Maca peruana ou Tribulus – Qual é melhor? Pode tomar juntos?

Especialista da área:
atualizado em 06/08/2021

Maca peruana e Tribulus terrestris são duas ervas comumente utilizadas na medicina popular há séculos. Suas aplicações são as mais variadas, mas ambas têm em comum a capacidade de aumentar a libido, e justamente por isso muitas pessoas as usam frequentemente.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, existe uma dúvida sobre qual delas é a melhor, e também se podem ser tomadas juntas. Então, para esclarecer, vamos conhecer aqui mais informações sobre ambas, além de trazer a resposta sobre a sua combinação.

Maca peruana ou Tribulus terrestris – Qual é melhor?

A maca peruana e o tribulus terrestris têm alguns efeitos semelhantes e outros distintos. Sendo assim, a resposta para quem pergunta se é melhor tomar maca peruana ou tribulus dependerá exclusivamente do objetivo que leva a pessoa a consumir.

Diante desse cenário, é necessário entender o que é, suas aplicações e benefícios de cada um.

O que é a maca peruana

Maca peruana em pó e in natura
Maca peruana em pó e in natura

A maca (Lepidium meyenii) é um tubérculo da família do nabo, proveniente da região dos Andes, no Peru, e por esse motivo leva esse nome. Ela é conhecida como “viagra dos incas”.

No Peru, os nativos usam a raiz em sopas, misturada à farinha de aveia, mas ela também pode ser consumida em sucos, shakes, in natura, ou transformada em uma bebida fermentada chamada de “maca chica”.

Benefícios da maca peruana

A medicina popular peruana usa a maca para aumentar os níveis de energia. Além disso, pelo fato dela conter compostos químicos originados a partir dos glucosinolatos, principal fitonutriente dos crucíferos, seu uso está associado à prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, as aplicações mais comuns da maca são para melhorar a disfunção erétil, aumentar a libido, e também combater a depressão, perda de cabelo e os sintomas associados à menopausa.

Embora ela seja muito popular, existem poucos estudos científicos que comprovem a sua eficácia. A maioria deles foi feita por empresas que produzem ou vendem a substância, e muitos estudos publicados não atendiam a critérios técnicos exigidos pela comunidade científica. Veja abaixo alguns benefícios observados nas pesquisas disponíveis.

1. Aumenta a libido

A maca peruana é comumente comercializada com o apelo de melhorar o desejo sexual em homens e mulheres, e a boa notícia é que esse efeito é apoiado por pesquisas.

Em 2010, uma revisão publicada no BMC complementary and alternative medicine, um periódico inglês que analisa terapias alternativas, concluiu que a maca peruana tem efeito positivo na disfunção sexual e na libido, tanto em mulheres saudáveis na menopausa, como em homens adultos saudáveis.

2. Pode melhorar a fertilidade masculina

Algumas evidências sugerem que a raiz da maca aumenta a fertilidade masculina, pois existem evidências de que ela é capaz de melhorar a qualidade e a quantidade dos espermatozoides.

Um estudo publicado em 2001, no periódico Asian journal of andrology, concluiu que homens saudáveis, com idades entre 24-44 anos, que ingeriram tabletes contendo maca (1,5 ou 3,0 g/dia) durante 4 meses, apresentaram aumento no volume de sêmen, e também na contagem e motilidade dos espermatozoides.

  Continua Depois da Publicidade  

homem virilidade tribulus maca

3. Alivia os sintomas da menopausa

Quando a menstruação é interrompida pela menopausa, o corpo feminino experimenta uma diminuição natural do estrogênio. A partir daí, sintomas desconfortáveis como ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor, problemas de sono e irritabilidade, maior risco de osteoporose, fazem-se presentes, e por isso muitas pessoas buscam alternativas naturais para lidar com eles.

Um estudo, publicado em 2008 no periódico inglês Menopause, concluiu que o consumo de Maca (3,5 g/dia) reduziu os sintomas psicológicos da menopausa, incluindo ansiedade e depressão, além de melhorar os quadros de disfunção sexual.

4. Pode ajudar a reduzir o tamanho da próstata

O aumento da próstata é mais comum em homens idosos, mas os mais jovens não estão totalmente livres do problema. Ter uma próstata com o tamanho aumentado (Hiperplasia Prostática Benigna – HPB) pode dificultar a passagem da urina pela uretra, e consequentemente a sua eliminação.

Um estudo feito em animais e publicado em 2005 no periódico inglês Reproductive biology and endocrinology concluiu que a Maca vermelha reduziu o tamanho da próstata em animais. Mais estudos ainda são necessários para comprovar esse mesmo efeito em humanos, mas os resultados se mostram promissores.

5. Melhora o desempenho físico

Fisiculturistas e atletas conhecem bem a farinha feita a partir da raiz da maca porque ela é um suplemento popular entre eles. Ela é responsável por aumentar a energia e a disposição para a prática de atividades físicas, ajudando a construir massa muscular, ganhar força e melhorar o desempenho físico.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios do Tribulus terrestris

Tribulus terrestris em pó
Tribulus terrestris em pó com 40% de saponinas

Tribulus terrestris é uma erva daninha, muito utilizada para tratar a disfunção erétil e sexual. Outros benefícios potenciais do uso de tribulus terrestris são a capacidade de ajudar a controlar a pressão alta, colesterol alto, pedras nos rins e atuar como um diurético.

1. Melhora a libido 

Homens e mulheres podem ter um aumento na libido com o uso frequente de tribulus, e esses efeitos foram comprovados através de pesquisas.

Um estudo publicado em 2016 na Revista Brasileira de Ginecologia Obstetrícia, feito com mulheres na menopausa, concluiu que, após 3 meses de uso da substância, as mulheres apresentaram uma melhora significativa nos problemas sexuais, como lubrificação, sensibilidade e capacidade de ter orgasmos.

Um outro estudo, publicado em 2017 no periódico irlandês Maturitas mostrou que o tribulus terrestris melhorou significativamente a ereção e a satisfação sexual em homens com disfunção sexual leve a moderada tratados com uma dose de 1,5 g por dia.

Entretanto, um estudo anterior analisou os efeitos do tribulus terrestris em homens com disfunção sexual, mas usando a dosagem de 800 mg/dia, e não houve qualquer melhora nos sintomas.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, quando o assunto é disfunção erétil nos homens, os estudos apresentaram resultados mistos. Isso indica que são necessárias mais pesquisas para uma conclusão definitiva sobre esses efeitos.

2. Estimula a saúde do coração e regula o açúcar no sangue

Tribulus terrestris também demonstra outros efeitos importantes para o corpo, e um deles é a capacidade de ajudar os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Um estudo analisou 98 mulheres com diabetes tipo 2 que tomaram 1.000 mg de tribulus terrestris diariamente. Os resultados apresentaram uma melhora nos níveis de açúcar no sangue e colesterol, após três meses de consumo.

Concluindo, o consumo do tribulus terrestris contribui para a redução dos níveis de açúcar no sangue, melhora a ação da insulina, reduz a resistência à insulina, e pode ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue.

controle da glicose

3. Atua como um diurético natural

Um estudo realizado em 2003 e publicado no Journal of Ethnopharmacology evidenciou que o consumo de tribulus terrestris estimula a diurese, e com isso pode ser um remédio natural eficaz para o tratamento de pedra nos rins. Por conta da sua propriedade diurética, ele também pode estimular a eliminação de toxinas, ajudar a aliviar o inchaço e baixar a pressão sanguínea.

4. Pode aliviar a dor e a inflamação

Tribulus terrestris pode ter um efeito significativo no alívio da dor e da inflamação, de acordo com um estudo conduzido pela Kerman Faculty of Pharmacy, que mostrou que consumir altas doses foi eficiente para reduzir a dor em animais. Entretanto, mais estudos são necessários para confirmar essa propriedade. 

Maca Peruana e tribulus podem ser tomados juntos?

Seja a maca peruana ou tribulus, ambos demonstram efeitos promissores para a saúde. Porém, para definir qual é o melhor, é preciso identificar qual a sua necessidade.

Por exemplo, cada um tem os seus benefícios comuns e próprios. Se o seu objetivo é melhorar o desempenho durante os exercícios e aliviar os sintomas da menopausa, a melhor indicação é a maca peruana.

Entretanto, se você busca um produto natural para ajudar a saúde do coração, que seja capaz de ajudar a tratar pedra nos rins, dor e inflamação, além de promover níveis mais saudáveis de açúcar no sangue, a recomendação é o tribulus terrestris.

No entanto, se a finalidade de incluir essas substâncias na sua dieta é melhorar a libido e o desempenho sexual, ambos podem te ajudar da mesma forma.

Sim, a maca peruana e o tribulus podem ser consumidos juntos, e já é comum encontrar produtos que combinam ambos. Porém, se você vai tomar separado, é preciso considerar que cada um tem uma quantidade diária a ser consumida, assim como possíveis efeitos colaterais. Veja abaixo:

Suplemento de tribulus com maca 63% de saponinas
Suplemento de tribulus com maca 63% de saponinas

Dosagem da maca peruana

A maca peruana pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, zonas cerealistas e também pela internet. A dosagem de pó de raiz de maca usada em estudos varia entre 1,5 e 5 gramas por dia.

No entanto, ela também está disponível como cápsulas com concentração de 500 mg e também extrato líquido, que devem ser consumidas conforme orientações contidas nos rótulos dos produtos. Na dúvida, consulte seu médico, e veja com ele a dosagem recomendada para você.

Efeitos colaterais da maca

É preciso considerar que o tubérculo contém goitrogens, substâncias que têm a capacidade de interferir na função normal da glândula tireoide. Isso significa que se você já tem a função comprometida, a maca peruana pode prejudicar ainda mais o seu funcionamento. As mulheres grávidas e lactantes também devem evitar o consumo da maca.

Dosagem de tribulus terrestris

A dose recomendada de tribulus terrestris para reduzir os níveis de glicose no sangue é de 1.000 mg por dia. Já para melhorar a libido e o desempenho sexual, a dose recomendada é de 250 a 1.500 mg por dia.

Um aspecto que deve ser considerado em relação ao consumo de tribulus é que ele contém saponinas, como protodioscina e protogracillina, que são compostos apontados como os responsáveis por promover os seus benefícios.

A maioria dos suplementos de tribulus apresenta uma concentração de saponinas que varia de 45 a 60%. Mas se ele tiver uma dose de saponinas diferente, considere que quanto maior a porcentagem, menor deve ser a dose diária.

Efeitos colaterais do tribulus

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns do uso do tribulis terrestris são constipação (prisão de ventre), dor no estômago, diarreia, náusea, vômito, agitação, dificuldade para dormir e aumento do fluxo menstrual.

Além disso, algumas pesquisas indicam que o tribulus pode contribuir para o aumento da próstata, então os homens com hipertrofia prostática benigna ou câncer de próstata devem evitar o uso da erva.

O fato de o tribulus ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue pode exigir alterações na medicação para diabetes, para evitar a hipoglicemia.

Por fim, grávidas e mulheres que estão amamentando também devem evitar o consumo dessa erva.

Vídeo

Aproveite para conhecer o vídeo em que a nossa nutricionista analisa qual é a mais poderosa para mulheres: maca peruana ou tribulus.

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou a suplementação com maca peruana ou tribulus para algum dos benefícios listados acima? Já pensou em tomar juntos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (109 votos, média 4,06)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “Maca peruana ou Tribulus – Qual é melhor? Pode tomar juntos?”

  1. Estou tomando maca Peruana,más para uma ereção completa tenho que tomar tadalafila….
    É perigoso?

    Responder
    • evite, a tadalafila é um remédio o qual deve se tomar com a prescrição de um médico, só tome apenas se estiver com problemas para manter ereções ou consegui-las, isso depois de consultar o seu médico e o mesmo estiver de acordo e lhe prescrever.
      tomar tadalafila sem prescrição médica é perigoso, muitos usam para dar mais intensidade ao treino e outros para ter um “aditivo” no seu desempenho sexual mas tem contra indicações e efeitos colaterais, o que você pode fazer é tomar um suplemento que une tribulus e maca, pesquise um pouco sobre o uso dos dois quando ciclados junto, independente de o seu objetivo ser a ereção ou para melhorar o desempenho nas atividades físicas acredito que ao usar durante algum tempo poderá resolver o problema de conseguir uma ereção e ainda vai te das um gás no treino, na produção de testosterona, no ganho de massa muscular e no aumento da libido.

      Responder