Vitanol-A

Vitanol A Para Manchas Funciona? Antes e Depois, Como Usar e Dicas

Encontrado em forma de gel ou creme, Vitanol A é indicado para o tratamento de fotoenvelhecimento cutâneo, o envelhecimento da pele associado à exposição da pele aos raios solares e que traz sinais como manchas escuras e claras, rugas finas e profundas e alteração da superfície da pele que se torna mais áspera, ressecada e descamativa.

Publicidade

O fotoenvelhecimento cutâneo ainda pode trazer as chamadas ceratoses solares, lesões que atingem a camada mais superficial da pele. Elas formam crostas e podem vir a tornar-se um câncer de pele.

O produto também é utilizado no tratamento de acne vulgar, um problema comum entre adolescentes e jovens e que é caracterizado por cravos não inflamados, espinhas com pus e caroços grandes, sensíveis e vermelhos.

O uso de Vitanol A é tópico e ele é apropriado para pacientes que possuem a partir de 12 anos de idade. A comercialização do produto é realizada somente mediante apresentação de receita médica.

Vitanol A para manchas funciona?

O Vitanol A para manchas funciona para o tratamento do fotoenvelhecimento cutâneo, que causa justamente o aparecimento de manchas escuras e claras na pele, e da acne.

Entretanto, não é possível afirmar que Vitanol A para manchas funciona da noite para o dia. Isso porque de acordo com a bula do próprio medicamento, espera-se que os resultados para o tratamento de fotoenvelhecimento cutâneo apareçam 24 semanas depois do início da aplicação do produto.

Porém, para ter certeza que Vitanol A para manchas funciona em relação ao seu caso específico, você precisa ter o produto prescrito pelo seu médico e/ou dermatologista de confiança. Até porque ele pode ser vendido somente com receita, como vimos acima.

Além disso, a escolha entre pomada ou gel deve ser feita pelo dermatologista, que identificará qual fórmula é mais indicada ao seu paciente.

Então, se alguém quiser te emprestar ou dar uma pomada ou gel que já tenha usado, o ideal é que você não aceite e comece a usá-lo somente depois de ter autorização médica. Isso é especialmente importante devido ao fato de que existem contraindicações de Vitanol A e por existirem efeitos colaterais decorrentes do uso do produto.

Confira abaixo alguns vídeos que mostram impressões acerca de Vitanol A:

Antes e depois 

Agora, confira a seguir algumas fotos e vídeos que mostram o antes e depois do uso de Vitanol A:

6cboaforma

6bboaforma

6aboaforma

Contraindicações 

Pessoas com menos de 12 anos de idade, que tenham hipersensibilidade à tretinoína ou qualquer outro componente da fórmula do produto, que possuam escarificações (cicatrizes no corpo realizadas por meio de objetos cortantes), processos inflamatórias na pele, infecções de origens diversas, queimaduras na pele, eczema (inflamação aguda ou crônica que causa coceira, inchaço e vermelhidão) e qualquer doença de pele crônica não devem fazer uso de Vitanol A.

Ao receber a indicação do médico para usar o produto, recomenda-se falar para ele sobre qualquer condição, especialmente relacionada à pele, que você tenha e a respeito de qualquer tipo de remédio que esteja utilizando para saber se não há o risco de que aconteça algum tipo de interação medicamentosa.

Efeitos colaterais 

Existe o risco de sofrer com os seguintes efeitos colaterais ao utilizar o produto:

  • Eritema (vermelhidão na pele causada pela dilatação dos vasos capilares) no local de aplicação de Vitanol A;
  • Esfoliação da pele;
  • Dor na pele;
  • Prurido (formigamento ou irritação intensa na pele que causa a vontade de coçar) no local onde o produto foi aplicado;
  • Irritação da pele;
  • Sensação de ardência na pele;
  • Sensação de picadas no local onde foi feita a aplicação de Vitanol A;
  • Ressecamento na pele;
  • Hiperpigmentação (escurecimento anormal com o surgimento de manchas marrons, acinzentadas, pretas, azuladas ou esverdeadas) da pele;
  • Hipopigmentação (surgimento de manchas brancas) da pele;
  • Erupção cutânea no local onde o produto foi aplicado;
  • Inchaço no local onde ocorreu a aplicação de Vitanol A;
  • Reação alérgica;
  • Atrofia da pele.

Ao experimentar alguns desses efeitos ou qualquer outro tipo de reação adversa associada à utilização de Vitanol A, procure imediatamente a ajuda de seu médico e/ou dermatologista para saber como proceder e descobrir se deve interromper ou finalizar o tratamento com o produto. 

Como usar 

A periodicidade com a qual o produto deve ser aplicado varia de paciente para paciente, conforme a tolerância de cada tipo de pele, e deve ser determinada pelo médico e/ou dermatologista responsável pelo tratamento.

O uso deve ser noturno e não se deve tomar sol com o produto aplicado no rosto. A recomendação consiste em lavar e secar cuidadosamente as áreas afetadas antes de dormir e aplicar uma camada final de Vitanol A, massageando de maneira leve em forma de círculos. Após passar o remédio, as áreas aplicadas não devem ficar sob a presença de luz como da lâmpada, televisão ou computador.

Então, de manhã, ao acordar, a orientação é lavar suavemente as áreas em que o produto foi aplicado e secar, sem esfregar, com uma toalha limpa.

Para o tratamento da acne, a expectativa é que a ação do creme ou gel já pode ser observada a partir da segunda ou terceira semana de uso e que se torne mais evidente na quinta ou sexta semana. Já para os casos de fotoenvelhecimento cutâneo, os resultados aparecem após 24 semanas de aplicação, conforme já tínhamos adiantado anteriormente.

Tanto para a acne quanto para o fotoenvelhecimento cutâneo, o tratamento deve ser continuado com aplicações menos frequentes depois do aparecimento de resultados satisfatórios. Sempre conforme as indicações do médico e/ou dermatologista, obviamente.

Durante o tratamento com Vitanol A, é importante não deixar de lado o uso diário do protetor solar, já que a pele estará mais fina em decorrência do uso do produto, que é ácido. Quem não usa o protetor enquanto aplica o creme ou gel, sofre com machucados e queimaduras.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirme que o Vitanol A para manchas funciona mesmo? Tem necessidade e vontade de usá-lo também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*