Vitamina B12 engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 23/06/2022

A vitamina B12 é um nutriente extremamente importante para o funcionamento de nosso corpo, e é alvo de diversas dúvidas, como “ela engorda ou emagrece?”, “faz mal?”, entre outras.

Essas dúvidas se devem, em sua maior parte, a algumas confusões com relação ao funcionamento dessa vitamina, principalmente porque ela atua diretamente no metabolismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, para sanar essas dúvidas, vamos agora entender um pouco melhor o que é a vitamina B12 e quais são as suas ações no organismo, e assim descobrir se ela engorda ou emagrece.

Veja também: Quais são os vegetais ricos em vitamina B12? e conheça os 10 benefícios da vitamina B12.

O que é a vitamina B12?

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina pertencente ao complexo B, que participa de uma série de reações em nosso organismo, principalmente na regulação do metabolismo e no funcionamento do sistema nervoso. 

Além disso, por ser hidrossolúvel, podemos dizer que ela se dissolve em água e seu excesso pode ser eliminado através da urina.

Veja também: Benefícios das vitaminas do complexo B – para que serve e fontes

  Continua Depois da Publicidade  

Vitamina B12 engorda ou emagrece?

Mulher mede a cintura
Quem toma suplementos vitamínicos pode ficar em dúvida se a vitamina B12 engorda

A resposta curta para essa pergunta seria um “Não”, pois, assim como outras vitaminas, o seu consumo isolado não causa nem a perda nem o ganho de peso.

Entretanto, como essa vitamina participa do metabolismo e da produção de energia, ela pode de alguma forma auxiliar na perda de peso, quando aliada a uma dieta balanceada e a atividades físicas regulares. 

Deficiência de vitamina B12 

De forma geral, as vitaminas do complexo B participam da produção de células sanguíneas, do metabolismo de proteínas e do funcionamento do sistema nervoso central e periférico.

Assim, os sintomas de deficiência de vitamina B12 normalmente estão relacionados a essas ações, e incluem:

  • Anemia, uma vez que esse déficit nutricional dificulta a produção de glóbulos vermelhos do sangue
  • Fadiga, causada principalmente pela anemia
  • Queda de cabelos
  • Formigamento nas mãos e nos pés
  • Fraqueza
  • Palidez
  • Sintomas psíquicos, como depressão e mudanças de humor
  • Dificuldades de concentração e raciocínio. 

Então, como podemos ver, os sintomas podem ser bastante variados, e por isso os baixos níveis de vitamina B12 muitas vezes são confundidos com outras doenças.

Alimentos ricos em vitamina B12 

Salmão
O salmão é uma das fontes de vitamina B12

A vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, motivo pelo qual a sua deficiência ocorre com frequência em veganos e vegetarianos.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, o problema pode atingir qualquer pessoa, tendo em vista que alguns problemas gástricos podem afetar a absorção do nutriente.

Por isso, separamos alguns alimentos que contém boas quantidades de vitamina B12. São eles:

  • Moluscos, como mexilhões, ostras, vieira e mariscos.
  • Cereais matinais fortificados com B12
  • Iogurte
  • Salmão
  • Ovos
  • Peru
  • Cordeiro
  • Carne magra.

Suplementação de vitamina B12

O uso de suplementos de vitamina B12 é uma alternativa para pessoas que não consomem alimentos de origem animal ou que possuem algum tipo de dificuldade para absorver o nutriente.

Alguns desses suplementos são:

  • Vitamina B12 isolada, que é usada especificamente para suprir deficiências deste nutriente.
  • Citoneurin, que é composto pelas vitaminas B1, B6 e B12, e está disponível na forma injetável e em comprimidos. É usado para tratamento de inflamações envolvendo os nervos.
  • Multivitamínicos, que contém todas as vitaminas e alguns minerais.
  • O Complexo B, que como o nome diz, contém todas as vitaminas desse grupo.

Mas, é importante ressaltar que a dose e a frequência de uso desse tipo de suplemento devem sempre ser definidas por um médico ou nutricionista, uma vez que as necessidades diárias de cada pessoa podem variar bastante.

Quantidade diária recomendada

Mulher com suplementos
As necessidades de vitamina B12 variam conforme a idade

Para descobrir a quantidade necessária de vitamina B12 pode ser algo complexo, uma vez que diversos fatores podem afetar a ingestão e a absorção desse nutriente.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, é fundamental consultar um profissional de saúde. Mas, de forma geral, podemos definir as quantidades ideais para adultos como:

  • Adultos (homens e mulheres) de 19 a 70 anos: 2,4 mcg de vitamina B12 ao dia.
  • Gestantes: 2,6 mcg de vitamina B12 ao dia.
  • Mulheres que estejam amamentando: 2,8 mcg de vitamina B12 ao dia.
  • Homens e mulheres acima de 70 anos: 2,4 mcg de vitamina B12 ao dia.

Não existe solução rápida para perda de peso

Apesar de constantemente aparecerem na mídia soluções milagrosas para a perda de peso, esse tipo de coisa não existe.

Além do mais, muitas das dietas da moda e suplementos para a perda de peso podem causar um desequilíbrio no metabolismo, fazendo com que a pessoa engorde os quilos perdidos muito rapidamente, devido ao chamado “efeito sanfona“.

Assim, o que pode te ajudar a acelerar esse processo é procurar a orientação de uma nutricionista e de um profissional de educação física, que irão adaptar a sua dieta e criar uma rotina de exercícios para equilibrar o seu metabolismo e assim promover a perda de peso.

Fontes e referências adicionais

Você já fez suplementação de vitamina B12? Qual era o seu problema relacionado à deficiência da vitamina? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (106 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

26 comentários em “Vitamina B12 engorda ou emagrece?”

  1. Eu estava sem energia e com crises de depressão, quando por meio de uma amiga soube da tamanha gravidade da falta de b12. Fiz o exame e pra minha surpresa estava muito abaixo da média. Comecei a tomar e nos dois primeiros dias senti uma energia que nunca havia sentido. Estranhei quando comecei a correr na esteira e a velocidade ficou 2x maior do que antes. Estou me sentido super bem e sentido que estou perdendo peso devido ao aumento da intensidade na esteira.

    Responder
  2. Boa tarde comprei as vitaminas B12 na cebanatural para abrir o apetite e engordar um pouco sera que me vai fazer mal?

    Responder
  3. Minha endocrinologista me passou Betrat por 30 dias já é a segunda vez que tomo.Tenho hipotireoidismo e tomo Puran 75 e a B12 sempre baixa.Mas eu engordei 5 kg e está difícil de perder.Tenho medo de engirdar mais.

    Responder
  4. Bem, eu sou vegetariana e me alimento raramente de carne vermelha, prefiro peito de frango assado ou grelhado, ovos cozidos é muita salada sem sal, principalmente amo pepino japonês, agrião, alface, beterraba, cenoura etc; Fui ao meu médico endocrinologista e o mesmo me prescreveu 01 cápsulas de B 12 ao dia com 450 mg, como eu me alimento de aveia com bananas , maçã e outras frutas e também gosto de pão integral c/ castanhas c/ queijo branco no café matinal com leite sem açúcar, pois me exército muito ao dia e tenho receio de ter anemia, pois tenho hipotireoidismo,,,

    Responder
    • Tomei recentemente 4 injeções de citoneurin a pedido do meu neurocirurgião de coluna por que vou fazer um bloqueio na lombar e fiz bariátrica a 6 meses mesmo com meus exames estando normal ele pediu que tomasse

      Responder
  5. Tenho deficiencia de b12 muito grave o medico me indico citoneurin e vai me ajuda por favor responda

    Responder
  6. Tomo a injeção uma vez por mês, pois fiz cirurgia bariátrica desde então faço uso contínuo. E quando tomo me sinto superbem.

    Responder
  7. Tive uma gravidez ectópica e desestabilizou todo o meu organismo.. tenho doença autoimune, reumatismo juvenil e depressão. Comecei hj com o cetuneurin 5000 (achei bem caro) alguém ja mandou formular?

    Responder
    • Carol eu também estava tomando citoreurim5000.ciacibalamina. mas troquei pela metilcobalamina. 1 mg.por dia.Procure informações e sério viu.farmacia de manipulação.pago 70.reais 60 comprimidos.

      Responder
  8. Tenho distrofia muscular de Baker,me ajuda a melhorar a qualidade do meu músculo,e me tira as dores nas pernas e coluna.recomendo pra quem tem distrofia muscular

    Responder
  9. Tenho um problema chamado Gastrite Auto Imune, que não deixa meu organismo absorver B12 pelo estômago de forma convencional. Já tomei injeção e para aliviar um pouco agora estou tomando sublingual.. daqui há um mês farei exames para saber se estabilizou.
    Também fico preocupada com ganho desnecessário de peso devido ao uso da vitamina.

    Obrigada por compartilhar sobre.

    Responder
  10. Tenho anemia perniciosa comecei a tomar B12 injetável dia sim dia não porque tinha 6 de emoglobina quando finalmente subiu para oito passei a tomar uma vez por semana durante um mês. Agora tomo mês sim e mês não estou a engordar muito principalmente de cintura pra cima.o meu estomago parece uma bola.e o lado direito esta mas inchado.é possível que a B12 engordou me ou estou com o estomago inchado? ??

    Responder
    • Eu tive anemia fiz transfusão de sangue 6 vezes tive suspeita de leucemia mas graças a Deus não tenho os médicos descobrirão falta de vitamina b12 estou tomando a8 meses e estou engordando muito estou muito agradecida por não ser leucemia mas estou com baixo estima se alguém toma e engordou pó favor fale aqui obrigado

      Responder
  11. Estou tomando Citoneurim 5000 1 vez por semana, pois segundo minha hematologista, meu estômago não está absorvendo essa vitamina e mesmo tomando c frequência, o nível dessa vitamina não sobe e com isso tenho anemia ou o contrário tb. Ela está investigando e hoje tenho consulta com ela. Me falaram que engorda essa injeção, pois contém corticóides. Mas, de acordo com o texto não procede essa informação. Vi no fantático que o bife de fígado tb é fonte de B12, estou comendo tb. Obrigada por esclarecer.

    Responder
  12. Estou fazendo ciclo de stanozolol. Como pode afetar o figado, estou usando vitamina B12 em comprimidos em vez de injetável, como indicaram p minimizar os danos ao figado pelo estano. Percebi apenas q diminuíram as aftas q surgem. No ciclo anterior tive muitas aftas.

    Responder