Rutina – O que é, para que serve e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 15/07/2021

A rutina é uma substância encontrada em diversos alimentos, principalmente em frutas cítricas, e tem alto poder antioxidante e anti-inflamatório. Conhecida também por vitamina P, a rutina é facilmente absorvida através da dieta e traz diversos benefícios para o funcionamento saudável do nosso organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

A rutina é um flavonoide, encontrada em diversas fontes de alimentos, como a cebola, a uva, as maçãs, as bebidas como o vinho tinto e o chá preto, nas cascas de frutas cítricas, nos brócolis, alface, alguns tipos de trigo, entre eles o trigo mourisco e o trigo sarraceno, alguns tipos de feijão, os tomates, entre outras fontes. 

Além da ação antioxidante e anti-inflamatória, a rutina apresenta propriedades antibacterianas e anticarcinogênicas. Os chamados flavonoides são compostos bioativos que fazem parte do grupo dos polifenóis.

Para que serve a rutina

A rutina tem excelentes propriedades antioxidantes, que ajudam seu corpo a produzir colágeno e a metabolizar e aumentar a ação da vitamina C, além de proporcionar benefícios à circulação sanguínea. É possível adicionar rutina à dieta ao ingerir mais alimentos que contêm esse flavonoide ou através de suplementos de rutina.

A rutina está presente também em diversos medicamentos fitoterápicos hoje em dia e seu uso traz vários benefícios para a saúde. A seguir, vamos listar algumas das condições que podem se beneficiar com o uso da rutina.

Benefícios da rutina

Flavonoides

1. Melhora o sistema circulatório

Estudos mostraram que este flavonoide ajuda a fortalecer e também aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos, entre eles as artérias e os capilares. Com a melhoria do sistema circulatório, o organismo passa a se beneficiar de inúmeras outras funções, ajudando também a prevenir muitos problemas de saúde, como as varizes, as hemorroidas, entre muitas outras.

2. Contribui para a prevenção da formação de coágulos

Alguns estudos mostraram que este flavonoide ajuda a prevenir a formação dos coágulos sanguíneos e, desta forma, estimula a prevenção de diversos problemas de saúde, como as embolias pulmonares, os ataques cardíacos, os acidentes vasculares, os problemas de trombose, entre muitos outros.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Ajuda a reduzir o colesterol

Muitos estudos comprovaram que a rutina ajuda na diminuição dos níveis de colesterol tipo LDL, conhecido como colesterol ruim. Em um deles, pessoas com diabetes e histórico de hipertensão foram submetidas a um tratamento com doses de 500 mg de rutina uma vez ao dia e apresentaram diminuição nos níveis plasmáticos de colesterol LDL no sangue.

De acordo com a Associação Americana do Coração (American Heart Association), os radicais livres transformam o colesterol LDL em placas gordurosas, que bloqueiam as artérias e dificultam o fluxo sanguíneo normal, o que é conhecido como aterosclerose.

Diversos estudos científicos indicam que uma dieta com alimentos ricos em rutina pode ser bastante eficaz na redução do colesterol, principalmente devido ao seu poder antioxidante, que pode evitar o desenvolvimento de doenças como a aterosclerose, por exemplo. 

4. Pode diminuir dores causadas pela artrite

A rutina também é muito usada para aliviar as dores de quem sofre com artrite reumatoide. Um estudo científico mostrou que a rutina é capaz de combater o estresse oxidativo em pessoas com essa doença. Isso deve ocorrer devido ao alto poder anti-inflamatório da rutina. Também existem evidências em estudos de que a rutina ajuda a melhorar os efeitos da artrite nos joelhos das pessoas que sofrem com esse problema.

A rutina também pode ser um tratamento complementar para pessoas que têm osteoartrite, causando um maior alívio da dor e melhorando a função das articulações.

Dor nas articulações

5. Tem poder antioxidante

As propriedades antioxidantes da rutina conferem a ela a capacidade de combater os radicais livres, causadores de diversos danos celulares e problemas de saúde. Essa função antioxidante também é conhecida por prevenir o envelhecimento precoce, e até mesmo alguns tipos de câncer.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Melhora a absorção de vitamina C

A rutina é capaz de aumentar a absorção de vitamina C no organismo pois evita que ela seja oxidada rapidamente. A vitamina C, que é outro antioxidante poderoso, além de atuar contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico.

7. Pode ajudar contra a doença de Menière

A síndrome ou doença de Menière é uma condição que causa crises de vertigem, perda auditiva, pressão no ouvido e zumbidos. Estudos indicam que rutina é capaz de auxiliar no tratamento dessa síndrome, aliviando principalmente as tonturas.

Efeitos colaterais

De um modo geral, é muito seguro ingerir alimentos ricos em rutina. Porém, se for usar a substância na forma de suplementos, a chance de alguns efeitos colaterais serem observados é maior devido à maior concentração da substância.

Rutina

Os efeitos adversos mais comuns da rutina incluem:

  • Visão embaçada;
  • Dor de estômago;
  • Dor de cabeça;
  • Vermelhidão na pele;
  • Erupções cutâneas;
  • Nervosismo;
  • Alteração nos batimentos cardíacos;
  • Acúmulo de fluidos no joelho;
  • Rígidez muscular;
  • Alta contagem de glóbulos brancos no sangue.

Muitas vezes, os efeitos colaterais podem surgir nos primeiros dias de uso, enquanto seu organismo se acostuma com a substância, e depois desaparecerem. Porém, se os sintomas 

Dicas de uso

É importante saber que estudos sugerem que a dose segura de ingestão diária de rutina na forma de suplemento é de cerca de 250 mg, até duas vezes ao dia. Adultos que usam a rutina para tratar artrite ou osteoartrite, por exemplo, podem tomar uma dose um pouco maior, de até 250 mg três vezes ao dia. Já os alimentos ricos em rutina são uma fonte completamente segura da substância.

  Continua Depois da Publicidade  

Vale lembrar que o uso de qualquer substância ou suplemento deve sempre ser realizado somente com o acompanhamento médico e que mulheres grávidas, em período de amamentação ou pessoas que tenham algum histórico de doenças não devem fazer uso desta substância.

Mesmo usando fontes seguras e respeitando a dosagem indicada no rótulo, como alguns suplementos de rutina ainda não são regulamentados por órgão de segurança da saúde, é interessante evitar essas fontes e buscar sempre fontes naturais e nutritivas desse flavonoide tão benéfico.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar da rutina e dos alimentos ricos na substância? Já consome uma quantidade razoável do bioflavonoide para a sua saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média 4,11)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

3 comentários em “Rutina – O que é, para que serve e efeitos colaterais”

  1. Minha esposa apresenta púrpura senil e seus braços estavam constantemente apresentando manchas avermelhadas ocasionadas por qualquer pancada ou mesmo batidas em móveis que acontecem no dia a dia. Algumas vezes, quando passava por uma porta de guarda roupa aberta ou uma gaveta, chegava a ocasionar lesões bastante grandes diante da fragilidade da pele. Uma amiga comentou sobre o uso de “Rutina” e a melhora foi de 100%. Há meses não aparece nenhuma mancha na pele, existem só as manchas antigas que não se apagaram totalmente. Vale a pena experimentar.

    Responder