14 Alimentos Para Sinusite – Os Que Ajudam e Quais Evitar

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Conheça agora quais são os principais alimentos para sinusite, tanto os que ajudam como que você deve evitar na dieta para manter essa condição longe de você.

A sinusite ocorre quando os seios paranasais, ou seios da face, que são espaços cheios de ar localizados dentro dos ossos e ao redor do nariz, inflamam. Isso acontece devido a uma alergia, infecção, ou alteração do sistema imunológico. São os seios paranasais que produzem muco e o drenam para o nariz. Se o nariz estiver inchado, isso pode bloqueá-los e causar dor e muito incômodo.

Alguns fatores nutricionais, como por exemplo quando a criança recebe amamentação prolongada, bem como evitar a introdução precoce de alimentos potencialmente alergênicos, parecem reduzir a probabilidade de a criança desenvolver alergias. O ideal é que as mães amamentem seus filhos por pelo menos seis meses, e evitem a introdução desses alimentos, como ovos, leite de vaca, nozes, peixe, trigo, soja, milho e cacau durante o primeiro ano.

A avaliação de medicina nutricional para sinusite começa realizando um completo histórico médico para identificar qualquer estímulo alérgico. Se uma pessoa é propensa a alergias, ela deve evitar consumir alimentos potencialmente alergênicos.

Alimentos para sinusite – os que ajudam

Muitos alimentos que estão presentes no dia-a-dia de muitas pessoas são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias, bem como outras muito benéficas para a saúde, e aumentar o seu consumo irá ajudar a reduzir a congestão nasal e sinusal. Os alimentos para sinusite que podem ajudar na luta contra essa condição são:

1. Alimentos ricos em ácidos graxos

Para as pessoas que são propensas à rinite alérgica, os ácidos graxos e os antioxidantes podem influenciar a produção de mediadores alérgicos como a histamina e o leucotrieno, que desempenham um papel importante no tratamento.

Os alimentos que contêm ácido graxo ômega-3 têm efeito anti-inflamatório e reduzem o inchaço e a congestão sinusal. Além do mais, o ácido graxo atua como um anti-inflamatório natural, reduzindo o inchaço e congestão nasal.

Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 são óleo de linhaça, linhaça, peixes oleosos como salmão e sardinha, abacate, nozes e sementes.

2. Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C equilibra os níveis de histamina, reduz a inflamação, estimula o sistema imunológico e age como um anti-histamínico natural.

Alguns alimentos que são fontes importantes de vitamina C e bons alimentos par sinusite são as frutas cítricas, morangos, tomates, brócolis e mirtilos.

3. Alimentos ricos em quercetina

Foi provado que este composto flavonoide oferece benefícios na redução dos sintomas de alergia nasal, ajudando a inibir substâncias químicas inflamatórias e estabilizar os mastócitos que liberam histamina.

Alimentos ricos em quercetina: cebolas, maçãs, bagas, brócolis, sementes e nozes.

4. Água

Beber bastante água irá manter os tecidos do corpo bem hidratados e manterá as membranas nasais úmidas, o que irá evitar o congestionamento.

5. Alho

O alho é conhecido por estimular e manter saudável o sistema imunológico, permitindo que uma pessoa possa lutar contra um resfriado comum, que é um precursor da infecção sinusal.

6. Frutas e vegetais frescos

Alimentar-se com muitas frutas e vegetais frescos fornecerá muitos nutrientes que são necessários para manter o sistema imunológico saudável, limpar o excesso de radicais livres e fornecer energia, o que é essencial para um bom metabolismo.

7. Vinagre de maçã

Beber vinagre de maçã diluído ou usá-lo no dia a dia como por exemplo em temperos de saladas irá fornecer potássio mineral, o que reduz a produção de muco.

8. Cúrcuma

Da família do gengibre, a cúrcuma contém curcumina, um conhecido fenol natural e anti-inflamatório que regula várias enzimas envolvidas nos mecanismos inflamatórios e a torna um dos melhores alimentos para sinusite.

9. Suco de cenoura

Consumir suco de cenoura puro ou em combinação com outros alimentos como pepino, beterraba ou espinafre é algo altamente benéfico no tratamento da sinusite. Misture 50ml de suco de beterraba e pepino ou 100ml de suco de espinafre com 150ml de suco de cenoura para fazer um delicioso e nutritivo estimulante que aumentará a capacidade natural do corpo de combater a sinusite.

10. Alimentos ricos em vitamina E

Essa vitamina tem efeitos imunológicos que melhoram os sintomas da rinite, incluindo a supressão da migração de neutrófilos e a inibição da produção de imunoglobulina E (IgE). Nos adultos, o aumento do consumo de alimentos contendo vitamina E protege contra a febre do feno.

Exemplo de alimentos ricos em vitamina E: Espinafre, sementes de girassol, tofu, amêndoas, abacate, brócolis, peixe e azeite.

11. Algumas especiarias

Gengibre, manjericão e pimenta caiena ajudam a afinar o muco, estimulam os seios nasais e ajudam na circulação do ar. O gengibre, a pimenta chili e a pimenta preta contêm gingerol, que é um polifenol com efeitos anti-inflamatórios que os torna bons alimentos para sinusite.

12. Abacaxi

A bromelina é um complexo enzimático proteolítico encontrado no abacaxi. Ela ajuda a curar os tecidos dos seios nasais, e é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes.

13. Chás

Alguns chás de ervas estimulam o sistema imunológico, reduzem a inflamação e a produção de muco e agem como um descongestionante. Infusões mais recomendadas são: gengibre, sabugueiro, camomila, hortelã e hera.

14. Alimentos ricos em vitamina A

Esses alimentos que ajudam a construir membranas mucosas saudáveis na cabeça, garganta e tórax são ótimos também para a saúde dos olhos e da pele.

Alguns alimentos ricos em vitamina A: batata-doce, cenoura, folhas verdes escuras, damasco, abóbora, melancia, brócolis, pimentão vermelho e amarelo.

Alimentos para sinusite – Quais evitar

1. Vinho

A grande maioria das bebidas alcoólicas possuem propriedades que aumentam a inflamação, mas o vinho, além disso, contém um composto chamado de histamina que pode provocar inchaço nos tecidos nasais.

2. Carnes vermelhas

Devido ao seu alto teor de proteína, a carne vermelha pode levar ao acúmulo excessivo de muco, e por sua vez, piorar a sinusite.

3. Açúcares refinados

Açúcares refinados, quando ingeridos em pequenas quantidades, podem ser inofensivos, mas quando a ingestão é alta, não apenas fazem com que você engorde como também têm propriedades que aumentam a inflamação, além de irritar o corpo e causar o aumento dos níveis de muco.

4. Café

Beber muito café desidrata o corpo, endurece o muco e inflama as membranas nasais, além de que a cafeína atua como um diurético e desidrata os tecidos do corpo, tornando-os suscetíveis à inflamação. Isso coloca o café entre os alimentos para sinusite que você deve evitar.

5. Alimentos que contêm glúten

O glúten pode desencadear uma resposta exagerada do sistema imunológico, causando a produção de histamina na cavidade sinusal. Quando ele entra no corpo, o sistema imunológico confunde a proteína com uma substância intrusa e reage ao glúten da mesma maneira como com um organismo infeccioso, uma bactéria ou um vírus.

Anticorpos são criados para atacar o glúten, acionando os glóbulos brancos para produzir histamina, que ajuda a proteger o corpo contra infecções, mas em grandes quantidades causa inchaço, irritação e inflamação.

6. Leite e produtos lácteos

Normalmente, os produtos lácteos engrossam o muco e por isso ele leva mais tempo para sair, causando congestão aguda. O leite integral, além de engrossar o muco, também acelera sua produção. O mesmo acontece com o sorvete, que contém caseína, resultando em congestão nasal.

Ao incorporar os que são bons alimentos para a sinusite em sua dieta, você não estará cuidando apenas dos seus seios nasais, mas também irá reduzir como um todo a inflamação em seu corpo. Isso irá melhorar a sua saúde, a do seu coração, bem como a dor nas articulações, dores de cabeça e até mesmo ajudar com problemas na pele como a acne.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você costuma ingerir os bons alimentos para sinusite com frequência em sua dieta? E quanto aos que deve evitar? Sofre muito com essa condição crônica? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

4 comentários em “14 Alimentos Para Sinusite – Os Que Ajudam e Quais Evitar”

  1. Tenho muita dificuldade em abandonar produtos lácteos, amo iogurte e queijo. Adoro mingau de aveia, que é feito com leite. Essas são as minhas maiores dificuldades. Há algum tipo de leite que possa usar para fazer mingau?

  2. Boa tarde fico na dúvida no ovo,pq não comer ovo.posso ta comendo 1ovo ou nenhum. A questão do leite vai ser difícil pois até no café tome junto quando como cuscuz mais sei que vai ser bom pra mim,tira o que provoca e come o que e o certo obg pela dica espero que me ajuda muito

  3. Tenho lutado para ter melhorado, obrigada pelas dicas, minha intenção e aumentar a quercitina, tem melhorado as coisas, vc cebola, vou comprar alcaparra, o esporte ajuda muito tenho intensificado, como muito ovos não sei se é ele que está causando, ontem não comi, até agora não tive a crise, e uso citirizina ajuda muito mas ela nos torna dependente está difícil para parar de usar par um dia já vem as crises e são intensas!