A epidemia global da obesidade continua, e um novo relatório mostra que cerca de dois bilhões de pessoas em todo o mundo estão com sobrepeso ou são obesas. Isso representa cerca de 30% da população mundial.
O novo estudo, publicado no New England Journal of Medicine, descobriu que cerca de um terço da população global – incluindo adultos e crianças – excede o seu peso saudável.
Cerca de 10% das pessoas no mundo são obesas, de acordo com as descobertas. Estudos já ligam há muitos anos o sobrepeso e a obesidade a um maior risco de complicações de saúde, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, depressão, problemas respiratórios, câncer e muito mais.
Os autores do estudo analisaram dados de pessoas em 195 países e territórios de 1980 a 2015. Eles descobriram que, em 2015, havia 107 milhões de crianças e 603 milhões de adultos com obesidade. O fato de ter um índice de massa corporal (IMC) elevado representou 4 milhões de mortes em 2015, e mais de dois terços dessas mortes foram de doenças cardíacas.
Desde 1980, as taxas de obesidade em 70 países dobraram, descobriu o estudo, e a taxa de obesidade infantil aumentou mais rapidamente em muitos países do que a taxa de obesidade adulta.
Vários fatores contribuíram para a crescente epidemia de obesidade nas décadas recentes, incluindo maior oferta de fast food a qualquer hora e lugar, tamanhos maiores de porções em todas as refeições e alimentos processados presentes em qualquer um. A ciência também sugere que produtos químicos e produtos domésticos possam ter um efeito nesses altos índices.