10 Benefícios do Frango para Saúde e Boa Forma

Especialista:
atualizado em 16/03/2020

As pessoas mais atentas às dietas provavelmente sabem sobre os benefícios do frango e que ele é uma das melhores opções de carne para integrar uma dieta que visa a boa forma ou a hipertrofia. Devido ao baixo teor de gordura presente na carne, ela se constitui como uma opção interessante a compor pratos diversos de quem a consome. Veja a seguir tudo o que o frango pode fazer pela sua saúde e boa forma.

O frango tende a ser digerido mais facilmente do que carnes bovinas e é uma das opções favoritas utilizadas como fonte de proteína na composição de dietas, já que a quantidade de gordura saturada é consideravelmente inferior do que nas carnes vermelhas.

Benefícios do Frango

Esse tipo de carne é capaz de suprir algumas deficiências no organismo e ajudar a promover melhoras em inúmeras áreas, além de ser bastante versátil e ter seu consumo associado a dietas para perda de peso.

Conheça os principais benefícios do frango e tudo o que ele pode proporcionar à saúde, ao bem-estar e à boa forma:

1. Baixo Teor de Gordura

O frango é uma carne magra que contém baixo índice de gordura. A pouca quantidade que há é concentrada em locais facilmente identificáveis, podendo ser retirada com facilidade.

A pele do frango é o tecido onde há maior concentração de gordura. Sendo assim, retirar essa parte do alimento pode ser uma boa ideia para quem está buscando perder peso.

Já a coxa e o peito são os dois pedaços integrantes do frango com menor concentração lipídica. Estima-se que há 60 miligramas de gordura por 1 grama de carne no peito, sendo, portanto, a parte com o menor índice de gordura do animal.

Sendo assim, pessoas que estão iniciando ou que já iniciaram dietas que visam a perda de peso e a diminuição do consumo de gordura, recorrer à carne de frango pode ser uma boa pedida.

2. Alta Concentração de Vitaminas

A carne de frango é uma rica fonte de vitamina A, B6 e B12, além de riboflavina, tiamina, niacina, assim como minerais.

Esses nutrientes atuam no organismo cuidando da saúde ocular e cerebral, já que as vitaminas do complexo B atuam no campo neural, combatendo sintomas depressivos e de ansiedade.

O índice de colesterol na carne de frango só é alto na pele. Ao retirar essa parte da carne, você é beneficiado por um alimento com baixo teor de colesterol e, portanto, não é maléfico a quem sofre com esse quadro.

Além disso, a carne de frango é pobre em sódio e, por isso, pode ser consumida por quem tem hipertensão.

3. Ajuda a Promover a Saúde Cardíaca

Pessoas que sofrem com problemas cardiovasculares também podem ser beneficiadas com o consumo de carne de frango, sobretudo o peito.

Isso se deve ao fato de a carne ser capaz de controlar os níveis de aminoácidos de homocisteína nas placas sanguíneas que, ao atingir altos níveis, podem desencadear doenças cardiovasculares como AVC, doença coronariana ou até mesmo infarto cardíaco.

4. Versatilidade

Outro grande benefício dessa carne aviária é quanto à sua versatilidade. Ela pode ser incorporada em inúmeras receitas, além de poder ser consumido grelhado, assado, cozido ou frito.

No entanto, a versão feita no óleo não é recomendada para quem busca perder medidas, assim como o consumo da pele.

O frango pode ser utilizado como recheio de inúmeras receitas: salgados assados, tapioca, compor pratos como saladas, maionese, escondidinho e mais diversas opções.

5. Rico em Proteínas e Aminoácidos

A presença se proteínas e aminoácidos no frango é abundante. É possível obter 20 gramas de proteínas em 100 gramas da carne, sendo uma ótima opção para compor o cardápio não apenas de quem busca a boa forma, mas de crianças, uma vez que auxilia no ganho de massa muscular.

Além disso, esse tipo de carne apresenta, em média, 40% de aminoácidos essenciais – aqueles que o corpo não é capaz de sintetizar e, portanto, devem ser absorvidos pela alimentação, como o triptofano.

Esse tipo de aminoácido é essencial para os níveis de serotonina no cérebro sejam regulados. Quando a produção de serotonina é muito baixa, as pessoas tendem a se sentir tristes, pessimistas, desconfiados, nostálgicos ou até mesmo desencadear um ataque de pânico ou quadros depressivos, além de outros transtornos de ordem psicológica.

