Como Fazer Chá de Arruda – Receita e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Você já ouviu dizer que a arruda é uma erva excepcional para dores e cólicas menstruais? Você aprenderá a seguir como fazer chá de arruda, conhecerá todos os seus benefícios, para que ele serve (além das cólicas), quais as suas propriedades e algumas dicas especiais.

Cólica não é brincadeira. Mulheres do mundo todo, mês a mês, sofrem desse mal. Remédios industrializados feitos para essas dores podem ser bastante invasivos para o corpo da mulher. Sendo assim, você também deveria conhecer essas outras receitas de chás que também servem a esse benefício:

A arruda é uma planta muito utilizada na medicina natural com propriedades características únicas e importantes, trazendo mais qualidade de vida para quem consome. É bem comum o chá ser sugerido para quem está com dor para amenizar cólicas e outros desconfortos. Mas o chá tem vários efeitos, sendo um dos mais importantes seu efeito calmante. Tem propriedades antiespasmódicas e analgésicas que trazem mais relaxamento ao corpo, principalmente na região muscular. 

Além disso, esse chá também ajuda a melhorar a circulação do sangue pelo corpo, levando os nutrientes com mais eficiência e otimizando funções do organismo. A melhora da circulação está ligada ao seu efeito adstringente que aumenta a fluidez do sangue, bem como ao evitar o entupimento de placas de gordura nas paredes internas dos vasos. A existência da rutina também tem relação com a circulação, pois é responsável por fortalecer os vasos sanguíneos, facilitando coagulação e impedindo o rompimento dos vasos. Existem outros benefícios atrelados ao seu consumo, confira! 

Benefícios do Chá de Arruda: Para que serve?

Ajuda a diminuir dores de cólicas menstruais em mulheres por suas propriedades analgésicas. Quem sofre com fortes contrações no útero pode encontrar um alívio ao consumir esse chá. O chá de arruda também ajuda a menstruação a fluir melhor sem sentir tantas dores com o sangramento.

Também é conhecido por melhorar o sistema urinários através da eficiência do trabalho dos rins em filtrar o sangue e expulsar os líquidos e toxinas. Com isso, percebe-se uma diminuição de inchaços e retenção de líquido. As propriedades anti-inflamatórias presentes na arruda também têm papel fundamental no tratamento de infecções urinárias. No que se refere à incontinência urinária, o chá também pode apresentar uma solução e conter o problema.

Quem sofre de asma pode ter um alívio ao fazer uso da arruda. O consumo de chá de arruda pode ajudar a evitar crises de asma, pois impede a contração dos alvéolos pulmonares. Esse chá também é importante nesse sentido porque ajuda a aliviar ou corrigir inflamações nas vias respiratórias. Como já mencionado, as propriedades antiespasmódicas ajudam a aliviar outras doenças que causam dor como as dores reumatoides. Isso ajuda na mobilidade das pessoas com essas condições. Por mais que não seja um tratamento contra o problema, ao menos alivia os sintomas de forma considerável.

O trânsito intestinal também é melhorado ao ingerir o chá de arruda, fazendo com que a comida flua melhor pelo intestino. Quem sofre com prisão de ventre pode, portanto, se beneficiar com o consumo do chá. Também ajuda a tratar úlceras e infecções nessas áreas. Sabe-se também que o chá pode ajudar na eliminação natural de vermes e parasitas que habitam o corpo. A planta é indicada para mulheres que necessitam regular seus ciclos menstruais, pois ela estimula o útero e promove o sangramento menstrual, mas em excesso pode ter efeito abortivo.

Propriedades do chá de arruda

Tem efeito calmante, adstringente, antinevrálgica, analgésica, antitetânica, antiasmática, antiespasmódica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica, antiepilética, anti-histérica, aromática e carminativa. Ajuda a tratar olhos cansados, pneumonia, onicomicose, insônia, parasitas, feridas, sarna, varizes, vermes, prisão de ventre, etc.

Como fazer o chá de arruda: Receita e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de arruda. Aprenda como fazer chá de arruda para o máximo em benefícios e sabor:

1. Receita de chá de arruda simples

Ingredientes:

  • 1 punhado de arruda fresca;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Basta ferver a arruda na água e depois disso, basta manter tampado, em infusão por 30 minutos. Coe e beba 3 a 4 xícaras ao dia sem adoçar.

2. Receita de chá de arruda com canela

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de arruda;
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Adicione os ingredientes na água e leve para ferver. Quando ferver, tampe, deixe descansar por alguns minutos, coe e sirva. Beba duas vezes ao dia.

3. Receita de chá de arruda com alecrim

Ingredientes:

  • 7 colheres de arruda;
  • 3 colheres de alecrim;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Leve a arruda e o alecrim para ferver na água. Ao ferver, desligue, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe e sirva. O sabor pode ser um pouco estranho para o paladar, se quiser, adoce com mel.

Cuidados

Assim como a maioria dos chás advindos de plantas medicinais, deve ser evitado por mulheres grávidas, pois pode induzir ao aborto e hemorragias. Quando consumida em excesso pode causar náuseas, vômitos, dores abdominais, sonolência e convulsões.

Curiosidade

Algumas crendices também apontam a arruda como importante para combater mau olhado. Tomar um banho com arruda pode trazer mais proteção. Costuma ser utilizada por benzedeiras em suas rezas e em vasos perto das portas de entrada das casas, para fornecer proteção energética do local.

Alguns artistas famosos como Michelangelo e Da Vinci utilizaram a arruda para melhorar as crises de criatividade e obtiveram sucesso com isso, até por isso, essa crença foi reforçada na época. Então, você já sabe, se quiser espantar inveja, utilize a arruda para banhos ou colocando na casa.

A arruda também ajuda a tratar inflamações nos olhos como conjuntivite, para isso, basta aprender como fazer chá de arruba conforme recomendação acima, esperar esfriar e com um algodão aplicar sobre os olhos para aliviar sintomas.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de arruda que separamos acima? Já conhecia as propriedades e benefícios desta planta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (92 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “Como Fazer Chá de Arruda – Receita e Dicas”

  1. Eu preciso tomar quantas xícaras para fazer efeito? Por quantos dias? Quantas ao dia? Fiz uma caneca e coloquei bastante arruda, tanto que o chá ficou com a cor bem forte, tem algum problema ou isso só intensifica suas propriedades? Tomar forte assim é o mesmo que tomar mais de 1 xícara?

  2. Realmente eu não sabia, descobrie sobre o chá de alecrim com arruda, veio de encontro a minha necessidade, pois desde 2014, luto contra inchacos nas pernas, inflamações nas solas dos pés, ma circulação