10 benefícios do chá de arruda – Para que serve e dicas

Especialista da área:
atualizado em 21/11/2021

A arruda (ruta graveolens) é uma planta medicinal aromática, originária da Europa e que possui um cheiro bastante intenso. Ela também é conhecida pelos nomes de arruda-fedida, arruda-doméstica, arrudas-dos-jardins e ruta-de-cheiro-forte.

Ela contém propriedades cicatrizantes, vermífugas, calmantes, anti-inflamatórias e analgésicas e a substância mais benéfica desta planta é encontrada em suas folhas, que normalmente são utilizadas para fazer chá.

  Continua Depois da Publicidade  

Curiosamente, a planta é também conhecida por afastar o mau olhado e trazer positividade ao ambiente. Dizem que suas plantas murcham por conta de absorverem as más energias do local.

Para que serve o chá de arruda? 10 benefícios

folhas de arruda
Folhas de arruda

Vamos conferir a partir de agora 10 importantes benefícios do chá de arruda para a saúde e boa forma.

1. Fonte de rutina

A rutina, também conhecida como vitamina P, está presente na arruda. Ela aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e melhora a absorção da vitamina C, um nutriente que também é encontrado na planta.

A vitamina C atua na melhoria da imunidade, na absorção de ferro por parte do organismo, na produção de colágeno que constitui as mucosas e na produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor.

2. Ação analgésica

A planta que dá origem ao chá é composta por uma substância chamada quercetina, um flavonoide com ação antioxidante, que possui propriedades analgésicas, combatendo a dor.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Alívio da ansiedade

O óleo essencial da arruda é composto por substâncias chamadas de undecanona, metilnonilcetona e metiletilcetona. Ela oferece propriedades calmantes que podem auxiliar na redução dos níveis de ansiedade.

4. Normalização do ciclo menstrual

Um dos benefícios da arruda está associado ao estímulo da menstruação.

E é justamente por este motivo que o chá de arruda é contraindicado para mulheres grávidas e que estejam em período de amamentação, uma vez que ele pode estimular a contração das fibras musculares do útero, causando hemorragia.

5. Qualidade do sono

Para quem sofre de insônia ou possui dificuldade em pegar no sono durante a noite, o chá de arruda também pode ajudar justamente por conta de suas propriedades calmantes.

Qualidade ruim do sono

6. Pode ajudar no tratamento de dores de cabeça e cistos

A arruda pode colaborar com o tratamento de problemas de saúde como dores de cabeça e cistos.

Entretanto, não deixe de consultar o seu médico antes de utilizar o chá de arruda como auxiliar no tratamento desses problemas, para se certificar de que ele é realmente apropriado e seguro para o seu caso.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Sistema digestivo

A planta é conhecida por trazer um efeito tônico ao sistema digestivo e aliviar sintomas desconfortáveis como gases e cólicas.

8. Gota e reumatismo (ameniza sintomas)

Não, o chá de arruda não cura essas doenças. Entretanto, a planta utilizada no preparo da bebida ajuda a amenizar as dores provenientes dos sintomas físicos da gota e do reumatismo.

9. Efeito antibacteriano

Por conta dessa propriedade da planta medicinal, o chá de arruda pode ser utilizado como um auxílio à prevenção contra infecções causadas por bactérias.

10. Propriedades antiespasmódicas

Graças à sua ação antiespasmódica, a arruda pode contribuir com a amenização de cólicas menstruais e dores musculares.

Como fazer chá de arruda

Chá de arruda

Ingredientes: 

  • 1 colher de sobremesa de folhas de arruda;
  • Água fervente.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Coloque as folhas de arruda dentro de uma xícara de chá;
  2. Acrescente a água fervente e cubra o recipiente;
  3. Deixe descansar até esfriar e atingir uma temperatura apropriada para o consumo. Finalmente, coe o chá e sirva-se.

Cuidados com a arruda 

Crianças com menos de seis anos não devem ingerir o chá de arruda, assim como quem sofre de problemas no fígado, rins e estômago.

Pessoas que apresentam problemas no intestino, como doença inflamatória intestinal, colite e úlceras, também não devem consumir esse chá.

Além disso, a arruda em contato direto com a pele pode causar bolhas.

Seu uso está associado a efeitos colaterais como tremores, gastroenterite (inflamação que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal), convulsões, vômitos, sonolência, dores abdominais, salivação, fotossensibilidade, salivação, inchaço na língua, secura na garganta, dor de estômago ao urinar, contração da pupila, queda da pulsação e da temperatura (arrefecimento da pele).

Recomenda-se que o consumo do chá de arruda seja feito apenas mediante indicação médica, já que se trata de uma planta classificada como tóxica. A ingestão de 120 g de folhas da planta de uma só vez pode causar problemas como dor gástrica violenta e complicações sistêmicas, que incluem a morte.

Experimentos realizados com animais que ingeriram de 400 g de arruda por quilo, resultaram em hemorragias nas glândulas adrenais, no fígado e nos rins.

O consumo considerado seguro para pessoas saudáveis (com exceção das gestantes) é de 30 mg de arruda.

O que você achou dos benefícios do chá de arruda para a saúde e boa forma? Pretende incluir o consumo deste chá no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (205 votos, média 3,89)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

32 comentários em “10 benefícios do chá de arruda – Para que serve e dicas”

  1. Pra cólica eu sabia que era bom ,mas gostei muito em saber dos outros benefícios da arruda obrigada bom dia

    Responder
  2. Pq fax mal mulher grávida tomar o chá d Arruda,aqui na minha casa eu tenho arruda mas n sabia qui fazia mau mulher grávida tomar

    Responder
  3. Uso a arruda para aliviar os sintomas da TPM , então a menstruação desce logo , e fico menos tensa , ponho uns três raminhos da arruda ,ponho só as folhas desses ramos no copo , e a água mas de 200ml fervendo ,deixo descancar por 10 minutos e bebo , me sinto bem mesmo.

    Responder
  4. Tudo o q é d + faz mal e se ha indícios que a substância é tóxica ai tem q ter o maior cuidado ( … ) eu tomei o chá frio apos deixar umas 20 gramas na água boa, no de companhia de “insaniamento” ( CASAN ) COMPANHIA DE ÁGUA E SANAMENTO,
    e deixei descansar por 30 mn .

    Responder
  5. Tudo o q é d + faz mal e se a indícios que a substancia é tóxica ai tem q ter o maior cuidado ( … ) eu tomei o chá frio apos deixar umas 20 gramas na água boa, no de companhia de “insaniamento” ( CASAN ) COMPANHIA DE ÁGUA E SANAMENTO,
    e deixei descansar por 30 mn

    Responder
  6. Quero relatar uma experiência que tive com a arruda,; comecei constatar que o meu esperma estava vindo misturado com sangue, num primeiro momento pensei que fosse da minha companheira, porém tornou a repetir, comecei a fazer perquisa e cheguei a arruda, pois descobri que ela tem o elemento chamado rutina elemento esse que é usado para hemorróidas, tomei o chá e o problema desapareceu.

    Responder
  7. Faço um xarope com a arruda para combater a tosse e dá resultado.Eu queimo o açúcar com um pouca água numa panela depois de queimado jogo dois copos fervendo na mesma panela e boto dois galhos de arruda e deixo ferver uns dez minutos ,depois de fervido tire a arruda do xarope e do fogo e bota três colheres de mel e mexa até derreter coloque o xarope num vidro poder ser de conserva e está pronto o xarope tem que consumir com ele frio tomar duas colheres duas vezes por dia por uma semana se não der certo daí tens que procurar o médico

    Responder
  8. EU uso para sinusite, em um vidro de conta gotas ponha azeite e algumas folhinhas de arruda e pingo em cada narina, durante o tempo que sinto os sintomas da sinusite pela manhã e noite e o resultado é de alivio.

    Responder
  9. Chá de arruda é muito bom para descer a menstruação, bebendo o chá 3 vezes por dia bem quentinho… No dia seguinte você vai ver resultado. É LITERALMENTE ”TIRO E QUEDA!”

    Comigo funciona já precisei adiantar a minha menstruação mais de uma vez,inclusive quando houve atrasos também.
    No entanto não é bom beber demais para não fazer mal. apenas em quantidades recomendadas..

    Responder
  10. nunca isso e um venano ; e nao um remedio se com 120 g de arruda pode ate morrer !!! nao recomendo a ninguem cai fora da arruda . ve so um ex: eu posso comer ate 1 kg de alface que nao faz mal posso chupar quontas laranjas eu aguentar e nao faz mal etc

    Responder
    • Olá Valdir!
      É claro que tudo que se usa de forma não dosada, acaba por se transformar em veneno. Todo medicamento pode-se transformar em veneno, tanto o industrializado como também o manipulado, desde que se não respeito a dosagem estipulada por quem de direito.
      Certa vez, quando ainda estava na ativa como motorista interestadual em ônibus, viajei mais de 200 km sentindo fortes dores do estômago. Um passageiro que pretendia descer antes da rodoviária, veio para cabine
      e percebeu que eu estava sentindo dores, disse: peque algumas folhas de arruda, amasse-as e coloque num litro com água e vai tomando diariamente. Fiz isto, e nunca mais senti dores de estômago.
      Só que é em dosagem moderada.
      Abraços.

      Responder
    • Tomo todo mês, desde quando descobri que tinha endometriose… nunca mais senti dor. Mas tomo em pouquissima quantidade.

      Responder
    • Para o Valdir, laranja demais, faz mal sim viu! Se chupar 6 pode já ter dor de barriga e precipitação intestinal. Se comer muita laranja todo dia, vai enfraquecer o sangue e provocar dores nas articulações! Vitamina C em excesso da alergia! E comer muita alface no almoço, baixa a pressão arterial, da muito sono!

      Responder