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7 Benefícios do Selênio – Para Que Serve e Fontes

O selênio é um elemento cuja importância para o corpo contradiz as quantidades minúsculas em que ele se apresenta. Na verdade, trata-se de um elemento absolutamente tóxico em grandes quantidades, mas essencial para o corpo em pequenas quantidades. Central para a saúde a nível celular, o selênio atua ainda como antioxidante e como anticoagulante, de modo que a sua influência positiva abrange um espectro bastante largo.

Nesse sentido, a ideia da suplementação de nutriente torna-se extremamente atrativa, sobretudo quando se considera os benefícios do selênio para o emagrecimento e para o ganho de massa muscular. Entretanto, essa possibilidade deve ser considerada com cuidado. Nenhum benefício é obtido a partir de níveis anormalmente elevados de selênio: muito pelo contrário, trata-se de um elemento perigoso que precisa ser cuidadosamente controlado.

Enumeramos abaixo sete benefícios do selênio para a boa forma e saúde, e assim você entenderá para que serve e onde encontrar este mineral.

1. Prevenção contra o Câncer

O selênio é importantíssimo para muitos processos a nível celular, motivo pelo qual a sua influência é dificilmente visível na primeira observação. Essa influência, porém, favorece a manutenção do ciclo de vida ideal de uma célula, o que é extremamente importante para evitar o câncer. Nesse sentido, o selênio reforça a tendência à apoptose, isto é, à morte natural e programada das células. Se esse mecanismo para que serve o selênio não funcionar corretamente, as chances de desenvolvimento de câncer aumentam dramaticamente.

2. Combate aos Radicais Livres

O combate aos radicais livres e a seus danos é, também, um dos benefícios do selênio mais significativos. A presença de níveis ideais de selênio potencializa a regeneração do DNA atacado por radicais livres, de modo que o papel do selênio para evitar o câncer é ainda maior.

Mais do que isso, o selênio combate os radicais livres de duas formas: diretamente, como um poderoso antioxidante, e indiretamente, atuando na síntese de antioxidantes como a superoxidase, que protege o corpo do desenvolvimento de tumores.

Indiretamente, a função do selênio como antioxidante protege o corpo de diversas doenças inflamatórias típicas do envelhecimento, como a atrite e a gota. Do mesmo modo, são prevenidos o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson.

3. Maior Imunidade

Doenças comuns, porém, também são prevenidas pelo selênio. O estímulo ao funcionamento do sistema imunológico se destaca entre os benefícios do selênio, que dá ainda mais potência à imunidade ao diminuir as inflamações e, assim, evitar a sobrecarga do sistema imunológico.

4. Regulação do Sistema Endócrino

Também muito importante entre os benefícios do selênio é o estímulo ao sistema endócrino, particularmente à glândula tireoide. Essa glândula central, que regula o metabolismo e o funcionamento de outros componentes do sistema endócrino, funciona de modo mais eficaz e intenso através da influência do selênio.

5. Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Por fim, o selênio também possui funções que protegem o sistema circulatório. O seu efeito anticoagulante protege o corpo contra perigosos coágulos, enquanto o seu papel como antioxidante evita o acúmulo de colesterol LDL (o colesterol “mau”) nas artérias, evitando a arteriosclerose e as doenças cardiovasculares em geral.

6. Perda de Peso

Os benefícios do selênio para a perda de peso são claramente significativos do ponto de vista hormonal. Através da glândula tireoide, pequenas quantidades do mineral podem influenciar o emagrecimento mais significativamente que grandes quantidades de outros minerais.

O emagrecimento se dá mais facilmente na presença de níveis adequados de selênio, uma vez que a glândula tireoide em bom funcionamento assegura um metabolismo mais rápido. Como se sabe, o metabolismo rápido é excelente para quem procura perder peso, já que nesse caso o corpo queima calorias mais rapidamente, até mesmo quando em repouso.

7. Ganho de Massa Muscular

Como todos os antioxidantes, o selênio oferece aos músculos uma significativa proteção contra os radicais livres que são liberados após o treino de resistência muscular. Dessa forma, os músculos são ao menos ligeiramente beneficiados pelo selênio, uma vez que sua recuperação após o treino se torna mais rápida.

