo nos casos de pessoas que já apresentem histórico de problemas renais ou artrite. E para aqueles que apresentam intolerância à lactose, a dica é optar pelo whey protein isolado.

Como com qualquer suplemento, no entanto, a orientação é sempre procurar um profissional especializado antes de iniciar o uso de whey protein para ganhar massa muscular ou perder peso.

Referências adicionais:

E você, já tinha ouvido falar e acreditava que o whey protein faz mal? Algum destes efeitos colaterais do whey incluem alguma condição de saúde sua? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. FRANCISCO FERNANDES

    QUAIS OS SUPLEMENTOS HIPERCALORICO E WHEY DEVO TOMAR P GANHAR MASSA

  2. Comprei o strong 7 da probiotica 1,8kg a primeira vez q tomei vomitei a noite toda d tive diarreia
    Comprei o produto na decathlon esta dentro da validade super dentro nao trm mal cheiro nem sabor de estragado ja tomei outros wheys devo testar tomar denovo ou esse whey é um caso a parte?
    Contem 7 proteinas e muito acucar mto doce..

  3. Estava com um pouco de medo de iniciar o consumo, inclusive perguntei ao vendedor sobre um produto que não me trouxesse riscos, e eata matéria e outras que pesquisei me trouxeram mais tranquilidade, pois não tenho a intenção de utilizar asteroides, pirém tenho dificuldade de ganhar massa. Acredito que fiz uma boa escolha de suplemento.

    • Mano! Vá ao médico e faças exames de sangue, o vomito pode ter ocorrido por um quadro de intolerancia a lactose ou um quadro de hiperglicemia!! Potencialmente pode ter sido alguma coisa que você comeu rs Mas nao tome por contra propria, vá ver isso

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*