Por Que Eu Não Consigo Emagrecer? 7 Motivos

Frequentemente, as pessoas veem o sucesso de certas dietas da moda em amigos ou celebridades e pensam “Sim! Eu não vou comer nada além de maçãs e também vou ficar super magra!” Três dias depois, a visão, sabor e cheiro de uma maçã é seu inferno pessoal. E bate um desespero e você pensa: Mas por que eu não consigo emagrecer? Vamos explorar agora 7 motivos frequentes que fazem uma pessoa não conseguir emagrecer:

1. Negação Total, Muito Esbanjamento

Pode parecer uma boa ideia fazer tudo de uma vez quando você decide comer de forma saudável, mas acredite quando dizemos que isso não funciona para 99% de nós. Aquele 1% que tem autocontrole inumano pode ser capaz de olhar uma colher e um pote de Nutella sem desejar se casar com eles, mas a pessoa normal não pode.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, as primeiras formas como você pode estar sabotando sua dieta? Fazendo muito de uma vez só. Se isso quer dizer diminuir os alimentos não saudáveis aos poucos, ou separando calorias específicas para comer um pouco de chocolate de vez em quando, tudo bem! Você quer que essa mudança seja permanente, então a melhor ideia é não se negar cada pequeno prazer – apenas planeje alguns para que você não fique tentado a comer seu peso em pipoca e em doces quando for ao cinema esse fim de semana.

2. Escolher a Dieta Errada

Escolher o tipo errado de dieta para seu corpo e estilo de vida é um desastre esperando para acontecer. Sempre que o desespero passar em sua cabeça e você pensar “por que eu não consigo emagrecer?”, pense primeiro nas suas necessidades diárias – você tem um trabalho que exige muito fisicamente? Fique longe de dietas de jejum. Você tem necessidades alimentares especiais? Não escolha uma dieta que se concentere em alimentos que você terá que substituir.

Quando escolher uma dieta, escolha uma que irá servir primeiro seu estilo de vida, não sua perda de peso. Fazer com que ela se encaixe na sua vida fará com que seja mais fácil segui-la por mais tempo.

3. Não Quebrar o Jejum

Poderíamos listar aqui vários estudos que foram feitos mostrando como pular o café da manhã bagunça sua dieta, mas então esse artigo seria longo demais. Pular o café da manhã faz com que seja mais provável que você engorde, porque você não “quebrou o jejum” e seu corpo irá conservar a energia caso ele precise dela mais tarde. Isso também faz com que seja mais provável que você coma demais mais tarde, acredite!

Tome o café-da-manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo. Leia: coma mais, mais cedo, e aquele lanche da meia noite pode deixar de existir.

4. Não Conhecer Seus Gatilhos

“Conheça seu inimigo e conheça a si mesmo e você pode lutar centenas de batalhas sem desastre.” Assim disse Sun Tzu em A Arte da Guerra. Ele pode não ter imaginado que essa guerra seria entre você e um pacote de batata, mas algumas vezes a perda de peso pode parecer uma batalha de verdade.

Conheça seu inimigo – e nesse caso, seu inimigo são seus hábitos antigos. Conheça seus gatilhos. Por que eu não consigo emagrecer? Quando eu me sinto mais tentado? Depois do jantar? Na volta para casa? No cinema?

Conheça seu calcanhar de Aquiles e planeje – tenha lanches saudáveis na geladeira ou vá ao supermercado cedo e compre lanches mais saudáveis antes de ir ao cinema. Nessa guerra, planejar com antecedência é seu maior aliado.

5. Não se Exercitar

É verdade que você pode perder peso sem se exercitar ao ter uma boa dieta. Entretanto, certamente se exercitar fará uma diferença enorme. Fazer qualquer atividade que você puder por pelo menos 30 minutos por dia não apenas te dará endorfinas e acelerará sua perda de peso, mas também te dará benefícios a longo prazo – seu corpo irá perder mais calorias naturalmente.

Isso irá melhorar sua saúde cardíaca e cerebral, e permitir que praticamente todas as partes do seu corpo funcionem melhor – no que diz respeito à perda de peso, por que não se colocar na melhor posição ao invés da última?