Mais significativo que isso, porém, são os resultados de estudos que apontam uma correlação significativa entre a fraqueza muscular na velhice e os baixos níveis de selênio. Esse resultado deixa entrever que as funções do selênio na proteção e no desenvolvimento dos músculos são significativas e desejáveis.

Um terceiro aspecto, porém, tem a ver com as sensações de fadiga e de dor nos músculos, particularmente presentes depois do treino de resistência muscular. Essas sensações são menos intensas em pessoas que obtêm os níveis adequados de selênio, de forma que uma rotina de treinos para hipertrofia muscular torna-se mais fácil de se manter.

Efeitos da Falta de Selênio

O primeiro efeito visível da deficiência de selênio é um quadro de fraqueza muscular e de fadiga, que se prolonga tanto quanto durar a escassez de selênio no organismo. Progressivamente grave, porém, é a falta de estímulos à glândula tireoide, que pode passar a funcionar a níveis muito abaixo do ideal.

Esse funcionamento lento da tireoide é chamado de hipotireoidismo, e traz ao corpo uma série de problemas hormonais que são provocados em cadeia. Diretamente, porém, o hipotireoidismo provoca uma desaceleração do metabolismo, conduzindo muitas pessoas à obesidade e a riscos significativamente maiores de doenças cardiovasculares.

A longo prazo, as funções do selênio na prevenção de doenças passam a fazer falta. O risco de câncer, bem como de doenças cardiovasculares e de doenças infeccionais, torna-se muito maior caso haja uma deficiência de selênio no organismo. Além das doenças, o corpo sem a quantidade necessária de selênio sofre com os efeitos do envelhecimento acelerado.

Quanto Selênio é Suficiente?

As doses diárias ideais de selênio são bastante pequenas, fazendo jus ao caráter tóxico desse mineral em grandes quantidades. Para as crianças, a quantidade mínima de 20mcg por dia é válida até os três anos, quando 30mcg por dia passam a ser necessárias. Essa quantia segue até os 8 anos, quando uma fase de 40mcg por dia, que dura até os 14 anos, se inicia.

A partir dos 14 anos, todas pessoas devem consumir 55mcg de selênio por dia, excetuando-se as mulheres grávidas, cujas necessidades diárias sobem para 60mcg, e as mulheres lactantes, que precisam de 70mcg diários.

Onde encontrar Selênio

As fontes naturais mais concentradas de selênio são as castanhas do Pará, uma vez que apenas uma castanha pode possuir em si uma quantidade de selênio maior do que as necessidades diárias de um adulto. Com algumas castanhas do Pará é até mesmo possível ultrapassar as barreiras seguras e atingir uma pequena overdose de selênio.

Outra fontes significativas são o atum, as ostras, as sementes de girassol, o repolho, o brócolis e o espinafre. Alimentos com pequenas quantidades de selênio fazem, porém, parte da dieta diária de muitas pessoas, de modo extremamente positivo. É o caso do arroz, do leite integral, do pão integral e do alho, além dos ovos, alimentos com bons níveis de selênio em suas gemas.

Suplementação de Selênio

Considerando que o selênio é necessário em níveis baixos, a maior parte das pessoas pode sem qualquer dificuldade obter a quantidade necessária de selênio a partir de fontes naturais. Além disso, não há nenhum sinal de que ultrapassar as quantidades ideais traga algum benefício. Pelo contrário, o perigo de atingir quantidades tóxicas é bastante considerável.

Pessoas com doenças específicas podem, no entanto, sofrer com uma falta de selênio que é impossível remediar através da dieta. É o caso dos portadores do HIV, ou de pacientes que sofrem com a Doença de Crohn, que debilita a habilidade do sistema digestivo de absorver uma série de nutrientes.

Pacientes que passam por hemodiálise também podem ter uma deficiência grave de selênio, uma vez que o processo filtra esse mineral e o retira do sangue. Nesses casos, portanto, recomenda-se a suplementação como uma maneira de corrigir a deficiência.

