Você começou uma dieta ou reeducação alimentar, imagina que está fazendo tudo direitinho, mas mesmo assim não está tendo os resultados esperados? Pior: percebeu que até engordou? O problema pode estar em três alimentos bem comuns no dia a dia. São eles:
1. Geleia de frutas
Uma colher de sopa normalmente tem 60 calorias e entre 14 a 18 g de carboidratos, ainda que os valores possam variar conforme a fruta e a marca. Lembre-se de que a geleia é basicamente a fruta misturada com açúcar, ingrediente que não ajuda a boa forma, muito pelo contrário.
Além disso, ninguém come a geleia de frutas sozinha. Ela costuma ser passada no pão, que pode ter aproximadamente 10 g de carboidratos por fatia. Mesmo um pão com menos carboidratos traz 15 ou 16 g do nutriente em duas fatias.
Ou seja, se o lanche for feito com duas fatias de pão recheadas por duas colheres de sopa de geleia, a quantidade de carboidratos será muito alta.
Então, isso significa que devemos abolir da dieta? Não necessariamente. Mas, você pode optar por uma versão mais saudável. Isto é: faça uma geleia caseira, sem açúcar, à base de uma fruta vermelha como o morango (que é uma fruta low carb) e coloque chia, que é fonte de fibras.
Para entender melhor como essa versão mais saudável da geleia pode funcionar, conheça receitas de geleia de morango low carb.
2. Requeijão
Esse acompanhamento queridinho do brasileiro até aparenta ser leve, porém, uma colher de sopa pode ter entre 80 a 100 calorias e sete a 10 g de gorduras. Aliás, vale destacar que as gorduras do requeijão não são do tipo saudáveis.
Logicamente, o teor varia de acordo com a marca e o tipo de requeijão. Mas, com base nesses números, ao adicionar duas colheres de sopa do acompanhamento em um lanche com pão, já são em torno de 200 calorias a mais.
Para não passar vontade, você pode trocar o requeijão que encontra no supermercado por um requeijão caseiro sem conservantes. Confira o vídeo com a receita:
Outra opção é preparar uma receita de maionese low carb à base de abacate, que é fonte de gorduras saudáveis.
3. Mel
O mel é um alimento saudável, cheio de benefícios para a saúde e que contém vitaminas e minerais. Entretanto, uma colher de sopa traz 65 calorias e 18 gramas de carboidratos, em média.
Como ele não tem proteínas, fibras ou gorduras, é uma bomba de carboidratos, que vai aumentar a insulina, algo que tem relação com o acúmulo de gorduras. Pior ainda se você comer o mel com banana, pão ou outro alimento que já tem carboidratos.
Trocar o açúcar pelo mel não é a melhor estratégia para a dieta porque os carboidratos do mel vão aumentar a glicemia, provocar picos de insulina, te deixar com fome logo e prejudicar o metabolismo da mesma forma.
Assim, quando você for usar o mel, coloque uma quantidade bem moderada, como um fio por cima da comida, apenas para dar um gosto.
Vídeo:
Não perca o vídeo a seguir! A nossa nutricionista também cita alguns alimentos que engordam mais do que você imagina. Inscreva-se rapidamente no nosso canal com um clique no botão e acompanhe muito mais dicas: