3 Hábitos que Podem Estar Desacelerando o seu Metabolismo

Mesmo que você pense que esteja vivendo a vida mais saudável possível, você pode de alguma maneira estar desacelerando o seu metabolismo sem nem perceber, até porque o ganho de peso não é o único sinal disso.

De fato, distúrbios do metabolismo estão ligado à diabetes, doenças cardíacas e inflamação crônica, que podem desencadear uma série de tipos de câncer, doenças autoimunes e degenerativas como o mal de Alzheimer, por exemplo.

Mas não precisa se preocupar. O metabolismo é algo controlável, que você pode recuperar com o tempo se voltar aos hábitos corretos e saudáveis. Conheça esses hábitos errados que podem estar desacelerando o seu metabolismo e certifique-se de não os repetir, além de compreender o que você pode fazer em contrapartida para consertá-los:

1. Comer alimentos processados

Comidas processadas aumentam os níveis de insulina ao máximo, e isso é crucial pois ela é o hormônio que regula o metabolismo. Depois que você come algum alimento processado, que tipicamente é cheio de açúcar adicionado, os níveis de açúcar no seu sangue elevam-se rapidamente e decaem logo depois. Isso desencadeia a compulsão por comida e desacelera o seu metabolismo.

Quando os níveis de insulina aumentam, ela avisa ao corpo para estocar mais gordura. Assim, ela fica armazenada e torna-se mais difícil de ser queimada.

2. Não comer as gorduras corretas suficientemente

A gordura não tem nenhuma relação com os picos de insulina. Muitos especialistas até recomendam que você faça da gordura 50% da sua dieta durante 2 semanas para dar um impulso no metabolismo. A outra metade deve ser dividida entre carboidratos e proteínas, ambos de digestão lenta para não causar problemas hormonais.

Isso não permite que os níveis de insulina subam muito e a deixa em equilíbrio com os outros hormônios, o que auxilia o metabolismo a longo prazo.

3. Esperar até estar com muita fome para comer

O que você come não é a única coisa que afeta o seu metabolismo – quando você come também tem um papel importante. A fome é um sinal de que o seu corpo precisa de calorias e algo para manter o metabolismo em alta. Você nunca deve estar com fome, pois quando isso ocorre o cérebro entra em “modo de fome” e consequentemente eleva os níveis de insulina – o que significa que a queima de calorias ocorrerá num ritmo mais lento.

A solução é incluir alguns lanches durante o seu dia, nos intervalos entre refeições, para que não chegue com tanta fome em casa após o trabalho ou o treino e coma demasiadamente. Cortar calorias e ignorar a fome não funciona a longo prazo, portanto. Isso só estimula uma batalha entre a sua mente e o seu metabolismo, o que não é nada saudável e bom para a sua boa forma.

Você comete algum destes erros que podem estar desacelerando o seu metabolismo? Qual deles parece mais difícil de mudar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Glivaini Maria raganhan

    Quero engorda eu perdi 20 kgs mais eu nunca fui de engorda mais agora eu perdi muito peso

  2. Bad hobbie make you very big

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*