Dong Quai (Angelica Sinensis): Para Que Serve e Como Tomar

A Dong Quai (Angelica Sinensis) é uma erva medicinal usada no tratamento contra problemas ginecológicos, anemia, alergias, de digestão ou no sistema respiratório. Ela pode ser encontrada em lugares como Japão, China e Coréia.

A erva, que também é conhecida pelos nomes de Chinese Angelica, Dang Gui, Tang Kuei e Angelica Polymorpha, ainda pode ser utilizada em casos de hepatite e dores de cabeça.

Benefícios 

Você ainda pode estar se perguntando para que serve e quais os outros benefícios que essa erva pode trazer ao organismo. Pois bem, vamos conhecê-los agora.

Um desses benefícios é que por atuar no sistema respiratório, graças à presença de carvacrol e o alfa-pineno, encontrados em sua raiz, que são expectorantes e antiespasmódicos, a Dong Quai (Angelica Sinensis) auxilia o organismo a eliminar mucos desnecessários e controla os acessos de tosse.

– Anti-inflamatório

A substância também possui propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar no controle de inflamações que aparecem juntamente com algumas doenças respiratórias.

Um estudo publicado em uma edição de 2008 do International Journal of Clinical and Experimental Medicine (Jornal Internacional de Medicina Clínica e Experimental, tradução livre) identificou que a Dong Quai tinha a capacidade de inibir moléculas causadoras de irritação, que podem causar a sepse (infecção generalizada no organismo de uma pessoa), provenientes justamente de infecções respiratórias.

– Prevenção contra alergias e antioxidante 

A Dong Quai controla e previne o organismo contra alergias, por conter propriedades antiserotonina e antihestamina. O composto também combate o envelhecimento devido à sua ação antioxidante. Além disso, ele melhora a circulação e a aparência.

– Sangue

Para o sangue, a substância é benéfica por possuir diversas vitaminas e minerais como a vitamina B12, o ácido fólico, a biotina e o ácido nicotínico. Ela ainda é recomendada em casos de ferimentos ou procedimentos pós-cirúrgicos por reabastecer os níveis de glóbulos vermelhos e aumentar o volume de sangue.

– Anemia 

Em casos de anemia, a erva é importante por conta da presença do cobalto em sua composição que aumenta a hemoglobina no sangue, substância que, por sua vez, contém ferro.

– Fertilidade masculina 

O ácido ferúlico é um antioxidante encontrado na Dong Quai (Angelica Sinensis) que contribui para a fertilidade masculina, melhorando a qualidade dos espermatozóides dos homens.

– Pele 

Por conta dos efeitos que possui no sangue e na circulação, a erva é benéfica no tratamento contra problemas de pela como alopecia, eczema, rosácea, neurodermatites, urticária e vitiligo.

– Alivia a tensão 

Por possuir um efeito relaxante no sistema nervoso do corpo humano, a erva ainda previne as mudanças de humor e diminui os níveis de tensão de uma pessoa.

– Para as mulheres 

A Dong Quai é uma substância que contribui com diversos aspectos da saúde da mulher. Um dos benefícios é o equilíbrio que ela proporciona em relação aos níveis de estrogênio. Se eles estão exagerados, a ingestão da erva pode diminuí-los, se estão em falta, pode fazer com que eles aumentem.

A erva também pode auxiliar as mulheres em relação à sensação de fraqueza sentida após saírem do trabalho de parto, além de ser importante para ajudar a resolver problemas de ciclos menstruais irregulares, tensão pré-menstrual (TPM), cólicas e períodos de menstruação doloridos.

Efeitos colaterais e precauções

É recomendado consultar um médico antes de tomar Dong Quai, tendo em vista que a substância não foi considerada segura, eficiente ou pura pela Food and Drug Administration (FDA, órgãos regulador de comidas, medicamentos e suplementos alimentares dos Estados Unidos) e nem todos os seus efeitos colaterais e benefícios são conhecidos.

Dos efeitos colaterais que conhecemos um deles é a fotossensibilidade, condição que faz com que pessoas sofram queimadura solar desconforto quando elas ficam expostas ao sol.

Conhecido como um suplemento alimentar feminino, o Dong Quai (Angelica Sinensis) pode ser prejudicial aos homens. Exemplo disso é que um rapaz de Cingapura que ingeriu a substância em forma de tabletes foi diagnosticado com ginecomastia, problema que causa o crescimento descomunal de mamas nos homens.

Além disso, a erva ou os suplementos feitos à base dela podem trazer reações alérgicas ao usuário como dificuldade na respiração, fechamento da garganta, inchaço dos lábios, língua ou rosto e urticária.

Ainda é possível que apareçam sangramentos e hematomas incomuns, erupção da pele, queimadura solar e mudanças na tonalidade da pele. A substância ainda pode aumentar o risco do surgimento de câncer.

O consumo da substância não pode ser feito por mulheres grávidas ou em período de amamentação, por homens com câncer de próstata e mulheres que tenham sido diagnosticadas com endometriose, mioma uterino e câncer de mama, no útero ou nos ovários.

Interação entre substâncias

A interação da Dong Quai com outras substâncias pode ser perigosa para a saúde do organismo. Por ser uma substância que deixa o sangue diluído, diminuindo assim a sua coagulação, não é recomendado usá-la juntamente com medicamentos ou outras ervas como cravo, alho, Ginkgo, ginseng coreano, choupo, trevo violeta e salgueiro.

Como tomar

A Dong Quai (Angelica Sinensis) pode ser encontrada para ser consumida nas formas de tablete, cápsulas, extrato líquido ou em raízes cruas. Na medicina chinesa a erva pode ser ingerida juntamente com o vinho. Dessa maneira, a raiz é retirada e o usuário toma somente o líquido.

A recomendação é que sejam tomadas de duas a três cápsulas por dia durante as principais refeições, porém como a quantidade ideal pode variar de caso para caso, é aconselhado verificar com o médico qual a dose apropriada para tomar da substância.

Por conta dos efeitos colaterais que a Dong Quai pode causar ao organismo, a ingestão não é indicada para pessoas com menos de 18 anos.

Você conhece alguém que tenha utilizado a Dong Quai (Angelica Sinensis) como suplemento para algum destes benefícios? Tem vontade de experimentá-la também? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*