Publicidade

 

Restaurante Japonês

Dicas de Comidas Saudáveis em Restaurantes

Comidas saudáveis e comer fora em restaurantes são expressões que podem coexistir. As escolhas são muitas, e muitos cozinheiros preparam os pratos de formas simples que permitem que o sabor do alimento apareça. Além disso, você pode escolher porções pequenas, o que te ajuda a evitar comer demais. Aqui estão algumas escolhas de comidas saudáveis em restaurantes.

Publicidade

Aperitivos

Ao invés de alimentos fritos, peça vegetais crus antes da sua refeição. Você também pode começar com uma salada verde com molho vinagrete. Feijões verdes temperados com um pouco de azeite de oliva e manjericão é um bom acompanhamento, ou você pode preferir vegetais assados ou grelhados, como tomate, berinjela e batata com ervas.

Sopas

Sopa é saciante e é uma boa entrada ou prato principal. Tome uma xícara ou prato de sopa com base de caldo, como sopa de peixe. Sopas de vegetais são outras escolhas de comidas saudáveis, e pode vir com feijões, abóbora, abobrinha, feijões verdes, tomate, além de muitas ervas e temperos.

Peixe e Aves

Se você gosta de peixe, faça uma refeição saudável com atum, salmão, bacalhau ou namorado. Não importa qual o seu peixe favorito, ele é ainda melhor quando assado, cozido ou grelhado com limão fresco e ervas frescas. Aves são outra opção saudável quando você está de dieta. Considere o prato francês tradicional, coq au vin, ou coma frango assado ou codorna.

Carnes

Se você quer vaca, porco ou cordeiro, peça os menores cortes disponíveis com muitos vegetais, o que pode te ajudar a ficar satisfeito com o mínimo de calorias. Peça sua carne assada ou grelhada ao invés de frita. Evite molhos cremosos, ou peça o molho separado e use apenas o bastante para dar sabor.

Massas

Macarrão é um ótimo prato sem carne quando servido com vegetais, molhos leves e ervas. Um exemplo é o penne com berinjela e molho de tomate. Feijão e legumes são saciantes e ficam bons em muitos pratos como salada de lentilha, uma fonte de fibras altamente saudável, com vegetais, ervas e hortelã. Um prato francês tradicional sem carne é o ratatouille, que inclui abobrinha e berinjela. Fatias de berinjela também são boas quando assadas com molho de tomate e um pouco de queijo.

Sobremesa

Experimente pêssego, peras ou maçãs cozidas, frutas com iogurte grego ou um sorvete de fruta. Mesmo um prato simples de frutas frescas é uma sobremesa satisfatória.

Publicidade

Restaurantes Italianos

O maior perigo para uma dieta saudável em restaurantes italianos é a gordura. Pão de alho, uma entrada clássica, geralmente pinga manteiga. Ele também geralmente contém grandes quantidades de sal e até queijo, de vez em quando. Peça pão fresco puro, com azeite de oliva, ou melhor ainda, uma salada é uma escolha muito mais saudável. Além disso, evite os anéis de lula fritos, já que eles podem adicionar muitas calorias e gordura à sua refeição.

Muitas entradas são cobertas por molhos que contêm manteiga, óleo, creme e queijo, fazendo delas uma escolha não saudável. Alguns dos piores ofensores incluem o Fettuccine Alfredo e lasanha, que contêm, em média, mais de 50% da sua quantidade diária de gordura em apenas uma porção. Berinjela à parmegiana vem logo depois, embora possa ser melhorada ao pedir menos queijo. Quando escolher suas entradas, o molho de tomate geralmente tem menos gordura e calorias e mais fibras.

Restaurantes Chineses

Comer em restaurantes chineses pode ser um desafio para aqueles interessados em comidas saudáveis, já que muitas das opções tentadoras disponíveis contêm grandes quantidades de sal, gordura, açúcar e carboidratos. Entretanto, armado com um pouco de conhecimento, você pode facilmente fazer um plano para comer fora.

A culinária chinesa é tradicionalmente muito saudável, com uma grande ênfase em vegetais, combinados com pequenas quantidades de carne e óleo. Infelizmente, restaurantes chineses modernos foram ocidentalizados para colocar mais ênfase em alimentos fritos, amanteigados e com óleo, frequentemente cobertos por molhos grossos doces ou salgados. Há, entretanto, algumas comidas saudáveis disponíveis.

Muitas das opções dos restaurantes chineses têm duas alternativas, elas podem ser servidas fritas ou cozidas. Sempre escolha a opção cozida, já que ela contém muito menos gordura. Alguns exemplos disso incluem rolinhos primavera cozidos como entrada, ou vegetais e arroz. Alimentos assados ou grelhados também são boas opções. Quando em dúvida sobre o método de preparo, pergunte ao garçom.

Publicidade

Restaurantes Japoneses

Restaurantes de Sushi geralmente têm muitas comidas saudáveis no cardápio, mas pode ser difícil separar o nutritivo das escolhas que devem ser feitas raramente, especialmente se você não conhece bem a culinária japonesa.

O tempurá pode ser saboroso, mas ele é feito de forma não saudável, com massa e fritura de frutos do mar, carne e vegetais. Vários sushis têm ingredientes do tempurá como ingredientes principais. Certifique-se de não pedir qualquer tipo de sushi com “tempurá” no nome. Entretanto, você ainda pode encontrar tempurá em um sushi mesmo sem o principal ingrediente ser empanado. Flocos de tempurá, que parecem pedaços pequenos, crocantes e amarronzados, são uma adição comum a outros sushis, então pergunte se há tempurá no seu sushi antes de pedir.

Um condimento comum com sushi é o molho de soja, ou molho shoyu, que frequentemente é muito rico em sódio. Deixe o molho de soja apenas como um molho para mergulhar seu sushi e certifique-se de que o sushi que você escolher não tenha molho de soja usado no preparo. Ao invés disso, coma o sushi puro ou use um molho mais saudável, como o vinagre de arroz.

Restaurantes japoneses geralmente oferecem pratos preparados com vegetais frescos, frutos do mar e carne, há muitas escolhas saudáveis que não são fritas, empanadas ou cobertas com aditivos não saudáveis. Se você está em dúvida, pergunte ao seu garçom se os ingredientes em um prato têm aditivos.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Quais são as escolhas de comidas saudáveis que você tem mais costume de pedir em restaurantes? Quando você tem maior dificuldade de manter a dieta comendo fora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×