Óleo de macadâmia

13 Benefícios do Óleo de Macadâmia – Para Que Serve e Dicas

A macadâmia é uma das castanhas mais gostosas e nutritivas que podemos consumir e, apesar de pouco conhecido, há diversos benefícios do óleo de macadâmia tanto para a nossa saúde, quanto para a nossa beleza.

Os benefícios do óleo de macadâmia vão desde a melhora da saúde do coração, até a diminuição dos níveis de triglicerídeos, aumento da energia, melhora da digestão, prevenção de doenças crônicas, entre outros benefícios surpreendentes que iremos indicar adiante.

Cultivada em terras tropicais, principalmente na Austrália, Indonésia, Quênia, África do Sul e no Brasil, a macadâmia é uma castanha nobre, de sabor marcante e amanteigado, o que indica que em sua composição há bastante óleo.

Para que serve o óleo de macadâmia?

Apesar de pouco consumido no Brasil, o óleo de macadâmia serve tanto para usar na preparação de receitas diversas quanto para o uso cosmético.

Na cozinha, o óleo de macadâmia serve para temperar saladas, refogar vegetais, fritar e basicamente para qualquer outro uso que um óleo tem na culinária. O gosto do óleo de macadâmia é um pouco adocicado, mas muito saboroso, além de ser um óleo bastante saudável.

Já para o uso cosmético, o óleo de macadâmia é um ótimo ingrediente para fazer máscaras capilares e faciais, uma vez que possui propriedades hidratantes muito fortes, podendo ser utilizado também no pós-banho para hidratar a pele.

Propriedades

Fonte de diversos nutrientes importantes para a nossa saúde, a macadâmia e o seu óleo oferecem grandes quantidades de vitamina A, proteína, antioxidantes, aminoácidos, flavonoides, ácido fólico e ácidos graxos.

Além disso, sua composição é abundante em minerais, como o ferro, o zinco, o cobre, o cálcio, o potássio, o fósforo e o magnésio.

Vamos conferir agora alguns benefícios do óleo de macadâmia para a saúde:

1. Propriedades antioxidantes

O óleo de macadâmia possui uma grande quantidade flavonóides, compostos que se transformam em antioxidantes no nosso corpo. Entre eles está o tocotrienol, um tipo de antioxidante conhecido por ser muito saudável para o bom funcionamento do nosso organismo.

Os antioxidantes são moléculas capazes de barrar a ação dos radicais livres, que são subprodutos do metabolismo celular e podem causar malefícios para a nossa saúde.

Consumir alimentos ricos em antioxidantes, como o óleo de macadâmia, pode ser uma grande ajuda na hora de prevenir algumas doenças crônicas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson, além de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, mama, próstata e estômago.

2. Saúde do sistema cardiovascular

O uso de óleos para cozinhar é sempre um problema para a saúde do sistema cardiovascular. Nem o amado azeite de oliva faz bem, depois que é aquecido. Uma opção muito saudável de óleo para cozinhar é o de macadâmia, já que ele contém uma série de ácidos graxos benéficos para a nossa saúde.

Além disso, o óleo de macadâmia é fonte abundante de ácido oleico, uma substância capaz de balancear os níveis de colesterol e reduzir os triglicerídeos, que podem causar ataques cardíacos e derrames.

Mais um dos benefícios do óleo de macadâmia para a saúde do coração é que ele não contém colesterol e ainda pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol do seu organismo, já que as macadâmias são ricas em gorduras monoinsaturadas, que são muito benéficas e tem o poder de reduzir os níveis de colesterol e limpar as artérias.

3. Rico em ácidos graxos

Já mencionamos acima que o óleo de macadâmia é rico em ácidos graxos, mas essa é uma informação tão importante que merece um tópico só para ela.

Os ácidos graxos da família ômega, principalmente o ômega 3 e o ômega 6, são muito importantes para a nossa saúde, especialmente quando estão em equilíbrio em nosso organismo. A macadâmia oferece estes ácidos graxos na mesma quantidade e este equilíbrio pode evitar alguns problemas cardiovasculares, artrite e até câncer.

Além de ser importante consumir estes ácidos graxos essenciais, já que o nosso organismo não é capaz de produzi-los sozinho, alguns estudos indicam também que o consumo do óleo de macadâmia pode reduzir os níveis de colesterol ruim, o LDL.

4. Perda de peso

A gordura monoinsaturada é a responsável pelos benefícios do óleo de macadâmia para a perda de peso. O ácido palmitoleico e o ácido graxo ômega 7 podem ajudar na queima de gordura, além de diminuir o apetite.

O ácido palmitoleico ainda tem o poder de acelerar o metabolismo, o que ajuda a queimar gorduras, além de reduzir o armazenamento das gorduras consumidas através dos alimentos.

5. Aumento de energia

Apesar de todos estes benefícios do óleo de macadâmia, ela ainda é uma castanha bastante calórica, mas isso não é necessariamente algo ruim, principalmente se você mantém uma rotina de exercícios.

O alto teor de calorias do óleo de macadâmia vai dar aquela energia extra que pode ser muito benéfica na hora do treino. Caso você não tenha o costume de malhar, evite o consumo excessivo de óleo de macadâmia e das castanhas também.

6. Saúde dos ossos e dos dentes

A macadâmia é também fonte de muitos minerais, entre eles o fósforo. O fósforo é um mineral fundamental para a saúde dos ossos e dos dentes, além de ajudar no metabolismo e na absorção de outros nutrientes.

Além disso, o óleo de macadâmia também é rico em cálcio, outro mineral conhecido por seus benefícios tanto para os ossos, quanto para os dentes. Já o manganês presente nas macadâmias vai colaborar com o aumento de tecido ósseo, ajudando a fortificar os ossos e prevenir doenças como a osteoporose e artrite.

7. Saúde do sistema nervoso

Mais um dos benefícios do óleo de macadâmia bastante evidente é a sua colaboração para uma boa saúde do cérebro e do sistema nervoso. O cobre, contido em sua composição, é um mineral muito importante para que os neurotransmissores possam exercer o seu trabalho de enviar sinais químicos a todo o sistema nervoso.

8. Saúde dos olhos

O alto teor de antioxidantes presente na castanha da macadâmia e em seu óleo é muito benéfico também para a saúde dos olhos. Especialistas indicam que alguns destes antioxidantes podem prevenir doenças como a degeneração macular e a catarata.

Isso porque os antioxidantes são capazes de neutralizar a ação maléfica dos radicais livres, substâncias presentes no nosso corpo que podem causar a mutação celular e causar diversos problemas de saúde.

A partir de agora, vamos conhecer os benefícios do óleo de macadâmia para a beleza:

9. Saúde da pele

Agora pensando nos benefícios para a beleza, o óleo de macadâmia pode ser um grande aliado para quem quer ter uma “pele de pêssego”.

Um dos antioxidantes presentes nesse óleo, conhecido como esqualeno, é encontrado naturalmente no nosso corpo, mas ao consumir ainda mais deste composto, podemos nos beneficiar com a redução do estresse oxidativo das células de gordura no nosso corpo. Isso pode ajudar a prevenir rugas, sinais da idade e outros problemas de pele.

10. Alto poder de hidratação

Este óleo cheio de importantes ácidos graxos é ideal para retomar a hidratação da pele e dos cabelos. Além disso, o óleo de macadâmia pode ser uma boa pedida para quem faz o uso de lâminas de barbear regularmente, já que as propriedades naturais anti-inflamatórias vão ajudar a manter a pele depilada com bastante hidratação e lisinha.

11. Saúde dos cabelos e lábios

Justamente por conta do seu alto poder de hidratação, o óleo de macadâmia é excelente para cuidar da saúde dos cabelos e também dos lábios.

Misturar o óleo em seu shampoo pode ajudar a dar brilho e fortalecer os folículos capilares, reduzindo a queda de cabelo.

Para os lábios, você pode fazer um hidratante natural, misturando o óleo de macadâmia com cera de abelha, para dar uma super hidratação para lábios rachados pelo frio.

12. Propriedades anti-idade

Mais um dos benefícios do óleo de macadâmia para a pele é a ação anti-idade que o óleo de macadâmia possui, principalmente por conta do ácido graxo palmitoléico. Este nutriente é capaz de desacelerar o processo de envelhecimento da pele, fazendo do óleo de macadâmia um ótimo aliado contra os sinais da idade.

Não é à toa que encontramos muitos cosméticos que prometem disfarçar os sinais da idade e que contêm óleo de macadâmia em sua composição. Usar este produto naturalmente pode ser ainda mais benéfico para a sua pele.

Além disso, a presença do esqualeno, importante antioxidante, vai prevenir as rugas, marcas de expressão e manter a pele elástica, protegendo o colágeno natural da pele.

13. Previne a quebra dos cabelos

Outro uso bastante comum do óleo de macadâmia em cosméticos tem a ver com a quebra de cabelo. Especialistas afirmam que este poderoso óleo, ao penetrar nos folículos capilares, ajuda a fortalecer e dar mais elasticidade aos fios.

Além disso, fazer uma massagem no couro cabeludo com o óleo de macadâmia também vai evitar a queda de cabelo, e a hidratação diretamente nos folículos pode acelerar o crescimento dos cabelos.

Dicas

O uso do óleo de macadâmia para cozinhar, além de muito saudável, vai dar um sabor especial para as suas receitas. Ele pode ser usado para temperar saladas, fritar e até mesmo usar em receitas de bolos e pães.

Apesar de ter um sabor adocicado, o óleo de macadâmia combina muito bem com queijo, vegetais e praticamente todos os alimentos.

Outra vantagem no uso do óleo de macadâmia para cozinhar é de que o seu ponto de fumaça é muito maior que os outros óleos, inclusive o azeite de oliva. O ponto de fumaça é a temperatura que o óleo precisa atingir para transformar o glicerol em acroleína, substância muito prejudicial à saúde.

Para aproveitar os benefícios do óleo de macadâmia para a beleza, use-o como máscara capilar, massageando o couro cabeludo e o comprimento do cabelo com o óleo morno e você verá a diferença já na primeira aplicação.

Para o corpo, este óleo também trabalha como poderoso hidratante, sendo indicado até mesmo para rachaduras nos pés. Aplique durante a noite e em poucos dias você terá pés mais macios e suaves.

Você já conhecia todos esses benefícios do óleo de macadâmia para a saúde e boa forma que apresentamos acima? Pretende incorporá-lo em seu dia a dia agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*