Castanha de caju engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 12/01/2022

A castanha de caju é um dos lanches favoritos entre as refeições, e pode ser encontrada no mercado o ano todo, entretanto existe uma crença de que ela engorda, e por isso muitas pessoas evitam consumi-la.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de consumir a oleaginosa in natura, em saladas, iogurtes, frutas secas e cereais, é possível também fazer uma manteiga de castanha maravilhosa, que dá um efeito especial a saladas e refogados. 

Você verá nestas propriedades a seguir que ela é um alimento extremamente saudável e benéfico para a saúde e a boa forma.

Gorduras monoinsaturadas que protegem o coração

castanhas de caju
As castanhas de caju são ricas em gorduras boas para a saúde

Não apenas as castanhas de caju possuem menos gordura que a maioria das outras castanhas, aproximadamente 82% de sua gordura são ácidos graxos insaturados, e cerca de 66% desses ácidos graxos insaturados são gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração, similar às encontradas no azeite de oliva. 

Estudos mostram que a gordura monoinsaturada, quando adicionada a uma dieta com poucas gorduras, pode ajudar a reduzir níveis de triglicérides. Esses estudos foram conduzidos com pessoas com diabetes, mas o benefício se estende a não diabéticos também.

Triglicérides são uma forma na qual gorduras são carregadas no sangue, e altos níveis de triglicérides estão associados a um maior risco de doenças cardiovasculares, então comer castanha de cajú é uma boa maneira de garantir o consumo apropriado de gorduras monoinsaturadas na sua dieta, especialmente para pessoas com diabetes.

Comer castanhas diminui o risco de ganho de peso

Embora sejam conhecidas por oferecer uma variedade de benefícios ao coração, muitos as evitam por acreditar que a castanha de caju engorda. Um estudo publicado na revista Obesity mostra que tais crenças são infundadas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Na verdade, pessoas que comem castanhas pelo menos duas vezes por semana têm muito menos probabilidade de ganhar peso do que aquelas que raramente ingerem castanhas.

Um estudo de 28 meses envolvendo 8.865 homens e mulheres adultos na Espanha descobriu que os participantes que comiam castanhas pelo menos duas vezes por semana tinham 31% menos chances de ganhar peso do que os participantes que não comiam castanhas.

E entre os participantes do estudo que ganharam peso, aqueles que nunca ou quase nunca comiam castanhas ganharam mais (em média 424 gramas a mais) do que aqueles que comiam castanhas duas vezes por semana.

Os autores do estudo concluíram que o consumo frequente de castanhas estava associado a um menor risco de ganhar peso.

Esses resultados apoiam a recomendação de consumo de castanhas como um componente importante de uma dieta de proteção cardíaca e também reduz o risco de possível ganho de peso, concluíram os pesquisadores.

Portanto, não deixe que preocupações infundadas de que a castanha de caju engorda te previnam de aproveitar o sabor delicioso e os vários benefícios dela!

manteiga de castanha de caju
A manteiga da castanha de caju é uma forma deliciosa de consumir essa oleaginosa
  • Passe um pouco de manteiga de castanha na sua torrada ou pão.
  • Torne seu lanche mais saudável passando manteiga de amendoim orgânica e geleia de uva em um pão integral.
  • Encha um aipo com manteiga de amendoim para um lanche à tarde.
  • Jogue algumas castanhas no seu cereal de manhã, salada do almoço ou vegetais do jantar.
  • Ou apenas consuma algumas castanhas levemente torradas como um lanche saudável.

Perfil nutricional

Castanhas de caju contêm 5 gramas de proteína a cada 30 gramas. Além disso, castanhas de caju também contêm 82,5 g (21% da ingestão diária) de magnésio, que protege contra hipertensão e trabalha com o cálcio para promover uma estrutura óssea forte.

  Continua Depois da Publicidade  

A castanha de caju não tem colesterol, então é boa para pessoas com problemas cardíacos. Além disso, também há gordura monoinsaturada que ajuda a produzir bom colesterol (HDL) e melhorar a circulação sanguínea. Castanha de caju contém menos gordura saturada que outras castanhas como amêndoas e nozes.

Castanha de caju também contém muitas fibras, então é boa para digestão e ajuda na perda de peso se consumida com moderação (comer muita castanha de caju engorda, assim como qualquer outro alimento calórico).

