Para se livrar do lipedema, Yasmin Brunet, 37 anos, começou a praticar exercícios físicos específicos e seguir uma dieta FODMAP.

A mudança na alimentação foi recomendada por um médico e resultou em 20 kg a menos para a modelo. “Emagreci uns 20kg cuidando do meu lipedema e, principalmente, da minha saúde. Foi um processo de autocuidado, consciência e amor-próprio. Se eu consegui, você também consegue. Cuide do seu corpo. Ele é sua casa”, declarou Yasmin Brunet nas redes sociais.
A dieta FODMAP reduz temporariamente a ingestão de certos carboidratos de difícil digestão que fermentam no intestino e podem causar inchaço, gases e inflamação. Depois da fase restritiva, os alimentos vão sendo reintroduzidos de forma gradual, sempre com acompanhamento de um nutricionista, a fim de descobrir quais grupos específicos podem ser consumidos sem agravar os sintomas.
O cardápio da famosa é super restrito e tem como grande protagonista a carambola. A fruta é rica em vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico, ajudando como antioxidante e ajudando a proteger as células contra os radicais livres. Ademais, ela estimula o colágeno, mantendo a elasticidade da pele e retardando os sinais de envelhecimento. Suas fibras também garantem o bom funcionamento do intestino e ajudam a manter a digestão em dia.
Mas esses não são os únicos benefícios da carambola. Ela também conta com poucas calorias, alta concentração de água e fibras que promovem a saciedade, por isso é aliada em dietas de emagrecimento. O potássio do fruto também contribui para regular a pressão arterial e proteger a saúde cardiovascular, ‘blindando’ o coração e artérias das gorduras.
Pensa que acabou? Nada disso! A fruta tem efeitos anti-inflamatórios, controle da glicemia e até efeito anti-inflamatório no organismo.
Vale ressaltar que qualquer mudança na dieta deve ser acompanhada por um profissional da saúde, como um nutricionista.
Lipedema
Recentemente, Yasmin Brunet compartilhou o impacto do diagnóstico de lipedema em sua saúde mental. “O diagnóstico mudou a minha vida. Sempre achei que fosse retenção hídrica e fazia tudo como se, de fato, fosse isso. Diminuía o sal, o sódio, tomava diurético, etc. Nada adiantava e eu não entendia o porquê de comigo ser diferente. Na verdade, isso até piorava”, desafio à Vogue Brasil.
A ex-integrante do BBB, reality show da TV Globo, afirmou que as mudanças no estilo de vida foram essenciais para sua saúde física e psicológica. “Quando descobri o que era, de fato, as mudanças que tive que fazer na minha vida, como desinflamar o meu corpo e cortar o glúten, eu vi que melhorei muito em pouco tempo”, recordou.

A influenciadora digital também listou os efeitos físicos causados pelo lipedema. “Ele traz muito desconforto, dores, peso nas pernas, dor nas articulações, hematomas constantes… Fora a vergonha de ter uma parte meio desproporcional do corpo. Até pouco tempo eu jamais usaria shorts, por exemplo”, pontuou.
“As pessoas acham que têm o direito de opinar sobre seu corpo. Quando engordei, muita gente me detonava por isso. Depois emagreci e me criticaram muito também. Aí você entende que sua saúde mental tem que estar muito boa, pois se cair em uma dessas, você se perde com facilidade”, desabafou, na sequência.
Yasmin Brunet concluiu: “Temos que nos proteger sempre. Hoje em dia acho necessário ficar uns dias off das redes e tenho feito isso. Sei que as pessoas que em acompanham não gostam e reclamam, mas é super necessário”.








