10 benefícios do frango para saúde e boa forma

Especialista da área:
atualizado em 10/07/2021

As pessoas mais atentas às dietas provavelmente sabem que a carne do frango traz diversos benefícios à saúde, e que ele é uma das melhores opções de carne para fazer parte de uma dieta que visa a boa forma ou a hipertrofia.

  Continua Depois da Publicidade  

Devido ao baixo teor de gorduras presente em sua carne, ela se constitui como uma opção interessante a compor pratos diversos de quem a consome. Veja a seguir tudo o que o frango pode fazer pela sua saúde e boa forma.

Benefícios do frango

peito de frango grelhado

O frango tende a ser digerido mais facilmente do que carnes bovinas e a quantidade de gordura saturada é consideravelmente inferior do que nas carnes vermelhas. Além disso esse tipo de carne é capaz de suprir algumas deficiências nutricionais no organismo e ajudar a promover melhorias em inúmeras áreas.

Mas antes cabe lembrar que o frango é composto por diversas partes, peito, coxas, sobrecoxas, asas, e cada uma delas tem uma composição nutricional. Nesse sentido, sabe-se que o peito do frango e considerada a parte mais saudável sob o ponto de vista nutricional, por conter menos gorduras.

Veja a seguir as informações de macronutrientes por 100 g de peito de frango sem pele, grelhado, sem óleo e sem sal:

ComponentePorção por 100 g
Calorias150 kcal
Carboidratos0,00 g
Proteína32,0 g
Gorduras2,48 g
Fibra alimentar0,00 g
Colesterol89,1 mg
Gorduras saturadas0,90 g
Gorduras monoinsaturadas0,90 g
Gorduras polinsaturadas0,30 g
Gorduras trans0,04 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

No final do artigo você verá a tabela completa do alimento, contendo todos os macro e micronutrientes.

Portanto, conheça os principais benefícios do frango e tudo o que ele pode proporcionar à saúde, ao bem-estar e à boa forma:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Baixo teor de gordura

O frango é uma carne magra que contém baixo índice de gordura. A pouca quantidade que há é concentrada em locais facilmente identificáveis, podendo ser retirada sem esforço.

A pele do frango é o tecido onde há maior concentração de gordura. Sendo assim, retirar essa parte do alimento pode ser uma boa ideia para quem está buscando perder peso.

Já a coxa e o peito são os dois pedaços integrantes do frango com menor concentração lipídica. Há 0,90 gramas de gordura por 100 gramas de carne no peito, sendo, portanto, a parte com o menor índice de gordura do animal.

Sendo assim, pessoas que estão iniciando ou que já iniciaram dietas que visam emagrecer e a diminuição do consumo de gorduras, recorrer à carne de frango pode ser uma boa pedida.

2. Alta concentração de vitaminas

A carne de frango é uma rica fonte de vitaminas, como a B12, vitamina E, folato, niacina, tiamina, bem como diversos minerais.

Esses nutrientes atuam no organismo cuidando da saúde ocular e cerebral, já que as vitaminas do complexo B atuam no campo neural, combatendo sintomas depressivos e de ansiedade.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Ajuda a promover a saúde cardíaca

cardiovascular

Pessoas que sofrem com problemas cardiovasculares também podem ser beneficiadas com o consumo de carne de frango, sobretudo o peito.

Isso porque a carne de frango é composta de substâncias capazes de controlar os níveis de aminoácidos de homocisteína nas placas sanguíneas que, ao atingir altos níveis, podem desencadear doenças cardiovasculares como AVC, doença coronariana ou até mesmo infartos.

Além disso, a carne de frango é pobre em sódio e, por isso, pode ser consumida por quem tem hipertensão.

E por fim, o índice de colesterol na carne de frango só é alto na pele. Ao retirar essa parte da carne, você é beneficiado por um alimento com baixo teor de colesterol e, portanto, não é maléfico a quem sofre com esse quadro.

4. Versatilidade de compor várias receitas

Outro grande benefício dessa carne aviária é quanto à sua versatilidade. Ela pode ser incorporada em inúmeras receitas, além de poder ser consumido grelhado, assado, cozido ou frito. No entanto, a versão feita no óleo não é recomendada para quem busca perder medidas, assim como o consumo da pele.

  Continua Depois da Publicidade  

O frango pode ser utilizado como recheio de inúmeras receitas: salgados assados, tapioca, compor pratos como saladas, maionese, escondidinho e mais diversas outras opções.

5. Rico em proteínas e aminoácidos

A presença de proteínas e aminoácidos no frango é abundante. É possível obter 32 gramas de proteínas em 100 gramas do peito do frango, sendo uma ótima opção para compor o cardápio não apenas de quem busca a boa forma, mas de crianças, uma vez que auxilia no ganho de massa muscular e ajuda no crescimento.

Além disso, esse tipo de carne apresenta, em média, 40% de aminoácidos essenciais – aqueles que o corpo não é capaz de sintetizar e, portanto, devem ser absorvidos pela alimentação, como o triptofano.

Esse tipo de aminoácido é essencial para que os níveis de serotonina no cérebro sejam regulados. Quando a produção de serotonina é muito baixa, as pessoas tendem a se sentir tristes, pessimistas, desconfiados, nostálgicos ou até mesmo desencadear outros transtornos de ordem psicológica.

6. Antidepressivo natural

mulher feliz

Devido às vitaminas do complexo B presente na carne, ela pode atuar como um antidepressivo natural, auxiliando a produção de serotonina e auxiliando a regulação do humor e de sintomas depressivos.

  Continua Depois da Publicidade  

A saúde neural é beneficiada com o consumo dessa carne, mas não deve ser utilizada em substituição aos tratamentos adequados e recomendados por um especialista. No entanto, o consumo de carne de frango pode ser conjugado à administração de outros remédios.

7. Fácil digestão

Por se tratar de uma carne leve, com um baixo índice de gorduras e com um teor de purina menor do que nas carnes vermelhas, a digestão é bem mais fácil. Sabe-se que as purinas, além de dificultar a digestão, podem se transformar em ácido úrico no organismo e causar doenças.

Isso faz com essa carne seja recomendada inclusive durante o processo de introdução alimentar em bebês e pessoas com condições gástricas adversas, pois o corpo consegue metabolizar de forma mais fácil. esse alimento.

8. Fonte de minerais

Alguns dos minerais encontrados são selênio, cobre, potássio, ferro, zinco, magnésio e fósforo. Eles auxiliam na saúde e fortalecimento dos dentes, dos ossos, além de garantir a saúde das membranas celulares.

O fósforo também atua na contração muscular, já o potássio é essencial para a manutenção e desenvolvimento da saúde cardíaca.

O ferro, por sua vez, é um nutriente importante que evita quadros de anemia, desenvolvendo um papel importante no metabolismo, pois é responsável pelo transporte de oxigênio no sangue por meio das hemoglobinas presentes nos glóbulos vermelhos.

9. Pode ajudar a regular o funcionamento da tireoide

Selênio é um dos compostos presentes na carne do frango. Essa substância está relacionada às disfunções da glândula tireoide.

Estudos apontam que a deficiência dessa substância no organismo humano pode desencadear problemas na tireoide, tais como baixos níveis de T3 – tri-iodotironina –, relacionado ao hipotireoidismo.

Essa condição pode levar a inúmeros fatores, tais como fadiga, cansaço, diminuição na frequência cardíaca, fraqueza muscular e até mesmo quadros depressivos.

Benefícios do frango na musculação

homem musculoso cortando o frango

Essa carne costuma ser bastante consumida por quem pratica musculação e busca a hipertrofia, ou seja, o crescimento muscular. Além de ser uma fonte de proteína acessível e facilmente encontrada, o alimento possui alguns compostos que auxiliam no ganho de massa muscular, como:

  • Niacina: Nutriente necessário para a conversão de carboidrato em energia. O consumo do peito de frango fornece uma quantidade superior de niacina do que o consumo diários recomendado pelos órgãos de saúde;
  • Ferro: Como mencionado, esse nutriente é responsável pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Quando você está treinando, é ele o responsável por fazer que o oxigênio chegue aos músculos, abastecendo-os com energia para as contrações;
  • Zinco: Esse mineral encontrado no frango ajuda a melhorar o sistema imunológico do corpo humano, além de auxiliar na produção de hormônios anabólicos;
  • Selênio: Por auxiliar no funcionamento adequado da tireoide, mantém o metabolismo funcionando adequadamente. Esse nutriente é de extrema importância para dietas que objetivam a queima de gordura;
  • Vitamina B6: Aprimora o uso do glicogênio durante o treino. Este, por sua vez, é o estoque de energia rápida que o corpo consome quando está em movimento, ou seja, é a forma como a glicose é armazenada e é especialmente importante para quem pratica musculação.

Recorrer ao consumo e aos benefícios do frango pode ser uma boa opção às pessoas que buscam uma vida mais saudável e formas naturais de se alimentar, além de proporcionar benefícios na perda de peso. Além disso ele é facilmente encontrado em mercados e açougues, e seu preparo é relativamente simples.

Informações nutricionais

Veja a seguir as informações nutricionais completas por 100 gramas de peito de frango, grelhado, sem pele, sem óleo e sem sal.

ComponentePorção de 100 g
Calorias150 kcal
Carboidratos0,00 g
Proteína32,0 g
Gorduras2,48 g
Fibra alimentar0,00 g
Colesterol89,1 mg
Gorduras saturadas0,90 g
Gorduras monoinsaturadas0,90 g
Gorduras polinsaturadas0,30 g
Gorduras trans0,04 g
Cálcio5,34 mg
Ferro0,33 mg
Sódio50,2 mg
Magnésio18,3 mg
Fósforo295 mg
Potássio387 mg
Zinco0,77 mg
Cobre0,02 mg
Selênio13,1 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,54 mg
Tiamina0,11 mg
Niacina24,8 mg
Vitamina B120,19 mcg
Equivalente de folato6,35 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Vídeo

Por fim, aproveite para ver o vídeo da nossa nutricionista em que ela mostra quais são as formas mais saudáveis de consumir o frango

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os benefícios do frango para saúde e boa forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário