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13 Benefícios da Castanha de Caju – Para Que Serve e Propriedades

Na busca por alimentos aliados, às vezes nos deparamos com excelentes fornecedores de nutrientes e impulsionadores para a boa forma, mas a decisão mais difícil é sabermos como adequá-los ao nosso cardápio. A castanha e caju está no grupo desses alimentos, mas é fácil se equivocar, já que ela marca presença em inúmeras receitas incompatíveis com dietas. A fim de melhor usufruir das propriedades, descobrir para que serve e quais são os benefícios da castanha de caju pode ser o pontapé inicial para você ficar mais perto da boa forma e saúde atual e para o futuro.

Propriedades da Castanha de Caju

De cultivo comum no Brasil, o fruto é originário da região Nordeste, já que nosso clima é tropical, assim como na Índia, outra região de comum cultivo. Os países que lideram a produção de castanha de caju são Brasil, Moçambique, Nigéria e Tanzânia.

Após conhecer um pouco sobre a origem e locais mais comuns para encontrá-lo, saber um pouco mais sobre as informações nutricionais pode aumentar ainda mais o interesse pelos benefícios da castanha de caju. Sabemos que ela é rica em minerais, dentre eles, há porções significativas de Cobre, Fósforo, Magnésio, Manganês e Zinco.

A castanha de caju conta com carboidratos de qualidade, além de açúcares benéficos para o estado de saúde de todos, junto a fibras e vitaminas e aminoácidos. Você deve se perguntar por que a castanha pode ser benéfica para você, certo? O seu sabor amanteigado pode não só agradar o paladar, mas ser um excelente aliado antioxidante, além de impulsionar o seu funcionamento metabólico.

Dizer que a castanha de caju engorda pode ser bastante tendencioso, mesmo que uma porção de 100 gramas contenha em média 500 calorias. O fruto é rico em diversos nutrientes que contribuem com a queima calórica, além de conter gorduras boas. Assim como devemos agir com toda a alimentação, o consumo de castanha de caju deve ser moderado, já que o ganho de peso está relacionado com o consumo excessivo de calorias. Portanto, se você manter controle sobre o numero de calorias diária ingeridas, você poderá consumir, moderadamente, esse delicioso fruto.

Informações nutricionais da Castanha de Cajú

Porção de 100g

Energia581 calorias
Carboidratos30,2 g
Proteínas16,8 g
Gorduras47,8 g
Fibras3,3 g

Benefícios da Castanha de Caju – Para que serve e propriedades

Veremos a seguir os principais benefícios da castanha de caju para boa forma e saúde:

1- Ajuda contra o câncer

A castanha possui flavonoides de super poderes. Eles são chamados de Proantocianidinas, e agem contra a ação de células que contribuem com a formação de tumores. Esses flavonoides contam com o reforço os benefícios do Cobre, contido na castanha, que auxilia na função anticancerígena.

2- Positiva para o sistema cardiovascular

Entre os benefícios da castanha de caju, podemos destacar o baixo teor de gorduras, o que pode ser conveniente para pessoas que lidam com dúvidas e faltas de opções para lanches em suas dietas. E comparada a outros frutos secos, a castanha de caju se mostra superior, e a ação positiva sobre o coração e sistema cardiovascular é justificado pela porção de ácido oleico contido no alimento, junto aos antioxidantes e ausência de colesterol.

Pesquisas identificação a ação de antioxidante poderoso oferecida pela composição da castanha de caju, e que aquelas pessoas que consumiam regularmente castanha de caju, tinham o risco de morte por doença cardíaca e cardiovascular reduzido. Esse benefício pode ser obtido a partir do consumo de 1 a 4 vezes por semana.

3- Controle de pressão arterial

Lidar com a pressão arterial é um problema para muitas pessoas, e os benefícios da castanha de caju também podem favorecer o equilíbrio saudável. O Magnésio presente no fruto pode ajudar a manter a pressão sob controle, evitando que ela se eleve, prejudicando a saúde.

4- Cabelos fortes

O Cobre, importante na ação anticancerígena, também é funcional para a saúde os cabelos. Ele contribui com a manutenção de pigmentação dos fios. O mineral é importante para a produção de melanina, o que retarda o surgimento dos fios branco, além de proteger os cabelos. O mineral ainda pode beneficiar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e articulações.

5- Ossos fortes

Comer castanha de caju também pode ajudar na saúde dos ossos e dentes. O fruto é rico em Magnésio e Cálcio, minerais fundamentais para a saúde de toda estrutura óssea corporal.

6- Bile saudável

O fruto pode ser funcional para retardar o surgimento de cálculos biliares. Pesquisas afirmam que se reduz o desenvolvimento em até 25%.

7- Emagrecimento

Se você está no grupo de pessoas preocupadas com a boa forma, saiba que a castanha e caju pode ser uma excelente opção para as suas refeições intermediárias. As castanhas e caju podem contribuir como fonte de gorduras boas, além de só possuírem colesterol bom, isentando-o do colesterol que é prejudicial à saúde. Pesquisas realizadas afirmam que o consumo regular de castanha de caju auxiliou diversas pessoas a ganharem menos peso, se comparadas àquelas que, durante o processo de análise, não consumiram o fruto.

8- Ajuda o sistema digestório

Uma boa digestão é fundamental para aqueles que atentam para cuidados com a boa forma, por isso, o consumo de castanha de caju pode auxiliá-los a garantir que as refeições sejam digeridas de forma correta e em períodos regulares, evitando desconfortos pela má eliminação de toxinas, e também retenção e líquidos.

9- Ajuda contra Menopausa e TPM

Afirma-se que seguir dieta pode mexer, e muito, com os ânimos das mulheres, principalmente durante os dias de TPM. A castanha de caju também pode reduzir os impactos causados pela mudança de humor, por isso, o fruto é apontado como apoio para o relaxamento, indutor ao bom humor, garantindo assim sono de melhor qualidade.

10- Ajuda o sistema imunológico

Para o fortalecimento o sistema imunológico, a suplementação de Ferro é uma das principais iniciativas. A castanha de caju possui porção significativa e Ferro, a qual é utilizada no processo de eliminação dos radicais livres que são apontados como prejudiciais à saúde e bem estar. O mineral é importante para a ação preventiva contra anemias e estados que podem comprometer a sua saúde e energia para a realização das atividades cotidianas.

11- Olhos saudáveis

É importante que a atenção não e limite apenas aos cuidados com a boa forma, por isso, a castanha de caju se mostra um fruto completo, o qual também pode atingir, inclusive a saúde de seus olhos. Se consumida, moderada e regularmente, ela pode auxiliar na prevenção contra raios UV, reduzindo a possibilidade de ocorrência de degeneração macular.

12- Ajuda contra a diabetes

Já sabemos que a castanha 3 caju se mostra superior aos demais frutos secos, e com porção muito reduzida de gorduras, é comparada ao azeite. Após análise de comportamento de alguns diabéticos, pode-se notar que, com a inserção da castanha de caju ao cardápio, aliada à uma alimentação com baixo teor de gorduras, os níveis de triglicerídeos foram reduzidos, favorecendo a saúde das pessoas que lidam com a oscilação dos níveis e açúcar na corrente sanguínea.

13- Mais músculos

Para aquele que focam na hipertrofia, os benefícios da castanha de caju também podem ser convenientes, já que o fruto possui Magnésio, que combinado com o Cálcio, pode agir sobre o sistema nervoso e tônus muscular, favorecendo os músculos e células nervosas. A falta de Magnésio pode resultar em espasmos musculares, enxaquecas, dores, fadiga, e até mesmo em câimbras, as quais podem oferecer consequências para o bom rendimento nos treinos. Com o consumo regular de castanha de caju, esse fornecimento de Magnésio é preservado, e reduz a possibilidade de algumas dessas reações adversas.

Vídeo:

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Fontes e Referências Adicionais:

  1. Bes‐Rastrollo, Maira, et al. “Nut consumption and weight gain in a Mediterranean cohort: the SUN study.” Obesity 15.1 (2007): 107-107.
  2. Blomhoff, Rune, et al. “Health benefits of nuts: potential role of antioxidants.” British Journal of Nutrition 96.S2 (2006): S52-S60.
  3. Davis, Cindy D. “Low dietary copper increases fecal free radical production, fecal water alkaline phosphatase activity and cytotoxicity in healthy men.” The Journal of nutrition 133.2 (2003): 522-527.
  4. Kelly, John H., and Joan Sabaté. “Nuts and coronary heart disease: an epidemiological perspective.” British Journal of Nutrition 96.S2 (2006): S61-S67.
  5. Tsai, Chung-Jyi, et al. “Frequent nut consumption and decreased risk of cholecystectomy in women.” The American journal of clinical nutrition 80.1 (2004): 76-81.

Você já conhecia todos esses benefícios da castanha de caju para a saúde? Acredita que consome uma quantidade razoável da castanha para obtê-los? Comente abaixo!

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14 comentários em “13 Benefícios da Castanha de Caju – Para Que Serve e Propriedades”

  1. sou pernambucano, me criei em sítio de cajus. hoje moro na cidade porem tenho chácaras onde cultivo cajus, amendoins, batatas doce, etc. tudo orgânicos. quando não tenho caju, tenho castanhas, então não falta na minha refeição. gostei do vídeo, parabéns !!!!!

  2. Uso dois tipos de frutas diariamente em meu café da manhã, com flocos de aveia. Qual a proporção da aveia com a farinha de castanha de caju? Exemplificando, uso duas a três colheres de sobremesa de flocos de aveia, quanto devo usar de farinha de caju?

    Fico no aguardo.

    Agradeço a atenção

  3. Eu tinha muita prisão de ventre depois que passei a consumir a castanha de caju jogo um barro legal umas 3 vezes ao dia.

  4. Estou deveras agradecido com este conhecimento. Vou partilha-lo para preservarmos a planta que esta em vias de extinção na minha cidade de Luanda.

  5. Bom dia, sempre consumi castanha de caju crua, mas tenho visto comentários sobre malefícios e perigos por serem cruas e com isso intoxicarem. Procede essa informação!?

  6. Diferente do amendoim e outras que faz dores na hemorroida, a castanha de cajú não ataca e parece que melhora em muito a prisão de ventre.

    • Sim, tenho utilizado a Castanha do Pará e a Castanha de caju em dose diárias – uma pela manhã e outra pela tarde – aliada ainda ao azeite extra virgem no almoço, e, com isso tenho conseguido manter quase a regularidade de ir em média 1/2 vzs ao banheiro a cada 2 dias. Iniciei uma dieta a 3 semanas, voltei a academia após 4 anos devido aos estudos, e os resultados são excelentes.

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