10 Benefícios da Raiz Forte para Boa Forma e Saúde

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Que o wasabi faz bem pra saúde e para boa forma você provavelmente já sabe, mas você sabia que além de te ajudar a alcançar seus objetivos, a raiz forte também auxilia no tratamento da sinusite, estimula o sistema imunológico e age como remédio natural para saúde bucal, além de muitos outros benefícios? Abaixo, você verá tudo sobre os benefícios da raiz forte para sua boa forma e saúde.

A raiz forte, ou wasabi, é bastante conhecida pela culinária japonesa e seus adoradores, porém, seu uso não se limita ao receituário oriental. Com seu sabor forte e ardente, é praticamente impossível não reconhecer sua presença nos famosos pratos japoneses.

Uma curiosidade é que as raízes da planta, quando intactas, não apresentam essa característica picante. Ela só ocorre após a planta ser manipulada (raspada ou cortada). O que nos chama muito a atenção são os inúmeros benefícios da raiz forte para a boa forma e saúde. Vamos conhecer abaixo para que serve este alimento.

Não adianta nada você ter um excelente aliado da sua saúde de um lado e um inimigo fortíssimo do outro. Junto com o wasabi, geralmente, se consome o Shoyu, um tempero largamente utilizado na culinária japonesa que é conhecido por conter altíssimas quantidades de sódio. Mas será que ele realmente faz mal pra saúde? Você pode se surpreender com os benefícios do shoyu.

Sabemos que o peixe contém uma quantidade imensa de proteínas e que isso faz um bem enorme para você. Também podemos afirmar que o wasabi contém qualidades intermináveis de benefícios. Entretanto, a combinação de wasabi e peixe juntamente com o arroz, o cream cheese e o teryaki pode não ser a melhor combinação para a sua boa forma. Se você está em uma dieta restritiva, é importante descobrir se a comida japonesa emagrece ou engorda.

1. Tratamento de sinusite

A sinusite ocorre quando se acumula muito muco nos seios nasais. Esse muco oferece um ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias, de onde decorre a sinusite.

Os compostos presentes na raiz forte diluem esse muco. Por esse mesmo motivo, um dos benefícios da raiz forte é tratar gripes e resfriados, onde ocorre o processo de congestão nasal. Da mesma forma, a raiz forte vai eliminar o muco que está obstruindo as vias respiratórias.

2. Estimula o sistema imunológico

O alto teor de vitamina C exerce poderoso papel antioxidante. A raiz forte é excelente para combater infecções virais e inflamações, removendo os radicais livres.

3. Saúde bucal

A raiz forte age como remédio natural nos problemas bucais, incluindo, além dos dentes, a gengiva. Poderá tratar dor de dente, fortalecer as gengivas e eliminar o mau hálito. Alivia a gengivite e trata parodontose (quando a inflamação chega ao tecido ósseo que sustenta a raiz dos dentes).

4. Problemas urinários

Suas propriedades antibióticas e diuréticas estimulam a produção da urina. Há enzimas na raiz forte que impedem que bactérias se alojem na bexiga. Outro fator importante é a eliminação de pedras nos rins.

5. Raiz forte e perda de peso

Os alimentos picantes são termogênicos. Esses alimentos aumentam nosso metabolismo, ajudando a queimar gordura. A raiz forte tem um elevado índice termogênico, por esse motivo, poderá ser associada a uma dieta de redução de peso, obviamente, em complemento a exercícios e alimentação correta e balanceada.

6. Raiz forte e seus benefícios musculares

A raiz forte estimula a circulação sanguínea, promovendo, dessa forma, o alívio da dor em articulações e músculos inchados, seja por algum tipo de inflamação, ou por exercícios físicos em excesso.

Recomenda-se um cataplasma de raiz forte nas partes afetadas.

Para preparar o cataplasma, esmague o equivalente a uma colher de sopa de raiz forte. Aplique, de maneira uniforme, por toda a região inchada e/ou dolorida. Cubra com gaze. Mantenha o local em repouso e retire o cataplasma após uma hora. Lave bem a pele, para evitar irritações.

Esse cataplasma é indicado para todos os tipos de dores musculares, inclusive do nervo ciático.

O efeito também é ótimo em casos de artrite e gota.

7. Tratar estomatite

Os gargarejos feitos com 3 colheres de sopa de raiz forte e meio copo d’água aliviam os sintomas de estomatite. Isso se explica porque os fitoquímicos como a raiz forte estimulam as glândulas salivares, gástricas e intestinais.

Essas glândulas passarão a produzir mais enzimas digestivas, e dessa forma, ajudarão na digestão.

8. Coadjuvante no tratamento de câncer

Que fique claro que a raiz forte não substitui os quimioterápicos!

Os estudos mostram que os compostos glucosinolatos diminuem alguns tipos de câncer, porque bloqueiam o crescimento de tumores, e evitam a formação de novos. Os indícios benefícios da raiz forte mais animadores nesta área têm sido nos casos de câncer de cólon e reto.

9. Curar feridas

As propriedades curativas da raiz forte sobre feridas ocorrem devido à aceleração no processo de cicatrização proporcionado por essa planta. Essa cura se dá devido ao aumento da circulação em torno das feridas. Para isso, basta aplicar o cataplasma, já mencionado no item 6, sobre a ferida ou processos infecciosos na pele.

Você sabe o que são alimentos remosos? Por mais que esta palavra seja diferente para você, ela tem tudo a ver com essa questão. Se você pretende utilizar o wasabi em feridas, não faz sentido consumir alimentos remosos pois a comida remosa é aquela que facilita ou provoca qualquer tipo de inflamação. Sendo assim, é importante que você descubra se o sushi é remoso, já que você provavelmente estará consumindo o wasabi com a culinária japonesa.

10. Benefícios da raiz forte na dermatologia 

A raiz forte é muito utilizada na cosmetologia por suas propriedades nos tratamentos de beleza. Vamos falar sobre elas a seguir.

Raiz forte para beleza

A raiz forte proporciona uma série de tratamentos dermatológicos caseiros.

– Clarear manchas corporais

Misture ¼ de xícara de vinagre de maçã e 4 centímetros de raiz forte fresca e ralada na hora. Coloque essa mistura num frasco tampado, deixe descansar por duas semanas, tendo o cuidado de agitá-lo diariamente. Passado esse período, coe a mistura e mantenha em geladeira.

Aplique sobre as manchas, com o auxílio de um algodão, 3 vezes ao dia. Não utilizar no rosto!

– Tratar sardas 

Faça uma máscara facial, misturando pó de raiz forte e aveia em flocos finos, na mesma proporção. A seguir, agregue creme de leite até obter consistência que permita espalhá-lo sobre a pele.

Essa máscara deverá ser aplicada no rosto, com os dedos, em movimentos suaves. Deixe por aproximadamente 20 minutos. A seguir, lave em água levemente morna abundante.

Para melhores resultados, utilize a máscara 2 vezes por semana.

– Tratar caspa

Misture, em partes iguais, raiz forte e vinagre. Aplique sobre os cabelos, semanalmente, enxague a seguir.

Como preparar a raiz forte (wasabi)

Na culinária japonesa, a raiz forte é chamada de wasabi. Para quem ficou curioso e gostaria de experimentá-la, passaremos o modo de fazê-la.

  1. Comece escolhendo uma raiz bem forte e bonita. Esteja atento a folhas murchas e raiz manchada. Isso indica que talvez não esteja tão fresca;
  2. Descarte as folhas. Elas poderão ser utilizadas em outros preparos, como por exemplo em saladas, mas não farão parte do wasabi;
  3. A seguir, lave bem;
  4. Agora, basta ralar a quantidade desejada e utilizar em seus pratos;
  5. Se quiser um sabor mais intenso, aguarde uns 15 minutos antes de utilizá-lo;
  6. Caso tenha ralado raiz forte demais, guarde o restante misturado a um pouquinho de azeite, em pote com tampa, na geladeira.

Valor nutricional da raiz forte

O perfil nutricional da raiz forte é explicado abaixo.

Princípio Valor nutricional %VD
Energia 48 cal 2%
Hidratos de carbono 11,29 g 9%
Proteína 1,18 g 2%
Gordura Total 0,69 g 3%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 3,3 g 9%
Vitaminas
Ácido fólico 57 ug 14%
Niacina 0,386 mg 2,5%
Ácido pantotênico 0,093 mg 2%
Piridoxina 0.073 mg 6%
Riboflavina 0.024 mg 2%
Tiamina 0,008 mg <1%
Vitamina A 2 UI <1%
Vitamina C 24,9 mg 41%
Eletrólitos
Sódio 314 mg 21%
Potássio 246 mg 5%
Minerais
Cálcio 56 mg 6%
Cobre 0,058 mg 6%
Ferro 0,42 mg 5%
Magnésio 27 mg 7%
Manganês 0,126 mg 5,5%
Fósforo 31 mg 4,5%
Zinco 0,83 mg 8%
Fito-nutrientes
Caroteno-ß 1 ug
Luteína-zeaxantina 10 ug

Precauções

É preciso estar atento ao uso da raiz forte em alguns casos especiais. São eles:

  • Gravidez e amamentação: O consumo em grande quantidade de raiz forte durante a gravidez é desaconselhável, por haver em sua tintura propriedades abortivas. O mesmo se aplica à fase de amamentação, onde o teor picante poderá ser transferido ao bebê através do leite materno, trazendo efeitos indesejados à criança.
  • Pacientes com problemas gastrointestinais: A raiz forte poderá causar ou aumentar as inflamações de trato digestivo. Evite o consumo caso apresente gastrite, úlceras gástricas e/ou pépticas, doenças inflamatórias ou infecciosas intestinais e outras.
  • Hipotireoidismo: Acredita-se que a raiz forte possa piorar as condições dessa doença.
  • Pacientes renais: Alguns estudos indicam o aumento do fluxo de urina. Isso poderia provocar algum distúrbio, e portanto, o melhor seria evitar o consumo.
  • Crianças menores de 4 anos de idade: Poderá trazer problemas digestivos e intestinais à criança. Evite.

Interações medicamentosas

Algumas pessoas com problemas na tireoide, que fazem uso de Levotiroxina, poderão ter os efeitos desse medicamento reduzidos, se usado concomitantemente com a raiz forte. Isso inclui os derivados da Levotiroxina.

Confirme essa possibilidade com seu médico.

Dicas

Para quem preferir facilidade e rapidez para usufruir dos benefícios da raiz forte, há a raiz forte em pó. Como todos sabem, o alimento perde algumas propriedades durante o processo de liofilização, por isso, a raiz forte “in natura” apresentará valores nutricionais e farmacêuticos potencializados.

Cuidado com os olhos na hora de manusear a raiz forte. Lave bem as mãos e certifique-se de não passá-las sobre seus olhos. Isso poderá provocar uma irritação no local.

As sugestões caseiras aqui apresentadas não substituem tratamentos médicos.

Concluindo

Além dos benefícios da raiz forte, seu sabor agrega muito valor aos alimentos. Seu consumo no Brasil ainda se restringe muito à culinária japonesa, não se estendendo a outras aplicações, mas deveria ser testado em outras finalidades.

Para quem nunca provou a raiz, vá com calma! Seu sabor é extremamente marcante e o resíduo picante é violento. Prove uma porção mínima. Se aguentar o efeito, aumente aos poucos.

Uma dica para amenizar o efeito picante da raiz forte é tomar leite, jamais água. O leite tem enzimas que aliviam o ardor mais rapidamente.

Você já tinha noção de todos esses benefícios da raiz forte para a saúde e boa forma? Você gosta do sabor da raiz forte, e aguenta sua ardência sem problemas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

16 comentários em “10 Benefícios da Raiz Forte para Boa Forma e Saúde”

  1. hum…eu ja conhecia os valores da rais forte ,mas não sabia que eram tantos assim,agradeço pela dica,muito obrigado por tudo que esta escrito ,pela boa vontade , abraço

  2. A uns 2 anos eu e minha esposa esperimentamos o wasabi com o suchi e daí prá cá nunca mais pegamos gripe , é um santo remédio

  3. Amo raiz forte e estou em tratamento de um CA de interstino e vou fazer mais o uso dela amo. Minha netinha tem 1 ano e três meses adorou😂

  4. Deve ser lembrado que essa raiz também é muito utilizada na Europa Central, pelos Povos
    Eslavos, como Poloneses, Húngaros, Ucranianos dentre outros, há centenas de anos!!!

  5. Quando vc tem o hábito de comer tudo com raiz forte parece que nada mais tem gosto ,adoro raiz forte comecei a comer por causa da saúde tinha muita sinusite .
    Quem nunca experimentou ,experimenta vão gostar ,mais vão aos poucos pq e marcante o gosto.

  6. Olá!! Uso raiz forte preparado com vinagre sal para comer junto com carnes e saladas. Principalmente a carne suína. Fica bom demais. Também faço uma mistura com beterraba. ??Tudo de bom !!

  7. Boa noite. Comprei o amendoim com o sabor wasabi para eu experimentar e adorei. É da marca Santa Helena.

    • Olá. Muito gostoso. Tempere sua salada, qualquer salada, com raiz forte, e coma no almoço e na janta. Você vai notar as diferenças na sua saúde.

  8. Comprei o amendoim sem pele com Wasabi por engano,muito forte,com muita ardencia.
    Nunca tinha ouvido falar nessa raíz,mas quando vi sobre os beneficíos dela,gostei,por isso,
    vou tentar comer o amendoím!!