Valor nutricional a cada 100 gramas

ComponentePor porção de 100 g
Calorias581 kcal
Carboidratos30,2 g
Açúcar5,0 g
Proteínas16,8 g
Gorduras totais47,8 g
Gordura Saturada8,5 g
Gordura Monoinsaturada25,9 g
Gordura Poliinsaturada8,5 g
Colesterol0 mg
Fibras3,3 g
Sódio308 mg
Potássio632 mg
Fonte: Fatsecret

Como perder peso comendo castanha de caju

Muitas pessoas, na tentativa de perder peso, evitam castanhas porque elas têm muitas calorias. Mesmo sendo densas em calorias, elas também têm muitos nutrientes e podem te ajudar a perder peso.

Castanhas de caju são as castanhas perfeitas para comer, porque elas têm muitos nutrientes específicos que não são frequentemente encontrados em outros alimentos. Quando ingeridas com moderação, castanhas de caju podem te ajudar a perder peso.

castanha de caju sem sal
A castanha de caju deve ser consumida com moderação por ser um alimento calórico

Sem sal

Certifique-se de comprar castanha de caju sem sal, ao invés daquelas com sal ou com sabor adicionado. O sal pode te fazer reter líquido, e quando consumido em excesso, pode causar inchaço em certas partes do corpo, como os pés.

Se você vai comer castanha de caju frequentemente, não consuma sal constantemente. Ao invés disso, você pode usar seu tempero sem sal favorito para temperá-las, como pimenta ou curry em pó. Veja também algumas dicas para combater o inchaço e acúmulo de líquidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Lanche prático

Castanha de caju é o lanche perfeito porque elas são pequenas, portáteis e não precisam ser refrigeradas. Elas podem ser facilmente jogadas na sua bolsa ou mochila para serem comidas quando bater aquela fome.

Toda vez que você come, seu metabolismo começa a trabalhar e queimar calorias. Quanto maior a frequência com que você come (mesmo que apenas lanches pequenos), mais calorias você queima. Comer frequentemente é um fator chave para perder peso, então certifique-se de ter castanha de caju sempre à mão quando estiver fora de casa.

Dividindo porções

Certifique-se também de fazer porções de castanhas de caju antes de comê-las. Uma porção adequada é ¼ de xícara a ½ xícara de castanha por vez, dependendo do seu peso e de quão rápido você quer perder peso.

Use copos medidores para se certificar de que tem a porção correta de castanha de caju para que não acabe comendo demais sem pensar, e ingerindo calorias em excesso.

Aumento da saciedade

A proteína nas castanhas também ajuda a aumentar a saciedade, ou a sensação de “satisfação” após comer, notam os autores de um estudo de 2009 no “Journal of Nutrition”.

Além das proteínas, as fibras, abundantes em castanhas, também ajudam a aumentar a saciedade. Uma análise publicada em 2010 no “Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition” confirma que castanhas têm altas propriedades de saciedade. A saciedade que você experimenta ao comer castanhas ajuda a controlar sua ingestão geral de calorias, o que é benéfico para a perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Cada 30 gramas de castanha de caju contém 1 grama de fibra, então comer castanha de caju todo dia te ajudará a eliminar a fome.

Beba mais água

Beba bastante água quando comer castanha de caju. Castanha de caju é uma excelente fonte de fibras, e água é necessária para mover as fibras pelo seu corpo. As fibras são conhecidas por facilitar a evacuação.

Entretanto, se você não beber bastante água quando come alimentos ricos em fibra, pode sofrer prisão de ventre (constipação).

Castanhas com moderação

Consumir castanhas com moderação não é uma ameaça para ganhar peso e pode até melhorar a perda de peso. Entretanto, a castanha de caju engorda se você comer em excesso, como uma parte de um plano de refeições muito calóricas.

Algumas ideias de pratos

Além de comer algumas castanhas, há muitas outras formas de consumir essas delícias.

  • Combinar a castanha de caju com outras castanhas e frutas secas é um lanche saudável
  • Pique e coma com aveia ou seu cereal favorito
  • Como uma cobertura no seu iogurte ou sorvete de banana fit
  • Jogue por cima da sua salada favorita
  • Em uma panela a fogo médio, misture manteiga de castanha de caju com molho shoyu, pimenta, alho, gengibre e água para fazer um molho delicioso para peixes, vegetais, tofu ou arroz
  • Para torrar castanha de caju em casa, asse no forno a fogo baixo por 15 a 20 minutos, para preservar os seus óleos

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você chegou a acreditar que a castanha de caju engorda? Já deixou de consumi-la por ter medo dela atrapalhar a sua saúde? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média 4,13)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

5 comentários em “Castanha de caju engorda ou emagrece?”

  1. Eu estou no processo de emagrecimento e já pedi 33 kilos e não consigo me controlar, quando o assunto é castanha, tapioca e cuscuz. Isso no momento está me atrapalhando um pouco sabe, tenho muita ansiedade. Não sei mais o que fazer

    Responder