Rutina – O Que é, Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Conhecida principalmente por seu alto poder antioxidante e anti-inflamatório, a rutina é uma substância encontrada em diversos alimentos, principalmente em frutas cítricas. Conhecida também por bioflavonoide ou vitamina P, a rutina é facilmente absorvida através da dieta e traz diversos benefícios para o funcionamento saudável do nosso organismo.

Vamos discutir as principais funções da rutina em prol do nosso corpo e mostrar também alguns efeitos colaterais resultantes do consumo dessa substância.

Rutina – O Que é

A rutina é um bioflavonoide hidrossolúvel, que é um pigmento de planta presente em alguns vegetais e frutas cítricas, como a maçã, por exemplo. Outros alimentos como trigo sarraceno, frutos cítricos, figos e chás preto e verde também são ricos em rutina. Além da ação antioxidante e anti-inflamatória, a rutina apresenta propriedades interessantes como ação antibacteriana e anticarcinogênica.

Apesar de também ser encontrada pelo nome de vitamina P, é importante saber que a vitamina P, na verdade, é uma mistura de substâncias composta por citrina, hesperidina e rutina.

Para Que Serve

A rutina tem excelentes propriedades antioxidantes, que ajudam seu corpo a produzir colágeno e a metabolizar e aumentar a ação da vitamina C, além de benefícios à circulação sanguínea. É possível adicionar rutina à dieta ao ingerir mais alimentos que contêm o bioflavonoide ou usando um suplemento de rutina.

A rutina está presentes em diversos medicamentos fitoterápicos hoje em dia e seu uso implica em vários benefícios para a saúde. A seguir, vamos listar algumas da condições que podem ter seu tratamento melhorado com o uso de rutina.

Benefícios da Rutina

– Melhora a circulação sanguínea

Há muito tempo, a rutina vem sendo usada na medicina tradicional para melhorar a circulação do sangue. Isso porque ela ajuda a fortalecer e aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e seus componentes auxiliares como as artérias e os capilares.

Os capilares são os menores vasos sanguíneos presentes no corpo e quando eles precisam se esforçar muito, como no caso de mulheres grávidas, pessoas obesas, casos de constipação ou pessoas que tem hemorróidas, por exemplo, ocorre um inchaço nos vasos.

A rutina ajuda a manter a saúde desses componentes, fortalecendo os vasos sanguíneos e evitando o inchaço e desconforto. Ao ter vasos sanguíneos mais resistentes, a saúde em geral se beneficia, já que diversas condições como contusões e varizes podem ser evitadas ou aliviadas.

Além disso, há evidências de que a rutina pode ajudar no tratamento de hemorroida, que é causada por veias inchadas, e também auxilia na recuperação da cirurgia de remoção de hemorroidas.

– Previne coágulos sanguíneos

Pesquisas científicas mostram que a rutina é capaz de prevenir a formação de coágulos sanguíneos, que estão diretamente relacionados a doenças cardíacas que representam risco de vida, tais como: ataque cardíaco, acidente vascular encefálico, embolia pulmonar e trombose venosa profunda. Todas essas condições podem ter seu risco reduzido se for possível prevenir a formação de coágulos.

– Reduz o colesterol

Muitos estudos provam que a rutina ajuda na diminuição dos níveis de colesterol tipo LDL. Em uma pesquisa, pessoas com diabetes com histórico de hipertensão foram submetidas a um tratamento com doses de 500 miligramas de rutina uma vez ao dia. Os cientistas observaram uma diminuição nos níveis plasmáticos de colesterol LDL no sangue dos participantes do estudo. A pesquisa sugere que essa função de diminuir o colesterol se dá devido às propriedades antioxidantes da substância.

– Diminui dores causadas pela artrite

A rutina também é muito usada para aliviar as dores de quem sofre com artrite reumatoide. Um estudo científico mostrou que a rutina é capaz de auxiliar na supressão do estresse oxidativo em pessoas com essa doença. Isso deve ocorrer devido ao alto poder anti-inflamatório da rutina. Também existem evidências em estudos de que a rutina melhora a função dos joelhos em pacientes que sofrem de artrite.

A rutina também pode ser um tratamento complementar junto com medicamentos tradicionais para pessoas que tem osteoartrite, causando um maior alívio da dor e melhorando a função das articulações.

– Poder antioxidante

As propriedades antioxidantes da rutina conferem a ela a capacidade de lutar contra os radicais livres, causadores de diversos danos celulares e problemas de saúde, e neutralizá-los. Além disso, de acordo com a Associação Americana do Coração (American Heart Association), os radicais livres transformam o colesterol LDL em placas gordurosas, que bloqueiam as artérias e dificultam o fluxo sanguíneo normal, o que é conhecido na comunidade médica como aterosclerose.

Todos sabemos que o bloqueio dos vasos sanguíneos pode gerar condições perigosas à saúde como o risco de doenças cardiovasculares como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Diversos estudos científicos indicam que uma dieta com alimentos ricos em rutina pode ser bastante eficaz na redução do colesterol, principalmente devido ao seu poder antioxidante, que pode evitar o desenvolvimento de doenças como a aterosclerose, por exemplo. A função antioxidante também é conhecida por evitar alguns tipos de câncer.

– Melhora a absorção de vitamina C

A rutina é capaz de aumentar a absorção de vitamina C no organismo pois evita que ela seja oxidada rapidamente. A vitamina C, que é outro antioxidante poderoso, além de atuar contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico evitando resfriados, por exemplo, e previne e trata problemas como sangramentos na gengiva que podem ser causados por falta de vitamina C no corpo.

– Eficaz contra a doença de Menière

A síndrome ou doença de Menière é uma doença que atinge os constituintes da orelha interna, que causam diversas crises desconfortáveis de vertigem, perda auditiva, pressão no ouvido e zumbidos. A rutina é capaz de auxiliar no tratamento dessa síndrome, aliviando principalmente as tonturas devido as alterações no ouvido interno.

Efeitos Colaterais

De um modo geral, é muito seguro ingerir alimentos ricos em rutina. Porém, se for usar a substância na forma de suplementos, a chance de alguns efeitos colaterais serem observados é maior devido à maior concentração de rutina.

Os efeitos adversos mais comuns da rutina incluem:

  • Visão embaçada;
  • Dor de estômago;
  • Dor de cabeça;
  • Vermelhidão na pele;
  • Erupções cutâneas;
  • Nervosismo;
  • Alteração nos batimentos cardíacos
  • Acúmulo de fluidos no joelho;
  • Rígidez muscular;
  • Alta contagem de glóbulos brancos no sangue.

Muitas vezes, os efeitos colaterais podem surgir nos primeiros dias de uso, enquanto seu organismo se acostuma com a substância, e depois desaparecem. Porém, se os sintomas persistirem ou se você tiver indícios de reação alérgica, consulte um médico.

Mulheres grávidas ou amamentando devem evitar o uso do suplementos, pois não há evidências suficientes para comprovar a segurança do produto em relação à saúde do feto ou do bebê.

Dicas

É importante saber que estudos sugerem que a dose segura de ingestão diária de rutina na forma de suplemento é de cerca de 250 mg até duas vezes ao dia. Adultos que usam a rutina para tratar artrite ou osteoartrite, por exemplo, podem tomar uma dose um pouco maior, de até 250 mg até três vezes ao dia.

Alimentos ricos em rutina são ótimos e uma fonte completamente segura da substância, entre eles trigo sarraceno, aspargos, maçãs com casca, figos, chá preto e chá verde. Mesmo usando fontes seguras e respeitando a dosagem indicada no rótulo, como alguns suplementos de rutina ainda não são regulamentados por órgão de segurança da saúde, é interessante evitar essas fontes e buscar sempre fontes naturais e nutritivas desse flavonoide tão benéfico.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar da rutina e dos alimentos ricos na substância? Já consome uma quantidade razoável do bioflavonoide para a sua saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

1 comentário em “Rutina – O Que é, Para Que Serve e Efeitos Colaterais”

Deixe um comentário