6 Dicas de Treino Para Secar Gordura

Se o seu objetivo for secar gordura, saiba que o melhor que você pode fazer é começar a frequentar uma academia. Por mais que qualquer atividade física ou esporte seja essencial para manter a saúde do corpo e emagrecer, nada mais intenso e eficaz do que um treino para secar gordura específico.

O legal é que na academia existe a possibilidade de praticar o aeróbico somado à musculação, e é justamente a mescla dessas duas atividades que trará os resultados que você tanto almeja. Acompanhe abaixo algumas dicas para você seguir durante a realização dos exercícios e entenda um pouco mais sobre os benefícios do treino para secar gordura para o seu corpo, mente e condicionamento físico.

1. Foco no desenvolvimento muscular

Quando for treinar durante a semana, lembre-se de que o seu músculo também merece descanso, por isso, se você for treinar um músculo na quarta-feira, você deve descansá-lo por dois a três dias para retomar o treino do mesmo músculo, isso porque ele precisa estar recuperado e com o estoque de glicogênio restabelecido antes de trabalhar novamente. Além disso, sem descanso, dificilmente os músculos irão crescer, pois é durante o sono/descanso que os hormônios de crescimento se manifestam. Se você não respeitar esse período de restauração forçando ainda mais seus músculos, os carboidratos presentes nestes ficarão esgotados e isso irá gerar fadiga e uma possível lesão.

Mas por que você deve trabalhar o desenvolvimento de músculos se está fazendo um treino para secar gordura? Ao focar nos músculos, você estará ganhando massa magra, e com mais músculos você terá maior facilidade para queimar gordura, o que eliminará os quilos indesejados em substituição aos músculos.

2. Maximize minimizando (HIT)

Você precisa manter a massa muscular sem o risco de lesões, sem sacrificar os seus músculos e aprimorando seu condicionamento físico. Saiba que sua energia será menor quanto mais longo for o treino que você realizar, por isso, existem dois tipos de treino: aquele de alta intensidade em um curto período e o de baixa intensidade em um período mais longo. Algumas pesquisas e experiências já constataram que menos tempo na academia não é sinal de menos resultado e pior performance, pelo contrário, se esse tempo for otimizado por um treino para secar gordura intenso, ele pode ser ainda melhor.

Na verdade, verificou-se que desenvolver exercícios que exijam grande esforço em um curto período pode ser inclusive melhor do que permanecer horas e horas na academia, trocando de equipamentos e aumentando a possibilidade de lesões sem conseguir o resultado esperado.

O ideal é ter um programa a ser seguido, mas que seja revisto constantemente, para que os músculos não se acostumem. É importante a cada 3 ou 4 semanas trocar o programa, estimulando outros músculos através de outros exercícios. Por isso que uma das dicas mais importantes para o seu treino para secar gordura é otimizá-lo ao invés de alongá-lo e não cair na rotina.

Vale uma observação adicional: não confunda HIT (High Intensity Training) com treino HIIT.

3. Exercícios aeróbicos depois da musculação

A musculação é importante e essencial para quem quer eliminar gordura e ganhar massa magra e tonificada. Uma dica que pode valer muito a pena para quem quer emagrecer é iniciar o seu treino para secar gordura pela musculação. Certas pesquisas afirmam que o efeito emagrecedor é potencializado após a musculação, pois na musculação o estoque de glicogênio é esgotado, fazendo com que no exercício aeróbico se utilize gordura como energia, sendo assim mais fácil de ser realmente queimada.

Já começando o aeróbico primeiro, será preciso um aquecimento para que o organismo comece, de fato, a eliminar gordura. Portanto, se você quer um treino para secar gordura mais rápido, siga esta regrinha: comece pela musculação por 20 a 30 minutos e depois faça aeróbico, e os resultados virão mais rápido. Faça um esforço, por mais que pareça mais extenuante nesta ordem.

4. Lembre-se dos exercícios aeróbicos e tente o HIIT

Muitos são os benefícios proporcionados pelas atividades aeróbicas, sejam ao corpo ou à mente. Muitas pessoas só querem saber da musculação ou ginástica localizada. Mas lembre-se que esse é um treino para secar gordura incompleto. Ao fazer o aeróbico, o corpo pode sentir um aumento da eficiência cardíaca, em que o coração começa a bombear mais sangue, melhorando a circulação do mesmo e reduzindo a frequência cardíaca durante e após a atividade física.

O emagrecimento também é um dos benefícios desses exercícios, a partir da prática se queima gorduras presentes em locais incômodos do corpo, como abdômen.

O sistema imunológico fica também mais fortalecido, sendo mais difícil adquirir gripes, resfriados e outras doenças virais. É comum que as pessoas se sintam mais bem dispostas a realizar suas atividades diárias como trabalhar, além de aumentar a concentração e o bom humor devido à liberação de endorfina que combatem o estresse, a ansiedade e a depressão. Por isso, pratique exercícios aeróbicos em ritmo intenso se o seu condicionamento for alto e pelo tempo que quiser. Caminhar, pedalar ou correr são sempre benéficos.

Uma boa alternativa para fazer treinos aeróbico curtos e eficientes é fazer a variação de treino HIIT, onde você pode fazer apenas 15 minutos de variações de alta intensidade aeróbica com descansos intervalados.

Para saber mais detalhes, veja os artigos:

5. Tempo dos treinos

Os treinos de musculação não devem passar de uma hora, pois mais do que isso você pode sobrecarregar sua musculatura, além de comprometer sua performance. O rendimento cai bastante em treinos longos, que só servem para te deixar exausto para os próximos treinos que virão. Se você treina todos os dias, reduza o tempo por dia para sentir todos os efeitos positivos das atividades que desenvolve.

Descanse dois dias por semana para se sentir revigorado. Não treine uma parte do corpo mais do que duas vezes na semana, procure intercalar mesmo que não seja algo que corresponda às suas expectativas.

6. Outras dicas gerais que podem ajudar

Lembre-se de se alimentar corretamente, com uma dieta rica em carboidratos complexos e proteínas. Você pode se apoiar em suplementação, com a orientação de um especialista, para melhorar o seu desempenho no seu treino para secar gordura e assim estimular a queima de forma mais rápida.

É essencial dormir adequadamente, pois como já mencionado, é durante o sono que os músculos do corpo se reconstituem e crescem, além de você recuperar a energia perdida. Dormindo bem, de 7 a 8 horas por dia, você ficará mais bem disposto, saudável e definitivamente irá emagrecer todo o esforço realizado na academia. Você deve realizar exercícios isolados e compostos para manter tudo funcionando perfeitamente.

Nunca, em qualquer hipótese, se mantenha em uma única rotina substituindo a musculação pelo aeróbico e vice-versa, para emagrecer e também tonificar a musculatura ambas as atividades são importantes e caminham lado a lado.

Enquanto a esteira e bike podem fazer você perder a gordura, a musculação fará com que você ganhe massa magra em cima disso e aprimore a sua força, condicionamento físico e flexibilidade.

O que você achou dessas dicas de treino para secar gordura? Acredita que tem seguido tudo corretamente para os melhores resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 4,64 de 5)
Loading...

4 comentários em “6 Dicas de Treino Para Secar Gordura”

Deixe um comentário