Maca Peruana ou Tribulus – Qual é Melhor? Pode Tomar Junto?

Maca peruana e Tribulus terrestris são duas ervas comumente utilizadas na medicina popular há séculos. Suas aplicações são as mais variadas, mas ambas têm em comum a capacidade de aumentar a libido, e justamente por isso muitas pessoas as usam frequentemente.

No entanto, existe uma dúvida sobre qual delas é a melhor, e também se podem ser tomadas juntas. Então, para esclarecer, vamos conhecer aqui mais informações sobre ambas, além de trazer a resposta sobre a sua combinação.

Maca Peruana ou Tribulus – Qual é melhor?

A maca peruana e o tribulus terrestris têm alguns efeitos semelhantes e outros distintos. Sendo assim, a resposta para quem pergunta se é melhor tomar maca peruana ou tribulus dependerá exclusivamente do objetivo que leva a pessoa a consumir.

Diante desse cenário, é necessário entender o que é, suas aplicações e benefícios de cada um; para ajudar, relacionamos abaixo mais detalhes.

Maca Peruana

– O que é?

A maca é uma raiz oriunda de um vegetal nativo da região dos Andes, no Peru, e por esse motivo leva o nome de maca peruana. Ela é comumente consumida como alimento e normalmente adicionada a sucos, shakes, smoothies, além de café e chocolate. No Peru, os nativos usam a raiz inteira na torrada, sopa, farinha de aveia, mas ela também pode ser consumida como um vegetal, ou transformada em uma bebida fermentada chamada de “maca chica”.

– Quais são as aplicações da Maca Peruana?

A medicina popular peruana usa a maca para aumentar os níveis de energia, e pelo fato de sua composição conter glucosinolatos, ela se enquadra em um conjunto de plantas que estão sendo estudadas por seu papel na prevenção do câncer. No entanto, as aplicações mais comuns da maca são para melhorar a disfunção erétil, baixa libido, e também para depressão, perda de cabelo, ondas de calor e outros sintomas associados à menopausa.

– Benefícios da maca

Embora ela seja muito popular, existem poucos estudos científicos que comprovem a sua eficácia. A maioria deles foi feita por empresas que produzem ou vendem maca, e os publicados são pequenos, e a maioria feitos com animais. Veja abaixo alguns benefícios observados nas pesquisas disponíveis.

1. Aumenta a libido

A maca peruana é comumente comercializada com o apelo de melhorar o desejo sexual em homens e mulheres, e a boa notícia é que esse efeito é apoiado por pesquisas. Em 2010, uma revisão de quatro estudos que analisou 131 pessoas mostrou que a maca peruana é capaz de melhorar o desejo sexual após um período mínimo de seis semanas de uso contínuo.

2. Impulsiona a fertilidade masculina

Algumas evidências sugerem que a raiz de maca aumenta a fertilidade masculina, pois ela é capaz de melhorar a qualidade e a quantidade dos espermatozoides.

Essas afirmações são baseadas em uma revisão de cinco pequenos estudos. Um dos estudos revisados observou nove homens saudáveis, que depois de consumir a raiz por quatro meses, tiveram um aumento no volume, contagem e motilidade dos espermatozoides. Além disso, a maca melhorou a qualidade do sêmen em homens inférteis e também nos saudáveis.

3. Alivia os sintomas da menopausa

Quando a menstruação é interrompida pela menopausa, o corpo feminino experimenta uma diminuição natural do estrogênio. A partir daí, sintomas desconfortáveis como ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor, problemas de sono e irritabilidade, além de maiores chances de ter osteoporose, fazem-se presentes, e por isso muitas pessoas buscam alternativas naturais para diminuir.

Alguns estudos realizados com animais perceberam que a maca peruana pode ajudar a proteger a saúde dos ossos, além de aliviar os sintomas da menopausa, incluindo ondas de calor e interrupção do sono.

4. Melhora o humor

A maca pode interferir no humor devido seus flavonoides. Eles têm sido sugeridos como um dos responsáveis ​​por reduzir a ansiedade e os sintomas de depressão, especialmente em mulheres que estão na menopausa, segundo alguns estudos.

5. Pode reduzir o tamanho da próstata

O aumento da próstata é mais comum em homens idosos, mas os mais jovens não estão totalmente livres do problema. Ter uma próstata com o tamanho aumentado pode causar vários problemas ao urinar, pois compromete o tubo que elimina a urina do corpo.

O fato da maca peruana vermelha ter uma alta quantidade de glucosinolatos pode ajudar a reduzir o tamanho da próstata e também os riscos desse distúrbio evoluir para um câncer.

6. Melhora o desempenho atlético

Fisiculturistas e atletas conhecem bem o pó de raiz de maca porque ele é um suplemento popular entre as pessoas que praticam levantamento de peso. Seus consumidores relatam que ela consegue ajudar a ganhar músculos, aumentar a força, energia e melhorar o desempenho do exercício.

A ciência sustenta algumas dessas afirmações. Um pequeno estudo observacional realizado com oito ciclistas do sexo masculino percebeu uma melhora no tempo que eles levaram para completar um passeio de bicicleta de quase 40 quilômetros após 14 dias suplementando a sua dieta com extrato de maca.

Tribulus terrestris

– O que é?

O tribulus terrestris já é usado há séculos pela medicina popular. Ele é uma pequena planta frondosa que cresce em algumas regiões da Europa, Ásia, África e Oriente Médio. Comumente, as pessoas usam a planta para aumentar o impulso e o desempenho sexual, manter o trato urinário saudável e reduzir o inchaço, e por promover esses efeitos, o tribulus terrestris é comercializado como suplemento de saúde em geral, e também está presente em produtos que alegam aumentar os níveis de testosterona.

– Quais são as aplicações do Tribulus?

A medicina tradicional chinesa e a ayurveda recomendam o tribulus terrestris para melhorar o desempenho sexual. No entanto, ele também é apontado como capaz de aumentar os níveis de certos hormônios, como a testosterona e estrogênio, e é justamente por isso que é adicionado há alguns produtos. Porém, não existem pesquisas que comprovam esses efeitos em humanos.

Outros benefícios percebidos com o uso de tribulus terrestris é a capacidade de ajudar a controlar a pressão alta, colesterol alto, pedras nos rins, disfunção erétil, disfunção sexual e atuar como um diurético.

– Benefícios do Tribulus

1. Aumenta a libido 

Homens e mulheres podem ter um aumento na libido com o uso frequente de tribulus, e esses efeitos foram percebidos através de pesquisas. Um estudo que analisou homens com redução do desejo sexual mostrou que aqueles que consumiram entre 750 e 1.500 mg de Tribulus terrestris diariamente por dois meses tiveram um aumento de 79% no desejo sexual.

Entre as mulheres, os efeitos também foram satisfatórios; segundo as pesquisas, 67% daquelas que apresentavam uma libido muito baixa experimentaram aumento do desejo sexual tomando durante 90 dias concentrações de 500 a 1,500 mg.

No entanto, quando o assunto é disfunção erétil, os estudos apresentaram resultados mistos. Alguns que envolveram a ingestão de 800 mg de tribulus não trataram efetivamente a disfunção erétil, mas aqueles que tomaram 1.500 mg diariamente mostraram melhorias relevantes nas ereções e na satisfação sexual. Esses resultados indicam que são necessárias mais pesquisas para uma conclusão concreta sobre esses efeitos.

2. Estimula a saúde do coração e regula o açúcar no sangue

Tribulus terrestris também demonstra outros efeitos importantes para o corpo, e um deles é a capacidade de ajudar os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Um estudo analisou 98 mulheres com diabetes tipo 2 que tomaram 1.000 mg de tribulus terrestris diariamente. Os resultados apresentaram uma melhora nos níveis de açúcar no sangue e colesterol, após três meses de consumo.

Além disso, alguns estudos realizados em animais indicaram que o tribulus pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, proteger os vasos sanguíneos de danos, e prevenir o aumento do colesterol no sangue. Isso significa que ele pode diminuir as doenças cardíacas e ajudar a gerenciar a diabetes.

3. Atua como um diurético natural

Um estudo realizado em tubos de ensaio e publicado no Journal of Ethnopharmacology evidenciou que o consumo de tribulus terrestris estimula a diurese, e que por ter esse efeito pode ser um remédio natural efetivo para o tratamento de pedra nos rins. Ele também pode estimular a eliminação de toxinas, ajudar a aliviar o inchaço e baixar a pressão sanguínea.

4. Alivia a dor e a inflamação

Tribulus terrestris pode ter um efeito significativo no alívio da dor e da inflamação, de acordo com um estudo conduzido pela Kerman Faculty of Pharmacy, que mostrou que consumir altas doses foi eficiente para reduzir a dor em ratos. Outra pesquisa também percebeu que ele pode minimizar os níveis de vários marcadores de inflamação e ajudar a diminuir o inchaço, e assim como o outro estudo, esse também envolveu animais. 

5. Pode ajudar a combater o câncer

O tribulus demonstra potencial para combater o câncer. A Universidade Nacional de Chungnam realizou uma pesquisa para investigar esses efeitos e descobriu que ele foi capaz de induzir a morte celular e bloquear a disseminação de células humanas de câncer de fígado. Outros estudos descobriram que ele pode exercer uma proteção contra câncer de mama e de próstata. No entanto, como os estudos foram realizados em tubos de ensaio, é preciso realizar mais pesquisas em humanos para entender se a planta terá os mesmos efeitos.

Portanto…

Seja a maca peruana ou tribulus, ambos demonstram efeitos promissores para a saúde. Porém, para definir qual é o melhor, é preciso identificar qual a sua necessidade.

Por exemplo, se seu objetivo é melhorar o desempenho durante os exercícios e aliviar os sintomas da menopausa, a melhor indicação é a maca peruana. Mas, se você busca um produto natural para ajudar a saúde do coração, que seja capaz de ajudar a tratar pedra nos rins, dor e inflamação, além de promover níveis mais saudáveis de açúcar no sangue, a recomendação é o tribulus terrestris.

No entanto, se a finalidade de incluir essa erva e planta na sua dieta é melhorar a libido, tomar maca peruana ou tribulus pode te ajudar da mesma forma.

Maca Peruana e tribulus – Pode tomar junto?

Sim, a maca peruana e o tribulus podem ser consumidos juntos, e já é comum encontrar produtos que carregam uma mistura de ambos. Porém, se você vai tomar separado, é preciso considerar que cada um tem uma quantidade diária a ser consumida, assim como possíveis efeitos colaterais. Veja abaixo:

– Dosagem da maca peruana

A maca peruana pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, zonas cerealistas e também pela internet. A dosagem de pó de raiz de maca usada em estudos varia entre 1,5 e 5 gramas por dia. No entanto, ela também está disponível como cápsulas com concentração de 500mg e também extrato líquido, que devem ser consumidas conforme orientações contidas no rótulo dos produtos.

– Efeitos colaterais da maca

A maca é considerada segura, porém os nativos peruanos sugerem o seu consumo somente após submeter a raiz a um processo de fervura, porque eles consideram que o consumo de raiz fresca pode causar efeitos adversos para a saúde.

Também é preciso considerar que ela contém goitrogens, substâncias que têm a capacidade de interferir na função normal da glândula tireoide. Isso significa que se você já tem a função comprometida, a maca peruana pode prejudicar ainda mais o seu funcionamento. As mulheres grávidas e lactantes também devem evitar a raiz de maca.