  Continua Depois da Publicidade  

6. Cercar-se com Tentações

Se há qualquer alimento ruim em sua casa, você vai encontrá-lo. Você pode seguir a fragrância daquele chocolate até sua deliciosa origem.

Aceite esta dica – com a exceção de pequenas porções organizadas, tente eliminar as tentações da sua casa. Não ter muitos alimentos não saudáveis espalhados por aí, acredite ou não, reduz as chances de comê-los! Essa pode ser uma excelente resposta para quando você se perguntar “por que eu não consigo emagrecer?”

7. Punir-se

Se você ceder a um dos últimos seis pecados, não se puna por isso. Todos temos momentos de fraqueza, e ninguém é perfeito. O que você deve fazer é se levantar, aprender como evitar cometer o mesmo erro, levantar os ombros e continuar a luta!

Você consegue identificar acima quais são os itens que podem estar atrapalhando o seu emagrecimento? Comente abaixo sua opinião!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,30 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “Por Que Eu Não Consigo Emagrecer? 7 Motivos”

  1. Nossa eu faço dieta, academia, duas vezes por semana, 3x por semana muai that, tomo agua feito um camelo e só engordei nao sei mais o que fazer, ate massagem modeladora eu to fazendo e nada

  2. Eu também não consigo manter minha dieta , tudo vai bem em um ou dois dias depois fico ansiosa pra comer outras coisas é muito triste isso pra mim

  3. Eu tô neste dilema não sei o que fazer desde que parei de fumar to me sentindo um balão, e olha que sou determinada faço uma hora de esteira mas meia hora de abdominal varios exercícios como regrado não tomo refri e nem como doce e mesmo assim só perdi um quilo não sei o que fazer ,to desesperada com isso,o pior é ouvir te dizerem o que adianta tá gorda mesma coisa e triste

  4. E difícil tenho 24 anos e sempre. Fui magra. Mesmo depois. Do meu filho que chequei aos140 kilo na gravidez e com dois meses voltei a os meus 69 kilo sem fazer nada mais agora depois da segunda gravidez nao consigo emagrecer minha filha ja tem 2anos e não emagreci ja fiquei 15dias sem comer nada so beterraba e nada em dois anostento emagrecer 45kilo e so perdi10 meu deus oque faço e ainda ter que ouvir nossa como vc ta gorda ai que vontade de matar quando falam isto

  5. O problema é que: há dias eu como pouco e só alimentos saudáveis, faço 2 horas de exercício aeróbico por dia e depois exercicios para fortalecer os músculos, bebo bastante água, tomo chás que estimulam o metabolismo e a desintoxicação do corpo, passo longe de tudo o que me faz mal, e mesmo assim continuo gorda, não caibo em roupas que eu cabia, fico inchada, com uma bochecha enorme horrorosa, a celulite não some, a gordura localizada nem é reduzida, parece que meu destino é ser detestável.

    Faz tempo que não tenho compulsões e sou jovem! Tenho 20 anos. Perder peso não deveria ser impossível. Mas pra mim agora é. Parece que, se Deus existe, ele está impedindo que qualquer quantidade de peso saia do meu corpo. Acho que ele quer que eu morra gorda e seja uma fracassada. E sabe em que me ajudou está matéria? Em nada. Só em ver que eu sou mesmo vítima de um complô. Porque faço exatamente tudo o que se diz pra fazer aí há muito tempo, e até agora nem 0,5 kg eu perdi.

    • Olá, eu vou te dar alguns passos para vc poder tentar resolver seu problema. Primeiro, vá num médico (pode ser endócrino) e veja se tem algum hormonio seu dando canseira em vc, principalmente o da tireóide e açúcares, como insulina e glicemia. Caso não haja nada, passe numa nutri e faça uma dieta balanceada. Os exercícos físicos não são benéficos se vc não força o corpo. Aconselho vc conhecer o treinamento Hiit. Esteira sem frequência cardíaca serve pra nada. Isso já vai te dar uma ajuda boa. Procure sempre os exercicios de grande intensidade em pouco intervalo de tempo, são os melhores.