Wrap Engorda ou Emagrece? Calorias, Tipos e Dicas

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

O wrap é um lanche composto por um pão ou massa de formato circular que pode receber os mais diferentes tipos de recheio e é enrolado antes de ser servido. Saboroso e prático, ele pode ser uma saída para quem vive na correria e não tem tempo de preparar algo mais elaborado. Mas será que o sanduíche é uma boa opção para quem se preocupa com a boa forma? Ou será que o wrap engorda ou emagrece?

Se você tem essa preocupação com o peso corporal, certamente também achará útil conhecer alguns dos alimentos que engordam muito.

As calorias do wrap

Para começar a nossa discussão se o wrap engorda ou não, vamos conhecer as calorias que o lanche pode apresentar. Mas antes de chegarmos aos números, precisamos esclarecer que, como um wrap pode ser preparado com diferentes tipos de massas ou pães e recheios, cada versão do sanduíche vai apresentar uma quantidade diferente de calorias em relação à outra.

Por isso, para termos uma noção de quais podem ser esses valores calóricos, vamos trazer duas tabelas: uma com as calorias de opções de massas e pães para wrap e outra com alternativas de recheios que podem aparecer no sanduíche.

Tipo de pão ou massa para wrap Calorias por porção
Pão Árabe Folha da marca O Rei do Pão Árabe 85 calorias em uma unidade de 50 g
Pão Sírio 100% Integral da marca Pita Bread 124 calorias em uma unidade de 50 g
Pão Sírio Tradicional Médio da marca Pita Bread 139 calorias em uma unidade de 50 g
Rap10 Tradicional da marca Bimbo 118 calorias em uma unidade de 40 g
Rap10 Integral da marca Pullman 120 calorias em uma unidade de 40 g
Rap10 Fit da marca Pullman 92 calorias em uma unidade de 40 g
Rap10 Light da marca Plus Vita 83 calorias em uma unidade de 40 g
Tipo de recheio para wrap Calorias por porção
Peito de frango desfiado da marca Seara 103 calorias em 100 g
Salmão no forno ou grelhado (genérico) 171 calorias em 100 g
Carne Moída de Patinho da marca Friboi 140 calorias em 100 g
Tomate (genérico) 22 calorias em uma unidade média
Cenoura ralada (genérico) 45 calorias em uma xícara
Cream Cheese Original da marca Philadelphia 84 calorias em uma colher de sopa ou 30 g
Requeijão Cremoso da marca Catupiry 86 calorias em uma colher de sopa ou 30 g
Queijo Mussarela da marca Walmart 86 calorias em uma fatia de 30 g
Queijo Prato da marca Scala 106 calorias em duas fatias ou 30 g
Queijo Minas Padrão da marca Scala 107 calorias em uma fatia média de 30 g
Presunto da marca Pif Paf 33 calorias em uma fatia de 40 g
Peito de Peru Defumado da marca Perdigão 60 calorias em duas fatias ou 50 g
Linguiça Toscana da marca Seara 103 calorias em uma unidade de 50 g
Maionese da marca Hellman’s 40 calorias em uma colher de sopa ou 12 g
Pepino descascado (genérico) 34 calorias em uma unidade grande
Bacon da marca Sadia 370 calorias em 100 g
Nutella da marca Nutella 108 calorias em uma colher de sopa ou 20 g
Morango fatiado (genérico) 53 calorias em uma xícara
Doce de Leite Pastoso da marca Aviação 69 calorias em uma colher de sopa ou 20 g
Tofu Orgânico da marca Samurai Tofu 38 calorias em uma fatia de 40 g
Queijo Tipo Cottage da marca Ecila 57 calorias em duas colheres de sopa ou 50 g
Ricota Fresca da marca Santa Clara 54 calorias em uma fatia de 30 g

Começando pelos pães e massas para wrap, podemos observar que o valor calórico de cada um deles não é tão elevado assim. Mas para quem realmente quer garantir que não vai extrapolar nas calorias, a sugestão é optar pelo pão ou massa que apresente o menor teor calórico.

Agora entra o “x” da questão: os recheios. A maneira que você escolher rechear o seu wrap vai determinar muito se ele vai estimular o aumento de peso ou não. Para você ter uma noção, um wrap de 300 g de nutella com morango e sorvete da marca Desfrutti possui impressionantes 629 calorias.

Enquanto isso, um wrap de 143 g de frango com guacamole da marca Club Life to Go apresenta 196 calorias. Grande diferença, não? Portanto, para quem busca o emagrecimento ou pelo menos não quer engordar, além de escolher recheios mais magrinhos que não extrapolem as calorias é fundamental não exagerar no tamanho da sua porção de wrap, pois isso também pode gerar um acúmulo calórico.

“Ao fazer wraps em casa, não encha-os com recheios ricos em calorias. Encha-os com vegetais verdes folhosos e vegetais coloridos em vez de queijo extra, molho, maionese ou óleo. Ao jantar fora, peça wraps feitos com as melhores proteínas magras e pouca gordura – por exemplo, frango grelhado no lugar de salada de atum. Reduza as gorduras ao pedir por metade (da porção) de queijo ou nada de queijo e troque as batatas fritas por uma pequena salada ou um mix de vegetais”, recomendou a mestra em nutrição humana Shereen Lehman.

Como alguns restaurantes ou lanchonetes podem vender e servir wraps grandes o suficiente para alimentar duas pessoas, outra orientação da mestra em nutrição humana é dividir o sanduíche com outra pessoa ou comer metade e levar a outra metade para casa e consumir em outra refeição.

Não consome carne ou qualquer outro alimento de origem animal? Então, conheça estas receitas de wrap vegano light que podem se encaixar na sua dieta.

A vantagem dos pães integrais

Outra dica preciosa para quem deseja saber se o wrap engorda justamente porque não deseja ganhar peso é sempre escolher os pães integrais para montar os seus sanduíches.

“Comer mais fibras, o que você consegue quando come (pães) de grão integral, pode ajudar a limitar os ganhos de peso e de gorduras, de acordo com um estudo publicado no ‘The Journal of Nutrition’ (O Jornal da Nutrição, tradução livre)”, afirmou a mestra em política alimentar e nutrição aplicada Jessica Bruso, em artigo publicado.

Isso pode ter algo a ver com o fato de que as fibras são conhecidas por adicionarem volume à dieta e fazerem com que o corpo sinta-se saciado mais rapidamente, o que contribui com o controle do peso.

Para ter certeza que um pão para wrap apresentado como integral na embalagem é realmente integral, procure pela lista de ingredientes no rótulo do produto. Se os ingredientes integrais aparecem mais para o final da lista, isso é sinal de que ele não é tão integral assim.

Isso porque os ingredientes utilizados em um produto aparecem na lista em ordem decrescente, ou seja, os que se encontram em maior quantidade são apresentados primeiro e os presentes em menor quantidade são mencionados por último.

“Leia a lista de ingredientes. Procure por wraps feitos sem óleo hidrogenada e outras gorduras trans. Os wraps de trigo integral geralmente contêm mais nutrição que os wraps com farinha simples. Procure pelos produtos listados como 100% de trigo integral. O primeiro ingrediente (na lista) deve ser trigo integral ou trigo integral 100%”, aconselhou a mestra em nutrição humana Shereen Lehman.

Você ainda pode melhorar o teor de fibras do wrap recheando-o com acompanhamentos que sirvam como fonte de fibras. Alguns exemplos de alimentos que contêm o nutriente e podem servir de recheio são: brócolis, nabiças, couve-flor, cenoura, quinoa e sementes de chia.

No entanto, para quem não está muito acostumado a consumir fibras no seu dia a dia fica o recado: o nutriente deve ser adicionado lentamente na dieta porque aumentar a ingestão de fibras alimentares muito rapidamente pode provocar efeitos colaterais como gases, inchaço e cólicas.

Já que estamos falando na versão integral do pão, aproveite para conhecer outros benefícios do pão integral para a saúde e boa forma.

Além de saber se o wrap engorda

Quem preocupa-se com a boa forma precisa cuidar direitinho da dieta como um todo, uma vez que não é um único prato sozinho que faz com que uma pessoa engorde, mas sim todo o contexto da sua alimentação que exerce grande influência em relação ao seu peso corporal.

Por exemplo, uma pessoa pode ter o hábito de comer apenas wrap de pão integral com proteínas magras e salada, porém, acompanhar o sanduíche com um copão de refrigerante, uma porção de batata frita e tomar um sorvete cheio de cobertura como sobremesa. Nesse cenário será difícil não ganhar algum peso extra, não é mesmo?

Portanto, além de certificar-se de ter cuidado na hora de escolher ou montar o wrap, quem não quer engordar precisa assegurar que a sua dieta como um todo seja equilibrada, saudável, controlada e nutritiva.

Para aqueles que têm dificuldades em seguir esse tipo de alimentação, vale a muito a pena procurar o acompanhamento de um nutricionista, que é o profissional qualificado para prescrever um programa alimentar que ajude a atingir os objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia necessários para o organismo funcionar direitinho.

O nutricionista também é o mais indicado para ensinar direitinho como montar, escolher e consumir os wraps sem favorecer a elevação do peso corporal.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se wrap engorda ou emagrece? Pretende incluir na sua alimentação? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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