10 Benefícios da Castanha Portuguesa – Como Cozinhar, Receitas, Propriedades e Dicas

A castanha portuguesa é um alimento consumido em todo o mundo já há muitos anos, não apenas por seu sabor característico, mas também por suas propriedades nutricionais que podem ser muito benéficas ao nosso organismo.

Abundante no hemisfério norte, esta castanha é muito consumida na Ásia e no Mediterrâneo. Existem provas de que a castanha portuguesa, apesar do nome como conhecida no Brasil, começou a ser cultivada na China há mais de 6 mil anos!

Entre as suas propriedades, encontramos fibras, proteína e nutrientes capazes de melhorar a saúde digestiva, regular o diabetes, fortalecer os ossos, diminuir a pressão sanguínea, prevenir doenças crônicas, entre outros.

Vamos aprender mais sobre as propriedades e benefícios da castanha portuguesa, além de como cozinhar e usá-la em receitas.

Para que serve?

Estas oleaginosas ainda não são muito populares no Brasil, mas com o tempo vêm ganhando apreciadores tanto por seu sabor quanto por suas características nutricionais.

Muito consumidas nas festas de Natal e Ano Novo no hemisfério norte, as castanhas portuguesas são usadas em receitas como acompanhamento ou recheio de aves típicas desta época do ano.

Também podem ser usadas como ingrediente de sobremesas, como bolos, tortas, compotas e até em calda.

Propriedades da castanha portuguesa

Rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais essenciais, grande parte dos benefícios da castanha portuguesa referem-se ao poder de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o nosso organismo de uma série de doenças.

Além disso, é fonte de fibras e proteínas que podem ajudar no sistema digestivo e também para quem quer emagrecer com saúde, já que oferece uma ótima sensação de saciedade logo depois de consumi-la.

Informação nutricional

Valores referentes a uma xícara de chá castanha portuguesa assada, cerca de 143 gramas.

  • 350 calorias;
  • 3 gramas de gordura;
  • 76 gramas de carboidratos;
  • 7 gramas de fibras;
  • 5 gramas de proteínas;
  • 15 gramas de açúcares;
  • 37,2 miligramas de vitamina C;
  • 11,2 microgramas de vitamina K;
  • 100 microgramas de ácido fólico;
  • 41,5 miligramas de cálcio;
  • 47,2 miligramas de magnésio;
  • 153 miligramas de fósforo;
  • 847 miligramas de potássio.

Como cozinhar

Seja cozida ou assada, a castanha portuguesa é um excelente ingrediente para se usar tanto em receitas doces como nas salgadas.

Um truque essencial para preparar a castanha portuguesa em qualquer receita é fazer um corte em X no topo de cada castanha, para que assim, ela possa abrir sua casca mais facilmente.

  • Para assar: Preaqueça o forno a 200 graus e coloque as castanhas em uma assadeira por pelo menos 20 minutos ou até que as cascas se partam.
  • Para cozinhar: Coloque as castanhas em uma panela com água suficiente para cobri-las. Leve ao fogo alto por pelo menos 25 minutos ou até que elas estejam macias.

É melhor remover as cascas e a pele interna enquanto as castanhas ainda estiverem quentes, pois depois de esfriar o processo pode ser mais difícil.

Benefícios da Castanha Portuguesa

1. Sistema imunológico

Por conter uma grande concentração de vitamina C e outros antioxidantes importantes, a castanha portuguesa é um ótimo alimento para fortalecer o sistema imunológico.

A vitamina C não só estimula a produção de glóbulos brancos, como também age como antioxidante, bloqueando a ação de radicais livres antes que eles possam prejudicar células saudáveis, causando doenças crônicas e até alguns tipos de câncer.

2. Saúde dos ossos

Cobre e magnésio são minerais essenciais para a saúde óssea, o primeiro ajudando no processo de absorção de ferro e o segundo aumentando a densidade dos ossos.

Além destes dois minerais, as castanhas portuguesas também são fonte de cálcio e fósforo, que podem ajudar no crescimento e desenvolvimento dos ossos, além de prevenir doenças como a osteoporose.

3. Sistema digestivo

No mundo castanhas, a castanha portuguesa é uma das que mais contêm fibras em sua composição, fazendo dela uma ótima escolha para quem tem problemas gastrointestinais. Em cada 100 gramas, 3 são de fibras.

As fibras ajudam a dar forma à massa fecal, facilitando o trânsito intestinal e regulando os movimentos peristálticos. Além disso, outros benefícios da castanha portuguesa são os de poder prevenir inflamações e alguns desconfortos, como a constipação e a diarréia.

