Barrinhas de Cereais ou de Proteínas São Realmente Nutritivas?

Especialista:
atualizado em 18/04/2016

É feito muito marketing em torno de como são nutritivas as barrinhas de cereais ou de proteínas, mas a realidade é que elas podem variar bastante em qualidade e valor nutricional.

Enquanto algumas barras contém ingredientes saudáveis e são boas para um lanche nutritivo, outras não são nada além de barras de doce disfarçadas.

O modo de determinar se vale a pena ingerir barrinhas de cereais ou de proteínas, ou não, é checar seu rótulo. E você deve procurar pelos seguintes itens:

Açúcar

O açúcar pode vir em formas diferentes como sacarose, dextrose, suco de frutas, ou xarope de milho de alta frutose, e muitas barrinhas de cereais ou de proteínas possuem uma concentração altíssima de açúcar. Um jeito simples de determinar a quantidade aproximada de açúcar é dividir o número de gramas do açúcar por 4. Isso irá te dar as colheres de chá de açúcar contidas. Por exemplo, se tem 16 gramas de açúcar é porquê tem em torno de 4 colheres de chá de açúcar.

Teor Alcóolico do Açúcar

O açúcar alcóolico é um carboidrato com uma estrutura química que lembra parcialmente açúcar e álcool, e muitas barrinhas de cereais ou de proteínas contém algum tipo de açúcar alcóolico. Alguns tipos deles são sorbitol, manitol, xilitol e lactitol. Eles não são completamente absorvidos e metabolizados pelo corpo, então tem menos impacto no açúcar sanguíneo do que a maioria dos açúcares. Mas os açúcares alcóolicos podem causar inchaço, gases e diarréia em algumas pessoas.

Conteúdo de Gordura

Você precisa olhar o total de gordura contido nas barras e o tipo de gordura. Tente escolher uma barra cuja gordura maior seja a não saturada. Um pouco de gordura saturada não irá fazer mal, mas evite as barras com gordura trans.

Com relação à gordura trans, você precisa estar ciente que a barra que afirma conter zero gramas de gordura trans contém menos de 0.5 gramas por porção. Leia a lista de ingredientes e evite as que mencionam óleos hidrogenados, já que isso quer dizer que há a presença de gordura trans.

Conteúdo de Proteína

Proteína é um macronutriente importante e traz muitos benefícios para a saúde. Escolha uma barra que tenha ao menos 10 gramas de proteínas.

Conteúdo de Glúten

Você pode se surpreender ao ver que algumas barrinhas de cereais ou de proteínas contém glúten. Se você tem alguma intolerância ou alergia a glúten, certifique-se de escolher uma barra livre desse ingrediente.

Ingredientes Artificiais

Algumas barras são repletas de ingredientes artificiais como adoçantes, corantes e aromas. Procure barras que contenham ingredientes naturais.

Número de Calorias

Algumas barras tem alta concentração de calorias. Se uma barra for servir como lanche, procure uma com menos calorias. Se ela for substituir uma refeição, busque uma com mais calorias.

Tamanho da Porção

Muitas pessoas presumem que o conteúdo de açúcar, gordura, calorias e etc, listados num rótulo, é para a barra inteira, mas uma barra sozinha pode ter duas ou mais porções. Se existem duas porções e você planeja comer a barra toda de uma vez só, multiplique esses números por dois.

Como você pode notar, não é difícil diferenciar barrinhas de cereais ou de proteínas saudáveis de não muito saudáveis. O rótulo te dirá tudo o que você precisa saber.

Você costuma adicionar barrinhas de cereais ou de proteínas à sua dieta nos lanches? Como você as introduz no dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário