Noz moscada

10 Benefícios da Noz Moscada – Para Que Serve e Propriedades

Ingrediente comum na culinária do mundo todo, a noz moscada é utilizada em pratos quentes, molhos e saladas. Mas você save para que serve esse condimento? Esta especiaria de cheiro e sabor marcantes também é popular por suas propriedades medicinais e é também encontrada em produtos de higiene bucal, dermatológicos, usada em homeopatias e pode solucionar diversos problemas de saúde.

Esta semente encontrada em frutos da árvore Moscadeira pode desempenhar a função de sedativo, estimulante, relaxante e anti-inflamatório. Auxilia o corpo aliviando dores, aumentando a circulação sanguínea, promovendo a concentração e combatendo a depressão e problemas respiratórios.

Um dos benefícios da noz moscada é o de acelerar o emagrecimento, se aliada à pratica de exercícios físicos e bons hábitos alimentares, pois a especiaria possui a capacidade regular o trato gastrointestinal. Vejamos abaixo as principais propriedades da noz moscada e para que serve essa especiaria ao nosso organismo.

Características

Entre os minerais essenciais encontrados na noz moscada estão potássio, cálcio, ferro e manganês, que é um catalisador para quebrar gorduras e colesterol, um processo importante na perda de peso. A semente é rica ainda em vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina C, ácido fólico, riboflavina, niacina, vitamina A e muitos antioxidantes flavonoides como betacaroteno e criptoxantina que são essenciais para uma ótima saúde. Outras propriedades da noz moscada, nutricionalmente falando, são baixo teor de sódio e colesterol baixo.

Formas de uso

A noz moscada pode ser administrada em pó ou óleo, mas também é possível encontrá-la em comprimidos ou cápsulas. A maioria dos tratamentos envolve os dois primeiros. Por causa do seu sabor potente, alguns preferem comprar cápsulas vazias e encher com óleo ou pó de acordo com a dose recomendada. 

Contraindicações

Pesquisas mostram que a noz moscada possui propriedades abortivas e por isso não deve ser consumida por gestantes. Além disso, sabe-se que ingerir uma nos moscada inteira ou cinco gramas da especiaria ralada pode causar alucinações visuais e auditivas, além de provocar descontrole motor.

Vamos conhecer a partir de agora todos os benefícios da noz moscada para a boa forma e saúde.

1. Tônico cerebral

Um dos conhecidos benefícios da noz moscada é o de estimular o cérebro. Portanto, a especiaria remove o esgotamento mental, o estresse e a fadiga. Melhora a capacidade de concentração do indivíduo e pode ser bom remédio contra a ansiedade e a depressão. Contém um composto orgânico natural chamado miristicina, que é conhecido por proteger o cérebro contra doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.

2. Alívio de dores

O extrato é utilizado como sedativo no tratamento de diversas dores nas articulações ou nos músculos. Massagear o óleo de noz moscada sobre a área afetada é um tratamento eficaz para a artrite, reumatismo e lumbago. Também ajuda a reduzir o inchaço das articulações.

3. Digestivo

O óleo de noz moscada também é indicado para quem tem problemas relacionados à digestão, como diarreia, constipação intestinal e flatulência. Alivia a indigestão, pois atua removendo o excesso de gás do estômago e intestinos. O extrato também aumenta o apetite.

4. Tratamento de mau hálito

A noz moscada age contra as bactérias que produzem o mau hálito. Por isso, é também utilizada como ingrediente em muitas pastas de dente e enxaguatórios bucais. Auxílio contra problemas de gengiva e dor de dente ainda são outros benefícios da noz moscada.

5. Desintoxicação de fígado e rins

A desintoxicação é um fator importante para a boa saúde. Poluição, estresse, tabaco, medicações e outras substâncias externas podem levar ao acúmulo de toxinas no organismo. O fígado e os rins são os locais onde geralmente estas toxinas se desenvolvem e a desintoxicação destes órgãos é mais um dos benefícios da noz moscada.

Ela também ajuda na dissolução de cálculos renais e a prevenir a acumulação de ácido úrico em outras partes do corpo, como aqueles que conduzem a gota e a inflamação das articulações.

6. Cuidados com a pele

A noz moscada também é um poderoso ingrediente para manter uma pele saudável. Ajuda a alcançar maciez e a resolver diversos problemas dermatológicos. Um creme feito com pó de noz moscada e mel pode ser aplicado na região afetada por acnes, para remover as marcas.

7. Tratamento de insônia

Para quem tem dificuldades para dormir, um copo de leite com pó de noz moscada pode ajudar a relaxar e induzir ao sono.

8. Alívio de cólicas menstruais

Algumas mulheres sofrem bastante com as cólicas no período menstrual e a noz moscada pode ser um remédio bastante eficaz contra estes sintomas desconfortáveis. Ajuda ainda a reduzir os efeitos da Tensão Pré-Menstrual, como a depressão, mudanças de humor e o desequilíbrio hormonal.

9. Circulação sanguínea

Com suas propriedades estimulantes e aroma relaxante, a noz moscada aumenta a circulação sanguínea e conforta o corpo. Também estimula o sistema cardiovascular e, portanto, é considerado um bom tônico para o coração.

10. Sistema respiratório

Ingrediente em muitos xaropes para a tosse, o alívio da congestão e demais sintomas de resfriado são outros benefícios da noz moscada. Acredita-se também que o seu óleo pode ser benéfico para o tratamento de asma.

Qual desses benefícios da noz moscada serve mais para você? Você já a consumiu com o propósito de tratar algum destes pontos em seu organismo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (117 votos, média: 4,26 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

66 comentários

  1. Quando pequena minha mãe nós dava para dor de garganta. Todas as noites uso tomar um chá para ir dormir quando foi um dia não tinha o cha que usava tomar ai tomei cha de noz moscada tenho asma amanheci bem melhor comecei a tomar todas as noites ja parei com vários remédios de asma que estou bem melhor.

  2. Comecei a tomar uma vez ao dia diluído em água morna, os efeitos foram imediato, meu abdômen diminuiu, gazes intestinal também

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*