10 alimentos que engordam muito

Especialista da área:
atualizado em 06/08/2021

O sedentarismo e uma dieta baseada em alimentos altamente calóricos e fast foods, são a principal razão para o aumento da obesidade em todo o mundo. Hoje, uma a cada duas pessoas, principalmente adolescentes, é obeso. Estima-se que 2,3 milhões de pessoas estarão com sobrepeso até 2025.

  Continua Depois da Publicidade  

Antes de listarmos os 10 alimentos que engordam muito, gostaríamos de apontar alguns fatos. De acordo com as estatísticas da OMS:

  • A obesidade mundial quase triplicou desde 1975;
  • Em 2016, mais de 1.9 bilhões de adultos, acima de 18 anos, estavam com sobrepeso;
  • 39% dos adultos de 18 ou mais anos estavam com sobrepeso em 2016, e 13% eram obesos;
  • Mais de 38 milhões de crianças abaixo de 5 anos estavam com sobrepeso em 2016;
  • Obesidade é evitável.

Sim, a obesidade pode ser prevenida, como diz o último ponto. Para isso, é óbvio a necessidade de adotar uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável, em que praticar atividades físicas seja uma regra e não somente uma opção.

É interessante saber que, de acordo com especialistas, não existem comidas “ruins” e que até pequenas porções delas podem entrar na sua dieta. Entretanto, sem dúvida, existem alimentos que engordam muito e podem ser mais prejudiciais ao corpo do que outros, podendo levar à obesidade.

10 alimentos que engordam muito

junk food

E agora a questão: quais são os 10 alimentos altamente calóricos que podem levar a obesidade? Antes de listá-los, vale a pena informar que a maioria dos adultos precisam de menos de 2000 calorias por dia para manter seu organismo em funcionamento.

1. Frango frito

Aquele frango frito crocante tem mais calorias do que se possa imaginar, uma vez que ele é frito por imersão em óleo. Consumir um pedaço ou dois pode não fazer tanto mal, mas comer mais que isso pode ser prejudicial para a saúde, uma vez que contém um alto índice glicêmico.

Enquanto um frango frito super crocante contém 273 calorias e 16 gramas de gordura, um frango grelhado, sem pele, teria cerca de 79 calorias e 0,39 gramas de gordura. Então para escolher uma melhor opção, opte por grelhar o frango em um molho leve, ou use um tempero seco acompanhado de uma salada fresca.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Aperitivos fritos

Aperitivos doces e salgados, incluindo batatas chips, biscoitos, pastéis, folhados e etc., podem ser terríveis para quem estiver tentando perder peso. Você até pode ingeri-los em pouca quantidade, mas se passar dos limites eles certamente engordam muito e podem ser prejudiciais tanto para o seu processo de emagrecimento, quanto, principalmente para sua saúde.

Isso pode ser percebido pela quantidade de calorias contidas neles: enquanto que 40 gramas de batatas chips contém cerca de 182 calorias e 12 gramas de gordura; uma porção de 6 à 8 nachos com queijo é bastante calórica e contém cerca de 346 calorias, 36 gramas de gordura e 816 mg de sódio. Portanto, é muito melhor optar por lanches mais saudáveis, como frutas e saladas, e colocar o mínimo de molho possível.

3. Comida de rua

food truck

Comida de rua, incluindo barraquinhas de praia, ou de feiras e festivais, são as favoritas de todos. Entretanto, por mais saborosas que sejam, são alimentos que engordam muito, pois possuem muita quantidade de calorias e gorduras. Sendo assim, é melhor evitá-las ou comer em poucas quantidades.

Os maiores vilões para o controle de peso nessas barraquinhas são as gorduras. Muitas preparações são fritas, contêm molhos cremosos à base de creme de leite e manteiga ou adicionam queijos às preparações. Esses alimentos se consumidos em excesso são bastante calóricos, e uma única porção desses lanches pode chegar a 2000 calorias.

4. Maionese e molhos para salada

Não é preciso uma segunda opinião para dizer que saladas são leves, refrescantes e uma maneira perfeita de consumir vegetais e proteínas magras. Entretanto, acompanhamentos calóricos para salada, como por exemplo, maionese e molhos, podem ir contra as vantagens deste prato e prejudicar a sua dieta.

Isso porque acompanhamentos para salada como croutons possuem 122 calorias com 2 gramas de gordura a porção, meia xícara de queijo parmesão ralado contém 220 calorias com 14 gramas de gordura e duas colheres de sopa de molho de salada Ceasar tem cerca de 180 calorias com 17 gramas de gordura.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, da próxima vez que escolher esses acompanhamentos para sua salada, pense duas vezes. Em vez deles, escolha uma proteína como, frango grelhado, tiras de carne magra, ou ovos e acrescente uma variedade de vegetais, como tomates, vagens, etc. Se ainda preferir maionese, opte por uma que seja light ou faça molhos de iogurte saudáveis para sua salada.

5. Sorvetes

Você adora o sorvete macio do McDonald’s? Mas uma casquinha desse sorvete delicioso pode ter até 192 calorias e 5,3 gramas de gordura. Outro exemplo, duas bolas de sorvete de baunilha com manteiga de amendoim e calda de chocolate em uma casquinha podem ter cerca de 480 calorias e 28 gramas de gordura. Um picolé Magnum tem cerca de 250 kcal com 15 gramas de gordura.

Por isso, reduza o consumo de seu sorvete ou picolé favorito se quiser manter a boa forma. Em vez disso, escolha opções mais saudáveis como picolé de frutas. Um picolé de limão não possui nenhum tipo de gordura e contém apenas 51 calorias .

6. Bebidas doces

coquetel de frutas

Milkshakes de chocolate, refrigerantes, energéticos ou outas bebidas artificiais de frutas, são todos difíceis de resistir. Na verdade, a maioria das pessoas procura primeiro por essas opções para matar a sede. Entretanto, eles são alimentos ricos em açúcar e que engordam muito, podendo conter até 150 calorias (por 350g) ou até mais, como no caso de milkshakes (mais de 500 calorias).

É melhor optar por um café gelado com leite desnatado (90 calorias) ou sucos feitos 100% de frutas, que são mais nutritivos e ainda ajudam a manter a boa forma. Apesar disso, a água é a melhor opção para acabar com a sede e possui zero calorias! Caso opte pelos sucos, escolha as frutas com menor índice glicêmico e evite coar.

7. Bebidas alcoólicas doces

Foi convidado para uma festa? Certifique-se de controlar o que bebe e evite os coquetéis alcoólicos com frutas, porque eles possuem um teor calórico muito grande. Uma única dose desses coquetéis pode conter de 300 a 800 kcal e se o seu objetivo é emagrecer ou até mesmo não engordar é melhor evitá-los ao máximo. Confira aqui como manter a dieta em festas.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Cheesecakes e batatas fritas

Cheesecakes e batatas fritas são quase uma unanimidade. Mas eles são tipos de alimentos que engordam muito, pois são cheios de calorias e gorduras. É melhor mantê-los longe de sua dieta, mas se você não consegue resistir a este tipo de lanche, procure limitar a quantidade e tente reservar apenas um dia da semana para fazer essa refeição. Conheça 15 receitas de cheesecake light.

9. Linguiças, salsichas e outros fast foods

Cachorro quente é um dos pratos favoritos das crianças e adolescentes. Entretanto, assim como os adultos, eles também estão propensos à obesidade, e se alimentar de fast food pode ser muito perigoso.

Um cachorro quente comum contém cerca de 242 calorias, enquanto que 100 gramas de linguiça pode conter até 233 calorias, 20 g de gordura e 1090 mg de sódio. Um hambúrguer comum em um pão com queijo, alface e tomate contém cerca de 702 calorias, 30 g de gordura e 785 mg de sódio.

10. Carnes gordurosas e churrasco

É difícil resistir a um bom churrasco, mas é preciso tomar cuidado, pois geralmente os alimentos consumidos neste evento possuem alto teor calórico. A carne vermelha é muito rica em calorias, uma porção de 150 g de picanha contém 457 kcal e 40 g de gordura. As costelas de porco e de vaca são consideradas os cortes mais gordurosos da carne. Uma costela de porco de 500 g pode ter até 1340 calorias e 115 g de gordura.

Portanto, o ideal é tentar ficar longe desta carne e outros cortes com gordura visível nas bordas. Lembre-se que consumir uma grande quantidade dessas carnes, além de contribuir para o ganho de peso, são extremamente presenciais para a sua saúde, pois contêm muita gordura e podem aumentar e muito o índice de colesterol no sangue. E procure sempre optar por carnes magras.

Fontes e referências adicionais

Você tem o costume de consumir com frequência algum destes alimentos que engordam muito? Você acha difícil excluí-los da sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (73 votos, média 4,08)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

67 comentários em “10 alimentos que engordam muito”

  1. Tenho 28 anos e peso 50kg e pretendo aumentar o que faço?
    Será que estou no peso ideal para minha idade?

    Responder
  2. Meu peso e 80kl e quero chegar nos 60 ..ja fiz dieta e nao consigo..estou agora no jejum intermitente vms ver se consigo.

    Responder
    • Qual a sua idade isso depende muito com qual dieta pode fazer em sua vida c for adolescente e adulta até 40anos vc pode fazer exercícios na academia comer frutas verduras mel exclui o açúcar da vida só uma vez em duas semanas e diminuir o sal na comida e comer menos comida pesada e calórica e comer mais comida saudável

      Responder
  3. Precisava emagrecer uns 7 ou 5 quilos para chegar ao peso ideal, mas se eu fazer dieta vou acumular fome e depois ficar ainda mais gorda

    Responder
  4. Sou obesa tenho 10 anos 1,50 e peso 65 kg cada mês engordo 3 kg e tenho preguiça de me exercitar como fasso paro emagrecer

    Responder
    • Iza, você ainda é muito nova. O correto é que seus responsáveis ajudem a fazer modificações saudáveis na dieta e você pratique esportes e brincadeiras que ajudem a queimar calorias!

      Responder
  5. Tem gente que fala que é feliz sendo gorda e que se sente gostosa. Mas, só digo uma coisa. Gordura e braços fortes não trazem felicidade, só trazem malefícios a saúde. Como gordura, açúcar e colesterol no sangue. Dores musculares e no ossos. Principalmente problemas de coluna. Por tanto se cuidem e sejam felizes. Seu coração agradece.

    Responder
  6. Olá, seja magra e feliz pois muitas assim queriam ser, pois o importante é você comer e sem preocupações se engorda já que tem facilidade agora depois dos 30 em diante a gordura aparece , então curta a vida e seja feliz!

    Responder
  7. eu sou magra pa po*** quero muito engordar,eu penso assim:se esse site está falando o que engorda,eu vou comer tudo isso!
    Quero engordar de qualquer jeito,mas do jeito certo,quero engordar para ter corpo e não essa vara pal que eu sou. Obrigada,esse site me ajudou muito,espero daqui a um mes ser mais cheinha, pode deixar que daqui a um mes eu respondo como eu fiquei.obrigada,até mais.

    Responder
      • Evelyn, cuidado!! você tem que procurar uma maneira de emagrecer saudavelmente.. magreza nao é sinonimo de saúde, tem muitas pessoas que são magras e não são saudáveis.. muita gordura e doces ingeridos de maneira errada vão acabar te deixando doente.. fica bem, bjs!!

        Responder