A suplementação, porém, deve ser feita com extrema atenção à dosagem, de preferência determinada por um médico. Dada a toxicidade do selênio, o risco de uma overdose é muito sério.

Overdose de Selênio

A overdose de selênio, ainda que rara, é extremamente perigosa. Esse mineral, quando em grandes quantidades, é notavelmente tóxico e, por isso, pode por si só provocar a morte. Notável pelo sintoma de hálito com cheiro de alho, a overdose de selênio pode, também, provocar indiretamente uma série de outros distúrbios.

Dentre estes, os mais significativos são a fadiga, a irritabilidade e a dificuldade na concentração, bem como problemas gastrointestinais. A longo prazo, a deficiência de selênio pode levar ao desenvolvimento de cirrose e de edema pulmonar, de modo que os efeitos indiretos são, também, extremamente indesejáveis.

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios do selênio, bem como dos perigos de sua overdose? Que fontes naturais você mais consome do mineral? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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20 comentários

  1. como tdo dia 2 castanhas do pará mas agora lendo sobre a overdose do selenio vou comer só uma por dia, mto bom saber sobre o selenio, eu ignorava, obrigada.

  2. Nossa excelente fonte de conhecimento,parabens e obrigada por nos advertir sobre o consumo adequado pois eu como de quatro a cinco castanha por dia por gostar muito e ainda tenho problema de hipotireoidismo e hepatite c ,sabendo disso vou dar um tempo de depois passar a consumir apenas uma,
    muito obrigada

  3. se uma castanha pode conter mais o que necessário que fazer?

  4. LUIZ FERREIRA DE JESUS

    Materia muito boa para nossa orientação como deve ser consumido.

  5. LUIZ FERREIRA DE JESUS

    QUANTAS CASTANHA DO PARÁ EU POSSO CONSUMIR POR DIA ENTÃO? EU CONSUMO BASTANTE CASTANHA.

  6. Parabéns pela matéria.
    Apenas um erro crucial foi cometido. Peço, por gentileza, para corrigirem no texto da matéria.
    No parágrafo intitulado “Quanto selênio é suficiente?”, coloca-se algumas dosagens, mas que está expressa na unidade de medida mg. Não é mg (abreviação de miligrama) para doses do mineral selênio, mas sim em mcg (abreviação de micrograma).
    A diferença é enorme.
    1 mcg é igual a um milionésimo do grama (1.000.000 mcg = 1.000 mg = 1 g)
    Agradeço a atenção.

  7. Tenho hepatite c ,princípio de cirrose ,qual a contidade certa de castanha do pará que eu posso comer

  8. Como toneladas de castanha pq é gostosa

  9. Eu não tinha conhecimento dos benefícios do Selenium, eu faço tratamento para inflamação nas juntas das mãos e pés e meu médio reumatologista receitou para testar o medicamento 3 meses pra ver se respondo bem e se me adapto e fico sem dor.
    Ainda não deu pra saber pq estou com ele uns 10 dias apenas.
    Gostaria de saber se o Selenium tem algum efeito de melhora no reumatismo que apresento?

  10. Tomo Anticoagulante ,posso tomar selenio?
    Não devo perder peso,apenas precisava do selenio para tomar comprimidos de Iodo.
    Obrigada

  11. Eu como uns 3 dentes de alho por dia e tomo água de alho em jenjum agora fiquei preocupada quando falou em hálito com cheiro de alho como super dosagem porque é tudo q tenho hálito com esse cheiro se puder responder por e-mail. Estou com super dosagem de selênio q exame se faz para saber do selênio no corpo?

  12. maria josé lopes monteiro pereira

    Comi um braçadão de esparregado de espinafre e no dia seguinte desmaiei,será que comi selénio a mais contido no espinafre? não entendo quanto é um mcg,se é uma milésima parte do grama não imagino qual a quantidade de espinafre devo comer,falo em espinafres porque tenho muitos no meu quintal? gostaria de saber.

  13. Muito bom!!
    Vou fazer um apresentação e não conhecia esse mineral com tantas propriedades.

  14. Muito bom!!
    Vou fazer um apresentação e não conhecia esse mineral com tantas propriedades.
    gostaria de saber se tiver novidades.

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