Whey protein ou hipercalórico – Qual tomar

Especialista da área:
atualizado em 01/08/2021

É fundamental seguir uma dieta hipercalórica para ganhar peso e construir massa muscular. Como nem sempre isso é fácil, existem suplementos como o whey protein ou hipercalórico para te ajudar. Mas qual deles é melhor?

  Continua Depois da Publicidade  

Entenda abaixo para que serve cada um, as principais diferenças entre eles e como tomar essa decisão.

Whey protein

scoop de whey protein

O whey protein é uma proteína extraída do soro do leite muito consumida por atletas e pessoas comuns que buscam a boa forma. Aliás, hoje já existem até versões veganas de whey protein para quem não toma leite, seja por problemas com a lactose, ou por qualquer outro motivo.

Esse suplemento é basicamente composto por uma grande concentração de proteínas de alto valor biológico, incluindo também glutamina, BCAA e aminoácidos essenciais.

Além de ajudar na construção de músculos, quando associado a exercícios de resistência (musculação), o whey protein proporciona outros benefícios, como por exemplo:

  1. Diminuição da fadiga muscular;
  2. Ação antioxidante;
  3. Aumento do rendimento na atividade física;
  4. Rápida absorção de nutrientes.

Os suplementos de whey protein geralmente são consumidos logo após o treino para que os músculos tenham nutrientes prontamente disponíveis para favorecer a recuperação e desenvolvimento muscular. Mas, se o seu objetivo também é emagrecer, tomar o whey protein logo pela manhã (ainda em jejum) também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, existem muitas outras dicas de como tomar o whey protein para perder peso.

Hipercalórico

hipercalórico

O hipercalórico é um suplemento que serve para complementar as suas necessidades calóricas. Ao contrário do whey protein, que contém apenas proteínas, o hipercalórico pode conter uma mistura de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.

Assim como acontece com outros suplementos, também existem muitos tipos de hipercalórico. Por isso, é importante escolher aqueles que têm proteínas de melhor qualidade caso o seu objetivo seja o ganho de massa muscular.

Outros benefícios do hipercalórico são:

  1. Melhor desempenho físico nos treinos;
  2. Construção de massa muscular;
  3. Recuperação muscular;
  4. Nutricionalmente mais balanceado, por conter diversos macronutrientes e não só proteína.

Por outro lado, quem também deseja emagrecer deve evitar os hipercalóricos, pois uma vez que são ricos em gorduras e carboidratos, eles podem dificultar a perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Os hipercalóricos são utilizados pelas pessoas que precisam ganhar peso, ou aquelas que gastam muitas calorias ao longo do dia, como é o caso dos atletas profissionais por exemplo, que têm uma rotina de treinos intensa. Para aumentar seu valor nutricional, ele pode ser misturado a sucos, leite ou vitaminas de frutas.

O ideal é consumir o hipercalórico logo depois dos treinos para uma rápida absorção.

Enfim, qual tomar: whey protein ou hipercalórico?

mulher tomando suplemento

Os dois tipos de suplementos são interessantes para a hipertrofia muscular. No entanto, é importante ter bem claro quais são os seus objetivos e os seus hábitos alimentares para fazer a escolha correta.

A grande diferença entre eles está no valor nutricional: o whey protein é basicamente composto por proteínas, e eventualmente pode conter uma pequena quantidade de gorduras e carboidratos, enquanto que o hipercalórico, além da proteína, normalmente contém outros  nutrientes, como os carboidratos e gorduras, em maiores quantidades

Por conta disso, uma porção de whey protein apresenta cerca de 100 a 150 calorias e já uma porção de hipercalórico pode fornecer até 400 calorias a mais.

Analisar a sua dieta também é importante. Se você já está consumindo carboidratos e gorduras em quantidades suficientes através da alimentação, isso significa que você não precisa de um hipercalórico. Aliás, ingerir um hipercalórico nesse caso pode até fazer você engordar, sem que alcance o seu objetivo de construir massa muscular.

Por isso, se você não tem dificuldade de obter, através da alimentação, a quantidade de calorias desejada, mas sua ingestão de proteínas ainda deixa a desejar, o whey protein é a melhor escolha. Além disso, o whey protein costuma ser uma opção de suplemento mais útil se o seu desejo também é queimar gordura.

Por outro lado, algumas pessoas têm dificuldade em engordar ou não têm apetite suficiente para consumir as calorias que o corpo precisa. Portanto, se a sua dificuldade está em não alcançar a sua meta de consumo calórico diário, um hipercalórico pode te ajudar muito, sem que você tenha que comer demais.

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas finais

É importante ter cuidado com as porções e também com a sua alimentação diária, pois tomar whey protein ou principalmente o hipercalórico, sem necessidade, pode fazer você acumular gordura.

Por fim, não se esqueça de que nenhum suplemento deve ser um substituto de refeições. Eles devem ser aliados na busca por seus objetivos, mas jamais substituem uma alimentação saudável e equilibrada e uma boa rotina de treinos.

Fontes e referências adicionais

E agora, você já sabe decidir qual é o melhor para você? Comente abaixo se você toma whey protein ou hipercalórico para turbinar os seus treinos!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário