Publicidade

 

Gordo

‘Obesidade Saudável’ é um Mito da Medicina, Dizem Pesquisadores

A idéia de “obesidade saudável” é um mito, sugere um estudo que envolveu 3,5 milhões de britânicos.

Publicidade

Ter excesso de gordura aumenta o risco de sofrer doenças cardíacas pelo dobro – mesmo quando a pressão arterial e os níveis de colesterol são normais, de acordo com a pesquisa.

Pessoas consideradas obesas mas saudáveis também têm um risco aumentado de acidente vascular cerebral e quase o dobro do risco de insuficiência cardíaca, descobriram os pesquisadores.

Especialistas discutiam há muito tempo se as pessoas podem realmente ser “obesas saudáveis” ou “gordas mas adequadas”, caracterizadas por possuírem marcadores normais de saúde metabólica apesar de terem um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais.

Enquanto a maioria das pessoas obesas têm um risco aumentado de desenvolver condições como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2 em comparação àqueles com um peso normal, algumas parecem resistir a essa tendência e permanecer “saudável”. Pesquisas anteriores já haviam sugerido que até uma a cada três pessoas obesas são saudáveis, apesar de carregar excesso de gordura.

Porém, uma equipe do Instituto de Pesquisa em Saúde Aplicada da Universidade de Birmingham tratou de lançar dúvidas sobre essa idéia no maior estudo desse tipo.

Seu estudo, apresentado no Congresso Europeu sobre a Obesidade, no Porto, Portugal, analisou os registos de saúde de 1995 a 2015 para 3,5 milhões de adultos que estavam inicialmente isentos de doença cardíaca.

A equipe analisou os marcadores daqueles com metabolismo saudável, pressão arterial e colesterol normais e sem diabetes, sendo também obesos.

Publicidade

Eles em seguida monitoraram quantas pessoas sofreram uma das quatro condições cardiovasculares: doença cardíaca coronária (CHD), doença cerebrovascular (incluindo acidente vascular cerebral), insuficiência cardíaca e doença vascular periférica (um distúrbio da circulação sanguínea).

O resultado mostrou, em comparação com pessoas saudáveis de um peso normal, que aqueles considerados ‘obesos saudáveis’ tinham um aumento de 49% do risco de doença cardíaca coronária.

Eles também tinham um risco 7% maior de acidente vascular cerebral e um aumento de 96% risco de insuficiência cardíaca. Esses números mantiveram-se mesmo quando fatores como o hábito de fumar foram levados em conta.

Embora houvesse um menor risco geral de doença vascular periférica, os obesos saudáveis que nunca fumaram tinham um risco aumentado.

No total, foram 165.302 eventos adversos de saúde durante um seguimento médio de 50 anos de pacientes, com 61.546 casos de CHD, 54.705 de mini-AVC e AVC e 25.254 casos de insuficiência cardíaca. Houve também 23.797 casos de doença vascular periférica.

Autor principal do estudo, o Dr. Rishi Caleyachetty disse: “As pessoas devem procurar a ajuda de profissionais de saúde para atingir seu peso ideal.”

“A idéia de ser um obeso saudável é um mito e há muito que os profissionais de saúde e as pessoas obesas podem fazer para reduzir o risco des doenças”.

Ele acrescentou: “O que temos para mostrar neste estudo de 3,5 milhões de pessoas é que obesos metabolicamente saudáveis, em comparação com indivíduos de peso normal, têm um maior risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.

“Metabolicamente, a obesidade saudável não é uma condição inofensiva, e seria incorreto pensar assim. É realmente melhor não usar este termo, pois pode criar muita confusão.”

O Dr. Mike Knapton, Diretor Médico Associado da British Heart Foundation, disse: “Este é outro estudo destacando que, se você está acima do peso, é mais propenso a sofrer de doença cardíaca.

“Não é frequente que pesquisas dessa escala e magnitude sejam capazes de esclarecer um mito antigo. Essas descobertas devem ser levadas muito a sério e eu recomendaria os profissionais de saúde a tomar cuidado”.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já foi considerado um obeso saudável? Já tinha ouvido falar neste termo? Concordava com ele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×