6. Antidepressivo Natural

Devido às vitaminas do complexo B presente na carne, ela atua como um antidepressivo natural, auxiliando a produção de serotonina e auxiliando a regulação do humor e de sintomas depressivos.

A saúde neural é beneficiada com o consumo dessa carne, mas não deve ser utilizada em substituição aos tratamentos adequados e recomendados por um especialista. No entanto, o consumo de carne de frango pode ser conjugada à administração de outros remédios.

7. Fácil Digestão

Por se tratar de uma carne leve, com um baixo índice lipídico e com um teor de purina menor do que nas carnes vermelhas, a digestão é bem mais fácil.

Isso faz com essa carne seja recomendada inclusive durante o processo de introdução alimentar em bebês e pessoas com condições gástricas adversas, pois o corpo consegue metabolizar de forma mais fácil.

8. Fonte de Minerais

Alguns dos minerais encontrados são potássio, ferro, zinco, magnésio e fósforo.

Eles auxiliam na saúde e fortalecimento dos dentes, dos ossos, além de garantir a saúde das membranas celulares.

O fósforo também atua na contração muscular, já o potássio é essencial para a manutenção e desenvolvimento da saúde cardíaca.

O ferro, por sua vez, é um nutriente importante que evita quadros de anemia, desenvolvendo um papel importante no metabolismo, pois é responsável pelo transporte de oxigênio no sangue por meio das hemoglobinas que há nos glóbulos vermelhos.

9. Auxilia a Regular a Tireoide

Selênio é um dos compostos presentes na carne do frango. Essa substância está relacionada às disfunções da glândula tireoide.

Estudos apontam que a deficiência dessa substância no organismo humano pode desencadear problemas na tireoide, tais como baixos níveis de T3 – tri-iodotironina –, relacionado ao hipotireoidismo.

Essa condição pode levar a inúmeros fatores, tais como fadiga, cansaço, diminuição na frequência cardíaca, fraqueza muscular e até mesmo quadros depressivos.

Benefícios do Frango na Musculação

A ingestão dessa carne costuma ser bastante cultuada por quem pratica musculação e busca a hipertrofia, ou seja, o crescimento muscular.

Além de ser uma fonte de proteína acessível e facilmente encontrada, o alimento possui alguns compostos que auxiliam no ganho de massa muscular, como:

– Niacina: Nutriente necessário para a conversão de carboidrato em energia. O consumo de um peito de frango fornece uma quantidade superior de niacina do que o consumo recomendado ao dia pelos órgãos de saúde;

– Ferro: Como mencionado, esse nutriente é responsável pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Quando você está treinando, é ele o responsável por fazer que o oxigênio chegue aos músculos;

– Zinco: Esse mineral encontrado no frango ajuda a melhorar o sistema imunológico do corpo humano, além de auxiliar na produção de hormônios anabólicos;

– Selênio: Por auxiliar no funcionamento adequado da tireoide, mantém o metabolismo funcionando adequadamente. Esse nutriente é de extrema importância para dietas que objetivam a queima de gordura;

– Vitamina B6: Aprimora o uso do glicogênio durante o treino. Este, por sua vez, é o estoque de energia rápida que o corpo consome quando está em movimento, ou seja é a forma como a glicose é armazenada e é especialmente importante para quem pratica musculação.

Informações Nutricionais

Quanto às informações nutricionais dessa carne, os dados abaixo foram obtidos pelo U.S. Department of Agriculture, tendo como base uma porção de 90 gramas de peito de frango sem pele e devidamente desossado.

– Calorias: 102

– Gorduras: 2g

– Sódio: 46mg

– Carboidratos: 0g

– Fibra: 0g

– Açúcares: 0g

– Proteínas: 19g

Recorrer ao consumo e aos benefícios do frango pode ser uma boa opção às pessoas que buscam uma vida mais saudável e formas naturais de aprimorar o funcionamento do organismo, além de proporcionar benefícios como a queima de gordura devido às suas propriedades e ser um alimento encontrado em inúmeros lugares e de preparo relativamente simples.

Além disso, após preparado, ele ainda poderá ser armazenado na geladeira ou até mesmo congelado, proporcionando comodidade no cotidiano.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os X benefícios do frango para saúde e boa forma? Pretende incluir na sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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