10 Alimentos Que Têm Carboidratos e Você Não Sabia

Especialista:
atualizado em 16/12/2019

Nós sabemos que há inúmeros alimentos que têm carboidratos, não nos surpreendemos quando falamos de refrigerante, arroz, massas e pães. Eles são ricos em hidratos de carbono, mas ainda existem alguns alimentos comuns do nosso cotidiano que são fontes de carboidratos, mas consumimos sem nos darmos conta.

Vamos saber quais são esses alimentos que têm carboidratos que nós não sabiamos e saber um pouco mais sobre eles, pois assim você poderá ficar de olho e será possível consumi-los com moderação e consciência de sua contribuição para a nutrição do corpo.

Leite

Ele é um dos alimentos mais consumidos pelas crianças, por isso, nada mais justo que ele seja fonte de nutrientes importantes para um crescimento saudável. Beber leite é uma das formas de obter as quantidades necessárias diárias para o crescimento e fortalecimento dos ossos. Ele é muito nutritivo, uma xícara de leite contém 11,8 gramas de carboidratos. As versões de leite com pouca gordura possuem um valor superior, sendo 15 gramas de carboidratos por xícara.

Molho de tomate

Quando adotamos uma dieta com consumo de carnes, desejamos incrementar um pouco mais as refeições, com isso, a adição de molhos e cremes se torna quase inevitável. Aqueles pratos com saladas e carne podem ficar muito mais saborosos com a adição de molhos, mas é fundamental termos moderação no consumo destes. Ao adicionar apenas duas colheres de sopa de molho de tomate em sua refeição, você estará adicionando nada mais, nada menos que 7,3 gramas de carboidratos, isso contando apenas o molho.

Molho barbecue

Esse molho é mais rico em carboidratos que você possa imaginar. Ao adicionar duas colheres de sopa de molho barbecue à sua refeição, você estará consumindo mais 22,2 gramas de carboidratos, por isso, é muito recomendado evitar o consumo desse molho.

Esse molho pode ser encontrado em duas versões, a versão doce, muito utilizada em churrascos, e outra opção mais picante. Eles são muito saborosos e podem dar um sabor especial a sua receita, mas você deve sempre refletir sobre os alimentos que têm carboidratos como eles, para então consumi-los de forma moderada.

Barra de proteínas

Elas podem ser uma ótima opção para aqueles que adotam uma dieta proteica para ganho de massa magra, mas você pode se surpreender ao saber que essas barras práticas para consumo são também alimentos que têm carboidratos. É intrigante, pois essas barrinhas deveriam ser funcionais para praticantes de dietas de baixo consumo de carboidratos.

É exatamente nesse aspecto que devemos destacar a importância da leitura dos rótulos e tabelas nutricionais, pois muitas vezes você consome algo acreditando ser saudável, mas não é tanto assim. Ao consumir 1 barra de proteínas, você estará ingerindo cerca de 14 gramas de carboidratos.

Salsichas

Em uma dieta low carb nós presumimos que a maioria das carnes são seguras, e que podemos consumi-las em praticamente qualquer quantidade, mas há determinadas carnes que sofrem processamentos e por isso são alimentos que têm carboidratos.

Uma carne que merece um cuidado particular é a salsicha. Na tabela nutricional de alguns fabricantes de salsichas é possível se informar que 100 gramas do alimento contam com 2,5 gramas de carboidratos.

Cranberry

O cranberry pode ser reconhecido como um fruto pequeno, mas contém diversas propriedades. Ele contém carboidratos, mas também pode ser consumido de forma moderada para auxiliar no processo de emagrecimento.

Ao adicionar a fruta à sua alimentação, ela reforçará com quantidades significativas de vitaminas A, C e D, além de funcionalidade antioxidante. Essa fruta é um dos destaques entre os alimentos que têm carboidratos, pois 100 gramas desta contêm 75 gramas de carboidratos, enquanto a versão seca da fruta contém 4,3 gramas de carboidratos pela mesma porção.

Molhos para saladas e maionese

Há uma enorme variedade de molhos para saladas no mercado, sendo que alguns deles devem receber uma atenção especial, pois podem influenciar negativamente na busca da boa forma. Vamos exemplificar:

Ao adicionar uma colher de sopa de molho italiano, você estará incrementando sua refeição com mais 0,5 gramas de carboidrato. É importante que você avalie as possibilidades, para que assim faça substituições mais saudáveis, por isso, é interessante saber que caso você opte pela versão de 97% menos gordura, você estará optando por 2,5 gramas de carboidratos; será essa uma escolha saudável?

Os valores nutricionais da maionese são semelhantes ao molho italiano, assim chegando a 4,5 gramas de carboidratos por colher de sopa.

Feijão cozido

Ele está presente nos pratos de diversas pessoas diariamente. Não pense que você de evitar o consumo deste, muito pelo contrário, uma vez que ele é fonte também de proteínas e fibras. É recomendado apenas adotar um consumo moderado, para que não supere as porções saudáveis. Você pode consumir uma porção de meia xícara, já que em uma xícara de feijão contém 54 gramas de carboidratos.

Uvas

Essa fruta pode oferecer diversos benefícios à nossa saúde, por isso, não estamos dizendo que ela deve ser evitada por ser um dos alimentos que têm carboidratos, mas destacamos que ela pode ser uma das fontes mais saudáveis que você pode obter os hidratos de carbono.

Muitas pessoas destacam as vitaminas e minerais contidos nela. A uva ainda pode contribuir para a saúde dos fios de cabelo, pele e muito mais. Ao consumir uma xícara de uvas sem sementes, sejam elas verdes ou vermelhas, você estará consumindo em torno de 28 gramas de carboidratos.

Milho

Há inúmeras contradições sobre as propriedades contidas nos milhos, mas uma coisa podemos afirmar, ele contém mais carboidratos do que você imagina. Pode-se afirmar que o seu consumo de forma moderada não é diretamente prejudicial à saúde, porém, é comum o seu consumo com aditivos como sal e margarina, os quais elevam o valor calórico da refeição, e também contribui para a quantidade de carboidratos aumentar.

O milho pode ajudar na prevenção de diversas consequências à saúde, pois contém vitaminas de complexo B, ácido fólico e fibras. Ao consumir uma xícara de milho cozido, você estará ingerindo em torno de 32 gramas de carboidratos, por isso, é importante que atente para as porções de carboidratos em cada uma das suas refeições, pois assim poderá estruturar seu plano alimentar de forma saudável, e não abrirá mão de consumir algumas delícias da culinária.

Você costuma consumir com muita frequência algum destes alimentos que têm carboidratos, e nem sabia disso? Pretende evitá-los em sua dieta agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário