Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » 10 Benefícios do Chá de Arruda – Para Que Serve e Dicas

10 Benefícios do Chá de Arruda – Para Que Serve e Dicas

Chá de arruda

A arruda é uma planta medicinal aromática, que carrega um cheiro intenso e é originária da Europa. Ela também é conhecida pelos nomes de arruda-fedida, arruda-doméstica, arrudas-dos-jardins e ruta-de-cheiro-forte.

  Continua Depois da Publicidade  

Utilizada na preparação de sucos, o verdinho também dá origem a outra bebida: o chá de arruda.

Para que serve o chá de arruda? 10 benefícios

Vamos conferir a partir de agora 10 importantes benefícios do chá de arruda para a saúde e boa forma.

1. Fonte de rutina

A rutina, uma substância também conhecida como vitamina P, está presente na arruda. Ela aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e melhora a absorção da vitamina C, um nutriente que também é encontrado na planta.

A vitamina C atua na melhora da imunidade e é importante para a proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Ação analgésica

A planta que dá origem ao chá é composta por uma substância chamada quercetina, um flavonoide com ação antioxidante, que possui propriedades analgésicas, ou seja, que combatem a dor.

3. Alívio da ansiedade

O óleo essencial da arruda é composto por substâncias chamadas de undecanona, metilnonilcetona e metiletilcetona. Elas oferecem propriedades calmantes ao serem aspiradas, que podem auxiliar a diminuir os níveis de ansiedade.

4. Normalização do ciclo menstrual

A arruda pode contribuir neste sentido por estar associada ao efeito de estimular a menstruação. Entretanto, cheque com seu médico antes de utilizar o chá para estes benefícios.

É por este mesmo efeito que o chá de arruda não pode ser consumido por mulheres que estejam gestantes, visto que resulta na contração das fibras musculares do útero, causando uma forte hemorragia.

5. Qualidade do sono

Para quem fica “aceso” durante a noite e não consegue dormir, dificultando seu descanso e sua recuperação de energia para executar as tarefas do dia seguinte, o chá de arruda também pode ajudar.

Como vimos no tópico 3, ele possui propriedades calmantes, que podem diminuir a agitação na hora de dormir e tornar mais fácil a tarefa de pegar no sono.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Colabora com o tratamento de condições de saúde

A arruda pode colaborar com o tratamento de problemas de saúde como dores de cabeça e cistos.

Entretanto, não deixe de consultar o seu médico antes de utilizar o chá de arruda como auxiliar no tratamento desses problemas, para se certificar de que ele é realmente apropriado e seguro para o seu caso. E não deixe de seguir todas as orientações dadas por ele para lidar com as condições citadas acima.

7. Sistema digestivo

A planta é conhecida por trazer um efeito tônico ao sistema digestivo e aliviar sintomas desconfortáveis como gases e cólica.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Gota e reumatismo (ameniza sintomas)

Não, o chá de arruda não cura essas doenças. Entretanto, a planta utilizada no preparo da bebida ajuda a amenizar as dores provenientes dos sintomas físicos da gota e do reumatismo.

9. Efeito antibacteriano

Por conta dessa propriedade da planta medicinal, o chá de arruda pode ser utilizado como um auxílio à prevenção contra infecções causadas por bactérias.

10. Propriedades antiespasmódicas

Graças à sua ação antiespasmódica, a arruda pode contribuir com a amenização de cólicas menstruais e dores musculares.

Cuidados com a arruda 

Considerada uma planta abortiva, ela não pode ser consumida por mulheres que estejam grávidas e que estejam em período de amamentação de seus bebês.

Crianças com menos de seis anos também não devem ingerir o chá de arruda, assim como quem sofre com problemas no fígado ou nos rins ou com condições que atingem o estômago e o intestino como doença inflamatória intestinal, colite e úlceras.

Além disso, em contato direto com a pele, a arruda pode causar bolhas. Já a ingestão de seu óleo volátil resulta em danos nos rins e degeneração do fígado. O uso contínuo do chá de arruda também pode prejudicar o fígado e os rins.

Seu uso está associado a efeitos colaterais como tremores, gastroenterite (inflamação que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal), convulsões, vômitos, sonolência, dores abdominais, salivação, fotossensibilidade, salivações, inchaço na língua, secura na garganta, dor de estômago ao urinar, contração da pupila, depressão do pulso e queda de temperatura (arrefecimento da pele).

Recomenda-se que o consumo do chá de arruda seja feito apenas mediante autorização médica, já que se trata de uma planta classificada como tóxica. A ingestão de 120 g de folhas da planta de uma só vez pode causar problemas como dor gástrica violenta e complicações sistêmicas, que incluem a morte.

Experimentos realizados com animais mostraram que a ingestão de 400 g de arruda por quilo corporal por parte dos animais foi alta, causando hemorragias nas glândulas adrenais, no fígado e nos rins.

O consumo considerado seguro para pessoas saudáveis que não se encontrem grávidas é de 30 mg de arruda diariamente.

Como fazer chá de arruda 

Ingredientes: 

  • 1 colher de sobremesa de folhas de arruda;
  • Água fervente.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas de arruda dentro de uma xícara de chá;
  2. Acrescentar a água fervente e cobrir o recipiente;
  3. Deixar descansar até esfriar e atingir uma temperatura apropriada para o consumo. Finalmente, coar o chá e servir-se.

O que você achou dos benefícios do chá de arruda para a saúde e boa forma? Pretende incluir o consumo deste chá no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (167 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

29 comentários

  1. Tudo o q é d + faz mal e se a indícios que a substancia é tóxica ai tem q ter o maior cuidado ( … ) eu tomei o chá frio apos deixar umas 20 gramas na água boa, no de companhia de “insaniamento” ( CASAN ) COMPANHIA DE ÁGUA E SANAMENTO,
    e deixei descansar por 30 mn

  2. Tudo o q é d + faz mal e se ha indícios que a substância é tóxica ai tem q ter o maior cuidado ( … ) eu tomei o chá frio apos deixar umas 20 gramas na água boa, no de companhia de “insaniamento” ( CASAN ) COMPANHIA DE ÁGUA E SANAMENTO,
    e deixei descansar por 30 mn .

  3. Pensei que Arruda, fosse só pra banhos.

  4. Uso a arruda para aliviar os sintomas da TPM , então a menstruação desce logo , e fico menos tensa , ponho uns três raminhos da arruda ,ponho só as folhas desses ramos no copo , e a água mas de 200ml fervendo ,deixo descancar por 10 minutos e bebo , me sinto bem mesmo.

  5. Pq fax mal mulher grávida tomar o chá d Arruda,aqui na minha casa eu tenho arruda mas n sabia qui fazia mau mulher grávida tomar

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*