Frequentemente, as pessoas veem o sucesso de certas dietas da moda em amigos ou celebridades e pensam: sim! Eu não vou comer nada além de maçãs e também vou ficar super magro(a)! Três dias depois, a visão, sabor e cheiro de uma maçã são seu inferno pessoal. Então, bate um desespero e você pensa: mas por que só eu não consigo emagrecer?
Vamos explorar agora 7 motivos frequentes que contribuem para uma pessoa não conseguir emagrecer:
1. Fazer mudanças radicais na dieta
Pode parecer uma boa ideia cortar todos os alimentos não saudáveis de forma extremamente radical, quando você decide iniciar uma dieta, mas acredite quando dizemos que isso não funciona para 99% de nós. Aquele 1% que tem autocontrole invejável pode ser capaz de olhar uma colher e um pote de Nutella sem acabar com ele, mas uma pessoa normal não pode.
Sendo assim, este pode ser o primeiro fator que está sabotando a sua dieta: cortar todos os alimentos que você gosta de uma vez só.
A melhor estratégia que você pode aplicar para superar este problema é diminuir os alimentos não saudáveis aos poucos, ou separar uma quantidade de calorias específicas para comer uma porção de chocolate ou outro alimento, por dia.
Você quer que essa mudança seja permanente, então a melhor ideia é não se negar a cada pequeno prazer – apenas planeje alguns para que você não fique tentado(a) a comer pipoca e doces em exagero, quando for ao cinema no final de semana.
2. Escolher a dieta errada
Escolher o tipo errado de dieta para seu corpo e estilo de vida é um desastre esperando para acontecer.
Sempre que o desespero bater e você pensar “por que eu não consigo emagrecer?”, considere primeiramente as suas necessidades diárias. Por exemplo, você tem um trabalho que exige muito fisicamente? Nesse caso, pode ser uma boa ideia ficar longe de dietas que envolvem o jejum intermitente. Você tem necessidades alimentares especiais? Então não escolha uma dieta que tenha como base alimentos que você terá que substituir.
Quando for escolher uma dieta, opte por uma que servirá primeiro ao seu estilo de vida e não à perda de peso. A escolha de uma dieta na qual você consegue se manter será determinante para que você consiga perder peso, uma vez terá menos fatores lutando contra a sua adesão ao novo plano alimentar.
3. Não se exercitar
É verdade que você pode perder peso sem se exercitar, mantendo uma alimentação saudável e com déficit calórico, ou seja, ingerindo menos calorias do que gasta. Entretanto, esse processo será mais rápido e mais saudável se você se exercitar.
Fazer qualquer atividade física que você puder e gostar de fazer, por pelo menos 30 minutos ao dia, não apenas estimulará a liberação de endorfina, como também irá acelerar sua perda de peso. Em longo prazo, a prática regular de atividade física vai otimizar o seu metabolismo, te fazendo gastar mais calorias em repouso, o que te ajudará a perder peso mais facilmente.
Não só isso, mas a prática regular de atividades físicas irá melhorar sua saúde cardiovascular e cerebral, e permitirá que praticamente todas as partes do seu corpo funcionem melhor.
4. Pular o café da manhã
Poderíamos listar aqui vários estudos que foram feitos mostrando como pular o café da manhã bagunça sua dieta, mas esse artigo ficaria longo demais.
Pular o café da manhã diariamente aumenta as suas chances de engordar, porque seu organismo passa a economizar energia, diminuindo o seu metabolismo. Como você não “quebra o jejum”, seu corpo conserva mais energia na forma de gordura, como um mecanismo de sobrevivência.
Deixar de comer uma boa refeição pela manhã também aumenta as chances de você exagerar nas outras refeições, pois você fica com mais fome e vontade de comer.
Tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo. Resumindo, coma em maior quantidade, mais cedo, e aquele lanche da meia noite pode deixar de existir.
5. Não conhecer seus gatilhos
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.” Assim disse Sun Tzu em A Arte da Guerra. Ele pode não ter imaginado que essa guerra seria entre você e um pacote de batatas chips, mas algumas vezes precisamos travar uma verdadeira batalha para nos manter no foco da busca pela perda de peso.
Conheça seu inimigo – e nesse caso, seu inimigo são seus hábitos antigos. Conheça os gatilhos mentais que te levam a um comportamento de comer compulsivamente. Por que eu não consigo emagrecer? Quando eu me sinto mais tentado(a)? Depois do jantar? Na volta para casa? No cinema?
Conheça seu calcanhar de Aquiles e faça um planejamento para não cair em tentações. Tenha lanches saudáveis na geladeira ou vá ao supermercado cedo e compre lanches mais saudáveis antes de ir ao cinema. Nessa guerra, o planejamento de suas refeições e lanches é seu maior aliado.
Para te ajudar com seu planejamento, confira o vídeo da nossa nutricionista dando dicas de como preparar um cardápio semanal com marmitas fit:
6. Cercar-se de tentações
Se há qualquer alimento ruim em sua casa, você vai encontrá-lo. Você pode seguir o aroma daquele chocolate até achá-lo.
Aceite esta dica: com exceção de pequenas porções organizadas e planejadas, tente eliminar as tentações da sua casa. A inexistência de alimentos não saudáveis espalhados por aí, acredite ou não, reduz as chances de comê-los! Essa pode ser uma excelente resposta para quando você se perguntar “por que eu não consigo emagrecer?”
7. Punir-se
Se você ceder a um dos sete pecados, a gula, não se puna por isso. Veja 20 dicas de como controlar a gula.
Todos temos momentos de fraqueza, e ninguém é perfeito. O que você deve fazer é se levantar, aprender como evitar cometer o mesmo erro, erguer a cabeça e continuar a luta!
Fontes e referências adicionais
- Obesidade e tratamento: desafio comportamental e social, Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2005; 1(1): 59-67.
- Fake News no campo das dietas alimentares e curativas: dilemas e desafios para a educação midiática, Regit, 2020; 13(1): 71-86.
Fontes e referências adicionais
- Obesidade e tratamento: desafio comportamental e social, Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2005; 1(1): 59-67.
- Fake News no campo das dietas alimentares e curativas: dilemas e desafios para a educação midiática, Regit, 2020; 13(1): 71-86.
Nossa eu faço dieta, academia, duas vezes por semana, 3x por semana muai that, tomo agua feito um camelo e só engordei nao sei mais o que fazer, ate massagem modeladora eu to fazendo e nada
Eu também não consigo manter minha dieta , tudo vai bem em um ou dois dias depois fico ansiosa pra comer outras coisas é muito triste isso pra mim
Eu tô neste dilema não sei o que fazer desde que parei de fumar to me sentindo um balão, e olha que sou determinada faço uma hora de esteira mas meia hora de abdominal varios exercícios como regrado não tomo refri e nem como doce e mesmo assim só perdi um quilo não sei o que fazer ,to desesperada com isso,o pior é ouvir te dizerem o que adianta tá gorda mesma coisa e triste
E difícil tenho 24 anos e sempre. Fui magra. Mesmo depois. Do meu filho que chequei aos140 kilo na gravidez e com dois meses voltei a os meus 69 kilo sem fazer nada mais agora depois da segunda gravidez nao consigo emagrecer minha filha ja tem 2anos e não emagreci ja fiquei 15dias sem comer nada so beterraba e nada em dois anostento emagrecer 45kilo e so perdi10 meu deus oque faço e ainda ter que ouvir nossa como vc ta gorda ai que vontade de matar quando falam isto
O problema é que: há dias eu como pouco e só alimentos saudáveis, faço 2 horas de exercício aeróbico por dia e depois exercicios para fortalecer os músculos, bebo bastante água, tomo chás que estimulam o metabolismo e a desintoxicação do corpo, passo longe de tudo o que me faz mal, e mesmo assim continuo gorda, não caibo em roupas que eu cabia, fico inchada, com uma bochecha enorme horrorosa, a celulite não some, a gordura localizada nem é reduzida, parece que meu destino é ser detestável.
Faz tempo que não tenho compulsões e sou jovem! Tenho 20 anos. Perder peso não deveria ser impossível. Mas pra mim agora é. Parece que, se Deus existe, ele está impedindo que qualquer quantidade de peso saia do meu corpo. Acho que ele quer que eu morra gorda e seja uma fracassada. E sabe em que me ajudou está matéria? Em nada. Só em ver que eu sou mesmo vítima de um complô. Porque faço exatamente tudo o que se diz pra fazer aí há muito tempo, e até agora nem 0,5 kg eu perdi.
Olá, eu vou te dar alguns passos para vc poder tentar resolver seu problema. Primeiro, vá num médico (pode ser endócrino) e veja se tem algum hormonio seu dando canseira em vc, principalmente o da tireóide e açúcares, como insulina e glicemia. Caso não haja nada, passe numa nutri e faça uma dieta balanceada. Os exercícos físicos não são benéficos se vc não força o corpo. Aconselho vc conhecer o treinamento Hiit. Esteira sem frequência cardíaca serve pra nada. Isso já vai te dar uma ajuda boa. Procure sempre os exercicios de grande intensidade em pouco intervalo de tempo, são os melhores.