22 alimentos que aumentam o ácido úrico

atualizado em

O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo, e é formado a partir da quebra das moléculas de purina, uma proteína encontrada em diversos alimentos.

Após utilizadas, as purinas são decompostas e transformadas em ácido úrico, que permanece em parte na nossa corrente sanguínea. O restante desta substância é eliminado pelos rins em forma de urina.

Apesar de ser uma substância produzida pelo nosso próprio corpo, a alta taxa de ácido úrico no sangue pode causar a hiperuricemia, que é um fator de risco para desenvolver doenças renais, sendo a gota e os cálculos renais os mais frequentes.

Além de fatores genéticos, doenças como obesidade, psoríase (doença da pele), insuficiência renal aguda ou crônica, hipotiroidismo, síndrome de lise tumoral (liberação rápida de células no sangue devido ao câncer ou tratamento de quimioterapia), excesso no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em purina e o uso de medicamentos diuréticos ou imunossupressoras também são um fator de risco para o surgimento da hiperuricemia.

Sendo assim, para evitar esse tipo de problema, devemos investir em uma dieta com pouco ácido úrico, diminuindo assim a ingestão de purinas.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas como saber quais são estes alimentos que aumentam o acido úrico? É o que você vai conferir com atenção na lista abaixo.

Alimentos com grande quantidade de purinas

Carnes processadas

Os alimentos listados abaixo devem ser evitados.

  • Carne de frango com pele;
  • Extrato e molho de carne;
  • Coração, fígado, rins e miolos;
  • Vitela, carneiro e cabrito;
  • Carnes processadas como salsicha, bacon, frios, linguiça de porco, embutidos em geral;
  • Peixes e frutos do mar: mexilhão, camarão, ostras, lagosta, caranguejo, ovas de peixe e caviar;
  • Açúcar, doces e sorvetes;
  • Bebidas alcoólicas e sucos industrializados.

As fontes de proteína animal citadas acima, possuem mais de 150 mg de purina a cada porção de 100 g e, portanto, devem ser evitadas para prevenir o acúmulo desta substância. A recomendação é que o consumo diário desses alimentos que provocam o aumento do ácido úrico não ultrapasse 170 g.

As bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja, são fontes de purinas e devem ser consumidas com moderação.

  Continua Depois da Publicidade  

Alimentos com teor moderado de purinas 

leguminosas

Os alimentos listados abaixo podem ser consumidos moderadamente.

  • Carne bovina: boi e porco;
  • Peixe (exceto os citados no 1.º grupo): pescada, merluza, sardinha, atum e anchova;
  • Leguminosas: feijão, ervilha, soja, grão-de-bico e lentilha;
  • Verduras e legumes: Aspargos, cogumelos, espinafre, couve-flor;
  • Margarina, manteiga;
  • Chocolate;
  • Aves: frango sem pele, galeto, peru, perdiz, pombo e ganso;
  • Cereais integrais, como pão e arroz integral, farelo de trigo e aveia.

Os vegetais não costumam ser ricos em purinas, no entanto, os legumes, espinafre, cogumelos, aspargos e couve-flor são a exceção da regra. Eles são considerados alimentos que aumentam o ácido úrico porque apresentam de 50 a 150 mg de purinas em uma porção de 100 g.

Pelo fato de serem nutritivos, você não precisa excluí-los completamente da dieta, mas deve moderar a quantidade que ingere, limitando a duas porções diárias de uma xícara para cada vegetal cru e duas porções de ½ xícara cada, caso ele seja cozido.

Alimentos permitidos

Oleaginosas
  • Frutas e suco natural das frutas;
  • Café, leite desnatado, queijo minas frescal, cottage, ricota e iogurte desnatado;
  • Verduras e legumes (exceto os citados anteriormente);
  • Nozes, castanhas amêndoas e amendoim;
  • Azeite, azeitona;
  • Pipoca;
  • Ovos;
  • Óleos.

É fundamental aumentar o consumo de vegetais e frutas, pois as fibras e as vitaminas, principalmente a vitamina C presentes nesses alimentos, ajudam a regular o ácido úrico no sangue.

Outras recomendações 

Além de evitar estes alimentos que aumentam o ácido úrico no organismo, uma boa dica a se seguir é ingerir de 8 a 12 copos de água diariamente. Isso ajudará no processo de eliminação do ácido úrico e contribuirá para evitar os problemas que o excesso da substância traz consigo.

  Continua Depois da Publicidade  

Sucos de melancia, morango com adições de pepino e até aipo podem ser ótimas opções para ajudar a baixar o ácido úrico. Aprenda as melhores receitas de suco para baixar o ácido úrico.

No entanto, caso os níveis dessa substância já estejam bastante elevados, o uso de medicamentos pode se tornar necessário. A indústria farmacêutica está cheia de opções, mas as mais comuns estão divididas entre os agentes anti-inflamatórios não esteroidais, os remédios uricosúricos e os inibidores de xantina oxidase. Veja os 8 remédios para ácido úrico alto mais usados.

Vídeo

Você acredita que consome uma quantidade acima do normal destes alimentos que aumentam o ácido úrico? Quais deles precisa diminuir o consumo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

26 comentários em “22 alimentos que aumentam o ácido úrico”

  1. Muito boa suas informações. Tenho ultimamente tendo crises frequentes de dores nos pés, na classificação de 1 a 10 chegam a 9 …. muita das vezes me impedindo de locomover. Depois, me alimento muito bem, mas reparei que depois de ingerir uma pizza de atum, couve flor, tive a crise mais acentuada. Consumo com normalmente, carne de panela, bife de alcatra ou chã de dentro, substituí o consumo de óleo de soja pela gordura de porco, amo azeites , substitui o refrigerante pelo suco natural de uva…. Mediante tais informações acho que terei que mudar ainda muito dos meus hábitos alimentares.

    Responder
  2. Nóssa descobri ontem que estava cm ácido úrico,estava 7.75 como nunca tive esse problema será que asim que sarar poderei consumir de tudo moderamente?inclusive a minha cervejinha nos finais de semana?me ajuda ai…kkk

    Responder
    • Passei a comer ate 3 ovos todos os dias muita carne ,mussarela,brócolis, espinafre,pois estava cortando cabo hidrato ,PR reduzir o peso que estava elevado ,agora diminui o peso elevei o ácido úrico ,vou ter que verificar minha alimentação novamente ,não tomo bebidas alcoólicas, nem refrigerantes.

      Responder
  3. Desde q descobri q sofro disto minha vida nao melhorou . Isto pq sou obrigada a cortar quase tudo. Nem vegan posso ser q tem monte de vegetais proibidos. Meu caso se manifesta com bolhas pequenas nas maos e grandes no pe. Vivo descamando mesmo controlando ingestao. Interessante eh que manifestaçoes nao surgem imediatamt, mas dias depois. O que me impediu por um bom tempo de descobrir a causa. Por causa de uns 3 talinhos de brocolis num dia e umas 10 g de espinafre no outro fez tudo dis pa rar e fiquei me perguntando porque (porque caramba?) até associar. Agora que uso serviço de quentinhas eh um saco (antes de me aposentar comia em self service e eu conseguia ter uma boa dieta mas agora? se especificar o que nao posso eh melhor nem pedir. Moro sozinha e cozinhar nao eh tarefa agradavel mas faço para nao parecer q tenho doença de pele 🙂 que as maos denunciam)

    Responder
  4. Boa tarde!
    No meu caso eu acho que foi a bebida alcoolica que acabou em aumentar o ácido úrico no sangue, principalmente a cerveja. Mas a minha sorte é que eu bebo bastante água e prático exercícios físicos. Só que pra mim ter certeza que é ácido úrico vou fazer exames.

    Responder
    • MUITO obrigado pelas orientações! Eu adoro peixes, Camarões e peito de frango grelhado. Carne vermelha não me faz falta. E adoro tbem vinhos. Cervejas não…mas já tomei muito destilados e parei. Tenho ácido úrico alto e estou fazendo dieta indicada para reduzir o AC.urico. E muito desconfortável a dor é queimação nas articulações e principalmente nos pés. Matéria devvoces é top. Domo ARIGATO. Oss

      Responder
  5. Eu curei o meu ácido úrico com melancia ( fruta natural e bebia também suco da fruta), nunca precisei tomar medicamentos e bebo cerveja e como tudo que eu gosto…. porém, cortei praticamente o feijão.

    Responder
  6. Está muito difícil cada dia descubro uma coisa descobrir que estou com nível de ácido úrico de 7,2 e que preciso tomar alopirinol e mudanças no abito alimentar beleza mais cada dia uma surpresa vários alimentos que crescemos pensando que era bom pra saúde hoje não posso consumir por conta do bendito nível de ácido úrico cada dia uma .aff estou muito triste por saber que tenho isso que Deus mim perdoi sei que existe coisas piores mais enfim fico triste por mim.

    Responder
    • emfelimente a vida tras muita supresar tenho acido urico e meu deu 10.4 vou para dieta .o remedio e agua tomate .

      Responder
  7. Pois eh! Acabei de voltar da nutri e pelo meu exame nao posso comer salmao que amo, espinafre, graos, couve flor, figafo! Tudo estava na dieta, inclusive os legumes. Eh complicado ne! Acerta de um lado e piora do outro

    Responder
  8. Banha de porco faz mal pro aumento do ácido urico? Parei de consumir aceite e pasei a consumir banha de porco. Eu tenho problemas de aumento de acido urico. Me falarom que o tomate
    aumenta o acido urico. E verdade?

    Responder