Café

4 Benefícios de Tomar 4 Xícaras de Café Por Dia

O café não tem a melhor reputação como bebida saudável, apesar de vários estudos sugerirem o contrário. A bebida com cafeína é mais do que apenas um estabilizador de humor e despertador matinal. Entre seus muitos benefícios para a saúde, os pesquisadores associaram-no à redução do risco de doença de Alzheimer e sugerem que é capaz de proteger contra a cirrose do fígado.

Seus críticos há muito tempo sustentam que o café faz mal em excesso, podendo deixar as pessoas nervosas e fazer mal para o coração. No entanto, um novo estudo publicado na revista PLOS Biology argumenta que existe uma quantidade relativamente grande de ingestão de café que ainda manterá um coração saudável. “Nós refutamos o que os médicos dizem há gerações: não beba café se você tiver um problema cardíaco”, disseram os co-autores do estudo Joachim Altschmied, Ph.D. e Judith Haendeler, Ph.D.

Altschmied e Haendeler, ambos biólogos da Universidade de Düsseldorf, dizem que 4 xícaras por dia podem realmente ajudar as células cardíacas a funcionar eficientemente, já que essa quantidade de cafeína “empurra” uma proteína chamada p27 para dentro das mitocôndrias das células cardíacas.

Esse não é o único benefício para a saúde. “Sabe-se que quatro xícaras ou mais de café reduzem o risco de ataque cardíaco, derrame e diabetes”, diz Altschmied.

1. Diminuição do risco de doença cardíaca

O café não apenas estimula a atividade das células cardíacas, mas pesquisadores da Universidade Sungkyunkwan, na Coréia do Sul, descobriram que os consumidores regulares de café têm menor risco de doença cardíaca. O estudo, conduzido pelo Dr. Yuni Choi, examinou mais de 25.000 homens e mulheres e descobriu que aqueles que consumiam de três a cinco xícaras de café por dia tinham menor probabilidade de ter depósito de cálcio na artéria coronária ou sinais precoces de doença cardíaca.

2. Redução do risco de câncer colorretal

De acordo com um estudo da Universidade do Sul da Califórnia, o café pode reduzir as chances de desenvolver câncer colorretal em 26%. E isso só se você for um bebedor de café casual. Para aqueles que bebem mais de 2,5 porções de café por dia, o risco de câncer diminui em até 50%.

Isso ocorreu mesmo quando os participantes tomavam café descafeinado, o que significa que há mais benefícios no café do que apenas a cafeína.

“Ficamos um pouco surpresos ao ver que a cafeína não parece ser o importante nesse sentido”, disse Stephen Gruber, MD, Ph.D., M.P.H., e principal autor do estudo. “Isso indica que a cafeína sozinha não é responsável pelas propriedades protetoras do café.”

3. Defesa contra a doença de Alzheimer

Há vários estudos que sugerem que a cafeína pode proteger contra a demência e a doença de Alzheimer. A substância não apenas oferece efeitos estimulantes de curto prazo no sistema nervoso central, como os pesquisadores estão começando a estudar os impactos de longo prazo na cognição.

Um desses estudos, em Portugal, descobriu que os consumidores de café têm um risco até 65% menor de contrair a doença de Alzheimer, o que poderia abrir possibilidades para prevenir ou adiar o início da doença.

4. Proteção do fígado

Há muitas evidências de que o álcool seja ruim para o fígado. Mas se você tomar café na manhã seguinte a uma festa, talvez esteja curando mais do que apenas a ressaca.

Muitas doenças, como hepatite, doença hepática gordurosa ou alcoolismo crônico, podem levar à cirrose ou à formação de cicatrizes no fígado. No entanto, estudos separados realizados nos Estados Unidos e na Itália descobriram que as pessoas que bebiam quatro ou mais xícaras por dia tinham até 80% menor risco de cirrose, especialmente o tipo provocado pelo consumo de álcool.

Ao contrário de outras bebidas com cafeína, as propriedades exclusivas do café oferecem aos cientistas informações importantes sobre como prevenir doenças, sugerindo que ele é mais do que apenas um estimulante.

Você tem costume de tomar quantas xícaras de café por dia? Pretende aumentar o consumo agora que sabe desses benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Aparecida das Graças de jesus

    Eu amo café. Meu pai bebia um litro de cafe por dia e
    morreu aos 87 anos JÁ 23 anos atrás. NATURALMENTE

  2. Aparecida Simão C. R.Lima

    Eu, geralmente tomo só cedo, mas vou começar tomar á tarde.Obrigado.

  3. Bom dia.

    Gostaria de saber se café causa algum dano ao pancreás ?
    Obrigada

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*