Benefícios da noz moscada, para que serve e receitas

Especialista da área:
atualizado em 04/01/2021

A medicina tradicional já conhece os benefícios da noz moscada há décadas.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas só nos últimos anos é que ela tem atraído a atenção de pesquisadores de todo o mundo, devido a suas propriedades medicinais.

Além disso, ela é comumente usada como ingrediente na culinária do mundo todo, em pratos quentes, molhos e saladas.

Propriedades nutricionais

Entre os minerais essenciais encontrados na noz moscada estão potássio, cálcio, ferro e manganês, que é um catalisador para quebrar gorduras e colesterol, favorecendo assim a perda de peso.

A semente contém ainda vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico, riboflavina e niacina, além das vitaminas A e C, e muitos antioxidantes flavonoides, como betacaroteno e criptoxantina, que são essenciais para uma boa saúde.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios da noz moscada, além de aprender como usá-la no dia a dia.

Benefícios da noz moscada

Noz moscada
Sementes de noz moscada

1. Pode melhorar o humor e tratar a insônia

Alguns estudos com modelos animais, como este, publicado no periódico Journal of medicinal food em 2006, mostram que a noz moscada tem um efeito antidepressivo importante. Mas estudos mais detalhados, com humanos, ainda são necessários para confirmar esse efeito.

Outra propriedade interessante da noz moscada é o relaxamento, que pode ajudar no tratamento da insônia, como demonstrado em um estudo publicado no periódico Alternative and Complementary Therapies.

Então, para quem tem dificuldades para dormir, um copo de leite com pó de noz moscada pode ajudar a relaxar e induzir ao sono.

2. Tem efeito digestivo

O óleo de noz moscada também é indicado para quem tem problemas relacionados à digestão, como diarreia, desconforto e constipação intestinal.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Ajuda a tratar o mau hálito

Devido a seu efeito antibacteriano, a noz moscada combate as bactérias que causam o mau hálito. Por isso, muitas pastas de dente e enxaguantes bucais também a utilizam como ingrediente.

Além disso, ela também pode ser útil no tratamento de problemas na gengiva e outras infecções bucais.

4. Efeito anti-inflamatório e antienvelhecimento

A noz moscada, devido a seu alto teor de antioxidantes, tem propriedades anti-inflamatórias, como demonstrado no estudo publicado no Phytochemistry reviews em 2017.

Isso faz dela uma ótima aliada na prevenção de problemas relacionados ao sistema imunológico, como as doenças autoimunes e as inflamações. Além disso, o efeito anti-inflamatório pode ajudar a melhorar dores e inchaço de problemas como a artrite.

Não só isso, mas o seu consumo moderado pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce da pele, que é causado pela ação dos radicais livres.

5. Ajuda a melhorar os problemas respiratórios

A noz moscada é ingrediente de muitos xaropes para a tosse, devido ao alívio da congestão e demais sintomas presentes em gripes e resfriados.

6. Afrodisíaco

O uso da noz moscada como afrodisíaco é comum na medicina tradicional de alguns povos, onde utiliza-se ela para tratar disfunções sexuais.

E esse efeito já vem sendo estudado há um bom tempo, com resultados que indicam que o uso de altas doses pode ajudar a aumentar a libido, como demonstrado em um artigo publicado no periódico BMC complementary and alternative medicine.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas é preciso ter cuidado, uma vez que o uso exagerado pode causar uma série de sintomas neurológicos e psiquiátricos, conforme concluiu um estudo publicado na revista Complementary therapies in medicine.

Como usar?

Usa-se a noz moscada ralada, como tempero. Além disso, ela é ingrediente para alimentos e bebidas, como o chá por exemplo. Mas é preciso ter cuidado com as quantidades, uma vez que o excesso pode causar alguns sintomas desagradáveis.

E ainda existem suplementos de noz moscada, em cápsulas ou pó. Mas seu uso deve ser feito com extremo cuidado, devido a altas doses contidas neles.

Receita: Chá de noz moscada

Masala chai tradicional chá indiano
Masala chai tradicional chá indiano com canela, cardamomo, anis e noz moscada

Uma boa forma de incluir a noz moscada no cardápio é como chá, que é fácil e rápido de preparar.

Ingredientes:

  • Um litro de água;
  • Meia noz moscada;
  • Mel ou melaço a gosto.

Modo de preparo:

  1. Rale a noz moscada;
  2. Em seguida ferva a água;
  3. Então, quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente a noz moscada ralada;
  4. Deixe a mistura descansar por cerca de 5 minutos;
  5. Por fim, adoce com mel ou melaço.

Contraindicações

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem consumir a noz moscada, devido ao risco de toxicidade para o bebê.

Além disso, crianças, pessoas com problemas cardíacos ou neurológicos devem consultar um profissional de saúde para avaliar os riscos do uso.

Cuidados

O uso exagerado de noz moscada pode causar overdose, com sintomas bastante graves, como:

  • Náusea e vômitos;
  • Tontura;
  • Arritmias;
  • Boca seca;
  • Confusão mental;
  • Alucinações;
  • Convulsões.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Qual desses benefícios da noz moscada te chamou mais atenção? Você já a consumiu com esse propósito? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (276 votos, média: 4,07 de 5)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

155 comentários em “Benefícios da noz moscada, para que serve e receitas”

    • Eu tenho síndrome do pânico e estou tomando o chá né noz moscada, e estou me sentindo bem melhor. As crises estão diminuindo graças à Deus. Viva Jesus Cristo! Viva Deus que criou tantas maravilhas para nós.

  1. Oi Eduardo só quero te desejar uma cura desse mau que atinge muita gente boa por aí. Tome esse chá que com certeza te fará bem
    Neguei a existência do mal. Mude sua atitude mental, e você vai ter uma grande melhora.

  2. Eu usei para labirintite, foi ótimo melhorou a tontura é as náuseas. Nas crises anteriores o medico prescreveu um remédio, por 15 dias.
    Com a noz moscada no segundo dia eu já estava bem.

  3. Todos os benefícios da nós moscada são interessantes para mim, comecei a acrescentá-la na comida, por indicação de um naturalista, …

  4. Tomei para depressão e me senti bem desde então.nao tomo mais faixa preta e nenhum outro. Estou muito feliz. Faço a noite o chá e me sinto muito bem. Feliz por saber os outros benefícios!!!!

  5. Eu tomo e chá todos os dias para enxaqueca e está sendo ótimo, como é bom pra digestao tomo após o almoço esta sendo muito bom

      • Ferve a agua com o pozinho. Deixa uns três minutos , desliga e abafa. Deixa esfriar e tome. Eu faço junto com folhas de louro , tinha muitas crises de labirintite e melhorei muito. Nem tomo mais o remedio que tomava. Estou me sentindo muito bem. Vi essa dica no youtube. Pois tenho labirintite, desde os 16 anos.

  6. sinto muita s dores nas articulações , como devo fazer uso da nos moscada ? como chás ou óleo para massagear?

  7. Tô fazendo uso de folhas de louro e noz ,faz uma semana ,e graças a Deus ,com a permissão dele ,estou me sentindo bem melhor ,porq olha eu sofro com labirintite horrível a serem anos ,tomo remédio é nada ,resolve !!

  8. Eu tava com mt dor atras dos olhos e apenas mastigue um pedacinho e parou a dor poucos minutos depois

  9. Tinha muita enxaqueca e após fazer o uso contínuo do chá de noz moscada com a folha de louro obtive um bom resultado. A partir daí não tomei mais remédio pra dores de cabeça e nem tive mais as crises de enxaqueca que me faziam parar no hospital.

  10. Estou fazendo o chá para labirintite no primeiro já vi o resultado antes já tinha feito uso para cólicas obrigado por nos manter informados de tantos benefícios

  11. Boa tarde! Comecei a usar a noz moscada, com a finalidade de me livrar da minha labirintite . E olha? Senti a diferença no primeiro chá. Amém !!

  12. Eu ralo a noz-moscada no almoço diretamente no prato. E faço o chá justamente quando sinto estufamento no estômago. Logo sinto aliviar porque começo a arrotar.também coloco um pedacinho na boca e vou rmastigando e engolindo a saliva. Faz o mesmo efeito.agora fiquei mais feliz ainda com tantos outros benefícios que não sabia. Lembrando que o a dose excessiva vai ser prejudicial! !!parabenssss

    • Oi bom dia tomo ginko biloba e omega 3 posso tomar o cha de nós moscada ja comprei ralada em casa de produtos naturais