– Dosagem de tribulus terrestris

As doses recomendadas de tribulus seguem aquelas utilizadas nos estudos para comprovar seus efeitos. Então, se você pretende usar para aumentar a libido, as doses de 250 a 1.500 mg por dia são indicadas. No entanto, se deseja diminuir níveis de açúcar no sangue, a dose adequada é de 1.000 mg por dia.

Outros estudos recomendam a ingestão conforme o peso corporal, e vários deles usaram entre 10 e 20 mg por quilo de peso corporal, ou seja, se você pesa aproximadamente 70 kg, deverá tomar entre 700 e 1.400 mg por dia.

Um aspecto que deve ser considerado em relação ao consumo de tribulus é que ele contém saponinas – compostos apontados por promover os benefícios. Especialmente os suplementos listam no rótulo a quantidade presente no produto em questão, e a maioria deles apresenta uma concentração que varia de 45-60% de saponinas. Mas se o suplemento adquirido tiver uma dose de saponinas diferente, considere que quanto maior a porcentagem, maior será a quantidade de saponinas, então a dose diária deve ser menor.

– Efeitos colaterais do tribulus

Considerando que a maioria dos estudos que pesquisaram os efeitos de tribulus terrestris foram realizados em animais, pouco se sabe sobre a segurança do uso prolongado em humanos. 

Sendo assim, há alguma preocupação de que ele seja capaz de desencadear aumento da frequência cardíaca e inquietação. Além disso, algumas pesquisas indicam que o tribulus pode aumentar a próstata, então os homens com hipertrofia prostática benigna ou câncer de próstata devem evitar o uso da erva.

O fato de o tribulus ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue pode exigir alterações na medicação para diabetes, pois se isso não acontecer, o açúcar no sangue pode ficar significativamente baixo.

Também existiram relatos de priapismo – que é uma ereção prolongada e dolorosa do pênis – depois de consumir um suplemento contendo tribulus.

Por fim, grávidas e mulheres que estão amamentando também devem evitar.

Tanto as ervas quanto os suplementos dietéticos não são regulamentados por órgão como a ANVISA e FDA. Sendo assim, alguns produtos podem conter substâncias ou ingredientes que não estão no rótulo. Isso pode ser ainda mais perigoso nos suplementos destinados para melhorar o desempenho atlético, pois eles podem conter esteróides anabolizantes e outros compostos.

A melhor saída é comprar produtos fabricados por empresas idôneas, e é claro, conversar com o seu médico para que ele avalie a sua condição de saúde atual, entender se vale a pena tomar maca peruana ou tribulus e os possíveis impactos do consumo desses produtos naturais para a sua saúde.

Referências adicionais:

Você já experimentou a suplementação com maca peruana ou tribulus para algum dos benefícios listados acima? Já pensou em tomar juntos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (58 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...

4 comentários em “Maca Peruana ou Tribulus – Qual é Melhor? Pode Tomar Junto?”

  1. Estou tomando maca Peruana,más para uma ereção completa tenho que tomar tadalafila….
    É perigoso?

    • evite, a tadalafila é um remédio o qual deve se tomar com a prescrição de um médico, só tome apenas se estiver com problemas para manter ereções ou consegui-las, isso depois de consultar o seu médico e o mesmo estiver de acordo e lhe prescrever.
      tomar tadalafila sem prescrição médica é perigoso, muitos usam para dar mais intensidade ao treino e outros para ter um “aditivo” no seu desempenho sexual mas tem contra indicações e efeitos colaterais, o que você pode fazer é tomar um suplemento que une tribulus e maca, pesquise um pouco sobre o uso dos dois quando ciclados junto, independente de o seu objetivo ser a ereção ou para melhorar o desempenho nas atividades físicas acredito que ao usar durante algum tempo poderá resolver o problema de conseguir uma ereção e ainda vai te das um gás no treino, na produção de testosterona, no ganho de massa muscular e no aumento da libido.

Deixe um comentário