Xilitol ou Stevia – Qual é Melhor?

Ambos são substitutos saudáveis do açúcar, ambos são naturais, ambos são boas opções para diabéticos. No momento de escolher entre xilitol ou stevia, é preciso adotar mais alguns critérios para o desempate. Descubra a seguir como fazer essa escolha.

Os adoçantes naturais vêm sendo muito usados para substituir o açúcar por alternativas mais saudáveis e menos calóricas.

Você vai encontrar aqui uma análise comparativa das características e dos benefícios do Xilitol e do Stevia para que você faça a escolha mais adequada para a sua saúde.

Xilitol x Stevia – Composição

O Stevia (ou Estévia) é derivado da planta Stevia rebaudiana. Trata-se de uma planta nativa da América do Sul que é usada há muito tempo para adoçar chás e até na composição de alguns medicamentos.

Apesar de ser obtido da planta, o adoçante Stevia passa por vários processos antes de chegar na prateleira.

Quem julga o Stevia pelo seu teor calórico se engana com o seu sabor, pois mesmo sendo livre de calorias, o adoçante é centenas de vezes mais doce do que o açúcar comum. Dados mostram que 1 colher de chá de Stevia puro tem o sabor equivalente ao de 1 xícara de açúcar.

O Xilitol, por sua vez, é um álcool açucarado natural que é usado em vários produtos do dia a dia incluindo balas, gomas de mascar e cremes dentais.

Ele é extraído de frutas e vegetais e atualmente o Xilitol é obtido principalmente das espigas de milho.

O Xilitol apresenta apenas um terço das calorias encontradas no açúcar, mas é tão doce quanto ele.

Características do Stevia

O Stevia é um ótimo adoçante para os diabéticos já que ele não contém açúcar e, assim, não é preciso se preocupar com picos de açúcar no sangue.

Segundo dados publicados em 2012 no periódico Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, o Stevia pode ter uma propriedade hipoglicêmica natural que age diretamente nas células beta, ajudando diabéticos do tipo 2 a secretar a insulina e regular os níveis de glicose no sangue.

Devido a esse possível efeito, é importante ficar em estado de alerta com a combinação de Stevia e medicamentos antidiabéticos porque os níveis de açúcar no sangue podem ficar perigosamente baixos.

Onde encontrar

A Stevia refinada é encontrada facilmente como um adoçante e também na composição de alguns refrigerantes além de doces e gomas de mascar. Algumas vezes, a Stevia é combinada com a sucralose porque algumas pessoas acham o sabor da Stevia sozinha um pouco amargo.

Efeitos colaterais

Além do risco de episódios de hipoglicemia, especialmente se você faz uso de remédios para a diabetes, efeitos adversos como náusea ou sensação de plenitude podem ocorrer.

Alguns estudos em animais indicam uma relação entre o consumo de grandes quantidades de Stevia e problemas como redução da fertilidade e mutações genéticas na prole.

A FDA também menciona preocupações com a segurança da Stevia para mulheres grávidas e alguns efeitos negativos nos sistemas renal, hepático e cardiovascular.

Por causa desses possíveis riscos, a Stevia não refinada obtida diretamente da planta não é aprovada para uso em alimentos.

Veja com mais detalhes se a Stevia faz mal para a sua saúde.

Dose recomendada

Com base nas evidências científicas sobre o Stevia, a Organização Mundial da Saúde determinou um valor diário aceitável de Stevia que é de 4 miligramas (mg) por quilogramas (kg) de peso corporal.

Isso significa dizer que uma pessoa que pesa 70 kg, por exemplo, deve procurar ingerir no máximo 280 miligramas de Stevia por dia.

Características do Xilitol

O Xilitol também é uma ótima opção de adoçante para diabéticos e pessoas que querem perder peso. Mas ao contrário da Stevia, o Xilitol contém algumas calorias – cerca de 2,4 calorias por grama – e pode causar pequenas alterações nos níveis de açúcar no sangue após o consumo. Dessa forma, o risco de crises de hipoglicemia em pacientes que usam remédios antidiabéticos é menor em relação ao Stevia.

De acordo com a California Dental Association, o Xilitol fortalece o esmalte dos dentes e assim previne o surgimento de cáries.

Uma pesquisa publicada na revista científica PLoS One, em 2014, demonstrou que o Xilitol previne o desenvolvimento de bactérias que causam a cárie e que ele também pode ser considerado benéfico para o combate a outras infecções como a gripe comum.

Onde encontrar

Além de ser encontrado em pó, o xilitol pode estar na composição de produtos como chocolates, produtos de panificação, doces congelados, sobremesas, cremes dentais e enxaguantes bucais.

Efeitos colaterais

O xilitol pode fazer mal para algumas pessoas, principalmente em doses altas.

Relatos indicam que o Xilitol pode causar problemas gastrointestinais como inchaço, gases e diarreia. Isso tem relação com o efeito prebiótico do xilitol, que ajuda a alimentar e a promover o crescimento e a proliferação de bactérias saudáveis que vivem no intestino.

Dose recomendada

Felizmente, os efeitos adversos geralmente só são observados quando são usadas doses de mais de 100 gramas por dia. Para evitar surpresas desagradáveis, é recomendado tomar no máximo 50 miligramas de Xilitol por dia.

Xilitol ou Stevia – Qual é Melhor?

Abaixo, você pode encontrar uma tabela comparativa com um resumo das principais propriedades benéficas do Stevia e do Xilitol.

Xilitol Stevia
Afeta minimamente os níveis de glicose no sangue Não altera os níveis de glicose no sangue
Apresenta algumas calorias É zero calorias
Faz bem para os dentes Não se sabe de benefícios para os dentes
É fácil de usar em receitas pois basta substituir a mesma quantidade de açúcar É preciso saber a equivalência em relação ao açúcar para substituí-lo
Apresenta efeito prebiótico Não tem efeito prebiótico
Não costuma causar hipoglicemia Pode causar hipoglicemia
É seguro em doses moderadas É seguro em doses moderadas

Se você é um diabético em tratamento, provavelmente o xilitol é a opção mais segura porque ele não causa hipoglicemia, mesmo quando usado em conjunto com remédios para a diabetes.

Mas há pessoas que são extremamente sensíveis a aumentos nos níveis de glicose no sangue e, para essas pessoas, o mais recomendado é o uso da Stevia já que ela não causa nenhum pico de açúcar no sangue. Por outro lado, é preciso ter cautela porque a Stevia pode conter açúcares adicionais em sua composição como a dextrose, a maltodextrina ou o eritritol que podem alterar os níveis de açúcar no sangue.

Outra desvantagem da Stevia é que existem mais relatos de possíveis efeitos colaterais quando comparado com o Xilitol, apesar de a Stevia aprovada para uso ser considerada segura.

Apesar das vantagens e desvantagens de cada um, ambos são considerados calorias vazias – ou seja, são alimentos que não trazem nenhum tipo de nutriente para a dieta.

E a verdade é que embora o xilitol pareça ser uma opção melhor que a stevia, a melhor escolha para você vai depender de características pessoais como o seu estado de saúde, as suas necessidades calóricas diárias e o seu paladar.

Independentemente da sua escolha, o importante é que as doses diárias de qualquer tipo de açúcar sejam moderadas e que o resto da sua dieta seja equilibrada e saudável.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você já se perguntou se dentre xilitol ou stevia qual é melhor? Já usou algum? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário