22 Alimentos Que Aumentam o Acido Úrico

Especialista:
atualizado em 20/05/2020

Depois que o seu corpo digere proteínas, ele produz uma substância chamada ácido úrico. Abaixo, você aprenderá a diferença entre ácido úrico e cristais de ácido úrico, quais os casos em que seu excesso pode causar problemas à saúde e os 22 alimentos que aumentam o ácido úrico e que você precisa conhecer.

Quando nós nos alimentamos com algum tipo de comida ou bebida que possui purinas em sua composição, o nosso organismo produz o chamado ácido úrico, uma substância que é responsável pela decomposição desses componentes presentes no nosso corpo. Mas como saber quais são estes alimentos que aumentam o ácido úrico? É o que você vai conferir com atenção na lista abaixo.

Apesar de ser uma substância produzida pelo nosso próprio corpo, ácido úrico em excesso pode causar problemas para a saúde. Os mais comuns são a gota e os cálculos renais. Se você foi diagnosticado com ácido úrico alto ou com uma dessas enfermidades acima citadas, deve seguir uma dieta com pouco ácido úrico para normalizar esses números e voltar a viver sem o desconforto dessas doenças. 

Além de saber o que comer, saiba que sucos de melancia, morango com adições de pepino e até aipo podem ser remédios deliciosos para ajudar a baixar o ácido úrico. Enquanto estiver em tratamento, consumir esses sucos certamente ajudarão a baixar a quantidade dessa substância no seu corpo, mas é necessário evitar o consumo de alimentos proteicos e ricos em purina que falaremos a seguir. Aprenda as melhores receitas de suco para baixar o ácido úrico.

Mas caso os níveis dessa substância já estejam elevados, a saída pode ser apelar para os fármacos. A indústria está cheia de opções, mas as mais comuns estão divididas entre os agentes anti inflamatórios não esteroidais, os remédios uricosúricos e os inibidores de xantina oxidase. Você precisa conhecer os 8 remédios mais usados para ácido úrico alto.

Normalmente, depois de fazer o seu trabalho, o ácido úrico é dissolvido no sangue e chega até os rins, onde será eliminado em forma de urina. Entretanto, existem os casos em que o nível de produção de ácido úrico é muito alto ou o organismo não é capaz de eliminar uma quantidade suficiente do composto, o que dá origem a uma condição que recebe o nome de hiperuricemia.

Essa alta taxa de ácido úrico traz problemas como a formação de cristais que são depositados nas articulações, gota (artrite que causa inflamação nas articulações), dores nas articulações, principalmente nos joelhos, dedos dos pés, tornozelos e calcanhares, cálculos renais e insuficiência renal aguda ou crônica.

Além de fatores genéticos, doenças como obesidade, psoríase (doença da pele), insuficiência renal, hipotiroidismo, síndrome de lise tumoral (liberação rápida de células no sangue devido ao câncer ou tratamento de quimioterapia), excesso no consumo de bebidas alcoólicas e uso de medicamentos diuréticos ou imunossupressoras, a alimentação rica em purinas é um fator de risco para a hiperuricemia.

Sendo assim, para evitar esse tipo de problema, uma das atitudes que todos nós podemos tomar é investir em uma dieta livre de alimentos que aumentam o ácido úrico por conterem essa substância em sua composição.

1. Comidas ricas em gorduras

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, submeter o organismo a uma dieta rica em gorduras atrapalha o trabalho dos rins na hora de mandar embora o ácido úrico do organismo. É por isso que os itens abaixo são classificados como alimentos que aumentam o ácido úrico:

  • Produtos laticínios ricos em gorduras como o leite integral;
  • Bolos, cuja receita traz muito óleo e gordura;
  • Molhos de salada;
  • Frituras;
  • Molhos cremosos ou à base de queijo.

Porém, isso não significa que você tenha que eliminar a gordura totalmente da sua alimentação, até porque o nutriente é importante para a obtenção e reserva de energia no corpo, protege órgãos, serve como isolante térmico, atua no transporte de vitaminas e contribuem com a sensação de saciedade do organismo.

Por isso, para manter o equilíbrio, tenha em mente que é preciso controlar a ingestão de gordura, fazendo com que ela represente 30% da sua alimentação diária e que venha de fontes saudáveis como abacate, amêndoas e azeite, por exemplo.

2. Grãos secos

3. Legumes

4. Espinafre

5. Cogumelos

6. Aspargo

7. Couve-flor

Os vegetais não costumam ser ricos em purinas, no entanto, os itens citados nos tópicos 2 a 7 são a exceção da regra. Eles são considerados alimentos que aumentam o ácido úrico porque apresentam de 50 a 150 mg de purinas em uma porção de 100 g.

Pelo fato de serem nutritivos, você não precisa excluí-los completamente da dieta, mas deve moderar a quantidade que ingere, limitando a duas porções diárias de uma xícara cada para o vegetal cru e duas porções de ½ xícara cada, caso ele seja cozido.

8. Fígado

9. Carne de caça

10. Anchovas

11. Ganso

12. Mexilhão

13. Vieira

14. Camarão

Já do item 8 ao 14 estão citadas algumas fontes de proteína animal que trazem mais de 150 mg de a cada porção de 100 g e, portanto, devem ser evitadas para prevenir o acúmulo do ácido. A recomendação é que o consumo diário desses alimentos que aumentam o ácido úrico não ultrapasse 170 g.

15. Sardinhas

A sardinha preparada em óleo contém 480 mg de purina em uma porção de 100 g.

16. Peito de frango com pele

O peito de frango sem a retirada de sua pele traz 175 mg de purina por 100 g. Entenda aqui se pele de frango faz mal mesmo.

17. Lagosta

Existem 118 mg de purina em 100 g de lagosta.

18. Salmão

Já o salmão traz 170 mg de purina em cada porção equivalente a 100 g.

19. Peru

Uma porção de 100 g de peru com pele abastece o organismo com 150 mg de purina. 

20. Bacalhau

Uma refeição com o famoso prato da culinária portuguesa contém 109 mg de purina a cada porção de 100 g.

21. Linguiça de porco

Uma porção de 100 g de linguiça de porco preparada de modo frito tem 101 mg de purina.

22. Bebidas alcoólicas

Elas estão presentes nas refeições de muita gente, seja acompanhando um petisco com os amigos, seja servido no jantar com a pessoa amada. Por isso, não podemos deixar de informar aqui que algumas bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja, são fontes de purinas e devem ser consumidas com moderação.

A orientação é que as mulheres consumam uma dose por dia e os homens no máximo duas, levando em consideração também os outros problemas que o álcool em excesso pode causar como dependência, depressão, envelhecimento precoce, câncer de boca, mama e garganta, impotência sexual masculina, doença no fígado, inflamação no estômago e pâncreas, úlcera, anemia e insuficiência cardíaca.

Outras recomendações 

Além de evitar estes alimentos que aumentam o ácido úrico mencionados nessa lista, uma boa dica a se seguir é ingerir de 8 a 12 copos de água diariamente. Isso ajudará no processo de eliminação do ácido úrico e contribuirá para evitar os problemas que o excesso da substância traz consigo.

Na hora de identificar se uma comida é rica ou não em purinas, lembre-se que entram nessa categoria os alimentos com 100 a 1000 mg de purina em cada porção de aproximadamente 85 g. E tente controlar a sua dieta, de modo que você não consuma mais de 150 mg de purinas diariamente.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você acredita que consome em quantidade acima do normal estes alimentos que aumentam o ácido úrico? Quais deles precisa diminuir o consumo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (40 votos, média: 3,60 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

24 comentários em “22 Alimentos Que Aumentam o Acido Úrico”

  1. Nóssa descobri ontem que estava cm ácido úrico,estava 7.75 como nunca tive esse problema será que asim que sarar poderei consumir de tudo moderamente?inclusive a minha cervejinha nos finais de semana?me ajuda ai…kkk

    • Passei a comer ate 3 ovos todos os dias muita carne ,mussarela,brócolis, espinafre,pois estava cortando cabo hidrato ,PR reduzir o peso que estava elevado ,agora diminui o peso elevei o ácido úrico ,vou ter que verificar minha alimentação novamente ,não tomo bebidas alcoólicas, nem refrigerantes.

  2. Desde q descobri q sofro disto minha vida nao melhorou . Isto pq sou obrigada a cortar quase tudo. Nem vegan posso ser q tem monte de vegetais proibidos. Meu caso se manifesta com bolhas pequenas nas maos e grandes no pe. Vivo descamando mesmo controlando ingestao. Interessante eh que manifestaçoes nao surgem imediatamt, mas dias depois. O que me impediu por um bom tempo de descobrir a causa. Por causa de uns 3 talinhos de brocolis num dia e umas 10 g de espinafre no outro fez tudo dis pa rar e fiquei me perguntando porque (porque caramba?) até associar. Agora que uso serviço de quentinhas eh um saco (antes de me aposentar comia em self service e eu conseguia ter uma boa dieta mas agora? se especificar o que nao posso eh melhor nem pedir. Moro sozinha e cozinhar nao eh tarefa agradavel mas faço para nao parecer q tenho doença de pele 🙂 que as maos denunciam)

  3. Boa tarde!
    No meu caso eu acho que foi a bebida alcoolica que acabou em aumentar o ácido úrico no sangue, principalmente a cerveja. Mas a minha sorte é que eu bebo bastante água e prático exercícios físicos. Só que pra mim ter certeza que é ácido úrico vou fazer exames.

    • MUITO obrigado pelas orientações! Eu adoro peixes, Camarões e peito de frango grelhado. Carne vermelha não me faz falta. E adoro tbem vinhos. Cervejas não…mas já tomei muito destilados e parei. Tenho ácido úrico alto e estou fazendo dieta indicada para reduzir o AC.urico. E muito desconfortável a dor é queimação nas articulações e principalmente nos pés. Matéria devvoces é top. Domo ARIGATO. Oss

  4. Eu curei o meu ácido úrico com melancia ( fruta natural e bebia também suco da fruta), nunca precisei tomar medicamentos e bebo cerveja e como tudo que eu gosto…. porém, cortei praticamente o feijão.

  5. Está muito difícil cada dia descubro uma coisa descobrir que estou com nível de ácido úrico de 7,2 e que preciso tomar alopirinol e mudanças no abito alimentar beleza mais cada dia uma surpresa vários alimentos que crescemos pensando que era bom pra saúde hoje não posso consumir por conta do bendito nível de ácido úrico cada dia uma .aff estou muito triste por saber que tenho isso que Deus mim perdoi sei que existe coisas piores mais enfim fico triste por mim.

    • emfelimente a vida tras muita supresar tenho acido urico e meu deu 10.4 vou para dieta .o remedio e agua tomate .

  6. Pois eh! Acabei de voltar da nutri e pelo meu exame nao posso comer salmao que amo, espinafre, graos, couve flor, figafo! Tudo estava na dieta, inclusive os legumes. Eh complicado ne! Acerta de um lado e piora do outro

  7. Banha de porco faz mal pro aumento do ácido urico? Parei de consumir aceite e pasei a consumir banha de porco. Eu tenho problemas de aumento de acido urico. Me falarom que o tomate
    aumenta o acido urico. E verdade?