Uma dieta abundante em fibras também pode ajudar na absorção de nutrientes, o que significa que você estaria se aproveitando ainda mais das propriedades de todos os alimentos que consumir.

4. Função cerebral e cognição

A castanha portuguesa possui diversos nutrientes que colaboram com a função cerebral e cognição. Primeiramente, ela é rica em vitaminas do complexo B, substâncias diretamente relacionadas ao desenvolvimento neurológico.

Além disso, o potássio encontrado na castanha portuguesa pode melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, promovendo melhor saúde do sistema nervoso, favorecendo a concentração e a memória.

5. Prevenção de doenças crônicas

Muitas doenças crônicas são desencadeadas através da ação dos radicais livres, subprodutos da respiração celular que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Os radicais livres podem causar a mutação celular, resultando em alguns tipos de câncer, além de algumas doenças crônicas como o Alzheimer.

Sem os antioxidantes, como os encontrados na castanha portuguesa, nosso organismo estaria lutando a todo o tempo contra a ação dos radicais livres, por isso consumir alimentos ricos em antioxidantes melhora a defesa natural do corpo.

6. Sistema cardíaco

Nosso organismo precisa de alguns tipos de gordura que são essenciais para o corpo, como é o caso dos ácidos graxos, abundantes na castanha portuguesa e na maioria das castanhas.

Estas substâncias são capazes de regular o colesterol, diminuir a inflamação do corpo e prevenir os coágulos de sangue, reduzindo o risco de AVC, ataque cardíaco e outras doenças cardíacas.

7. Doenças respiratórias

A maior parte das doenças respiratórias está associada à inflamação, como é o caso da tosse, resfriados e bronquite. Para melhorar o quadro geral, é recomendado o uso de expectorantes.

Esses benefícios da castanha portuguesa provêm de suas propriedades expectorantes, que podem ajudar na saúde respiratória, evitando e tratando algumas enfermidades relacionadas a inflamações.

8. Função da tireóide

A tireóide é responsável pela produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), por regular o ritmo em que o nosso corpo usa energia e por controlar a sensibilidade do nosso corpo a outros hormônios.

O ácido elágico presente na castanha portuguesa ajuda a manter as funções da tireóide quando alguém sofre de hipertireoidismo, já que ele suprime a secreção de hormônio, trazendo assim um controle sobre a glândula da tireóide.

9. Pode ajudar na perda de peso

Para perder peso com saúde, nada melhor do que aliar uma rotina de exercícios com uma alimentação cheia de nutrientes. E para isso, também há benefícios da castanha portuguesa.

Além de seu grande teor de nutrientes, ela é uma das castanhas que mais possui fibras. São elas que te deixam satisfeito por mais tempo e naturalmente tiram seu apetite.

Além disso, a água e os minerais em sua composição ajudam a controlar e reabastecer a perda de eletrólitos se você faz exercícios físicos.

10. Benefícios da castanha portuguesa durante a gestação

Mulheres grávidas devem consumir porções extras de alimentos nutritivos, já que precisam oferecer ao seu bebê uma boa dose de vitaminas e minerais que vão ajudar no seu desenvolvimento.

A castanha portuguesa equilibra os eletrólitos no organismo, prevenindo a recorrência de cólicas, além de fornecer cálcio e vitaminas importantes para os ossos. Seu alto teor de fibras também pode ajudar na prevenção de prisão de ventre, colaborando para um fluxo intestinal mais saudável.

Efeitos colaterais

Mesmo sendo um alimento natural, a castanha portuguesa pode gerar alguns efeitos indesejados.

O excesso de vitamina B6, abundante na castanha portuguesa, é associado a algumas complicações no cérebro e nos nervos, desde que o consumo seja alto e por períodos muito longos.

A anafilaxia é outra complicação decorrente do consumo da castanha portuguesa. Esta é uma reação alérgica que causa sintomas da asma. Quem é alérgico a nozes deve se certificar de que também não é alérgico a castanha portuguesa. 

Receitas com castanha portuguesa

1. Sopa de castanha portuguesa

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 cenoura picada;
  • 1 folha de louro;
  • ½ colher de sopa de tomilho seco;
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 2 cenouras cortadas em fatias finas;
  • 2 ½ xícaras de chá de castanhas portuguesas cozidas;
  • 1 batata grande cozida;
  • 3 xícaras de chá de caldo de galinha ou legumes já diluído;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue primeiramente a cebola, depois o alho e acrescente a folha de louro e o tomilho seco. Quando a cebola estiver transparente, adicione a cenoura e refogue em fogo médio por cerca de cinco minutos.

Adicione as castanhas portuguesas, a batata cozida e cortada em cubinhos, o caldo de galinha e duas xícaras e meia de água. Misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Tampe e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos ou até que todos os ingredientes estejam macios.

Descarte a folha de louro e coloque todo o conteúdo da panela em um liquidificador. Bata bem e devolva a mistura para a panela por mais alguns minutos. Sirva quente.

2. Bolo de castanha portuguesa

Ingredientes:

  • 1 xícara de de chá de farinha de trigo;
  • ½ colher de sopa de fermento em pó;
  • ½ colher de sopa de sal;
  • 1 ¾ xícara de chá de castanhas portuguesas assadas e sem casca;
  • ¾ xícara de chá de açúcar mascavo;
  • ½ xícara de chá de manteiga em temperatura ambiente;
  • ½ xícara de chá de xarope de maple;
  • 2 colheres de sopa de extrato de baunilha;
  • 3 ovos grandes.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma de 20x20x5.

Misture a farinha, o fermento e o sal em um recipiente pequeno.

Pique grosseiramente as castanhas portuguesas para dar a medida de uma xícara, reserve.

Pique mais ¾ de xícara de castanha e amasse grosseiramente. Em um liquidificador, coloque esta parte da castanha juntamente com o açúcar, a manteiga, o xarope de maple e a baunilha e bata bem. Acrescente um ovo por vez, batendo cada um.

Adicione a mistura de farinha e depois acrescente metade das castanhas picadas. Coloque a massa na forma e polvilhe a outra metade das castanhas e uma colher de sopa de açúcar mascavo.

Asse por cerca de 25 minutos. Para saber se já está bom, espete um garfo no centro da forma, se ele sair limpo, já está no ponto. Deixe esfriar antes de desenformar.

3. Farofa de castanha portuguesa

Ingredientes:

  • 300 gramas de castanhas portuguesas cozidas;
  • 300 gramas de farinha de mandioca;
  • 100 gramas de manteiga sem sal;
  • 1 cebola picada;
  • ½ xícara de chá de azeitonas pretas picadas;
  • Salsinha picada a gosto;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Asse as castanhas conforme indicado acima.

Em uma frigideira, aqueça metade da manteiga. Adicione a farinha aos poucos, mexendo sempre. Torre a farinha e reserve.

Na mesma frigideira, refogue a cebola com a outra metade da manteiga por cerca de cinco minutos ou até que a cebola fique dourada. Adicione as castanhas picadas grosseiramente e refogue por mais alguns minutos. Junte as azeitonas e a salsinha.

Junte a farinha nesta mistura e refogue por mais alguns minutos.

Pode-se adicionar bacon picadinho juntamente com a cebola para dar mais sabor.

4. Purê de castanha portuguesa

Ingredientes:

  • 1 quilo de castanha portuguesa cozida;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe as castanhas conforme ensinado acima e descasque todas.

Aqueça o leite e, em um liquidificador, bata as castanhas juntamente com a manteiga e o leite quente.

Se você sentir que a mistura está muito seca, adicione um pouco mais de leite. A consistência do purê vai depender da quantidade de leite que você adicionar.

Você pode usar este purê como acompanhamento de diversas receitas, como de pernil ou peru assado ou bacalhau.

Você já conhecia a maior parte dos benefícios da castanha portuguesa para a saúde e boa forma? Pretende experimentar essas receitas para incluí-la em sua dieta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,86 de 5)
Loading...

4 comentários em “10 Benefícios da Castanha Portuguesa – Como Cozinhar, Receitas, Propriedades e Dicas”

  1. Na nossa família comemos tradicionalmente no Natal e Ano Novo. Fazemos ela cozida na panela de pressão por 30 minutos com água e erva-doce….Fica deliciosa.

  2. OLÁ SIM EU gosto muito da castanha crua ,assada, cozida como vier come-se, tenho alguns soutos e muitos castanheiros e de corpo alto e largo, e, mais o Castanheiro gosta /aceita água na raiz desde Setembro até ao fim da castanha, para ela ser boa e ele ter saúde fala a experiência. até..Obrigado.

  3. Boa noite, tenho um pé de Castanhas Portuguesas que começou dar frutos agora, eu gosto muito de castanhas e queria saber se existe alguma maneira de conservar por mais tempo. Se posso congelar cruas ou cosidas, desde já agradeço.

Deixe um comentário